BlogBlogs é vítima de pegadinha entre alguns blogueiros

novembro 25, 2008


Há algumas semanas vários blogs resolveram participar de um meme coletivo com o intuito de querer ocupar as primeiras posições no ranking do Blogblogs - uma das redes sociais de blogueiros mais acessadas da internet. O resultado, que inicialmente soava até como brincadeira para alguns, ganhou uma proporção tão grande que vários blogs, aparentemente desconhecidos, chegaram a ocupar posições nunca antes vista na medição. A façanha levantou um debate interessante: o clique pelo clique realmente vale a pena? Quanto mais um blog é recomendado (indexado) isso é um sinal de qualidade? Há blogueiros que só querem cliques, outros querem apenas ser lidos e formar (e fidelizar) os leitores. Mas já existe um movimento de blogueiros que querem os dois (fidelização de leitores e cliques).

Resolvi não participar porque creio que um blogueiro indicar um outro blog para o seu leitor tem que haver sinceridade e credibilidade. Há algum tempo adotei a postura no meu blog de só indicar blogs ou sites de quem realmente leio a ponto de recomendar o conteúdo para alguém - o que passa mais veracidade, na minha opinião. Não estou recriminando quem faz política de parceria de troca de links sem ao menos frequentar o blog do outro. Cada um com seu cada qual - quem sou eu para julgar os outros? Na BlogLista, por exemplo, muitos blogueiros começaram a questionar a atitude do meme como uma ação de má fé que quis expor uma falha do sistema. Será? Quem criou a tal campanha pôde ver o que a blogsfera (ou blogosfera) é capaz de fazer quando está mobilizada em prol de uma ação, por mais que esta tenha o seu ponto à favor e/ou contra. Particularmente, adotei a política aqui no Café com Notícias de só indicar blogs ou sites que realmente leio. Uns comento com mais frequência do que em outros, mas todos os sites que estão aqui são visitados por este autor.

Não tenho nada contra quem faz uso da política de parceria de "indica o meu que eu indico o seu". Afinal, a dinâmica do blog é criar um espaço de debate e informação, tendo como vertente principal a participação do internauta (leitor) com o blogueiro (autor). Ao conversar com alguns probloggers mais experientes, todos foram categóricos em dizer: um blog vive pela sua autenticidade e capacidade de conquistar leitores. Para ser sincero, isso me fez repensar muito sobre algumas atitudes, principalmente o modo como tranformar cliques em leitores. Claro, quem não quer ser clicado? Torcer para ser indicado ou o público se interessar pela publicidade do blog a ponto de ir lá e visitar (ou comprar) os anúncios ofertados.

Indicar por indicar - o que alguns chamam de clique pelo clique, pode até gerar visitas, mas se o blog recomendado não tiver um bom conteúdo, "morrerá na praia". Creio que, até por uma questão de dar mais veracidade ao projeto e por expor a minha opinião de forma quase que diária, recomendar um blog que entrei apenas uma vez ou que nunca li direito, só porque tem um bom número de visitantes, não me agrada - soa hipocrisia e oportunismo, de certa forma. Indicar algo é coisa séria, afinal todos os blogueiros querem não ter só cliques, querem também leitores. O blogueiro ainda enfrenta um enorme desafio: atrair leitores que não são blogueiros e fidelizá-los. A barreira do preconceito é árdua, mas não impossível. Sabiamente, o professor-doutor em Língua Portuguesa, Marcelo Leite, do blog Saco de Filó, pontuou nos comentários do Café com Notícias algo muito interessante sobre os blogs: estamos diante de um novo gênero discursivo.

Claro, é uma nova possibilidade de mídia, mas há vários tipos e formatos diferentes: há blogs de crônicas, de noticias, os opinativos, os literários, os temáticos, os de diários pessoais, enfim milhares de possibilidades que surgem e morrem a todo momento. Criar um blog pode até ser fácil. Mas mantê-lo, aí é que são elas. Divulgar, criar e conquistar leitores a ponto de fidelizá-los - essas são algumas atitudes diárias de muitos blogueiros. O que todos os bloggers (autores) querem é divulgar o trabalho, antes de qualquer coisa.


O negócio já foi feito do tal meme coletivo. Não tem como voltar atrás. E não sei se cabe uma represália ou punição. Tenho receio de parecer censura, mas por outro lado a campanha não foi absolutamente correta. Ok, muitos vão falar que o meme foi voluntário: mas ele foi só um clique pelo clique. Será que os blogs que estão lá vão conseguir se manter (nas primeiras posições) pela sua originalidade e por ter bons leitores? Quem sabe. Muitos conseguiram subir no ranking, mas vão conseguir leitores a ponto de fidelizá-los? Só o tempo dirá. Sinceramente, acho mais bacana entrar em um blog onde há presença de leitores, mesmo que a audiência deste blog seja pequena em relação aos mais consagrados. Leitores que postam comentários relevantes e que valorizam o trabalho do autor. É meus amigos, a era do clique pelo clique (vazio) está acabando....mas, será mesmo? Espero que sim. Que tenhamos cliques, mas também leitores.


:: Mais Café, por favor!


- Resposta oficial do Blogblogs sobre o meme coletivo




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

32 comentários

  1. É Wander, à quantas anda a blogesfera brasileira?
    A cada dia que passa percebo que ela anda em direção a estrada que a televisão está trilhando já por anos, caminho esse que o que realmente importa não é a qualidade de conteúdo e sim os números de acesso e comentários (risíveis).
    Eu como mantenedor de um blog e principalmente como audiência de muitos exijo bem mais que memes, piadas repetidas e tática do vamos falar mau para me fidelizar.
    Como você Wander, todos os blogs que estão em meu blogroll estão ali porque os visito sempre com total prazer e não aceitos troca de favores.
    Continuarei assim, mas temo que essa seja uma prática cada vez mais rara, o futuro da blogesfera está entrelaçada com o que rege grande parte da alma do ser humano : Poder e destaque.
    Será uma batalha cada vez mais desleal e com poucos ganhos para quem lê a da audiência nos blogs.
    Como acontece hoje na tv, a qualidade vai vir em segundo plano.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu visitei vários blogs com o meme coletivo e recebi vários convites mas decidi não participar pois teria que linkar blogs que não leio ou que não recomendo ... a busca por posições em ranking pode fazer com blogs que praticam apenas o ctrl c ctrl v cheguem ao topo e isso eu não apóio.

    ResponderExcluir
  3. Tambem não participei do tal meme (recebi convite até por e-mail). Gosto muito de 'ser lida'. Quem não gosta? Mas ainda sou mais a fidelidade. Gosto de ver meu blog comentado (são poucos os comentarios) por pessoas que já criaram afinidades com o Pequenos Fragmentos de Luz.
    Claro que são todos bem vindos, que todos possam criar afinidades. Mas clicar por clicar.... qual é a graça?
    Abços

    ResponderExcluir
  4. Oi Wander, eu entrei nessa aí do blogblogs, pelo meu blog Moema em Debate.
    Na verdade, nunca me liguei nesse lance de "ocupação de um lugar", mas, achei bonitinha a postagem e indiquei os blogs que gosto (o seu inclusive), depois fiquei sabendo que precisaria colocar toda aquela lista e acabei pondo por obrigação.
    Acho que o bom blog é o que consegue reunir qualidade visual e textual. Esses dois fatores conduzem ao grande número de visitas.
    gosto de divulgar os sites e blogs que sou fã e leitora e não vou negar que gosto quando alguém indica meu site ou um de meus blogs.

    ResponderExcluir
  5. Wander,

    Esta é uma questão delicada. Nós nos lemos há um bom tempo e você sabe como sou resistente a troca de links. Não troco mesmo. Também não recrimino quem o faça. Cada um com o que é seu.. faça, seja feliz, mas não espere que eu aceite.
    Até mesmo os selos são coisas que me causam uma certa arrelia (você sabe disso). Quando vem de algum leitor de longa data, vou ao blogue dele, agradeço, mas não passo para frente.
    Já recebi posts em outros blogues me chamando de arrogante, prepotente e o escambau... mas olha, fiquei passado (rs). Nem dormi, parei de comer caviar e viajar para Londres todo final de semana (rs).
    Uma garota falou que eu penso que sou o único que sei escrever...rs Nem respondi...
    Ela, com certeza, não sabe.
    Eu modero os comentários também porque não tenho paciência com besteira... enfim... Não sou blogueiro profissional, não quero viver disso, não saio por aí fazendo pacto com Deus e o Diabo para obter uma visitinha...
    Hoje, quase um ano depois, acho que assumi a postura certa. O Saco de filó tem uma média de 70 leitores dia (visitas não.. leitores) e fiz amizades com gente que prezo e respeito profundamente (você, o Euzer, a Letícia, a Lomyne, a Lilian, o Alex...), Daí, estarem todos no meu blog roll. Ou mesmo na lista das pessoas que sigo... tem gente que vale a pena...
    Aquilo lá é um lugar sagrado, não vou colocar qualquer um. Às vezes, recebo propostas de leitores, mas que tem um blogue que não tem nada a ver com o Saco. Educadamente, digo não cozinhando o cara em banho Maria.... e assim vai.

    Acho que a blogosfera traz um novo gênero textual à tona e acredito que a qualidade de um blogue começa nisso: nos seus textos. Visitas são o início de uma triagem, mas são, como já disse uma vez, uma pesca no escuro. A cada 100 visitas vindas das comunidades do orkut, você vai garimpar uns 5 bons leitores no melhores dias. A maioria está ali para divulgar o blogue deles e que, na imensa maioria dos casos, vai morrer em uns 2 ou 3 meses por falta do que dizer.

    Mas é isso Wander.. eu acho que a era do clique pelo clique esta com os dias contados... Mas, não se empolgue, sempre vai haver os "kkkkkkk legal seu blog. Comente o meu."... Isso é igual a barata, sobrevive até a radiação...
    Rs
    Rs

    Marcelo


    Caramba.. fiz outro post dentro do seu blogue, meu amigo!
    rs

    ResponderExcluir
  6. Seu Blog auxilia muito!!Pois suas postagens são selecionadas e trazem algo inovador para os blogueiros!!Enfim, é bom passar por aqui para se informar!!!
    Agradecemos sua visita, muito nos honrou!!Agora, além das obras dos escritores barbarenses, o blog do Círculo também publicará informações sobre História Literária e Língua Portuguesa!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Wander. Fiquei impressionado com a reprecussão que este assunto causou na blogosfera. Desde o começo da semana vemos muitas posições diferentes sobre este conceito.
    Na verdade não ligo muito para este meme, como não ligo para muitos outros.
    Ter um espaço na internet é uma forma de conseguir divulgar suas idéias e expor seu conteúdo a críticas importantes.
    Concordo com alguns probloggers que este "alpinismo social" conquistado pelos participantes do meme não influencia na real relevância dos blogs e faz com que o nosso indexador nacional perca credibilidade.
    Mas na boa... Não ligo para nada disso.
    Adoraria ser super popular e conquistar muitos leitores na blogosfera. Mas prefiro pensar nos internautas que acessam diariamente o meu blog, esses sim merecem nosso respeito.
    A maioria dos blogueiros só querem saber mesmo é de #mimimi.

    Parabéns novamente pelo blog e pelo post. Este assunto está dominando a semana.

    ResponderExcluir
  8. concordo plenamemente com vc.. acho que o que importa num blog eh a qualidade e naum a quantidades de cliques.. escrevo em meu blog esperando que algumas pessoas leia e só.. se elas gostarem que quiserem recomendar isso jah eh outra hiatoria.

    http://www.cupuladosleprosos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Cara sou novo nesse mundo de blogs e to aprendendo demais visitando blgos legais iguais o seu. Parabéns


    http://papodomarcelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo e respeito a sua posição, por enquanto não entrei nessa, mas não sei o dia de amanhã... Entendo e aprovo esse Meme coletivo, pois é a única forma de blogs como o meu, subirem no Blog blogs e passarem a ter mais visibilidade, pois os Blogstars não estão nem aí para os blogs nanicos.
    Escrevi um post hoje que fala mais ou menos sobre isso.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Wander, interessante sua maneira de pensar. Existem poucas pessoas
    autenticas e que escrevem bem claramente suas ideias. Parabéns.
    http://mdiversidades.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Não concordo com essa politica, pois blogs que não são tão bons acabam tendo uma maior visibilidade e blog que tem qualidades muitas vezes ficam lá em baixo do ranking, me parece coisa de pessoas desonesta e que não confiam no conteudo do seu próprio blog para subir por mérito próprio;

    beijO

    ResponderExcluir
  13. Oi, compadre! Também não participei da campanha e, como diz a carta-resposta do BlogBlogs, considero uma forma de manipulação das ferramentas. Não julgo quem fez, até porque muitos não tinham discernimento do que estavam realmente fazendo. Fiquei tentada, mas não entrei.
    Concordo com o que vc disse sobre conseguir manter-se no topo do ranking. Requer mais do que apenas clique por clique e campanhas assim são oportunistas, pois, ainda que o blog fique por um dia em uma posição de destaque, acaba angariando muitos cliques para si nesse período. E tira o posto de quem realmente faz um trabalho legal e merecia estar lá.
    Bela pauta, meu amigo, há que se ficar de olho.
    Beijão procê!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela visita no meu blog!
    Estou add. como blog e vou ser seu seguidor também!
    Um bom dia pra vc!

    ResponderExcluir
  15. É Wander!
    Eu tbm resolvi não aderir a esse tal meme sem conteúdo! Acho que se as pessoas visitam seu blog e tornam seus leitores ou seguidores é porque realmente merece, e não pura e simplesmente para conseguir ser o primeiro!!!

    Abraços meu querido!!!
    Tenha um bom diia!!

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Estou nesse mundo de blog agora. E estou também reparando a cada dia que da ultilização pessoal dos "autores" de cada blog.
    Estou buscando de verdade algo contrutivo nesse novo mundo para mim a cada dia tentando melhorar mais. Acompanhei o site Saco de Filó e achei o seu, e vi que são dois blogs que são muito bons
    vou acompanhar. E pode acreditar que não será um click por click, mas porque achei muito interessante mesmo.
    Te parabenizo pelo blog.Será um grande prazer acompanhá-lo e aumentar um pouco mais a minha visão até por que encontrei nesses dois blogs( o seu e do prof. de língua portuguesa, pessoas de mente aberta.
    Sonhei ser uma grande jornalista e acabei começando fazendo faculdade de Língua Portuguesa.rsrs
    parabéns pelo blog
    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com a sua posição quanto a troca de links. Acho que recomendar algo que não se lê é como fazer propaganda enganosa. Quanto as demais colocações, não tenho ainda opinião formada.

    Uso "blogar" amadoramente. Na verdade mais leio do que escrevo, por isso estou longe de ser uma "blogueira" de verdade, como muitos que estão em um patamar que considero de profissionais do blog.Para esses talvez valha à pena usar essas políticas de memes, troca de link, etc.Realmente não sei.

    Por enquanto eu vou pela política do li, gostei, linkei, e tudo isso só pro meu prazer pessoal.Para não perder o endereço e poder visitar os "linkados" de vez enquando.

    Abs
    Raquel

    ResponderExcluir
  18. eu participei da campanha mas nao acho que isso seja um problema para os outros blogs maiores que eu, afinal se eles sao melhores que o meu vao continuar recebendo mais indicações do que eu depois do meme e subirão de volta

    ResponderExcluir
  19. Recebi o convite para participar do meme, porém, não participei porque senti apenas uma forma de "echer" o ego alheio. Indicar por indicar não é uma atitude que tomo, também não recrimino, mas sabe... ~"não cola"~

    Penso que quero ter leitores, mas quero conquistá-los com o tempo, com a qualidade encontrados nos mues textos, etc. Se não for assim, acredito que não tem "graça" Torna-se fútil a intenção do blog... pelo menos ao meu ver!

    abraços

    ResponderExcluir
  20. Wander, eu não tenho uma posição enfática sobre o assunto.

    Acho válida a iniciativa, pois muitas pessoas encontraram nela a forma de divulgar o trabalho. Ao mesmo tempo, assim como você, valorizo muito mais o blog que mantém um bom nível nas postagens e no que concerne aos comentaristas. Enfim, aquela história de qualidade x quantidade. Se algum mecanismo faz um bom blog ganhar notoriedade, que seja posto em prática. Se formos contaminados por blogs sem propósito, que a seja combatido. É tudo relativo. Mas, aqui, é aceitável.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  21. Olha na verdade entrei nesse blogsblogs hj, ainda não sei bem como funciona ,porém achei interessante , não sei só tempo pode dizer ou me fazer perceber se é bom ou ruim.
    Não vou recomendar ninguém que eu não goste.
    Criei meu blog para ser lida , para poder divulgar o que penso e serei fiel a isso sempre, claro que receber visitas e comentários é maravilhoso, só tenho 2 meses aqui e cada seguidor ou comentário pra mim é uma vitória (principalmente quando os comentários tem coerência e não são somente para divulgação própria).Quero ser lida e não só visitada, quando sentir q eu esteja sendo atingida contra o que acredito pularei fora sem dúvidas .

    ResponderExcluir
  22. Wander, concordo com você em termos.
    Saiba que eu participei (hehehe), mas só para participar mesmo!

    Porque o que eu quero, é leitores e não ranking!

    mas tuuudo bem!

    viu, gostaria que vc participasse do meu jornal.

    vc topa?

    (responda por e-mail se puder)

    abçs,


    Lucas de Oliveira
    Jornal do Blog

    ResponderExcluir
  23. Acho importante ter leitores e fazer um bom trabalho de divulgação do blog. Entretanto, não tenho dúvidas de que o maior desafio do blogueiro é fidelizar esses leitores, fazer com que retornem espontaneamente, única e exclusivamente porque gostaram do conteúdo do blog. Não quero apenas um comentário do tipo: "legal" ou "hahahaha". O leitor pode até não comentar, mas é preciso que ele retorne.

    http://valacomum.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  24. É Wander eu sempre digo que os políticos que estão no poder, as múiscas que tocam na radio e o conteúdo dos blogs, diz respeito ao individuo.
    Eu não recebi esse tal de "Meme", mas com certeza não iria aceitar.
    De vez em quando recebo convite de parceria, mas eu nunca aceito. Pois os blogs que eu leio e que indico, é de total responsabilidade como você mesmo mencionou.
    Eu acompanho quase que diariamente, o seu blog, o blog do Marcelo que comentou logo acima,o Alexandre do "Falando pras Paredes" e o blog "Eu acho que foi assim..." do Josué.
    Eu acho isso uma puta falta de respeito, o jeitinho brasileiro nunca terá fim?
    Será que as pessoas tem sempre que arrumar um jeito para se sair bem.
    O Marcio Sarge falou uma coisa que faz sentido, o que esse povo quer ter destaque e uma sensação de poder...
    É lamantevel...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  25. É a velha fogueira das vaidades.

    Eu já recebi alguns selos agradeci e ponto, também não recomendo blogues que não acho que podem acrescentar alguma coisa até por que não os leio.

    Acredito que os blogueiros deveriam ser mais criativos e não ficar postando apenas 'as fotos da fulana nua", "os mais incríveis photoshops" e outras baboseiras.

    Um blog pode ser um formador de opinião e ter a força de mudar coisas em nossa cidade e até pais.

    Mas o que vemos?
    100 comentários.

    ResponderExcluir
  26. Eu tava comentando isso com o Cardoso do Usuário Compulsivo... Que essa atitude de Blogs pequenos querendo dar uma de grande forçando uma subida conjunta é sim uma coisa de Blog pequenos que não tem o menos sentido.

    Temos que crescer pela nossa qualidade e não forçar isso com meia dúzia de "blogueiros" revoltados porque os blogs que estão no topo são infinitamente melhores do que o deles.

    Inveja é foda cara!

    ResponderExcluir
  27. Quero leitores de verdade, e não apenas cliques. Mas alguns milhares de cliques por dia não fariam mal...

    ResponderExcluir
  28. Oi Wander... fiquei fora por alguns dias, e agora estou voltando à ativa. Sou nova nesse mundo de blog, na verdade criei o meu por prazer pessoal, e para meus amigos mais próximos. Claro que qdo o post fica bacana, dá vontade que o mundo leia. Normal. Mas clique por clique, de q adianta? Eu navego as vezes por alguns blogs taaaao ruins, mas taaaao ruins, q confesso que ate fico revoltada de perder meu tempo. Podia ter lido um blog melhor, ou jornal, ou livro... o qualquer outra coisa q nao aquilo. Enfim. os erros de portugues tb me matam. Nossa. Mas a internet é assim, um espaco aberto a todos sem restricoes, sem censuras, nem mediacoes. O que é ótimo por um lado, mas de outro faz aparecer tudo qto é tipo de porcaria tb.

    Eu no comeco pensei em fazer parcerias ou linkar outros blogs, mas depois vi que nao vale a pena. Mantive a política de ficar na minha e só linkar um ou outro blog que tenha mais ou menos o perfil do meu, e que tb possa despertar interesse dos meus leitores. Como vou indicar quem nao acompanho? O povo é mto sem nocao. E a maioria nem se da ao trabalho de ler posts um pouquinho maiores. Mas é isso... o mundo nao é perfeito!fazer o q?! hehe.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  29. Ainda bem que não ligo nem um pouco para essa polêmica sobre troca de links...

    Mas calma, deixe eu explicar isso direito: é que, na verdade, só mantenho o meu blog por gostar mesmo de escrever as minhas coisas e conhecer visões diferentes à luz das idéias de outros blogueiros. O que mais me chama a atenção em um blog é um texto bem escrito e conteúdo interessante, que acrescente realmente alguma coisa útil para mim. É como eu sempre digo: "aprendemos sempre!".

    Portanto, tenho a mesma opinião que a sua e só adiciono links de blogs que estão dentro desse critério. Receber visitas e comentários é algo muito bacana. Gosto demais! Mas apesar de ter um blog "pequeno", também não faço muita força para atrair leitores. Apenas escrevo...

    Se alguém gostar do que escrevo, já ficarei imensamente agradecida...

    Abração!

    ResponderExcluir
  30. Sou nova nesse mundo dos blogs, mas o que tenho notado com relação a essas parcerias do tipo divulga ai que eu divulgo aqui sem muito critério são blogs de downloads (nada contra, pelo contrário) e de um pessoal mais novo, que talvez não tenham adquirido o prazer da leitura, análise e discussão de textos.
    Enfim, é melhor divulgar seu blog entre pessoas que tenham interesses semelhantes e que possam dar um retorno construtivo ao invés de apenas comentar: "Nossa, que layout legal"

    ResponderExcluir
  31. Olá Wander,

    Como sou da área de marketing, não pude deixar de fazer as seguintes associações, que para ficar mais claro vou considerar que poderiamos fazer um paralelo do blog com uma loja; dos posts e conteudos, com os produtos e serviços oferecidos nessa loja; da postura do dono do blog (como responde aos posts etc.), com o atendimento da loja:

    - o blog que persegue o click pelo click é como aquela loja que faz um esforço danado para atrair clientes à loja, mas que não faz esforço nenhum para que estes voltem a frequentar a mesma - preocupam-se somente com aquela venda pontual (o click) - é o que chamaríamos de marketing transacional, pois está com o foco na transação/venda.

    - os blogs que se dedicam a serem interessantes para seus leitores, a ofertarem um layout agradável e adequado, a terem um conteúdo de qualidade... seriam como as lojas que se preocupam em ter aquele cliente voltando mais vezes, em ter o cliente falando bem da loja (por simplesmente gostar da loja e não por ser "pago" para isso)... - seriam aquelas lojas que procuram desenvolver o marketing de relacionamento com seus clientes.

    Observe que ferramentas como mala-direta pode ser usada por uma ou outra loja, porém como será usada, em que contexto se insere esse uso, como que essa mala-direta está relacionada com outros aspectos da oferta e da estratégia dessa loja é diferente em cada tipo de loja. Assim também vejo a forma como cada perfil de blog irá usar as redes sociais, o link, o comentário etc.

    Eu só coloco link do que me agrada - independente se o outro vai me linkar ou não. E não me sinto obrigada a colocar link de quem me linkou. Se me linkou foi porque gostou. Se ao visitar o blog que me linkou eu gostar, achar que tem haver com o meu blog etc., eu posso colocar o link no meu blog. Não no espirito do click por click, mas pq colocaria independentemente.

    Também não tenho intenção de colocar no meu blog link para todos os blogs que eu achar interessante. Eu posso me tornar uma seguidora, posso colocar em meus favoritos... enfim, manter um contato para poder retornar sempre àquele blog.

    Achei ótimo o questionamento levantado pelo seu post.

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir
  32. É, Wander, o clique pelo clique dá uma boa popularidade ao blog. O que não me parece uma boa coisa, uma vez que existe muito lixo na blogosfera - com a qual ainda estou me familiarizando; preciso encontrar mais tempo para escrever e ler os [poucos] bons blogs que encontro, como o seu que eu já havia lido antes, mas nunca comentado.

    Enfim, outro dia, na tentativa de divulgar o meu Café Escracho - ao qual eu preciso me dedicar mais -, entrei na comunidade "Central de Divulgação de Bolgs", do Orkut. E - Deus! - não havia nada que me chamasse a atenção pela qualidade por lá. Houve sim aqueles que me fizeram rir - de pena e de desespero. Um monte de blogs que saim do nada e chegavam a lugar nenhum.

    Mas esse é um problema da Blogosfera. Só resta mesmo dar crédito aos que mereçam.

    ResponderExcluir