Café Rapidinhas - Internet, MTV e mais do mesmo no JN

janeiro 31, 2009

O Café com Notícias selecionou alguns dos destaques mais comentados nos noticiários e fóruns de discussão da internet. A pedido de alguns leitores desse blog, o quado Café Rapidinhas volta com algumas novidades, com muita informação, mas sem deixar de lado a opinião, que é a marca registrado deste espaço. Vá até a cozinha, pegue um café e aprecie com moderação todas essas notícias, ok.


Café Quente: A internet é um fenômeno da democracia da informação. Devido a esse poder de circulação gratuita de conteúdo, há várias polêmicas entre empresas, gravadoras e artistas sobre como coibir a pirataria e aproveiter esse potencial de divulgação. Muitos artistas e profissionais tem apostado na web, como plataforma que dá visibilidade a um trabalho. Recentemente, a banda Nine Inch Nails disponibilizou todo o seu novo álbum na internet, além de imagens em alta resolução de shows da banda, com intuito de que os fãs reeditem e distribuam o conteúdo por várias frentes, principalmente nas redes sociais. Aqui no Brasil, o ex-ministro da Cultura e cantor Gilberto Gil também tem apoiado essa iniciaciativa. Gil incentiva o público de seus shows a filmarem o conteúdo da turnê de seu álbum mais recente, Banda Larga Cordel, e distribuí-lo pela internet - ele até criou um canal no YouTube que exibe e recebe estas performances.


Café com Leite: Parece que a "maldição" dos ex-VJs da MTV de não conseguirem emplacar na TV aberta assombrou de vez a modelo e apresentadora Daniela Cicarelli. Semana passada, ao anunciar a nova grade da Band, em 2009, para o mercado publicitário e imprensa, o nome de Cicarelli não foi nem citado, muito menos se comentou um novo programa ou quadro. No ar com o Band Verão, no horário nobre da Band atualmente, Cicarelli não conseguiu sair do 1 ponto de audiência. Nos bastidores, comenta-se que a ex-Ronaldinha não terá o contrato renovado. Muitas mudanças na Band vem por aí, como a estreia de uma revista eletrônica matinal comandada por Patrícia Maldonado, Daniel Bork e Lorena Calábria, a volta do CQC com novidades e o programa semanal de Adriane Galisteu.


Café Xpress: E por falar em MTV, a emissora musical resolveu que no ano de 2009 irá investir no público de 18 a 35 anos nos programas da sua nova grade. Além disso, ela irá apostar mais em formatos com mais conteúdo, humor, informação, documentários sociais e debate, baseado no tempo de duração de 15 minutos. Mas a faixa de clipe, que é a marca registrada do canal, vai ao até às 17h, depois disso entra a grade de produção de conteúdo. Veja aqui os novos VJs da emissora. Parece que a emissora resolveu que é hora de crescer junto com o seu público da década de 1990, não é mesmo !?!




Café Premiado: Atenção leitor do Café com Notícias! Hoje é o último dia para você participar da edição de janeiro/2009 da promoção cultural TOP COMENTARISTA. Veja o regulamento aqui e participe, pois a promoção ocorre durante todo o ano. O leitor mais assíduo do blog irá receber na sua casa, via Correio, um KIT CAFÉ COM NOTÍCIAS que contém: uma revista Diário de Bordo; uma revista PQN; um jornal institucional do Shopping Oiapoque; uma agenda 2009 exclusiva da INAP de edição limitada; um calendário 2009 do Café com Notícias; um marcador de livro do Café com Notícias; uma xícara de café exclusiva; um pote de Café Solúvel de 50g; um pacote de Bis de chocolate; um pacote de biscoito cream craker sabor dois queijos; dois pacotes de 22g de Sopa Vono; uma caneta azul, um chaveiro em formato de tênis all star e um dado vermelho de pelúcia. Boa parte desses prêmios é para o leitor do blog fazer um lanche rápido muito gostoso entre café e notícias, ok. A cada mês os prêmios mudam! Aguarde que vem aí muito mais novidades para o KIT! Fique ligado e participe!


Café com Creme: A Rede TV! anunciou que por um período temporário o telejornal TV Esporte e Notícias, exibido das 11h45 às 12h30, sairá do ar para dar lugar ao desenho Pokémon, a partir da próxima segunda-feira (02/02). De acordo com a assessoria de imprensa da emissora, a alteração é temporária devido às novas instalações do canal que saíram do Alphaville, em Barueri, e foram para um espaço maior em Osasco, na beira da Rodovia Castelo Branco. Mais uma vez o jornalismo sede espaço para a programas enlatados, devido a baixa audiência. Será que vai haver mais demissões? Na contramão, a TV Record tem exibido, pelo menos aqui em Minas Gerais, várias vezes do dia o desenho do Pica-Pau, principalmente na programação vespertina. Ao que parece, os desenhos animados são uma alternativa para segurar ou aumentar a audiência das emissoras de TV aberta.


Café Frio: O Jornal Nacional (JN) de sexta-feira (30/01) voltou a exibir a vinheta de abertura com o JN "voando" sobre a redação. Durante um bom tempo - quase dois anos, a TV Globo só colocava a vinheta reduzida com a sigla depois da escalada (manchetes do telejornal). Oficialmente, a Globo nega que tenha cortado a vinheta e que ela sempre existiu. Mas, os telespectadores que acompanham o noticiário de maior audiência da TV aberta notaram a diferença, não só na vinheta que ficou maior, mas até mesmo no conteúdo das notícias que tem investido em notas cobertas e em matérias investigativas. A medida até soa uma tentativa de dar mais vida ao telejornal que ganhou um irmão gêmeo, desde 2005, o Jornal da Record, da TV Record, que competem por alguns minutos no mesmo horário.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

30 comentários

  1. O download de músicas está ficando cada vez mais popular, e empresa alguma conseguirá impedir isso. A banda Nine Inch Nails fez certo, porque cada vez menos gente está comprando CD's.
    Quanto a Cicarelli, ainda bem que ela vai sair da programação da Band.
    Prêmios novos no concurso Top comentaristas?Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Caro colega que também toma café,gostei desse espaço!

    Mas comentemos sobre as notícias.

    - Café quente: o mundo é dos espertos, quem menos corre voa. Ou seja, se não pode vencer a internet, junte-se a ela.

    - Café com leite: O público que assiste a MTV é muito diferente do público que vê outros canais. PS.: A MTV agora é aberta pra quem tem parabólica.

    - Café Xpress: Por ter se tornado um canal aberto para quem tem parabólica, a MTV tem que mudar seu formato ou então... glup glup glup

    - Café premiado: No comments

    - Café com creme: Depois o pessoal acha estranho a globo ter mais audiência, porém queiram ou não, ela firma sua grade de programação e tem trabalho firme. Quanto ao Pica Pau, é duro ter que aguentar o sobrinho vendo aquilo todo dia, e ai de quem mudar de canal. Credo!

    - Café frio: Com relação a vinheta, pra mim isso não importa. Quero notícias de qualidade e .

    Tenho comentado e claro, tomado café com amigos!

    ResponderExcluir
  3. òtimo quadro esse:
    Já estava mesmo na hora da MTV crescer junto com o publico.... eu parei de assisti-la a muito tempo, hj quem assiste é minha filha de 15 anos.
    É uma pena que seus 'vj's' não dão certo pela aberta. Tem profissionais muito bons, mas isso não se enquadra a ex-ronaldinho. Não tem jeito. Dona Cicarelli é ruim de dó!!!
    Parabens ao prêmio e sorte de quem ganhar.... essa cesta parece deliciosas!!!
    Abços

    ResponderExcluir
  4. Bom, tentar competir com a internet é algo praticamente impossivel para as gravadoras mesmo...Principalmente pq a pirataria aumenta a cada dia, e os preços dos cds, dvds, etc, nunca abaixam.

    Adorei o blog [y]

    ResponderExcluir
  5. Amo desenhos *-* e acho que futuramente , haverá um canal aberto de desenhos [/sonho? , mas espero que de tudo certo e não achava o programa Quem Pode mais taum ruim , era bem legal ' http://conexaotoonami.blogspot.com/ passa no meu '

    ResponderExcluir
  6. Eu apoio os downloads de músicas pela internet, só não me pergunte o que eles ganham com isso. E a respeito da Cicarelli, ela era uma ótima apresentadora do Beija Sapo na MTV, nem sei o porque dela ter saido.

    www.centralldamusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. legal o post
    acho que os apresentadores da mtv realmente só se dao bem la, pena que só posso assistir tv aberta, assim fico limitado a porcarias...

    ResponderExcluir
  8. Compadre, tô aqui esperando meu irmão chegar com os meus sobrinhos, mas com a mão no coração por não poder participar da reunião, viu?
    Adorei as tuas rapidinhas! Quanto à Daniela Cicarelli, essa mocinha já estava na hora de cair fora mesmo. Ela é fanha e não consegue prender a atenção do telespectador. Deveria investir em trabalhos que envolvam apenas a sua beleza, enquanto ainda é jovem.
    A MTV tem feito uma coisas muito interessante, principalmente as que envolvem o Marcelo Adnet, como o 15 minutos e o Furfles on the beach. Ele é talentosíssimo e a galera que o acompanha manda bem tb - Kiabbo, Dani Calabresa, etc.
    Beijocas pra vc!

    ResponderExcluir
  9. A maldição dos ex-VJ da MTV faz mais uma vítima! Mas a Cicarelli não é um grande apresentadora mesmo, nunca gostei de seus programas. Mas eu estou ansioso é com a volta do CQC. Que falta eles fizeram nessas férias.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Pokemon tem mais audiencia que um jornal....esse é o brasil !


    imagino a vida dura de um jornalista ;)


    Gostei do seu drops ;)

    PS:O primeiro selo que eu ganhei veio daqui, muita emoção ;)

    ResponderExcluir
  11. Muito legal a Café Rapidinhas, Wander! Notícias diversas, interessantes e principalmente relevantes! Parabéns.

    Abração

    ResponderExcluir
  12. Gostei de saber que a MTV quer investir mais na programação de 18 a 35, pois apesar de não ser uma telespectadora assídua, sempre senti falta de um conteúdo mais expressivo por lá. Será que vai dar certo?

    Precisamos de mais qualidade na nossa TV... e por falar nisso, acho que a briga entre a Globo e a Record será ainda muito boa para o público em geral.

    Até mais, amigo!

    ResponderExcluir
  13. Eu prefiro assistir o da Record, até o Fantástico caiu em meu conceito.Fico com o Domingo Espetacular da Record tb. Da globo mesmo assisto o Jornal do Almoço ( jornal local) e o Jornal Hoje. À noite fico com o da Record.
    Concorrência na Tv é ótimo, quem sai ganhando somos nós!
    E claro que estamos interessados em levar o documentário para BH. Depois qd puder nos explique o que devemos fazer, tá?
    Ah, se vc tiver um tempinho livre , visite o http://www.babelpontocom.blogspot.com/ tem uma entrevista que a Letícia fez comigo e com meu marido, sobre a CGfilmes.
    Beijinhos!!


    http://www.babelpontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho saudades quando o "M" da MTV significa "MUSIC", na verdade. Hoje é um canal teen de futilidades...e se houver mudanças,não acredito que vá piorar o que já esteja aí. Ao menos é o que eu espero.

    * Cicarelli terá que voltar à sua antiga profissão: Maria Chuteira. Rogornaldo Fenômeno parece que separa-volta-separa. Olhaí, Cica!

    *Olha, diante da "criatividade" destes programas da Recópia, o Pica-Pau é uma ótima pedida! Aliás, Pica-Pau e Chaves salvam a emissora do bispo e a do tio Sílvio!

    * A internet é a grande divulgadora de músicas e de artistas atualmente. O disco "Chinese Democracy", do Guns n' Roses é um bom exemplo: vendas fracas dos CD's, mas recordes de execução no MySpace e top no iTunes. É a grande rede.

    abs

    ResponderExcluir
  15. O Jornal Nacional está, infelizmente, perdendo sua credibilidade.
    É claro que isso não ocorre apenas pelo tamanho da vinheta, mas sim por seu conteúdo que está cada vez mais banal e repetitivo.

    ResponderExcluir
  16. Olá Wander.
    Tem selo para vc no meu blog!
    Abs

    ResponderExcluir
  17. Waander!

    Primeiro comentário de 2009, embora eu tenha entrado no blog lááá de terras estrangeiras! Acho que deu pra ver, né?

    Bom, sobre a Cicarelli: coitada, né? Acho que o maior sucesso dela foi o vídeo dela naqueeeela praia.
    O programa dela na Band era ruim, mas ruim meeesmo! Não que fosse muito diferente do que se vê na TV aberta hoje, mas a apresentação dela não ajudava.

    Sobre o jornal da Rede TV!, eu li sobre isso mesmo, ou na coluna do Flávio Ricco ou na Zapping. Bom, acho meio bizarro dar essa desculpa para não exibir o jornal. Vamos só torcer para que seja provisório, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Wander,
    não tive tempo de ler o regulamento, pra ser sincero contigo, leio teu blog pelo menos uma vez por semana e nem tempo pra comentar direito eu não tenho, creio que saiba das minhas visitas, hoje resolvi comentar por ter lido a respeito do JN que no meu ver está cada dia pior, aprenderam com os outros jornais a falar mais das desgraças alheias do que dar notícias relacionadas a política e economia que eram e ainda são as notícias que eu mais preciso ter e que a maioria da população precisaria querer ver também, já que hoje o que mais dá audiência na Tv brasileira é falar do cara que pulou da torre ou do pai que matou o filho de 5 aninhos e esquecem de que se as pessoas não prestarem atenção no que está havendo com os políticos e com a economia nacional nunca saberão o que fazer ou em quem votar o Brasil continuará a ser um país de semi-analfabetos e de pessoas que não sabem nada a respeito do próprio país, a maioria da população nem sabe o que acontece e como trabalham os senadores e deputados, pois estão preocupados em ver a violência urbana brasileira e se indignar com o que veêm e se esquecem de que tudo isso é fruto de uma sociedade que não vota certo e que não tem coragem de lutar pelos seus direitos, principalmente pelo direito de segurança, a não ser que algum conhecido seu sofra com os efeitos da má administração dos nossos governantes e da incapacidade da nossa polícia.
    Desculpe-me pelo comentário gigante, quanto aos jornais, tento assistir mais ao Jornal Hoje e o J. da Globo e deixo os outros pra quem gosta de ver a miséria alheia e não fazer nada.

    ResponderExcluir
  19. O negócio da Cica é na praia. (comentário maldoso)

    Incompetência e chatice puras. Só chegou a televisão graças ao caso Ronaldo e ao destaque de mídia com as cenas da praia. Talento zero.

    Quanto aos desenhos; adoro o Pica-Pau. Mas retirar um noticiário para dar lugar a um desenho animado é próprio de uma mídia que se interessa apenas pela alienação de seu público.

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre achei que a Cicarelli não tinha muito jeito para a televisão... Ela deve procurar algo que tenha mais a ver.
    Como modelo é ótima mas anda deixando à desejar como apresentadora.

    ResponderExcluir
  21. Não pode com eles? Junte-se a eles !!! Eu acho que se o preço de venda dos CD´s nas lojas fosse mais barato a pirataria não existiria assim como se o cinema fosse mais barato não veríamos tantos lançamentos a venda em "banquinhas" pelas ruas.

    Cica quem?? Nem lembro mais da ex-Ronaldinha !!!

    ResponderExcluir
  22. quanto à vinheta do jornal nacional, eu observo que a vinheta grande é exibida um vês por semana. nos outros dias é a vinheta pequena. sempre foi assim.

    ResponderExcluir
  23. Ain, eu quero os novos brindes da promoção!!! =S
    Sopinha vono, dado, CHAVEIRO ALL STAR!!! Caraca!!!!!!!! Vou ralar muito pra conquistar de novo esses prêmios.. hahahaahaha

    É, infelizmente temos que encarar uma realidade meio fútil, onde programas sem valor cultural tem mais audiência que um telejornal. É lamentável ver como as pessoas fogem de sua realidade, sim, porque isso é desaparecer da realidade!!!

    Abraços meus, Wander!!!

    ResponderExcluir
  24. as pessoas se preocupam com mudanças
    no caso da musica, eu vejo apenas um revolução
    o capitalismo tem q ser reinventar, afinal

    ResponderExcluir
  25. Eu só espero que a MTV consiga dosar o aumento dos programas com conteúdo mais elaborado (ou não...rs) e os videoclips que são a marca e a razão de ser da emissora.

    Parabéns pelo belo Blog!

    ResponderExcluir
  26. É triste saber que Pokemon vais substituir o programa da Rede TV. Já que a decisão é essa, será que não tem uma opção melhor? Abraço!

    ResponderExcluir
  27. De volta e que volta do quadro Café Rapidinhas, não é mesmo Wander?

    Bem, vamos por etapas: o Café Quente. O ex-ministro Gil só dá ola dentro e prova que democratizar a informação e arte é um grande negócio.

    O Café com Leite: o Catta Prêta disse tudo. Nada a acrescentar.

    Café Xpress: a MTV já estava na hora de buscar um novo público, que há muito se cansou de ver a grade de outros canais abertos mudar mais que político com celular grampeado (abafa que é melhor...).

    Café Premiado: quem diria que eu levaria (por isso deixei para comentar este post depois - rsrsrs).

    Café com Creme: direto. Desculpa horrível! E mais uma vez, a categoria paga o pato pela fraca audiência e o baixo investimento em qualidade.

    Café Frio: a velha vinheta é para rimar com os tempos de crise, onde paira o desespero. Chaves resumiria assim: "já chegou o disco-voador...", e a turma toda não sabe se fica apavorada com a novidade ou dignada com a situação.

    Brincadeira... abraços.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!
    Fico feliz todas as vezes em que passo por aqui e encontro matérias tão bacanas...

    Muitas pessoas podem achar que é devido a vc ser um jornalista (lógicamente, isso conta muito), mas eu acredito que a coisa seja mais além do que isso.

    Além de ser nítido que vc faz o que gosta, vc coloca um tom leve aos teu escritos e isso é o que torna o teu blog tão agradávelde ser lido.

    A-D-O-R-O!!!

    SOBRE A POSTAGEM:

    Achei muito divertido vc ter escrito sobre "A MALDIÇÃO DOS EX-VJ's", HIHIHI...

    Parece até que, saidos da antiga emissora, os profissionais estão fadados a geladeira...

    Apesar de não assistir mais a programação da MTV, espero que eles consigam alavancar a programação com conteúdo de qualidade, pois do inicío da emissora até os dias atuais, eles fizeram algumas inovações que saíram como um tiro pela culatra.

    Os fãs de pokemón que me desculpem, mas este é um dos animes mais lamentáveis que eu já vi. Mas como há público, acho suspeitíssima a atitude da emissora em exibí-lo. Como vc mesmo falou, lembra a alternativa do Pica-Pau para salvar o IBOPE...



    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com
    http://ocaoinfiel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Realmente... Eu deixei de comprar CDs pq posso baixar na Internet, mas acho que democracia tem suas consequencias...
    Daniela Cicarelli era uma ilustre desconhecida até se promover as custas do Fenômeno. Ele não está mais em vista há muito tempo, certamente ela tbm deixe de ser uma celebridade...
    MTV pode ter investido muito para agradar ao público dessa faixa etária, mas a mim não agrada... Gosto dos clips, mas os dessa emissora não acompanham a tradução, por isso, procuro outra emissora...

    ResponderExcluir
  30. Fui em palestras de direito autoral lá na UFRJ onde discutiam esses assuntos de pirataria. E, muita gente lá defendia que cultura é um bem comum a todos e deveria ser de livre circulação, mesmo que de formas que não tragam $$ para o autor. Sei lá, eu, se tivesse uma banda, não me importaria se distribuissem minha música, só não gostaria que outras pessoas ganhassem dinheiro com minha obra.

    Confesso não saber o que falar sobre a Cicarelli, mas estou louco para o CQC voltar. Só tenho medo que ele faça como outros programas humorísticos, acabando com a inteligência e caindo no comum, procurando audiência.

    Não assisto muito MTV (apesar de adorar Rock Gol e gostar de 15 Minutos), mas ouço muitas reclamações que eles acabaram com os clipes. Acho que deveriam sim aumentar a idade do público alvo, mas também mostrar mais clipes, para os fãs deles!

    Trocar jornal por Pokemon? Como assim?! Um lado mais rabugento e "revolucionário" meu diz que isso é pra alienar as massas. O que a procura pela audiência (que citei acima) não faz...

    Faz tanto tempo que não vejo JN que nem sabia dessa mudança... Tenho visto cada vez mais os jornais da Record e da Band, apesar de achar absurdo que se foquem tanto em Rio e São Paulo (só ver o noticiário esportivo que vai perceber o que tô falando). Essa história de mercado consumidor faz a programação, pra mim, é errada. O certo é dizer que a programação faz o mercado consumidor. Afinal, que interesse um amazonense vai ter em ver que o Palmeiras está liderando o Paulistão ou que a Marginal Tietê está alagada?

    ResponderExcluir