Café nas Eleições 2008 - Qual será O FAVORITO de Belo Horizonte?

outubro 25, 2008

Segundo Turno, neste domingo (26/10), define o novo prefeito da capital mineira.




De um lado, uma figura pública que afirma que foi preso político na Ditadura Militar e, por ser empreendedor, conseguiu criar empresas de sucesso e ser o candidato à prefeitura mais rico do Brasil. Além disso, o mesmo foi vítima de difamação e acusações na internet, no período eleitoral. Cansado de ficar calado nessa história, ele partiu para a guerra e resolveu usar a mesma moeda no 2º turno. Foi para o ataque pesado e usou todas as armas possíveis, principalmente na internet.


Do outro lado, um ator político que usou a emoção como principal bandeira eleitoral. Com um sotaque mineiro, poemas emotivos e uma trilha instrumental de "encher os olhos", ele conseguiu a façanha de ser o azarão do 2º turno. Os dois palácios mineiros, que resolveram fazer uma aliança histórica, engasgaram. Viram que a eleição em BH era complicada, por mais que se tivesse bons padrinhos. Simplesmente, não acreditaram no resultado e mudaram o foco da campanha. O rival resolveu unir toda a sua artilharia e colocou à tona alguns deslizes do adversário. Declarações que mostram um certo desequilíbrio e incoerência e, na pior das hipóteses, tentaram ligá-lo a uma outra figura pública não muito bem quista pelos mineiros - Newton Cardoso. Ele explicou. A população ficou dividida.


No 1º turno todos os candidatos se uniram para bater em um. Já no 2º turno, o candidato que apanhava, resolveu bater. E o adversário, que já tinha o hábito da emoção, chorou. Até que, cansado de chorar, resolveu, aos 45 segundos do segundo tempo, atacar. O efeito dessa mordida final foi o empate técnico nas pesquisas de opinião. Até o tratamento desigual do judiciário e da imprensa tem sido motivo de briga entre os dois candidatos à PBH. O belohorizontino pergunta: qual será O Favorito? Flora ou Donatella. Desculpa. Ou melhor: Márcio Lacerda (PSB) ou Leonardo Quintão (PMDB)? Qualquer semelhança com a novela global, não é mera coincidência: é vida real. O destino de Belo Horizonte está nas mãos da população, no voto deste domingo (26/10). Só o eleitor pode decidir essa eleição. Chega de voto de protesto. Vamos ao voto de confiança. Pense bem. O debate político por detrás de cada candidatura é muito maior do que quem vai comandar a capital dos mineiros por quatro anos. Reflita. Não se trata de escolher o melhor. Antes fosse...repito a pergunta que não quer calar: qual será O Favorito?


Debate na TV Alterosa


De todas as rodadas de debate televisivo, o da TV Alterosa, nesta última quarta-feira (22/10), foi o mais quente de todos, mediado pelo jornalista Benny Cohen, que é apresentador e editor-responsável do Jornal da Alterosa, exibido de segunda-feira à sábado, às 13h. Com um platéia lotada com estudantes universitários, o debate serviu para que o público tenha noção de quem é quem nessa eleição. Márcio Lacerda (PSB), mais uma vez, partiu para o ataque pesado. Leonardo Quintão (PMDB) também resolveu revidar. O plano dos ataques não foi sobre o debate político para a cidade, mas sim de quem fez ou deixou de fazer isso ou aquilo, com claro intuito de confundir o eleitor. Outro fato interessante foram os internautas do Portal Uai fazendo perguntas para os candidatos. A Alterosa, para o seu primeiro debate, mostrou a que veio!


Debate na TV Globo Minas


Nesta sexta-feira (24/10), a TV Globo Minas trouxe um debate mais focado nas discussão de temas, cujo o formato de debate foi o mais propositivo e mediado pela jornalista Isabela Scalabrini, apresentadora e editora do MGTV, exibido de segunda-feira à sábado, às 12h. O debate foi morno e teve poucas trocas de acusações. Os candidatos evitaram o confronto direto, mas não pouparam alfinetadas. Lacerda cobrou do adversário explicações sobre a origem de seu patrimônio e sobre denúncias feitas pelo Jornal Estado de Minas. Quintão chegou a dar o número do CPF dele no ar para que os eleitores possam comprovar a idoniedade dele.


Tom Cavalcanti

A democracia da informação é algo que todos os comunicadores, não só os jornalistas, devem lutar sempre. Ouvir os dois lados mostra imparcialidade e real compromisso em informar o povo, seja por meio do humor, da informação ou do conhecimento. Na reta final do 2º Turno, um vídeo de Tom Cavalcanti imitando Leonardo Quintão (PMDB) virou o novo hit da web. Veja o vídeo aqui. É deplorável ver que ninguém cogitou essa hipótese do vídeo ser mais um esquema eleitoreiro - foi todo mundo alfinetar o lado ator de Quintão. É preciso ver o contexto das coisas, antes de tudo. E isso me deixou com uma pulga atrás da orelha, confesso. Não se trata de defesa, nem nada disso. Mais uma vez a comunicação é usada para beneficiar um lado. E, nessa história toda, o povo cada vez mais confuso com o seu voto.


Conforme suspeitava, o vídeo foi encomendado pela coordenação de campanha de Márcio Lacerda (PSB), ou seja, o candidato usou a internet mais uma vez para confundir o eleitor e promover o humor as custas do adversário. Tá, tudo bem: o vídeo é engraçado. Mas para o bem da democracia da informação, porque Tom Cavalcanti não fez um vídeo imitando Lacerda, com seus tiques, gagueiras e o jeito tímido de sorrir e de falar? Mais uma vez o candidato da aliança mostra desespero na corrida do poder a qualquer custo. Se Tom realmente tivesse preocupado com a população de BH, faria dois vídeos, pois os dois candidatos são aptos para o humor. Para ler mais detalhes sobre a produção do vídeo, clique aqui.



* Observação: Todos os envolvidos nesse post, caso se sintam no direito, podem entrar em contato para o devido direito de resposta. Imagens: charge do ilustrador Daniel Paiva, fotos da Folha Online e Portal Uai.



Fique Ligado! O Café com Notícias volta a qualquer momento para postar informações quentíssimas sobre a apuração do 2º turno da eleição 2008 dos candidatos à prefeitura de BH. Não perca!!! Bom voto a todos!



Café com Notícias na cobertura das eleições 2008.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

14 comentários

  1. Em BH e em qualquer outra cidade, o importante é o eleitor agir com consciência e votar em candidatos compromissados com o povo. Tomara que assim seja. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. O problema atual, acredito, não é só a imparcialidade da midia, mas principalmente, a automação da sociedade, que desaprendeu a pensar e criticar.

    Se a sociedade não fosse preparada para seguir seus ídolos que nada tem de bom exemplo para dar, não haveria imprensa tendenciosa que fizesse vez, na verdade, toda imprensa que fosse tendenciosa perderia seu lugar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Wander meu veio...eu não conheço os candidatos , não os acompanho de perto, mas mostraste um pequeno favoritismo ao que tu denominas "homem publico" do que ao outro "ator politico" hehehe..ao menso é a imprensão inicial, mas se ler novamente, vai sacar um pequeno sarcasmo no que diz respeito a "afirma que foi preso político na Ditadura Militar e, por ser empreendedor, conseguiu criar empresas de sucesso e ser o candidato à prefeitura mais rico do Brasil. "...mas o blog é isso, opinião, mais que noticia, não temos o minimo dever de esconder nossas opiniões, mesmo que vc tenha escondido bem elas no seu post hehe

    enfim,,,hj a guera terá seu vencedor não? esperamos o melhor para Bh e par ao resto do país, mesmo que pra isso não sejam candidatos do Pt hehehe (brincaderinha partidária) hehehe

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Cara, hoje em dia os candidatos usam de todos os meios possíveis para atingir seus concorrentes, é por esse e outros muitos (muitos²) motivos que eu não gosto de política...

    Se por um lado podemos eleger alguém que fará a diferença, por outro sempre vão ter dez vezes mais candidatos corruptos e inadequados para exercer essa função.

    Abraço o/

    ResponderExcluir
  5. Wander,

    Ah! Parabéns pelo desenrolar do Congresso PQN. Serás palestrante lá! Você e a Letícia, dupla de sucesso, e resultado garantido.

    Para quem conferir, vale a pena visitar a palestra sobre redes sociais. Além de um fenômeno a ser considerado, os palestrantes (vocês, no caso), entendem tudo e mais um pouco sobre o assunto.

    Até. Agora com um comentário sobre o post!
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Também me intriga esse vídeo do Tom cavalcanti sobre o Quintão. É esquema eleitoreiro puro. O cara nem mora na nossa cidade e ainda vem se manifestar assim do nada...e pensa que belohorizontino é burro...ele deveria ter feito um video dos dois candidatos no mínimo, aí sim ele teria demonstrado preocupação com a cidade. Mas mesmo assim o vídeo ficou mto engraçado...hauhauhau xD

    ResponderExcluir
  7. Excelente análise, Wander. Temos que ter um voto de confiança, não de protesto...afinal são 4 anos decisivos, né! Adoro seu blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente é dificil confiar em politicos hoje em dia, dizer isso é até chover no molhado, afinal quando candidatos preparados e que demonstram ter certa credibilidade sempre há os empecilhos na hora desses colocarem seus planos de governo em prática. Não conheço os dois candidatos, mas por experiência ao observar a história, imagino que isso se aplica a maioria dos casos.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a charge!
    Mostrou bem que os dois candidatos estão do mesmo lado!
    kkk

    ResponderExcluir
  10. uhm BH anda dividido entao
    nem sabia nao sou mto ligado a politica
    e ot longe de bh
    heheh

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Oiiii!! Aqui na minha cidade o mesmo dilema, hj fui votar no segundo turno de joinville...de um lado os democratas e ou o partido dos trabalhadores, no último debate de sexta feira, criticas, acusações, escandalos... e algumas propostas... vamos ver ... a esperança é q tenhamos uma cidade melhor!!

    ResponderExcluir
  12. Não sou mineira e nem moro em BH,mas não é difícil imaginar as artimanhas dos candidatos para serem eleitos em suas respectivas cidades.Aqui onde moro não é diferente(Belém do Pará)!
    O que mais me surpreende é o "apoio" dos candidatos não eleitos para o 2º turno com os seus concorrentes. É uma hipocrisia pública!

    ResponderExcluir
  13. Opa, voltei.

    Wander, a capital mineira contou com um debate eletrizante. Não pelo fato de os candidatos terem apresentado propostas relevantes, mas sim, pelos ataques um ao outro.

    Com as eleições finalizadas, vale lembrar um pelo histórico dos candidatos para a posterior análise.

    Márcio apareceu apadrinhado pelos influências Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), que apesar do alarde, inauguraram um jeito novo de se fazer política em grandes centros. Uma modalidade que vingará apenas em caso de uma coalizão social-democrata, como prosseguimento a linha trabalhista do PT nacional. Lacerda (PSB) surge com um pretenso "administrador qualificado", mas que agrega a si, mais de 50 processos de ex-funcionários, uma acusação de estar envolvido no mensalão (desmentida pela "inexistência" de documentos e testemunhas). Além d mais, Márcio traz consigo um patrimônio de APENAS R$ 42 MILHÕES DE REAIS DECLARADOS. O maior dentre os prefeitos pelo Brasil.

    Quintão, com grande emoção, conduziu o PMDB a uma vitória parcial, mas errou ao se aliar com Jô e ao enfatizar muito na questão da parceria. Além do mais, seu sotaque forçado, mineirês, causou aversão por parte de um segmento mais população, que resolveu anular seu voto. Vale lembrar que o candango Quintão (nascido em Brasília), tem como pai Sebastião Quintão, que colocou no poder em Ipatinga, 80 pastores e pouco mais de 130 familiares até quarto grau. Para pior, a justiça traz dados de que o candidato foi condenado em alguns processos, omitidos, ao ser questionado por Márcio em debate.

    Histórico por histórico, Belo Horizonte pára e se pergunta: está na hora de avançar ? - slogan de Márcio. Mas se ele dará continuidade ao modelo petista, quer dizer que Pimentel fora um retrocesso à cidade ou ele e sua campanha são dúbias, assim como a aliança? Ou quer ver gente cuidando de gente, diálogo intenso com grupos sociais, conversas em gabinetes? Então, para que há a leis. Elas são mecanismos facilitadores do relacionamento entre governado e governante.

    Enfim, resta-nos esperar e cobrar intensamente para que a cidade não mergulhe em um universo de incertezas, conflitos e, para combater mais uma vez em Minas, a maquiagem de problemas sérios, como a saúde, disfarçada pelas "funcionais UPA's", a educação (deficitária em si tratando de ensino fundamental - 7ª e 8ª série - e médio), o trânsito, resolvido com obras como a Linha Verde, que virá atender a uma política de deslocamento das estruturas governamentais e a chegada à Confins, esquecendo-se que a obra deveria ter base suficiente para suportar o tráfego da Grande BH - vale lembrar que o viaduto da Jacuí corre riscos estruturais; entre outras falhas graves.

    Precisamos de retomar a linha de Célio e Patrus, encarando os problemas de frente, na sua forma nua e crua, e não realizando políticas que visem atender anseios pessoais e partidários, como o caso do governador Aécio e do prefeito Pimentel, criadores de uma situação confusa, que gerou repercussão suficiente, para postulá-los aos cargos de presidente e governador de Minas, respectivamente.

    Abraços amigo.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Curti o teu blog cara, adorei as noticias, sempre estarei pro aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir