Jornal institucional do Shopping Oiapoque faz primeiro aniversário

março 23, 2009



Quando recebi o convite para redigir o Jornal Institucional do Shopping Oiapoque vi que estava diante de um grande desafio. Afinal, o Oiapoque precisava melhorar o seu relacionamento com o público interno e externo – e o trabalho não seria fácil. Foram três meses de pesquisa com os lojistas, público, administração e algumas reuniões até que conseguíssemos definir como seria a proposta do Jornal. 

A ideia já era um sonho antigo do publicitário Carlos Oliveira, proprietário da Avante Comunicação, e que também é lojista do Oiapoque - no qual eu havia recebido a missão de dar um tom mais jornalístico ao projeto. Para quem não conhece, o centro comercial nasceu há cinco anos atrás, com a proposta de ser um local que abrigasse os antigos camelôs das ruas de Belo Horizonte. Hoje, esses camelôs se tornaram lojistas e empreendedores de sucesso.

Em um primeiro momento, Carlos ficou responsável pelas fotos e pela diagramação. E eu pelo texto, produção das matérias e de todo conteúdo do jornal. Mais tarde, a design gráfico Letícia Uematu somou-se ao projeto como diagramadora, e deu vida nova a publicação. 

Outro colaborador importante é o ilustrador Ash, que é lojista do Shopping Oiapoque, e que publica mensalmente o seu desenho, sobre temas relativos ao centro comercial, como forma de dar visibilidade ao trabalho dele. Além disso, criamos uma parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais para divulgação de fotos de pessoas desaparecidas, que mostra a nossa preocupação editorial em oferecer conteúdo dentro desta proposta informativa de falar sobre o Oiapoque. Foram muitas vitórias e várias descobertas.

Confesso que fazer o jornal é um exercício de reportagem misturado com a visão de comunicação institucional. Claro, a publicação tem seu caráter de falar de tudo relacionado ao shopping. Mas, todos os meses, o jornal é feito por meio de conversas com os lojistas e a administração sobre assuntos que despertam a curiosidade de quem freqüenta o local. 

Ao ler o primeiro jornal e hoje quando lemos a décima segunda edição percebo o quanto o Shopping Oiapoque mudou – e muda para melhor. Para mim como jornalista, o jornal me ensina a cada publicação que a comunicação organizacional pode produzir conteúdo informativo de qualidade e de prestação de serviço. 

Peço licença para mudar o formato textual e publicar, em primeira pessoa, a minha emoção de ajudar a escrever a história deste centro comercial. Agradeço a administração do Shopping Oiapoque e Avante Comunicação que me propuseram estar à frente desse projeto. Que venham mais e mais aniversários!


» Veja algumas fotos do Shopping Oiapoque:

- Clique aqui para ver mais fotos do Shopping Oiapoque.
Crédito das fotos: Wander Veroni.



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

10 comentários

  1. Wander, Jornal Institucional dá um trabalho gigantesco. Tem que tomar milhões de cuidados, mas é bacana quando ele está pronto.

    Assessoria é muito legal. Adoro comunicação empresarial. Dá até pra usar blogs como forma de endomarketing rsrs É sério.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo aniversário do Jornal, Wander!
    Já participei de muitos jornais como designer e diagramador e sei do sufoco que é principalmente quando o prazo aperta, o que não é nada raro! hehehe

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Wander pelo belo trabalho!! Parabéns ao Oiapoque! Eu tenho uma edição desse jornalzinho e achei muito gostoso!!

    Mais café, por favor!!!

    BEijos

    ResponderExcluir
  4. Grande Wander, mais um desafio muito bem enfrentado e superado, neste contexto o primeiro aniversário é bem bacana, a gente nunca esquece.
    Pelas fotos o jornal está muito bem diagramado e editoriado, você e toda esta equipe estão de parabéns!
    Conteúdo institucional com prestação de serviço. Taí, gostei.
    Espero que este material continue fazendo muitos aniversários e levando muita informação relevante ao público afim.
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura

    ResponderExcluir
  5. Amigão e eu peço desculpas por não ter passado aqui mais cedo, como deveria. Ontem foi um dia ao qual eu nem sei como sobrevivi, vc deve ter percebido, né? : )

    Antes de mais nada, PARABÉNS AO JORNAL OIAPOQUE E AO SEU JORNALISTA RESPONSÁVEL! hehehe Que orgulho, amigão! Eu acompanhei de perto a maior parte da tua trajetória com o jornal, sei das vitórias, vi o Shopping de perto e tenho o jornal aqui comigo. Sem dúvida, é uma publicação de muita qualidade que reflete com competência o dia-a-dia do centro comercial.

    Vc é parte fundamental, responsável e indissociável do Jornal Oiapoque e ele é a cara da tua habilidade como jornalista. Muitos anos virão, tenho certeza, e estaremos juntinhos para comemorar, viu?

    Vc me pregou uma peça hoje. Vai ter troco, seu malandrão. Espera só!

    Beijocas com muito carinho e ajudando a soprar a velinha!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo excelente trabalho Wander ... vc podia disponibilar a edição de aniversário em pdf para os amigos né?

    ResponderExcluir
  7. Chega a ser vergonhoso, mas vc acredita que nunca conheci o shopping oi? Vejo fatos e fotos, mas eu mesma nunca estive lá.

    E quanto ao jornal: parabéns e que venham muitas e muitas edições!
    Todo trabalho bem feito merece ser reconhecido.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Erich! Como não cuido da diagramação do Jornal do Oiapoque, ainda não foi me passado o PDF desta edição, só o arquivo em JPG, que está em anexo no link acima. Dá para ler muito bem. Sei que não é a mesma coisa, mas a sua sugestão é muito válida, sim. Assim que receber a versão em PDF eu troco e distribuo para os amigos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Wander, parabéns mesmo pelo jornal!

    Tenho a oportunidade de pegá-lo no balcão do CPM e é realmente bastante bem redigido. E o que é melhor, consegue vender a ideia de solidez e responsabilidade do shopping, o que é um ponto mais do que positivo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Parabens Wander!
    Muito sucesso pro jornal...vc merece!

    www.casadobesouro.blogspot.com

    ResponderExcluir