Entre cafés, agradecimentos e prêmios

janeiro 05, 2009

Depois de merecidas férias entre amigos e familiares, o Café com Notícias retoma as suas atividades na blogosfera. Neste período de ausência de posts, o blog aproveitou para divulgar a promoção cultural TOP COMENTARISTA e, dessa forma, andou pelas redes sociais, proseou bastante com outros blogueiros e não deu outra: a audiência do Café triplicou. UHRRUUUUUUUL! Aproveito o momento para agradecer a cada leitor ou visitante que, de uma forma tão carinhosa, mesmo neste período de recesso, movimentou este espaço, leu outros posts que ainda não conhecia, recomendou o blog para outras pessoas e que contribui para aqui se torne um lugar de debate sobre vários assuntos, sempre tendo como ponto de partida a análise pelo viés da comunicação e do jornalismo. Como tem muita coisa para contar procurei fazer um post resumão dividido em retrancas (ou subtítulos) para dar uma aliviada na leitura. Serão três assuntos neste post: curiosidades do Café, distribuição de selos e entrega do prêmio TOP COMENTARISTA de dezembro/2008. Então vá na cozinha, pegue um Café e aprecie com moderação...rs...bricadeira. Veja se você ou seus amigos foram presenteados ou mencionados neste post especial, ok! Acompanhe:

Curiosidades e bastidores


O ano de 2008 foi um ano muito bom para o blog. O Café fez seu primeiro aniversário, participou de programas locais de rádio e TV para falar sobre blogs, foi palestrante num Congresso de Comunicação, ao lado da amiga Letícia Castro, colecionou vários amigos e paceiros e, a cada dia, ganha novos leitores. Então, neste post de retomada, resolvi compartilhar algumas curiosidades sobre o Café com todos os leitores que ajudaram o blog a crescer neste primeiros 1 anos e 5 meses. Sou autônomo. Trabalho na frente do computador boa parte do dia. Então, dá para dar uma zapeada pela blogosfera entre um texto e outro que redijo. Claro, preciso investir mais tempo nas redes sociais para divulgar mais os posts - o que é uma das metas para este ano de 2009.


Dedico diariamente quatro horas por dia ao blog. Em determinadas ações, como a cobertura dos Jogos Olimpícos de Pequim/2008 foi preciso uma carga horária bem maior, cerca de 6 a 8 horas - entre edição de texto e fotografia. Mas, num dia normal de cobertura, esse tempo de quatro horas dá para fazer muita coisa. Sou repórter (das revistas Diário de Bordo e Automóveis e Carros), redator (da Agência Avante Comunicação) e faço assessoria de imprensa de eventos e/ou organizações, como freelancer. Fora os outros projetos profissionais que, a partir desse ano, terei que reservar um tempo, nem que seja semanal, para colocá-los em prática. Na maior parte do tempo trabalho em casa. Mas a reportagem, por uma questão de lógica, é na rua. Sempre marco entrevistas no período da tarde. Como trabalho em revista e, dificilmente cubro o factual, posso me dar ao luxo de pesquisar muito antes de entrevistar e agendar horários para todos os entrevistados. E por estar na rua, aproveito para também produzir conteúdo para o Café, principalmente fotos e colher sugestões de pauta.

A parte da manhã é para o blog e a tarde para as outras atividades profissionais. De uma maneira bastante curiosa, a melhor audiência do blog é na parte da manhã, início de noite e madrugada. Os dias de segunda-feira, quarta-feira e sábado são os dias de pico de acessos. Um dado muito legal que me chamou a atenção é o fato de países como Portugal, Japão, Estados Unidos, Canadá, Bielo Rússia e Inglaterra também marcarem presença constantemente no Café com Notícias, além é claro do próprio Brasil, que encabeça a lista de visitas. As cidades que me dão mais acesso são: Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Contagem (MG), Betim (MG), Ipatinga (MG), Congonhas (MG), São Paulo (SP), Araraquara (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Cerca de 80% dos leitores do Café assinam o feed do blog por meio do Google Feedfetcher. Outro dado interessante é que os leitores ficam uma média de 3 a 5 minutos conectados no blog - o que é uma média muito boa, por sinal. Na questão de navegadores, 70% dos internautas acessam o blog pelo Internet Explorer, 20% pelo Mozilla Firefox, 8% pelo Google Chrome e 2% por outros navegadores. Para saber o nº de visitas do blog, basta ir até a coluna da direita e procurar na seção "Passaram pelo Café".


O ano novo começa e algumas metas para o blog se tornem necessárias para fortalecer e profissionalizar cada vez mais este espaço, como por exemplo: providenciar um layout novo, divulgar mais os posts em várias redes sociais, melhorar a média diária de visitas, estudar mais sobre publicidade online e formas de rentabilização. Se você ainda não pensou nas metas do seu blog para este início de ano, convido a você fazer também este exercício. Quem sabe você consiga realizá-las antes que 2009 termine, hein!





Selos e presentes


O Café com Notícias recebeu vários selos em dezembro/2008. O primeiro deles veio do blogs 30 e poucos anos, O Crítico e Homenzinho de Barba Mal Feita. Obrigado pelo reconhecimento, amigos!




















Aproveito para repassar aos amigos: Gustavo Freitas, Tiago Cervo, Emília, Fernando Leroy e Regina Bolico.



Os blogs Luka Free, Hephesto, Histórias e Rankings, Curiosando, ICPNI e Reblogando também presentearam o Café com Notícias com estes selos:
















Aproveito para repassar aos amigos: Arthurius Maximus, Dani Uzeda, Isa Mangelli, Catarino Alves, Viviane Righi, Letícia Castro, Sem Fronteiras na Web e Acione Torres.


O meu muito obrigado pelo carinho e reconhecimento de todos os blogueiros que sempre prestigiam o blog de uma forma muita carinhosa com esses mimos. Aproveito para repassar a todos os blogueiros que presentearam o Café com Notícias com este selo confeccionado (e reeditado) especialmente para este ano. Peço para que vocês presenteem os leitores de seus blog ou de blogs que admiram:




O TOP COMENTARISTA de dezembro/2008





Tchan-tchan-tchan....e o vencedor é....ou melhor, a vencedora da edição de dezembro/2008 foi a blogueira Suzana Martins, do blog Entre Marés. Ela irá receber o novo selo exclusivo (e que não pode repassar para ninguém) da promoção TOP COMENTARISTA, que é um café servido numa xícara dourada. Além disso, a Suzana irá receber em casa o KIT CAFÉ COM NOTÍCIAS com todos os brindes já mencionados. Em breve, ela receberá também uma caricatura exclusiva confeccionada pelo ilustrador Daniel Paiva. Sú, amiga querida, espero que goste dos mimos e que desfrute de tudo com muito carinho.


Ah, se você ainda não conhece o Entre Marés tá marcando bobeira, hein. Na seção da coluna da direita, há um banner do blog dela para que você, durante todo mês, possa ir lá e visitar esta Capitã. Humm, como assim? Calma, calma, a Suzana não é da Marinha, mas é a Capitã mais querida da blogosfera. No seu blog temático, ela usa o mar de uma forma conotativa para velejar entre as palavras e nos brindar com crônicas, poemas e textos reflexivos. Além disso, em cada post ela usa sempre uma imagem que casa de forma harmoniosa com os textos. É uma autora preocupada em intergir com seus leitores e é aberta a troca de idéias. Não é só aqui no Café que a Su é TOP COMENTARISTA: em muitos blogs de amigos e parceiros ela sempre está lá com um comentário inteligente e polido. Su, espero que você continue tomando café conosco em 2009, viu!




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA


O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

27 comentários

  1. Seu blog mereceu todos esses selos.Seu blog é um dos melhores que eu ja conheci e um dos poucos que assinei o feed.
    Obrigado pelos seus comentáios no meu blog!

    ResponderExcluir
  2. Wander querido amigo, vc conseguiu me emocionar com todas essas palavras lindas. Muito obrigada pelo carinho, obrigada mesmo. Saiba que é recíproco. Por isso que seu blog recebe tantos prêmios e elogios, por isso que a audiência vem crescendo. O dono desse cantinho é uma pessoa muito especial e merece tuudo isso e muito mais.
    Eu estou muito orgulhosa por receber esse selo, é uma honra pra mim, uma honra mesmo. Breve eu irei postar no meu blog, vou deixar lá estampado com um post de agradecimento!!
    Parabéns pela iniciativa, viu?!!
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, Wander, já estava com saudades dos seus posts. Que bom que você voltou para preparar o nosso café!

    Você falou de tantas coisas ao mesmo tempo! Quero agradecê-lo por ter me oferecido selos - obrigada mesmo por ter se lembrado de mim!

    Quanto à sua rotina enquanto jornalista, acho que você está no caminho certo. É preciso muita dedicação para conquistar seus objetivos profissionais e, querendo ou não, o jornalista acaba tendo uma relação muito estreita com a área de marketing, de comunicação. Isso faz parte! A propaganda é a alma do negócio... propaganda boca a boca, então, nem se fala! E com a ajuda da internet, tudo fica mais fácil. Seu trabalho já está sendo reconhecido, e torço para que em 2009 ele cresça ainda mais... que a luz do reconhecimento brilhe pra você!

    Abraços! Muito sucesso...

    ResponderExcluir
  4. Só passei aqui para dizer que acessei agora o "Entre Marés" e gostei do que vi lá. Mais tarde, darei uma navegadinha para conhecer melhor e comentar, com mais calma.

    Pelo que constatei, ela mereceu mesmo ser a top comentarista do mês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Que chique!!! Amei os selinhos, eba!!! O exclusivo então, nem se fale! hehehe Vou visitar o Entre Marés, sem falta, compadre!
    Amigão, vc merece tudo o que tem acontecido com o Café e muito mais. Este ano será especial, já sabemos disso e estaremos com as mãos na obra, com certeza.
    De uma coisa vc pode estar certo, no que depender do Babel, estes cafés vão continuar quentinhos e deliciosos. Venho sempre!
    Beijo carinhoso pra vc e parabéns um milhão de vezes!

    ResponderExcluir
  6. Poucos blogs se destacam no meio dos milhões que aparecem na net mas o café sem dúvida é um dos que marcam presença....sempre com artigos excelentes e bem escritos.
    Espero poder ler seus artigos aqui por muito mais tempo e parabéns pois não é fácil manter o blog sempre atualizado com posts coerentes.

    ResponderExcluir
  7. Olá Wander! Que bom que já voltou de férias, estava mesmo querendo ler mais novidades por aqui.
    Adorei você ter me passado o selo! Muito obrigada! Só que o meu Mente Sã, foi hackeado. Já chorei horrores. Estou em uma nova etapa de reconstrução total, fazendo outro blog. Mas fica a dúvida, levo o selo para o novo blog, já que não tenho mais o antigo?
    Beijos e fique na paz.

    Aqui está o novo endereço:
    http://www.casadamangelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Wander
    Muito obrigada, é uma honra para o aprendermos receber selos do café com noticias, fico muito grata pelo seu carinho.
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo sucesso, Wander! É a prova e consequencia do belíssimo trabalho que desenvolve por aqui.

    E a reedição do selo ficou muito legal. Já peguei o meu!! hehehe

    Abração e mais sucesso neste novo ano!

    ResponderExcluir
  10. Wander,

    O Café merece todo o sucesso que acumula durante este quase 1 ano e meio de jornada. Sou suspeito para falar sobre seu trabalho, afinal, amigo tende a dar aquela força a mais. No entanto, pouco tempo basta para que qualquer um perceba sua dedicação ao blog Café com Notícias. Dedicação que confere-nos um conteúdo de qualidade, elaborado com o rigor de quem conhece bem as trilhas do webjornalismo.

    Abraços e até mais.

    OBS.: obrigado pelos selos!

    ResponderExcluir
  11. Amo cafezinho...
    e esse que vc oferece tem gosto daquele especial, que tomamos na companhia de amigos queridos!!!
    abçs, parabéns pelos selos!!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente seu blog vem crescendo e 2008 como você mesmo disse foi um ano muito bom. Cara, continue assim que tu terá sucesso!

    www.centralldamusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Wander!
    Vim conhecer teu blog, retribuindo a visita que me fez.
    Adorei o que vi por enquanto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. parabens pelo blog... muito bem escrito e muito bem organizado!!

    abração. e feliz 2009

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela lembrança camarada! Responderei em breve.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. tudo isso é merecido. fazia tempo que nao cruzava com voce parabens e boa sorte. abraços!

    ResponderExcluir
  17. Cara, você é de BH também... Grande honra...

    ResponderExcluir
  18. Oi, Wander!!!
    Parabéns pelo sucesso. Seu blog é mto especial e mereceu todos esses selos. Pois o que é bom merece sempre ser reconhecido. E para continuar a caminhada deste reconhecimento, tem mais um selo pra vc no morango!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo ótimo 2008. Que este ano seja ainda melhor.

    Saludos!

    http://gambetas.blogspot.com

    - O Gambetas está de volta!

    ResponderExcluir
  20. Oi Wander!

    Obrigada pela visita. Eu já passava por aqui pra dar aquela espiada, e te garanto todos os prêmios e reconhecimentos são merecidissímos. Parabéns!

    Vou passar por aqui mais vezes pra poder me informar e respirar conhecimento saúdavel.

    Fico feliz por ter gostado do Publicidade de Salto Alto. Saiba que é sempre bem vindo por lá. To devagarinho nesse fim de ano pelas festas e tal, mas logo vem post novo por aí!

    Bjokas e tudo de bom!
    Feliz 2009!


    http://jkdesaltoalto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Que delícia passar aqui e saborear um cafézinho.

    Bem todas as suas metas para o blog para 2009 saõ minhas também..rsrsrs...alias queria trer começado o ano com um novo layout.

    2008 foi corrido por demais, por isso uma das coisas que qro para este novo ano é poder reservr mais tempo para os blogs que gosto e que me dão prazer em visitar como o Café com Notícias.

    Parabéns pelo blog que é maravilhoso!

    Um gde bjo.

    ResponderExcluir
  22. Vim agradecer suas visitas e comentários feitos no meu blog.
    Agradeço também por ter me incluído na relação dos seus premiados com selo.
    Desejo sucesso nos seus planos para este ano de 2009.

    ResponderExcluir
  23. Quatro horas por dia para o blog? Nossa, nunca pensei que o Café te tomasse tanto tempo. Mas o resultado é excelente! Tá de parabéns, cara!
    Como é que você consegue todos esses dados? Estou entre os 20% do Mozilla (MF rulez!) Penso em novas metas pro Meus Pensamentos desde o começo de 2008, mas a faculdade me roubou muito tempo e inspiração pro blog (isso me preocupa), mas 2009 já trouxe novidades, como o novo layout.
    Parabéns pelo sucesso do Café e que ele continue firme e forte por muito tempo!
    Abração, cara!

    http://lucasconrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá Wander!

    Primeira passagem pelo blog, por mais estranho que isso possa parecer a um blog tão popular, conhecido e recomendado na blogosfera. Porém faço meus contatos blogo-virtuais de maneira moderada, apesar de estar ativamente postando há mais ou menos 6 anos. Minha proposta é um tanto intimista, como se o blog fosse uma "exteriorização" do que não se fala... mas enfim, não estou aqui para falar de mim, hehehe...

    Realmente um espaço bastante convidativo - visual e proposta. Um bom café (capuccino para mim, obrigado) envolve e deixa os textos com um sabor diferenciado.

    Visitas futuras agendadas! E corra com seus projetos porque o ano termina antes de darmos conta!

    ResponderExcluir
  25. Wander, fico muito feliz ao receber o seu carinho com o lindo selo.
    Desejo que todos os degraus da tua vida sejam repletos de LUZ.
    Feliz 2009
    Parabéns.
    Bjos
    Luka

    ResponderExcluir
  26. Poxa, que sucessão, hein!

    Não sou frequente no seu blog, mas ja passei por aqui algumas vezes!

    Parabéns pelos seus posts e promoções! A propaganda é a alma do negócio, hehe!

    ;)

    ResponderExcluir
  27. Como vai Wander?

    O Café é um tipo de blog mágico, que reuni as noticias e as expoe de uma maneira ética, deixando claro que o objetivo principal é manter o leitor informado, nao chamar a atenção como muitos blogs fazem utilizando baixarias ou fatos q já passam exaustivamente na TV.

    Meus sinceros parabéns, desejo MUITO sucesso a vc como jornalista e a este blog muitos anos de vida, conteúdo e novidades!!!

    Por blogs assim é que eu nao me afastei da blogosfera.

    Abçs!!!

    ResponderExcluir