Cine Café – Filme O Leitor mostra que um fato pode ter várias verdades

fevereiro 19, 2009


Quanto custa um segredo? Ou melhor, quanto vale a verdade? Pequenas ações e palavras podem mudar totalmente as nossas vidas e o destino de todos que estão a nossa volta. Do diretor Stephen Daldry e baseado no famoso livro best seller de mesmo nome, o filme O Leitor (2008) mostra que uma paixão pode juntar dois destinos para sempre ao fazer um segredo se confrontar com a moral e as leis de uma sociedade.


O Leitor (2008) surpreende em todos os sentidos: pela qualidade do roteiro, da caracterização e maquiagem dos personagens, da fotografia do filme e pela atuação brilhante de Kate Winslet. Sem brincadeira, não consigo imaginar o filme feito por outra atriz, pois Kate consegue prender pela interpretação dos olhos, nos gestos e na atitude. Ela deu vida e brilho solo a Hanna Smithz - coadjuvante que se transforma em protagonista da história. Do mesmo jeito em que ela cresce ao lado de Leonardo Di Caprio em Foi apenas um sonho (2008). Ela merece o Oscar 2009 por louvor e por provar que interpretar é dar veracidade a um personagem em todos os sentidos. Veja abaixo o trailer legendado do filme:



A primeira vista, a trama conta uma história de amor, que dura apenas um verão, entre o adolescente de 15 anos Michael Berg (vivido quando jovem por David Kross e já na fase adulta por Ralph Fiennes) e a misteriosa Hanna Schmitz (interpretada brilhantemente por Kate Winslet), um mulher solteira de 35 anos que trabalha como cobradora de passagem de bondinhos, na Alemanha pós 2ª Guerra Mundial. Mas, é a partir dessa relação de amor, que o casal descobrem outros mundos e compartilham assim um sentimento que os unirá para o resto de suas vidas.


O Leitor (2008), com um orçamento de US$ 32 milhões, recebeu 5 indicações ao Oscar 2009, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet), além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Também foi vencedor do BAFTA de Melhor Atriz (Kate Winslet), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.


Sexo é cinema



Rita Lee e Arnaldo Jabur estão certos quando afirmaram que "Amor é novela. Sexo é cinema". Em O Leitor (2008), principalmente na primeira fase da trama, o sexo é o ponto mais forte do filme. Mas não se trata de um sexo explícito, sem sentido ou desconexo da história. Aliás, o sexo no cinema fica numa linha tênue entre a pornografia e a leveza. No filme, o sexo é o ponto de partida para a cumplicidade entre Hanna e Michael. As cenas de sexo explícito entre o casal que tem uma diferença de idade de 20 anos, são suavizadas pela mágia em torno da lógica do primeiro amor e da descoberta sexual. Ao mesmo, o ponto-chave que dá título a história, mostra a vergonha de Hanna que não se assume analfabeta e prefere que o jovem Michael leia para ela grandes clássicos da literatura.


Do mesmo jeito que amor dos dois acontece, ele se desfaz de uma hora para outra. Hanna, apesar de não saber ler, é boa com cálculos, pois considera a matemática uma espécie de jogo que será decisivo para que ela encontre por si mesma uma maneira de aprender a ler na velhice. Mas, voltando a este ponto da trama, por receber uma boa avaliação na empresa em que trabalhava quando moça, como cobradora, Hanna é promovida para trabalhar no escritório, na área administrativa. O fantasma da vergonha do analfabetismo a ronda mais uma vez: ela sai do emprego e rompe o romance com o jovem Michael.


É nesse contexto da vergonha e do segredo que duas vidas se modificam. Trazendo a trama para o cotidiano da vida real, quantas vezes uma atitude sem pensar, uma mentira ou até mesmo uma omissão podem mudar não só a sua vida, mas a vida das outras pessoas. Ao mesmo tempo, o filme nos permite acompanhar o quanto é sofrível ver o mundo de alguém que não sabe ler e depende das outras pessoas para que interprete os códigos e sinais do mundo das palavras.


A condicional do "Se"


O Michael adulto do filme é tão inseguro e fraco que deixa o espectador revoltado. Mas, ao ler várias críticas e matérias sobre o filme, vejo que a intenção do ator e da direção era justamente essa: a provocação. Hanna durante todo filme chama Michael de "garoto", nunca pelo nome. E essa fraqueza dele que deixa claro que apesar da idade, ele não deixou de ser menino, e que poderia ter tomado uma atitude de homem - mais adulta e protetora, que teria dado um final mais feliz a história dos dois. Será?



Veja também
A vida secreta das palavras - crítica do filme O Leitor



Então, ponto para o roteiro que deixa na cabeça do espectador o "Se" - ou seja, se o Michael tivesse assumido Hanna no tribunal, revelado o seu segredo, ela não teria sido condenada há 20 anos de prisão? Ou se ela se assumisse analfabeta poderia ter dado um outro destino para a sua própria vida? É um filme para assistir e pensar sobre as nossas atitudes com os outros, sobre as várias versões da mesma verdade e o merchandising social do analfabetismo que assombra milhares de pessoas até hoje.


A moral versus a lei


Por ter vergonha da sua condição de anafalbeta, Hanna dá um rumo completamente diferente para a sua vida: rompe o caso com Michael e sai do emprego no qual havia sido promovida. Além disso, outro fantasma a persegue: ela já trabalhou como guarda feminino nos campos de concetração em plena 2ª Guerra Mundial, e por isso, será indiciada por este genocídio - no qual, na época, havia assinado um relatório mentiroso se colocando como responsável por um crime que não cometeu. Anos mais tarde, Michael estudante de direito reencontra Hanna sentada no tribunal alemão como acusada de matar centenas de mulheres judias. Uma reviravolta que deixa o jovem Michael perplexo e o faz refletir sobre o modo de encarar as leis, o seu próprio sentimento e a moralidade.


A frieza com que Hanna age ao interagir com os problemas, mostra um lado prático e racional. "Os mortos já estão mortos. O que sinto ou deixo de sentir não os trará de volta". É nesse sentido que começamos a pensar que se no contexto da 2ª Guerra Mundial os praticantes de atos violentos como o genocídio, nos campos de Concentração tem mesmo culpa? Não falo da culpa da moral, mas da culpa legislativa, pois na época em que o fato ocorreu a Alemanha aceitava isso dentro das suas normas legislativas. Se era uma lei, por que não condenar os que a promulgaram? Será que eles foram punidos? E porque o povo alemão foi tão omisso a essa tragédia? E se foi, como se redimir de tanta atrocidade? Não estou defendendo o genocídio em si, muito menos querendo explicá-lo. Mas, diferente de todos os filmes que já vi sobre o assunto, O Leitor (2008) me trouxe a reflexão filosófica sobre a lei versus a moral - coisa que só debatemos no campo acadêmico.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

29 comentários

  1. Wander, esta talvez seja a postagem que você mais trouxe elementos de reflexão.
    Ficou muito bom, tanto que já me fez querer asistir a este filme.

    ResponderExcluir
  2. Esses filnes que falam de amor de uma forma inteligente são bem legais, ainda mais se misturados com épocas passadas, onde as coisas pareciam ser quase impossíveis...
    Fiquei com muita vontade de assistir o filme, até pq não sou muito chegada a filmes que não contenham uma história alheia (tirando comedias). Gosto muito de dramas e romances e esse filme parece muito sério e muito bom mesmo... não sei pq, mas ao meu primeiro ver, me lembrei de Olga...

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, a kate Winslet merece o Oscar, ela é miha atriz favorita!!!
    Torço muito por ela, tomara que ela leve o Oscar para casa!!^^
    Comenta no meu, tb, certo?

    http://taiscristinasworld.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. que legal, fiquei curiosa para ver,parabens pelo blog, esta muito bem trabalhado

    ResponderExcluir
  5. ahhh, fiquei curiosa para ver. Apesar de andar meio intolerante para filmes com historias complexas, vou dar um crédito pra esse.

    saio levando seu banner.
    boa tarde pra vc ^^

    ResponderExcluir
  6. li detalhadamente todo o post / curto a kate e o ralph...o diretor eu nao manjo mas esta dupla e a tua critica fazem valer o investimento. camelos, ai vou eu...
    abraços

    ResponderExcluir
  7. interessante... deu vontade assistir o filme..acho que é a melhor escolha pra quem quer fugir da folia de carnaval é ficar em casa assistindo.

    Dta

    ResponderExcluir
  8. ainda não vi "o leitor", mesmo porque o cinema da minha cidade eh um pouco atrasado em questão de lançamentos... de qualquer forma, parece ser um daqueles filmes que marca na memória, e eu seria capaz de apostar qulquer coisa como Kate Winslet está arrasadora... assim que eu ver complemento...

    abraços
    http://filme-pipoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Depois desse seu artigo não dá pra não assistir.
    Farei isso assim que possível.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Amei o flime OLEITOR. Fiquei com muuuita vonta de vê-lo. As reflexões que vc faz acerca do filme, instiga as pessoas a querer "conhecer" o filme...

    ResponderExcluir
  11. Wander, descobri mais uma face do Café: um espaço bom para discutir cinema. Excelente crítica! Agora não tem outra: você me convenceu a assistir o filme. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Oi, Wander. Ainda não assisti ao O Leitor, mas tua postagem fez com que eu tivesse vontade de ver. Parabéns pelo post! Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Postagem legal, Wander!
    O filme parece ser realmente interessante! O trailer aguçou a vontade de assitir!

    ResponderExcluir
  14. Wander, curiosamente acabei de chegar em casa do cinema e vi exatamente este filme. Estou aidna digerindo-o, por que é um tema muito presente na minha vida, que debato muito e que me interessa, mas confesso, saí impactada da sala de projeção! Só tenho uma pequena correção a fazer, Hanna e Michael se conhecem em 1958, portanto ela já havia sido guarda em campos de concentração antes de conhecê-lo.

    De qualquer forma, saí do cinema com os mesmos se na cabeça. Talvez se Hanna tivesse assumido que era analfabeta, não teria assinado um relatório mentiroso. Talvez se Hanna fosse alfabetizada não tivesse entrado para a SS. Mas como ela mesma diz no final, nada disso traz à vida os mortos. Apesar de toda a reflexão, acho que é a única certeza que nos resta.

    beijocas!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carla!

    Sabe que você tem razão...hehehe...não tinha me atentado a esse fato da data. No filme, dar a entender que ela largou tudo para ser guarda nos Campos de Concentração.

    Mas, depois que você falou, fui juntando as coisas, e vi que é isso mesmo...faz sentido, minha amiga!

    Vou lá concertar isso, ok. Obrigado pelo toque! Ter leitor atento é outra coisa...hehehe...adorei! Ganhou cinco estrelinhas!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Caramba Wander...não estava pensando em colocar este filme como prioridade mas depois de ler seu post mudei totalmente de idéia.

    Vc devia escrever mais críticas sobre o mundo do cinema...fez com muita maestria!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Wander!

    Assisti ao filme essa semana e a sensação de mal-estar que ele nos provoca ao fim das suas, se não me engano, mais de 2hs.. é incrível.

    Achei belíssimo como "O leitor" aborda a questão do genocídio de maneira tão delicada, sem permitir uma absurda banalização. O filme não chega a ser "A lista de Schindler" [impossível], mas faz-nos refletir bastante.. não apenas sobre o massacre de judeus, mas sobre o amor, sobre a verdade e a ocultação dela...

    Concordo muito com o que você expôs no fim do seu texto.. "Se era uma lei, por que não condenar os que a promulgaram?".. sem querer defender! Sem a mínima pretensão de defender!!

    Ontem assisti "Dúvida" em que Meryl Streep, grande adversária de Winslet, está soberba! Estou realmente em "dúvida" rs.. Torço pelas duas! São trabalhos muito diferentes e bem feitos. Acredito que a Academia premiará a Kate depois de ter sido indicada por Razão e Sensibilidade, Titanic, Brilho eterno, Íris e Pecados Íntimos e sair de mãos vazias. Bem.. se a Winslet ganhar será muitíssimo merecido. Em "O leitor" ela está perfeita!! Empresta um olhar à sua personagem que revela paixão, uma beleza e um lirismo que se equipara aos versos de "A Dama do cachorrinho" ou da "Odisséia".

    É isso, Wander! Vamos ver o que acontece domingo!! O Oscar não será transmitido pela Globo por causa do Carnaval, mas um colega de faculdade de disse que a Band Minas irá transmitir Pablo Vilaça comentando a festa e as premiações em tempo real.

    Fica a dica!!

    Abraço!!

    Parabéns! O texto está soberbo.. que nem a Meryl e a Kate, rs!

    ResponderExcluir
  18. Olha.... eu to ferrada.
    Já acumulei tantas boas dicas para acompanhar no cinema que a entrega do Oscar chegou e não consegui ver a metade.
    Esse me parece um filme excelente, apesar de minhas restrições a Kate Winslet. Tomara que me engane em relação a ela e que esteja completamente certa em relação ao que visualizei com seu comentrio.
    Meu maior problema é que morando em 'provincia' tenho que esperar muito para assistir tais filmes e a qualidade nunca é grande coisa!!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa a intensidade com a qual você relatou o filme foi muito boa. Enquanto cinéfala de férias me deixou com "água na boca". Achei muito pertinente o comentário sobre os 'se's, isso me lembrou um outra produção Alemã "Corra Lola Corra": basta um segundo para virar sua vida.
    E quanto a sentimento de culpa de quem participou da segunda guerra me veio a mente um outro filme que é "O Julgamento de Nuremberg", mostrando o porquê de muitos terem participado daquele genocídio sem tanto sentimento de culpa, já que estavam defendo sua pátria, as convicções morais de uma nação. Mas preciso assistir o filme para tecer melhores comentários sobre. Valeu a dica e boa matéria

    ResponderExcluir
  20. Estou querendo assistir ao filme O Leitor. Parece ser bem fascinante a história. Parabéns pelo blog. Grande abraço. Quando quiser visitar fique à vontade.

    http://industriablogal.bogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um filme com personagens densos, bem construídos e com uma trama cheia de percursos sinuosos. Gosto de filmes que não pensam por mim e, aparentemente, o Leitor está enquadrado nesse perfil.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. Almas gêmeas foi o primeiro filme que assisti com a Kate Winslet, amei a sua interpretação , depois assisti a todos os filmes dela e agora só falta O Leitor, que assistirei amanhã, pq hj irei assistir , A Troca. Tenho aqui todos os filmes que concorrem ao Oscar 2009, vejo um por dia. Quero assistir a todos antes da entrega no domingo. Depois que assistir o Leitor, volto aqui ( e vc sabe que volto mesmo) e comento sobre ele.
    Ah, achei injusto ela não ter recebido o oscar de melhor atriz por TITANIC.
    Beijinhos!!
    http://sagadosmartins2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Com todas as palavras, Kate Winslet é minha atriz favorita, desde a época do Titanic. O mais interessante nisso tudo é q esta foi a primeira vez q ela ganhou um Globo de Ouro. Sinto falta dela ruiva :P... Não vejo a hora de assistir esse filme *_*

    ResponderExcluir
  24. me parece ser um filme bem interessante, apesar de ser um gênero que não me encanta, não me atrai...mas quem sabe numa tarde fria de domingo eu não assito...

    ResponderExcluir
  25. Compadre, estou aqui quase chorando com essa bela sinopse que vc fez do filme, meu Deus, que enredo maravilhoso, não vejo a hora de assisti-lo.
    Sou fã inconteste da Kate desde Razão e Sensibilidade, e, aliás, estou em falta com ela. Amei que ela tenha ganhado o Oscar ontem e, para mim, já é uma diva eterna do cinema e o melhor, com uma carreira longeva que ainda nos trará papéis excelentes na pele da bela atriz inglesa.
    A sua crítica está impecável, mandou muito bem, amiguinho. Eu estou até agora boquiaberta com o roteiro, não o imaginava assim tão rico e eu que amo os livros, vou adorar assistir esse filme. rs
    Beijocas emocionadas pra vc e muito, muito obrigada pelo teu apoio com a MNM BR, viu? Vou continuar precisando dele, amore.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Excelente dica, e principalmente excelente relise feito por vc wander...esse filme me lembra um pouco o livro "A menina que roubava livros", claro , sem as partes de romance e sexo, mas sim na parte que toca na relação, alemanha guerra-pós guerra e o analfabetismo como uma laço comum das pessoas da epoca,...isso me faz pensar, como é bom para um governante que seu povo inteiro não saiba ler ou escrever....abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá, Wander! exxcelente postagem, você foi muito feliz ao descrever o filme, trazendo-o para a realidade do cotidiano de uma pessoa comum. A maioria dos filmes buscam retratar a realidade de uma época, de um povo, costumes, etc. e você soube descrever isso muito bem com relação a esse filme. Parabéns.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  28. E eu não vou ficar só na vontade, vou correndo assistir... aproveitar o restinho de dias de descanso!!
    Beijos, Querido!!

    ResponderExcluir
  29. É muito bom poder encontrar um post a respeito de um filme mas que, no final das contas, nos leve a uma reflexão mais profunda a partir de determinado tema.

    Ainda esta semana visitei um outro blog que falava sobre o filme "O curioso caso de Benjamin Button" (é esse mesmo o nome do filme? Digitei certo?). A sensação que tive foi a mesma, ou seja, depois de tantos detalhes importantes, só me resta assistir logo esses dois filmes e ver se consigo tirar alguma coisa boa para mim.

    Já estou ansiosa! Depois te conto o que senti e o que concluí ao assisti-los.

    Bjos!

    ResponderExcluir