Caricatura, charge, cartoon no mundo da Comunicação

março 30, 2009



Quem nunca viu um desenho em jornal e revista que, geralmente, unem opinião e humor nos traços? Utilizado como um meio editorial para expor a opinião do veículo sobre um determinado fato, além de ser um instrumento para criticar de forma bem humorada um acontecimento ou comportamento social, a charge, o cartoon e a caricatura são expressões artística que estão lado a lado do jornalismo e da comunicação. 

Atualmente, programas de televisão e telejornais também tem dado espaço para esse tipo de manifestação cultural. Alguns ilustradores famosos como Millôr Fernandes, Henfil, Quinho, Ziraldo, Duke, Lute, Chico Caruso, Cláudio Paiva, Angeli, Laerte, Jaguar, e tantos outros, possuem inúmeras passagens na mídia impressa e eletrônica com vários trabalhos de sucesso.

Só para citar um exemplo, quem nunca ouviu falar do famoso jornal O Pasquim, lançado em 1968, que foi um fervoroso crítico da Ditadura Militar e ajudou a revolucionar a mídia com as suas tiradas de crítica e bom humor, hein?


Mas, é na internet, principalmente em blogs e sites de humor, que essa arte ganha mais notoriedade e ajuda a revelar novos ilustradores. Há alguns anos atrás, nos intervalos dos filmes ou seriados, a TV Globo fazia uso de charge e cartoons nas vinhetas para indicar o o breack comercial da programação.

No Big Brother Brasil, o ilustrador Maurício Ricardo é o desenhista responsável por criticar de forma bem humorada as situações que envolvem os heróis da nave louca de Pedro Bial e do diretor Boninho.

Já a MTV Brasil, que criou há alguns anos a Drogaria de Desenhos Animados - uma espécie de departamento responsável pelas animações audiovisuais da emissora, vem lançando uma nova safra de desenhos animados nacionais com apelo para o público juvenil, que são exibidos semanalmente em horário nobre, como por exemplo a Mega Liga de VJs Paladinos, Fudêncio e seus amigos, Rockstar Ghost e The Jorges.

Mas, você sabe a diferença entre caricatura, charge e cartoon? Acompanhe abaixo as definições:

Caricatura: vem da palavra caricare, de origem italiana, que significa carregar - no sentido de aumentar algo em proporção. É um desenho de uma pessoa ou personalidade, que enfatiza as características pessoais de uma forma bem humorada, dando evidência para detalhes da fisionomia, gestos, vícios e hábitos particulares.


Charge: vem da palavra francesa charger que significa carga - no sentido de exagerar nos traços do caráter de alguém ou de algo para provocar humor e reflexão. É um estilo de ilustração que satiriza, por meio da caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Muito utilizadas em críticas políticas ou de situações do cotidiano atual.


Cartoon: tem sua origem da palavra italiana cartone (cartão, no sentido de pedaço de papel). Chamado também de cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, que retrata de uma forma sintetizada, algo que envolve o dia-dia de uma sociedade, muito ligado à ações de comportamento, por exemplo. Geralmente, os temas do cartoon são atemporal e universal, pois não retrata, necessariamente, fatos ou acontecimentos da atualidade. Outra curiosidade é que esse termo também se refere a coletânea de séries de desenho animado e curtas-metragens audiovisuais produzidos originalmente pelo Cartoon Network Studios em parceria com a produtora Hanna-Barbera.



Café e desenhos


Aqui no Café com Notícias, desde o segundo semestre de 2008, o blog conta com os desenhos produzidos pelo ilustrador Daniel Paiva para realçar os posts, trazendo humor e reflexão. O último trabalho dele foi uma caricatura do meu rosto, oriunda de uma foto de quando participei do II Congresso de Jornalismo da Revista PQNVeja abaixo os desenhos:


Presente

Caso você queira também dar um presente diferenciado para alguém ou se cansou de ter uma foto batida no perfil nas redes sociais e queira fazer algo exclusivo, diferente de todos os seus amigos, porque não fazer uma caricatura do seu rosto e colocar no perfil, hein? 

Tenho certeza que vai ser o maior sucesso entre todos os seus amigos. Encomende agora mesmo uma caricatura ou charge com ilustrador Daniel Paiva. Mas antes, passe no Charge Brasil e confira os últimos trabalhos publicados por ele.


Veja também:








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

26 comentários

  1. Parabéns por divulgar e postar DIDATICAMENTE sobre CARICATURA e afins!
    No meu blog Vitima da Quinta também tenho feito trabalho semelhante!

    Parabéns e boa semana! Cheia de HUMOR!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro as charges, caricaturas, cartoons em jornais e revista. É uma maneira deliciosa que temos de contar histórias, colocar uma pitada de humor nas coisas... E o Daniel está de parabéns, as caricaturas dele são maravilhosas, ele observa cada detalhe, cada traço e pronto! Ali está!!!!

    Wander, como sempre vc está de parabéns por apresentar um grande talento para o seu blogroll!!
    Parabéns, Dani!!!!

    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Wander, mais um excelente artigo (post) informativo e exclarecedor, pelo menos pra mim (ignorante nestas questões: caricatura, charge e cartoon).
    Bem, acho que agora se alguém me perguntar o que são, ou para que servem, já sei explicar, e com certeza indicarei este post para que seja lido por outros.
    Este blog tem sido, além de informativo, muito instrutivo, parabéns!
    A única coisa que vejo do bbb, são as charges de Maurício Ricardo, são de fato divertidas.
    Gosto muito deste desenhos, são verdadeiros traços de artistas, com certeza o Daniel Paiva é um destes, inclusive estou para encomendar uma caricatura minha.
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  4. como fã de tiras, cartoons, chrages e afins q sou: parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Wander, os trabalhos do Daniel paiva ficaram ótimos. As charges estão muito legais. Você até pode pensar em fazer uma parceria e criar um logo ou um mascote para o Café, quem sabe? Ficaria muito bom...
    Até mais, All3X

    ResponderExcluir
  6. O que dizer desse post? Sensacional!!! Eu amo o Pasquim, adoro esse jornal. Eu me inspiro muito nele para escrever meus posts no blog. Ele marcou época e é referência até hoje. Lembro que em uma entrevista que fiz com um dos profissionais que chegou a trabalhar no jornal na época (perdão por não lembrar o nome, mas ele também não era muito conhecido). Ele disse que as entrevistas eram feitas no bar mesmo e depois o pessoal ia lá e transformava o material gravado na cabeça em matéria. Sem falar na forma bem humorada deles de escrever... O meu sonho é se tivesse um Pasquim moderno...

    Adorei saber sobre as diferenças... Eu mesmo nem sabia. Eu entendia um pouco da caricatura. Charge eu fazia analogia em inglês de carga também, naõ sabia que era de origem francesa. Bom saber agora. Cartoon também achava que era inglês. rrs Esses americano colocam tanta coisa na nossa cabeça. rsrs

    Ah! Sua caricatura tá maravilhosa!!! Fiquei com inveja. Queria uma. rsrs Mas só desenho mangá mesmo. rsrs

    Bem, falei demais. Abração! E tô com dificuldades de entrar na internet. Minha net tá meio ruim e também tô trabalhando muito além dos trabalhos da facul. Mas sempre que der dou uma passada aqui!!!

    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Poxa vida... gostei bastante do seu blog... temas bem interessantes tratados de maneira objetiva e informativa... parabéns!!!

    http://vira-lataderaca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. p.s.
    sempre quis ter uma caricatura feita sob medida pra mim... mas ainda nao encontrei quem fizesse...

    ResponderExcluir
  9. Hehe! Cada caricatura...!
    Pois é, quem diria... De uma simples criação, viria uma forma de 'comunicação'.
    Eu lembro do tempo que começou no "JN" as charges, nos jornais impressos que sempre tinham...
    Na maioria das vezes cutucando o governo.
    É legal que em certas vezes, dois três quadrinhos de charge, dispensa aquelas páginas de textos e tals... Não que eu queira dizer que ler não é bom, mas que dá um outro 'ar' à leitura... Não é!?
    E interessante, postagem cultural também pelo fato de explicar as origens das palavras... "Cartoon" e "charge" eu sempre pensei que vinham do inglês...!
    Interessante mesmo a reportagem.

    ...
    Eh isso ai...
    VLW!

    ResponderExcluir
  10. Bastante explicativa a diferença entre charge e caricatura. Confesso que fazia confusão entre uma e outra.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Amo muito tudo isso ... xD

    Legal que mostra as partes mais evidentes tipo.. naris grande aushaush


    Blog very nice!! =]

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito de caricaturas, charges e cartoons....sempre procuro nos jornais e me divirto muito.

    A sua caricatura ficou impagável...hahahahaa

    ResponderExcluir
  13. Eu adoraria uma caricatura minha!!!!!

    se puder entrar em contato:

    vaafferreira@gmail.com

    abração!!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Parabéns pelo blog! Muito interessante e divertido! Adorei as caricaturas. Voltarei aqui sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana o blog, adoro caricaturas, cartoons e afins... e ainda é uma forma de descontrair em meio à tantas notícias trágicas dos nossos jornais e revistas....

    ResponderExcluir
  16. Oi Wander, realmente caricatura é arte, mas, sabe, não gosto dessa arte, pois, muitas vezes pode ser usada para ridicularizar pessoas que não gostam de serem usadas como "modelos" da arte

    ResponderExcluir
  17. Querido amigo avassalador ...Wander...
    Pela foto anterior comparada a sua caricatura o artista é um genio kkkkk está excelente.
    Na minha infancia, o desenho caricato mais famoso era publicado na revista "O Cruzeiro" e chamava-se amigo da onça....Excelente! Eram tiras cheias de humor sobre a politica da epoca que diferia muito pouco da atual.
    venha nos visitar tb

    ResponderExcluir
  18. Compadre, ficou ótimo o artigo sobre caricaturas, charges e cartoons. Vc explicou com maestria o que é cada um e as obras do Daniel estão maravilhosas (mas eu sou suspeita, né? rs). Quem não conhecia essa arte, agora tem um post de referência aqui, com dados históricos, definições, completíssimo. Parabéns, como sempre, baby!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. mtoo boas as caricaturas xD

    www.casadobesouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Wander
    Passe lá no Pequenos Fragmentos de Luz... Tem um selo que fiz questão de criar para presentear blogs como o seu. Espero que goste.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  21. Cara, o Pasquim é tão bom, que mereceu o investimento de R$100,00 pra ter uma edição compilada comemorativa na sala de espera do escritório. Não tem quem não comente positivamente hehehe

    ResponderExcluir
  22. Obrigado a todos os amigos leitores que visitam o Café com Notícias, e que deram uma esticadinha em meu BLog.
    Muito em breve jogarei uma quantidade maior de charges e caricaturas nele para que possam visitar sempre.
    Precisando...só falarem comigo.
    Forte abraços a todos.

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro charges e tirinhas.
    Quando eu era criança, minha primeira influência pra querer trabalhar com arte foram os cartunistas com Jim Davis, Angeli e Larte.
    Abraços

    ps: o resultado do sorteio sai hoje, no fim da tarde.

    ResponderExcluir
  24. Amo caricaturas e adorei as do
    Daniel. Passei pelo blog dele e gostei demais do trabalho. Realmente, tem que ter o dom para a coisa. Ele está de parabéns!

    Qualquer dia desses encomendo uma.

    bjos!

    ResponderExcluir
  25. Wander, artigo bem legal esse que você publicou!
    Como disse no post sobre assessorias, várias postagens suas são uma aula mesmo para aqueles que assim como eu são estudantes de jornalismo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. É inegável o poder da charge como instrumento de reflexão e crítica, além de ser uma maneira de registrar o cotidiano nacional e internacional de maneira que lhe é peculiar. Cheia de humor e irreverência, sem dúvida transmite,nas entrelinhas da sutileza, às vezes até mais informação que um texto de três parágrafos!

    ResponderExcluir