Blogosfera - 13 dicas para aumentar a visibilidade do seu blog

janeiro 14, 2009



Vire e mexe, ao entrarmos em redes sociais ou visitarmos metablogs (blogs que falam de assuntos relacionados a blogosfera e internet) encontramos excelentes dicas de como aumentar audiência de um blog, principalmente por meio das redes sociais. Mas o que me chama atenção nessas dicas é o fator midiático do blog, que muitas vezes não é citado.

Claro, parece até redundância reforçar a caracterítica de um blog como mídia. Mas muitos autores esquecem disso, por incrível que pareça. Um blog quer leitores, quer cliques, quer rentabilidade por meio da publicidade - ou seja, tudo que uma mídia, independente do meio, precisa para ter relativo sucesso e credibilidade.


O Café com Notícias reuniu 13 importantes dicas para os blogueiros que querem fidelizar leitores e, ao mesmo tempo, obter relativo sucesso no seu nicho. Lembrando que todas essas dicas são relativas a minha experiência na blogosfera de quase 4 ANOS atuando de forma profissional. É importante lembrar que cada blog possui as suas particularidades e o autor deve ficar atento aos hábitos dos seus leitores e adaptar essas sugestões a sua realidade, ok. Então, vamos a elas:


1. Crie conteúdo original e de qualidade, pois seu blog é uma mídia!


O que encanta e chama atenção de um leitor é a capacidade que um blog tem em produzir conteúdo original, de qualidade, escrito com português correto e que valorize o tempo do leitor. Os blogs são por característica um espaço de debate e de opinião. O autor, ao escrever, pode informar e opinar, sem problema: seja na produção de artigos, matérias ou crônicas. Aposte em outras modalidades de post como videocast, podcast, ilustrações ou fotografias.

Mas, não se esqueça de contextualizar o leitor com um breve texto. Seja ético e honesto: ao publicar um post, evite copiar um texto na íntegra de outro blogueiro ou site, para isso existe o link. Se caso for muito útil publicar um texto que não é seu, copie de um ou dois parágrafos e escreva a seguinte frase contendo o link do site original: "Confira o texto completo ao clicar aqui". Lembre-se que os posts do blog são escritos para o leitor, e não para ego ou prazer próprio.


2. Divulgue os artigos em redes sociais


Existe uma infinidade de redes sociais, como por exemplo: diHiTT, Tem Link, Linkk, Link To, Rec 6, Pigg, Websapiens, Total News, Do melhor, Yoomp!, Ouvi Dizer, Uêba, BlogBlogs, Twitter, Orkut, entre outras. Divulgue seus artigos lá e não se esqueça que depois de publica-lo votar no seu e em outros post que lhe chamarem atenção. Em muitas dessas redes há espaço para um comentário. Comente não só lá, mas no blog deste autor. Faça amizade e sempre que puder interaja.

Passeie pelas redes sociais sem compromisso, como se fosse um ato de lazer. Não entre nelas buscando de imediato audiência, elevação de nº de cliques ou até mesmo um comentário. Isso é com o tempo! Não se desespere.

Já no Orkut, coloque o endereço do blog no seu perfil, crie uma comunidade para o blog e frequente comunidades relacionadas a blogs. Outra dica é participar de lista de discussão sobre blog, como por exemplo a BlogLista. Muitas vezes, as dúvidas podem ser esclarecidas nas discussões propostas na lista, participe!


3. Crie um feed do seu blog e deixe-o num lugar visível


Uma importante ferramenta para fidelizar leitores é o sistema de RSS, também conhecido como Feed/RSS. É por meio disso, que o leitor poderá acompanhar de perto e receber, seja por via e-mail ou programas leitores de RSS, todas atualizações do seu blog.

O site Feedburner, do Google, oferece gratuitamente este serviço. Além disso, uma dica importante, é colocá-lo num lugar visível no blog para que o leitor consiga visualizar e se cadastrar.

Há vários ícones divertidos na internet em que você pode adaptar e criar um Feed diferenciado, pesquise! Ah, outra dica para autores que usem a plataforma do Blogger é disponibilizar o recurso de Seguidores, onde se é possível receber as atualizações de todos os blogs que você admira no Painel de Controle do Blogger. Por exemplo, se você gostou do Café com Notícias, então vá até a coluna da direta e siga-me!


4. Quantidade de post no blog e tamanho do texto


Uma coisa que pude observar na blogosfera brasileira é que o leitor prefere ler um bom post que prende ou chame atenção, ao invés de um post batido e desconexo. Ofereça novidade ao seu leitor, sempre. Inove! É importante deixar uma coisa bem claro para os blogueiros: não tenha preguiça de ler. Se você deparar com um post longo, veja se tem algo que acrescente conteúdo e leia. Não seja preguiçoso! Para os autores empolgados com post grandes (como eu, por exemplo!), a minha dica é dividir o texto em retrancas ou subtítulos.


Sugiro aos autores publicarem dois ou três artigos por semana ou um por dia. Claro, isso depende muito do público de cada um. Mas três por semana, principalmente para os blogueiros iniciantes, ajudam muito pois eles terão um dia para escrever e outros três para divulgar o blog. A organização do autor é alma do negócio. Separe um dia para escrever, programar os textos e os outros para divulgá-los nas redes sociais. Na home, o ideal é que se tenha de 3 a 5 post longos ou até 9 post se for naquele estilo de sinopse, como acontece aqui no @cafecnoticias. Há também a possibilidade de se colocar sinopse de vários post na home. Particularmente, não gosto desse recurso, pois ele incentiva o leitor a ler somente o resumo.


5. Faça amizades com outros autores


Uma das coisas mais legais da blogosfera é o fato de fazer amizade com outros blogueiros e trocar idéia. Faça amizade, mas não seja oferecido, nem oportunista: seja sincero nas suas palavras e ações. Cative pela suas idéias e procure conversar com blogueiros que compartilham dos mesmo ideiais que você. Forme grupos de amigos e apresente um aos outros. Converse por e-mail, Orkut, MSN, Skype e fidelize. Leva a amizade para o mundo offline e se puder ou sentir confiança combine de se conhecerem pessoalmente.

Não seja egoísta ou mesquinho: compartilhe o seu conhecimento com outros autores. Uma amizade pode render várias parcerias profissionais, pense nisso! Ah, outra dica: seja sincero na troca de links. Recomende aos seus leitores/internautas blogs que você realmente visite e/ou admire. A melhor parceria que pode existir é um blogueiro sempre visitar e comentar no blog do outro - isso sim que é um eficiente sistema de parceria.


6. O comentário - o melhor cartão de visita do blogueiro!


O comentário é o momento de troca de idéia entre autor e leitor. Para os blogueiros, isto funciona como um cartão de visita. Um comentário bem escrito e educado chama atenção, não só do autor, mas de outros blogueiros/leitores. Comente em outros blogs, mas sem a prerrogativa de esperar rapidamente um comentário.

Se o seu leitor tiver um blog, retribua o comentário e procure fidelizá-lo. Procure comentar em blogs que você acredita ter um bom conteúdo e de autores que levam a blogosfera a sério. Não se trata de ser um blogueiro profissional, nem amador. Não é isso: é do autor que respeita os seus leitores e é preocupado em oferecer conteúdo de qualidade. A partir de um comentário pode nascer uma amizade!


7. Fuce o blog de outros autores


Quando visitar um outro blog, aprecie este espaço ao máximo, seja interagindo com o autor ou observando as funcionalidades do blog, os links, os plugins e a representatividade dele na blogosfera. Conheça o trabalho deste autor, veja o quanto ele é citado na blogosfera. Veja quem faz parte do blogroll dele. Procure criar amizade com autores que você admira - às vezes, é na conversa informal que se sai os melhores aprendizados. Seja curioso e pesquise conteúdo! Muitas vezes você pode encontrar um aplicativo interessante num outro blog que pode lhe interessar.


8. Rentabilize o seu blog, pois ele vale ouro!


Inscreva o seu blog em programa de afiliados e rentabilize o seu espaço. Há programas que pagam por clique outros por comissão na venda de um produto. Veja qual é o melhor para o seu blog e não se esqueça de casar a publicidade com o nicho e/ou o conteúdo do seu blog. Excesso de publicidade incomoda os leitores que ficam perdido com a quatidade de anúncios. O ideal é organizar espaços específicos e que atraem. Veja mais dicas neste video, ao clicar aqui.

Claro, a audiência de um blog ajuda muito no faturamento, mas não é tudo. A credibilidade é um fator importante. Você compra um produto de um blog que não lhe passa credibilidade ou honestidade? Pense nisso. Vai uma dica de alguns dos programas de afiliados mais usados pelos blogueiros: Google Adsense, Submarino, Americanas, Mercado Livre, Busca Pé, Catho, entre outros.

Além disso, você pode criar alternativas de comercializar espaços, como banners para empresas/sites, fazer publieditoriais, links pagos, divulgar uma outra promoção e fazer resenha de produtos. Ofereça seu blog para empresas ou agências de social media por meio de um mídia kit.


9. Distribua selos, crie meme ou promoções


Os selos são um ótima oportunidade para premiar os blogs que você admira e, ao mesmo tempo, sondar os blogs que são mais premiados na blogosfera. A premiação nem sempre acontece por amizade, mas pela qualidade que um blog possui e a sua originalidade na blogosfera.

Já os meme são uma espécie de sugestão de pauta, muitas vezes ligadas a assuntos pessoais. Mas nada lhe impede de criar um meme de acordo com o estilo do seu blog e repassá-lo para blogueiros em comum. Seja criativo! Bom, as promoções são um chamarisco importante para aumentar a audiência de um blog e, ao mesmo tempo, fidelizar leitores. Crie algo interessante e inédito.


10. Divulgação no Orkut é uma boa, sim!


Existem várias comunidades no Orkut sobre blogs que possuem o jogo "Comente no blog acima". O bacana desse espaço é a indução a visita a um outro blog e, por meio do comentário, trocar idéia com o autor. São nessas comunidades onde há maior presença de blogueiros novatos, por isso é mais um espaço interessante para conhecer novos trabalhos e conquistar leitores. Fique atento aos horários e ao público presente nessas comunidades: por incrível que pareça, há horários em que há predominância do público adolescente, outras jovem/adulto. Tenha paciência!


11. Evite comentário programados ou spam


O que mais irrita um blogueiro é receber um comentário programado, do tipo: "Legal seu blog. Visite o meu: http://...". Isso é uma tremenda queimação de filme, e mostra que o comentarista não leu o seu blog, é adepto do clique pelo clique, não respeita o trabalho dos colegas e nem valoriza o tempo do autor e/ou leitor. Essa prática pode gerar um boicote social que o blogueiro nem faz idéia que exista, mas existe. Outra prática suicida na blogosfera é usar o espaço de comentários para repassar spam ou correntes de e-mail. Lembre-se: o comentário é o seu melhor cartão de visita na blogosfera.


12. Modere os comentários no seu blog


Isso não é censura, é bom senso. Muitos leitores usam o comentário em um blog para fazer palanque de algo que não tem nada a ver com o post ou para agredir o autor com palavras agressivas e de baixo calão. Em respeito aos leitores, modere os comentários do seu blog. Lembre-se que receber uma crítica não significa uma ofensa. Crítica é outra coisa, que vem da experiência, da capacidade argumentativa e da educação.


13. Divulgação offline aumenta a credibilidade


Consciste no ato de você divulgar o seu blog para os seus amigos, familiares, colegas de trabalho e em veículos de comunicação. Mande um e-mail ou telefone para jornais, rádios, TV ou sites da sua cidade, divulgue o seu trabalho e se ofereça para falar sobre blogs ou sobre o nicho do seu blog.

Jornalistas colecionam fontes para tudo, mas lembre-se que é importante você, ao se oferecer como fonte, contextulizar uma possível sugestão de pauta. Participe de concursos de blog, não só pelo fato de ganhá-lo ou obter prêmios, concursos sérios como Prêmio Ibest, Best Blog Brazil e The Bobs pode lhe render reconhecimento social, tanto para atrair novos leitores, quanto para conquistar contratos de publicidade ou de trabalho como freelancer.


Também faça uma conta no Twitter e compartilhe com seus seguidores o link do seu blog. Outro meio de divulgação offline é fazer cartões de visita, calendário ou marcador de livro e distribuir para pessoas que são possíveis leitores do seu blog. Então, pense: qual é público do meu blog? Qual é a idade média dos meus leitores? Homens ou mulheres? Adolescentes ou adultos? A partir disso, você pode pensar numa divulgação offiline barata e de sucesso.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

50 comentários

  1. concordo plenamente com tudo - mas algum diferencial deve existir para conseguir um lugar ao sol - inovar/criar/buscar coisas consideradas impossiveis ou inviaveis/buscar o que ninguém conhece e partir dai criar situaçoes que crie um laço leitor/blogueiro de fidelidade e cooperaçao.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas Wander...com certeza se segui-las o blog terá muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Bela e superútil seleção de dicas, Wander! É importante que sempre estejamos abertos para aprender e a melhorar nossos métodos de trabalho. Valeu mesmo!

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Ora, se uma pessoa copia tudo de outro blog ou site, então porque ele tem um blog?
    Memes também podem aumentar as visitas, porém, geralmente o leitor que não tem um blog não entende o que é isso.
    Muito bom o seu artigo.

    ResponderExcluir
  5. A maioria dos blogueiros desanimam com o pouco tráfego e a pouca divulgação do seu blog. Mas coisas simples podem fazer muita diferença, como o que você disse sobre o uso dos Feed, comentar frequentemente em outros blogs, e a divulgação online e offline.

    Boas dicas.


    http://www.quartodealuguel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito boa as dicas. Apesar de ser praticamente as mesmas dicas sempre em todos os sites, você deixou sua opinião e deu um toque especial a postagem.. isso irá ajudar muito blogueiros iniciantes, como eu.

    ResponderExcluir
  7. Li todas as dicas.
    De vez em quando busco esse tipo de dicas pelo google, e gostei muito das suas.
    Obrigado!
    =)
    Tem algumas coisas novas que você disse que vou tentar seguir!

    http://esperaemdeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. dicas para uma vida inteira como blogueira hahaha


    gostei , e é exatamente isso que ando fazendo rs

    beijao

    ps: 5 capitulo pronto de safira

    ResponderExcluir
  9. Criatividade como a iniciativa do 'top Comentarista (que hei de roubar um dia! rs)

    Mas a ilusão de que vamos todos ganhar $$$ na blogsfera tem feito as pessoas buscarem a 'fama' de forma desenfreada...

    Como no mundo real, diga-se.

    Talvez seja melhor dar um rtecado bem dado e atrair a atenção das pessoas certas para...

    Um dia, quem sabe, ser convidado para ganhar 4 em outro lugar - escrevendo as idéias que chamaram a atenção no seu blog.

    Não acha?

    Abç

    ResponderExcluir
  10. Suas dicas valem ouro.
    Divulgar um bom blog vale a pena, o problema é quando ele não vale a pena.
    Assim como uma mídia, exemplo a tv em que há bons e maus programas. Temos terríveis blogs que só pensam em tráfego e esqueçer do conteúdo.
    Faltou esta dica: cuide do conteúdo dele, de nada adianta um blog com ótimo layout e ótima divulgação se é totalmente vazio.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo também... Eu me identifiquei com vários apectos deste post e tenho me esforçado, diariamente, para tornar o meu blog mais atraente... Sei que tenho muito ainda o que aprender, mas tô indo lenta e progressivamente, sem pressa!

    Com relação às parcerias, já quebrei a cara... Já tive banner, mas pouquíssimos blogueiros me linkavam, ou seja, levava cada calote daqueles!
    Portanto, os 3 parceiros que ainda estão lá no meu blog são pessoas sérias, que ainda ainda mantém o meu antigo banner em seus blogs.

    ADOREI AS DICAS!!! =D

    Abração!


    http://bl-dopedro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Wander, achei muito valiosas suas dicas, principalmente para mim que estou iniciando. Já aplico algumas delas e outras estou implementando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. MUITO BOA... DICAS SEMPRE SÃO BEM VINDAS.... SE PUDER DÁ UM PULO NESSE ARREMEDO LITERÁRIO QUE É O MEU BLOG.

    http://hellboynews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Um blog como o Café realmente precisa serguir tais regras, pois seu conteúdo é direcionado e sério. Asim como milhares de outros, as dicas são altamente válidas. Mas pra mim, pelo menos no meu blog pessoal, a função é escrever sem compromisso, pauta, deadline ou qq outra coisa...só tá lá pq está, rsrs.
    Acho mto bacana a iniciativa de se criar um blog sério com um conteúdo direcionado, pretendo até entrar nesse meio algum dia...rs

    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Wander.

    As suas dicas foram muito úteis, pois em breve estarei montando o meu blog. Equanto isso, sempre que posso, venho aqui acompanhar o seu que sempre traz uma notícia mais interessante que a outra.

    Não concordo com o que o Alexandre disse acima. Creio que todos os blogueiros devem escrever para o leitor, e não só pelo prazer de ter um blog. Afinal, depois que o autor escreve ele vai lá e divulga, certo. Então, lógico que ele está escrevendo para um leitor, e não somente para si.

    O que percebo, mesmo de longe, é que tem muito blogueiro orgulhoso e egoísta que só pensa em si - e esquece que o blog para ganhar vida precisa de leitores e de público.

    Não entendo muito de blog ainda, mas acredito que as suas dicas são tanto para blogueiros profissionais/veteranos, quanto para amadores/iniciantes.

    Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  16. Tentei abrir o regula,mento e nãO CONSEGUI!!Vou continuar tentando aqui. E adorei as dicas , vou me colocar como seguidora desse blog, vale a pena conferir com calma!!Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  17. dessas dicas eu só não tenho o habito de praticar a 8, 9, 11, 12 e 13...

    eu tenho um publico pequeno mas eu não me inporto tanto com a audiencia

    :D




    http://blogdatolinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse meu amigo é um blogueiro e tanto, viu?!! altas dicas, vários toques e como sempre inovando em tudo!!

    Wander,
    infelizmente a maioria dos blogueiros são preguiçosos, não gotam de ler, querem apenas escrever e escrever... mas ler é essencial sim, e como vc falou, temos que ler para poder argumentar!!
    Eu fico chateada (confesso), quando eu termino um texto, que dá aquele trabalhão pra fazer e publico esperando críticas, sugestões dos meus amigos e visitantes, mas ao invés disso o que eu recebo é: "bom seu blog!" "Lindo texto!" "Gostei!" Aff isso me deixa "p" da vida! Tudo bem que a pessoa pode ter gostado e ficado sem saber o que comentar, isso já aconteceu comigo. Mas poxa! Argumente, escreve alguma coisa só pra o "escritor" ter certeza de que realmente leu!!
    E essa sua promoção é um incentivo a todos. Eu até comentei com uma amiga do meu blogroll e ela está seguindo vc no blog... hehehe... Ela adorou a promoção e iniciativa!

    E qnto ao dihitt, eu não sei usar!! =/
    Eu criei um, mas só entro para aceitar os amigos e ler algumas matérias que me chamam a atenção. E olha que eu mexo em tudo quando se fala em blog, mas o dihitt eu não sei direito! Talvez porque eu não saiba como funcione, mas agora eu vou aprender! Ah!! Se vou!! hehehe

    Bom, acho que me prolonguei!!

    beijão e tenha uma tarde linda

    ResponderExcluir
  19. Ah... falei, falei e esqueci o principal!!
    A amizade conquistada aqui não tem preço, não tem palavras que descreva a felicidade de encontrar pessoas especiais aqui na blogosfera!
    Eu sempre falo que é muito mais que um nome no meu blogroll, são amigos verdadeiros!!!

    BEijão

    ResponderExcluir
  20. Suas dicas são muito boas e bastante ponderadas. São práticas que funcionam no blog como em qualquer outro negócio.

    ResponderExcluir
  21. Olá Wander, obrigado pela visita no www-acontragosto.blogspot.com

    To nessa de blogueiro há pouquíssimo tempo e essas suas dicas vão me ajudar bastante.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Olá !
    boa noite !

    Ótimas dicas, com certeza quem segui-las terá um blog de muito sucesso !
    Obrigado por ter passado lá no meu ...

    Flw, ateh mais =)

    ResponderExcluir
  23. Concordo plenamente com tudo que você colocou embora eu já tenha perdido a paciência com o Orkut e não use todas as redes de divulgação. Sei lá, Wander, o saco de filó nasceu como substituto do Frontal (anti-depressivo). Nem sei se já havia lhe contado isso...rs Funciona como uma terapia, virou uma brincadeira, daí um vício e chegou a níveis que eu não imaginava... hoje tenho leitores mesmo.. uma média de 80/dia sem divulgar nada (500 por semana), só dando um pulinho no DiHITT e mandando a mensagem para lá.. Eu gostaria de monetizar o blogue, mas tenho uma preguiça gigantesca (igual a uma preguiça pré-histórica) de ler sobre o assunto...
    Tem hora que acho que o saco nasceu para ser o meu mais puro prazer diletante...
    Mas, pela primeira vez, vou clicar naqueles links que você colocou como o das lojas americanas e dar uma olhada..
    Abraços, meu amigo

    Marcelo

    ResponderExcluir
  24. Oi amigão!
    Depois desse belo post, só me resta elogiá-lo ao máximo pela criatividade e compromisso com seus leitores, através de um trabalho sério e de conteúdo apresentado pelo Café.

    Eu faço o meu blog por hobby, nos horários vagos. Mas se eu tivesse "entrado antes nessa vida", com certeza seguiria todos os passos sugeridos por você e teria muito sucesso!

    Obs.: jornalismo e marketing realmente caminham juntos, rs...
    Isso é muito bom!

    Abração!

    ResponderExcluir
  25. Dicas para divulgação de blogs é um certo clichê na rede, mas sempre bastante úteis porque a cada lista aparece a visão de um novo ponto, ou atualização de um mais antigo.
    Parece que a divulgação e resultado rápido de comentários e visitas são as coisas que blogueiros novos, aspirantes ou mesmo alguns já veteranos desejam. Eu já fui meio ao contrário... no começo nem espaço para comentar no meu blog tinha! hehehe... era uma dversão solitária, ou melhor, com outros amigos, mas somente para contarmos das coisas que a gente fazia. Era bastante egoísta sim, admito.
    Mas o tempo passa e a necessidade de mostrar que as linhas de um blog podem ter importância para outras pessoas muda a perspectiva e as pretensções do blog.
    E é por isso que dicas assim serão sempre bem vindas!

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicas, Wander...
    sabe o que eu faço também? Quando envio e-mail no trabalho, coloco embaixo do meu nome (no final), os endereços do meu blog.

    Segundo o Google Analytics, mais de duzentas pessoas viram meu blog através de e-mails que envio.

    Isso é bom!

    Por mais que não comentam, pelo menos sempre que lembrarem vão lá (porque já conhecem)!!!

    abçs e,
    preciso falar contigo sobre o novo plano editorial do JB.

    Dá uma olhada no blog do JB depois pra vc ver... alterei algumas coisas...

    abçs

    Lucas de Oliveira
    Jornal do Blog
    O Renegado

    ResponderExcluir
  27. Ótimas dicas, dá pra aproveitar bastante!

    ResponderExcluir
  28. Gostei das dicas e são sempre valiosas.
    Realmente também concordo que por vezes vale a pena um bom post do que 3 ou 4 diários.

    Os selos e memes é ainda um conceito que não abrangi, mas fica algo a analisar.

    ResponderExcluir
  29. Compadre, excelentes as dicas e super pontuais.
    Vc tem razão quando diz que os comentários são o cartão de visitas do blogueiro e que devemos evitar os spams. Não há nada que irrite mais mesmo!
    Também é muito eficiente a divulgação no Orkut. O Babel começou por aí e todos os posts são divulgados em várias redes sociais, assim que publicados, o que ajuda em muito a circulação do mesmo que é procurado com bastante frequência nos próximos dias, o que nos dá tempo de escrever outro conteúdo original, como vc também pontuou muito bem. Eu opino que está havendo uma conscientização em torno da questão dos blogs como mídia produtora de conteúdo. Por sorte, né? E artigos como o teu vem para ajudar a solidificar a idéia.
    Também sou a favor da moderação. Quantas vezes já barramos comentários ofensivos e inúteis que nada acrescentariam aos nossos leitores, não é verdade? Críticas são uma coisa, ofensa de baixo-calão é outra completamente diferente.
    E, sim, rentabilizar, rentabilizar e rentabilizar! O blog está aí para ser um meio rentável sim, quem de nós não gostaria de viver apenas do seu blog, não é verdade?
    Puxa vida, que completo o seu post sobre divulgação, não? rs Parabéns, meu amigo querido! Assino embaixo de tudo!
    E muitas beijocas pra vc!

    ResponderExcluir
  30. Ah, o vídeo é ótimo! Tô baixando para ter aqui no desktop!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. E ai Wander!!!!

    Essas dicas são interessantes. Um grande erro de um blogger é deixar o seu proprio ego tomar conta do blog, atraves de textos e layouts que são bons apenas para ele, nao para os leitores.

    A questão da digulgação tb foi bem observada. Eu qdo tinha blog só conhecia o Feedburner mas nunca tinha parado para pensar nos seus beneficios.

    Tem gente que só falta tatuar o link blog no braço pra divulgar...rs

    Há certos momentos que eu acho que deve haver total intolerancia, especialmente nos comentários vazios. Isso tb foi muito bem observado aqui.

    E por fim, parabéns por citar que são DICAS para os blogueiros, ressaltando que cada blog "possui as suas particularidades e o autor deve ficar atento aos hábitos dos seus leitores e adaptar essas SUGESTÕES a sua realidade". Nao vejo com bons olhos blogs que postam suas experiencias como formulas mágicas de sucesso certo.

    Mais uma vez, obrigado pelo post excelente.

    Abçs!!!

    ResponderExcluir
  32. ola
    tem um selo pra voce no meu blog..
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Wander, mais uma vez uma ótima postagem.
    As dicas são bem pertinentes.
    Pena que que eu não tenha o tempo suficiete para por em prática todas essas dicas.
    E por você ter essa visão é que eu indiquei seui blog para mais um selo.
    Passa no meu blog Ana Lucia Nicolau e pegue o seu selo.
    tchau!

    ResponderExcluir
  34. Olá, Wander
    Muito legal essas dicas!
    Vivemos sempre em constante aprendizagem. Estou na blogosfera a pouco tempo e coloco em prática algumas dicas assim, e já vejo resultado.
    Acho a qualidade do conteúdo uma coisa fundamental, pois, é a base de tudo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Wander, gostei muito das dicas. Um ótimo post. Com certeza elas serão muito úteis para minha experiência na blogosfera. Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Como sempre você está de parabéns. Muito boa suas dicas. Ontem eu li até a parte do Feed, daí fui tentar colocar em meu blog, mas não consegui. Depois eu vejo se consigo.
    Muitas dicas que você deu eu já sigo, mas é de extrema importãncia para blogs que estão iniciando.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  37. Wander,

    Pegando o clima TOP Comentarista, essas dicas e a argumentação em torno delas são TOP de linha.

    O Sem Fronteiras passa por um processo de recuperação, após os quase dois meses e meio de dois, três posts, em decorrência do acúmulo de tarefas da equipe.

    Bem, o conteúdo original, a divulgação em novas redes e fidelização em outras, a criação da comunidade SF, o retorno dos textos mais longos, as novas amizades, os bons comentários deixados pela equipe, a descoberta de novos projetos e indicação de outros, os selos, a ligeira moderação de comentários e divulgação off, começou a surtir efeito, visível no crescimento de assinantes do feed, seguidores, acessos e comentários.

    A rentabilização é, para nós, uma outra etapa, para um outro processo, em que muitas surpresas nos aguardam, não é mesmo Wander?

    Abraços e deixa o suspense no ar. Faz bem!
    ___________________________________
    Sem Fronteiras
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Estava relendo as dicas e confesso que coloquei nos favoritos...ja tinha comentado neste post mas sempre volto pra dar uma espiada.

    ResponderExcluir
  39. Passei aqui para rever algumas dicas deste post, a fim de tentar melhorar alguma coisa no meu blog.

    Estou pensando em tentar rentabilizá-lo, mas ainda não tenho certeza se seguirei esse caminho.

    Gostaria de sugerir ao Café um outro post que contemplasse mais dealhadamente essa questão. Acho que seria bacana!

    Abraços, Wander!

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde!

    Mais uma ótima iniciativa do Café!

    Assim como você, também li diversos textos com super dicas para ser um 'blogueiro famoso' é aí que mora o erro.

    Criei o Garota Pendurada não em busca de fama, mas para publicar minhas idéias de maneira leve e descompromissada. Com o tempo, fui amadurecendo e o meu estilo de escrever modificou-se, em parte, graças as amizades que criei na blogsfera que me orientaram, criticaram e me fizeram ver onde eu preciso, até hoje, melhorar (isso pode ser percebido lendo a primeira postagem do blog e a atual).

    Mais que fama, o blogueiro deve ter a certeza de que seu trabalho está, de certo modo, somando, contribuindo. Fico muito feliz em ver que os leitores chegam lá, lêem e falam que algo de minha autoria os ajudou de alguma forma.

    O que eu gostei, em especial, nesta postagem é que o tempo todo você mostrou que o importante é a qualidade. Espero que blogueiros que não tem dado qualidade ao conteúdo de seu blog e / ou aos comentários, vejam esta matéria e se tornem pessoas mais conscientes.

    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. ainda não sei nada da blogsfera
    muito que aprender...
    OBRIGADA! MUITO OBRIGADA PELAS DICAS!

    Abs e sucesso

    www.doisps.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Grande Wander, dei uma boa lida e concordo com todas as dicas, algumas já apliquei e de fato me trouxeram bons resultados.
    Estou vendo um melhor forma de utilizar todas estas dicas para que meu blog, seja um blog de sucesso!
    Preciso melhorar a divulgação, para aumentar ainda mais o número de visitas diárias, já estou com um número razoável, mas sempre podemos e queremos melhorar, afinal isto faz parte da evolução e satisfação pessoal e profissional.
    Na #cparty, fiz uma divulgação offline, entregando umas camisetas do Blog do Moura, o pessoal gostou, e eu também, claro!
    Com isto posso dizer que já tenho umas camisetas espalhadas pelo Brasil afora (MG, RJ, RS, ABC-SP), também coloquei no Flickr (http://www.flickr.com/photos/blogomoura/).
    Wander, obrigado pelas dicas, são muito úteis.
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura

    ResponderExcluir
  43. Excelentes dicas, parabéns pelo trabalho.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  44. ótimo post...boas dicas para inicinante como eu e tbm para os mais experientes

    ResponderExcluir
  45. Haja tempo para acessar tantas redes sociais!! Já fiz algumas coisas que você citou ai! Estou na luta divulgando meu blog também... Parabéns pelo seu...

    http://analisevirtual.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  46. Foi uma Grande Ajuda para mim.. que como os outros tambem estou iniciando..
    Wlw

    ResponderExcluir
  47. olá, muito bom esse seu texto de dicas... estava pensando em pq meu blog não avança, e, ao ler suas dicas, identifiquei alguns erros básicos e vou procurar me corrigir, a partir de agora.

    gde abço.

    wally,

    do blog Desafiando Limites

    ResponderExcluir
  48. Oi,
    estava buscando no google como aumentar a visibilidade do meu blog, e te achei na primeira pagina, nossa parabéns!! Não sabia que um blog pudesse ficar em primeiro lugar.
    Gostaria de sua opnião sobre o meu blog, comecei agora e quero melhorar a divulgação dele. Ainda não sei muita coisa sobre o assunto e estou incrementando o blog com coisas que acho importante. Acredito que todos precisam se sentir bem e as mulheres se sentirem bonitas...rs
    Caso vc possa passar para dar sua opnião gostaria.
    o endereço é http://tododiabonita.blogspot.com
    Nossa mas o seu blog é muito diferente do meu, tem tanta coisa aqui...rss

    ResponderExcluir
  49. Mto bom esse post, estou começando a "bloggar" agora, faz uma semana para ser mais exato, e adorei as dicas desse post, vão ser de grande ajuda com certeza!! abraços e parabens!!!

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde!

    Em primeiro, agradeço pela iniciativa em compartilhar conosco os seus conhecimentos. Estou entrando agora neste mundo e vi que sou apenas mais um amador que quer se tornar profissional algum dia.
    Em segundo, tenho a dizer que o artigo é simplesmente incrível. Um verdadeiro mapa e manual de sobrevivência ao mesmo tempo. Adicionei aos meus blogs preferidos.

    Grande abraço e continue com este excelente trabalho!

    ResponderExcluir