Café em Debate - No Dia da Mentira algumas manchetes que poderiam ser verdade

abril 01, 2009


O dia da mentira é comemorado no dia primeiro de abril em vários países do mundo. Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro - e não mais no primeiro de abril, para adotação do calendário gregoriano.

De lá para cá muita coisa mudou. Hoje em dia, várias nações adotaram essa data comemorativa como uma espécie de grande brincadeira, que vai desde famosas pegadinhas entre amigos, até em manchetes mentirosas em jornais, para nos fazer pensar sobre o que é verdade na nossa sociedade. E você, acredita em tudo que vê?

Uma das mentiras mais famosas do mundo, muita estudada nas faculdades de comunicação, infelizmente não aconteceu no dia primeiro de abril. Em 31 de outubro de 1938 (Dia das Bruxas), Orson Welles colocou no ar, via rádio, o programa Guerra dos Mundos, adaptação da obra literária de H. G. Welles, relatando uma ficção em formato jornalístico.

A história era sobre a invasão do planeta Terra pelos marcianos. De 6 milhões de ouvintes, pelo menos 1 milhão entrou em pânico nos Estados Unidos. A brincadeira provou que a comunicação exerce uma forte influência na construção da realidade social, além de colocar em xeque questões de ordem ética noticiosa.

O Café com Notícias resolveu entrar na onda desse dia e convidou alguns blogueiros para falarem qual a manchete mentirosa que eles gostariam que fossem verdade no mundo. A ideia é provocar reflexão sobre o que é verdade ou mentira na nossa sociedade.

A minha manchete mentirosa que poderia ser verdade seria: "
Brasil anuncia mais da metade do Orçamento da União em educação e saúde". Uma país sem educação não se respeita e, provavelmente, não terá saúde física, nem mental, para evoluir. E o que fazemos para mudar isso? O voto conciente nas eleições já seria meio caminho andado para essa conquista.

Agora, acompanhe abaixo algumas manchetes que poderiam ser verdade:


1) Douglas Teixeira, dos blogs ProudBrasil e Pride Brasil

Papa Bento XVI lidera novas posições da Igreja
Catolicismo repensa valores e se adapta a nova sociedade

O Papa Bento XVI parou o mundo com um pronunciado Histórico e surpreendente. De acordo com o Pontífice, a Igreja Católica e o Vaticano irão apoiar o uso de preservativos, como forma de prevenção de DSTs e controle de natalidade. Também é a favor do aborto, quando precedido de violência sexual. Bento XVI também irá punir todos os padres acusados de pedofilia e cessará todas as atitudes que encorajam a discriminação, o preconceito e o ódio, incluindo a centenária aversão aos homossexuais, incentivando inclusive que casais do mesmo sexo adotem crianças órfãs no mundo todo. Não se sabe se foi um sinal divino ou um momento de extrema lucidez, mas a verdade é que esta é a atitude mais corajosa e sensata da Igreja nos últimos 2000 anos.


2) Rodrigo Piva, do site Curiosando

Legislativo renovado e mais objetivo
Brasil se torna Unicameral e número de parlamentares será de no máximo 100

Para quem não conhece, o Unicameralismo é a prática política em que o poder legislativo de um país é formada apenas por uma Câmara. Na maioria dos casos, os parlamentos unicamerais ocorrem em países de composição étnica bastante homogênea e estrutura política unitária (centralizada).

Acredito que isso ajudaria (não resolveria!) a sociedade a ter mais controle sobre o que fazem aqueles que elegemos. Ao mesmo tempo, cortaria as despesas com o próprio Estado que está mais que inchado e se provou inútil já que não temos escola de qualidade, hospitais decentes, transporte público digno, etc.


3) Ruleandson do Carmo, do blog Eu só queria um Café

Mundo livre e sem preconceito
Sociedade sai da ignorância e não discrimina mais as orientações sexuais

Gostaria que essa mentira fosse mais do que real, fosse imediata e eterna. Chega dos homossexuais perderem seus empregos por causa de poderosos chefões homofóbicos. Chega de gays serem espancados e mortos, por pessoas infelizes e frustradas que descontam na sexualidade do outro a sua raiva. Sonho com um mundo com mais respeito e espero não ter que mentir, sonhar, ser utópico, espero que esse mundo seja real e que o Brasil deixe de ser o país com o maior índice de crimes por homofobia em todo o mundo (Segundo o GGB - Grupo Gay da Bahia).


4) Ana Lúcia Nicolou, do blog da Advogada Ana Lúcia Nicolau.

Descoberta ecologicamete correta
Cientistas brasileiros criam substãncia que recompõe a camada de ozônio

Usando estudos da flora brasileira, cientistas da Universidade de São Paulo conseguiram reunir elementos que juntos mandam para atmosfera elementos químicos que reconstituem a camada de ozonio. Para que essa descoberta se torne realidade será necessário o reflorestamento de pelo menos 50% das áreas totais das florestas existentes no Brasil. Dessa forma, algumas cidades terão que ser total ou parcialmente remanejadas. Com base nessa descoberta será feito o projeto que será levado ao conhecimento popular, focando minimizar as situações problemáticas decorrentes desses deslocamentos urbanos. Só então, serão tomadas as medidas necessárias para o início dos trabalho.


5) Erich Pontóldio, do blog 30 e poucos anos

Elvis não morreu e vive no Brasil
Cantor americano vive em tribo indígena brasileira e não quer mais voltar para casa


O cantor que marcou gerações e grande nome da música internacional foi encontrado vivo morando em uma tribo indígena, em plena selva amazônica, até então desconhecida.Marcado pela idade, mas com enorme disposição física, Elvis disse que resolveu encenar a sua morte para poder se recuperar das drogas e viver em paz.O líder da tribo, que fala pouco português, disse que não sabia da fama de Elvis, mas que o artista foi acolhido pela tribo e recebeu o nome de “voz de trovão”. Elvis se recusou a voltar para os Estados Unidos e afirmou que está muito bem e em casa.


6) Tico Esteves, do blog Novo na Rede

Garotinha é a mais jovem Problogger do mundo
Dafne Frossard, de apenas um ano e oito meses, mostra que blog é diversão e profissão

Tudo começou como uma brincadeira, quando seu pai a colocou próxima do computador para tirar uma foto e notou que a menina começou a imitá-lo batendo no teclado fingindo escrever. O pai de Dafne, logo teve a idéia de abrir um documento de texto na tela e ficou maravilhado com a facilidade com que a menina criou uma história. A partir desse dia, o pai de Dafne, juntamente, com um sobrinho que adora internet, tiveram a idéia de montar um blog para a garota onde iriam publicar os textos escritos por ela.

O blog evoluiu tanto, que logo veio a idéia de colocá-la on-line com uma webcam filmando enquanto ela "postava". Hoje, o blog de dafne é uma sensação, não só entre os suíços, mas com visitantes maravilhados de todo o mundo. E para desespero dos Probloggers espalhados pelo mundo, o blog de Dafne com seus "textos originais" gera uma renda oriunda de anúncios do tipo AdSense bem maior que a maioria deles.


7) Viviane Righi, do blog Deixa Fluir

Postos de saúde investem em qualidade
Rapidez no atendimento, mais contratação e qualificação médica são obrigatórios

Uma decisão inédita e conjunta entre Ministério da Saúde, Governadores e Prefeitos mostra que o Brasil ainda tem jeito. Com a finalidade de acabar com todas as filas e a falta de atendimento médico, principalmente para as comunidades mais carentes, políticos esquecem problemas partidários para resolver o caos da saúde pública local. Vários profissionais foram contratados imediatamente, com bons salários e carga horária menor para dar oportunidade de trabalho para mais pessoas. Além disso, todos irão participar de um programa de capacitação permanente, incluindo atendimento ao público e mediação de conflitos. Os profissionais que não se adaptarem ao novo modelo serão substituídos, pois a prioridade será um atendimento de qualidade às famílias.





Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

20 comentários

  1. Sensacional, Wander!
    Quem dera todas se transformassem em realidade. E a do Erich sobre o Elvis está demais! hahahahaha

    Abração

    ResponderExcluir
  2. São oito incríveis manchetes que mudariam não somente o Brasil, mas pelo teor destas mudariam com certeza o mundo inteiro.
    A da Ana Lúcia, têm um peso e tanto, um belo texto citando coneituado organismo (USP) nos faz acreditar, tenho certeza que muita gente acreditaria fácil, fácil nesta manchete.
    A do Erich "Elvis não morreu..." também ficou interessante, um belo enredo.
    A do Douglas Teixeira "O papa Bento XVI...", mudaria toda uma hisória, uma época, acho até que o catolicismo mudaria radicalmente, estou à dizer que eles se tornariam evangélicos. kkkkkk
    Em suma, todas ficaram muito boas, pena que é primeiro de Abril.
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  3. Wander...todas ficaram ótimas e com certeza mudariam o rumo da humanidade caso realmente fosse verdade.

    Obrigado pela oportunidade novamente.

    ResponderExcluir
  4. Oi Wander, gostei de todas as matérias (inclusive a minha, rsrs)
    agora vou dizer uma coisa que é a pura verdade, você é um jornalista nota 10, além de escrever bem suas matérias (posts) é criterioso e bem humorado, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Incrível esta iniciativa, que tenho orgulho de ter participado.

    Sonhar com um mundo melhor não custa nada. E o melhor disto aqui é realmente refletir sobre os assuntos em forma de matérias mentirosas.


    Tirando a minha manchete, é claro, sonho fortemente também com a de Ruleandson do Carmo e o mundo livre do preconceito.

    mas devo dizer também que considero a mais simpática a do Tico Esteves, sobre a blogueira mais jovem do mundo!


    Abraços e parabéns, mais uma vez, pela iniciativa!! ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Wander, tudo bem?

    Rapaz, achei demais a iniciativa da "mentirada" da turma aí! ;)

    Gostei de todas as histórias, cada um na sua, mas todas bem elaboradas!

    Agora, essa sua aí heim? Essa sim é digna do dia da mentira. Mais da metade do orçamento para educação e saúde, aiaiai só em 1º de abril mesmo (infelizmente).

    Grande abraço, obrigado pelo convite e obrigado também ao Douglas pela "mais simpática". :D

    ResponderExcluir
  7. um bocado de matérias interesante estou mentindo ou não

    ResponderExcluir
  8. HOJE É O DIA DA MENTIRA MAS ELAS SÃO CONTADAS TODOS OS DIAS NÉ... ALGUMAS TÃO EXTREMAS QUE FOGEM DO TOTAL CONTEXTO DA POSSIBILIDADE DA REALIDADE, EU JA FIZ MINHA MENTIRINHA HOJE KKKKKKKKKKKKK ME DIVERTI!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei as postagens de todos esses mentirosos de plantão, especialmente a da Ana Lúcia Nicolau...

    O mundo está tomando rumos um tanto quanto indesejáveis, e todas as mentiras contadas aqui bem que poderiam ser verdade. Mas realmente ainda prefiro acreditar que as coisas vão melhorar. Um dia, quem sabe...

    E parabéns. Você é um excelente comunicador! Obrigada pela oportunidade de dar o meu pitaco...

    ResponderExcluir
  10. É compadre, tem umas ideias muito, muito interessantes aí, né? A do Papa, a do Legislativo, do investimento em saúde... Eu ia incluir a instrução do presidente, gostaria de ver uma manchete que dissesse assim:

    "Presidente Lula decide dar o exemplo e concluir sua formação educacional"

    O que vc acha? ; )

    Pois é, menino, o lance do Orson Welles foi verdade mesmo. Ele era meio maluquinho. Cidadão Kane é obrigatório para todos os jornalistas. : )

    Beijocas procê, tô respondendo teu email. ; )

    ResponderExcluir
  11. Excelente post! Que história, não sabia da metade. rs É verdade né?

    Olha, eu não vou comentar muito hoje porque estou com muito sono e porque estou com ódio do STJ querendo acabar com a obrigatoriedade do diploma do jornalista. Desculpa, Wander, mas adorei seu texto. Sempre informativo e com um texto primoroso. Eu ainda chego lá!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o comentário dos outros parceiros: sensacional! Muito bom mesmo. algumas dessas notícias,s e fossem verdade, representariam verdadeira revolução na sociedade. Fiquei imaginando eu acessando um site de notícias e me deparar com algumas dessas manchetes. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Eita!! E se realmente fosse tudo verdade, hein?!! Quanta beleza!!!!!!

    Adorei!!
    beijos, Wander!!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza a idéia que mais me chamou atenção foi a do Rodrigo Piva, pois sempre questionei intimamente a existencia de duas casas legislativas em Brasília...
    Acrescentaria ainda a redução nos municípios o Nº de vereadores, NÃO PASSARIA DE 10% DO Nº DE DEPUTADOS FEDERAIS.OS ESTADUIAS DEVERIAM SER NO MÁXIMO 50% DOS FEDERAIS.

    ResponderExcluir
  15. Valeu pelo comentário maravilhoso que vc fez. Eu assino embaixo. Eu também me revolto com esse menosprezo da nossa profissão. MAs eu ainda acho que é recalque.

    Valeu! E a discussão desse tema nuca pode parar.

    ResponderExcluir
  16. Magina, manO!

    metade do orçamento para educação e saúde. Ia revolucionar o Brasil. :D:D:D:DD

    problema é que ia ser a longo prazo. Se isso acontecesse ia haver um caos em mts áreas :(

    ResponderExcluir
  17. sonhar nao paga ne, a como seria bom se algumas dessas mentiras nao fossem mentiras =/

    ResponderExcluir
  18. A que mais gostamos foi a "Papa Bento XVI lidera novas posições da Igreja". Como sempre tua criatividade com as pautas do blog são show!

    Vander, estamos com tudo novo no site, inclusive vai sair mais um curta em breve, chamado : O CORRETOR 2.

    Colocamos teu banner no site,aguardamos você colocar o nosso com o logotipo novo.

    Um abração!
    Cleiton Guimarães

    ResponderExcluir
  19. Caramba, impressionante a nossa afinidade estética-cultural!

    Quando comecei a lçer um post sobre 1º e abril a primeira coisa que lembrei foi do episódio de Orson Weles na rádio americana!

    Abraços e...

    Apareça mais no meu blog ;)

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post, aliás seu blog é cultura.
    Eu não sabia a origem do dia da mentira acabei de aprender.
    Eu gostaria mesmo que todas as manchetes fossem verdadeiras acrescida de mais uma:
    EDUCAÇÃO NO BRASIL É MODELO PARA O MUNDO.

    ResponderExcluir