Café nas Eleições 2008 - Candidato da Aliança assume executivo da capital mineira

outubro 26, 2008


Depois de uma campanha acirrada entre ataques pessoais e pouco debate político, Belo Horizonte (BH) elege com 767.332 votos válidos, o candidato da aliança entre PT e PSDB Márcio Lacerda (PSB), num total que corresponde 59,12% - contra 530.560 do adversário Leonardo Quintão (PMDB), que foi derrotado com 40,88%. A capital dos mineiros possui 1.772.227 de eleitores, destes, de acordo com o TRE, foram 51.335 votos brancos (3,52%) e 107.981 votos nulos (7,41%). Ainda, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 315.019 eleitores (17,78%) não compareceram às urnas e terão que justificar a ausência nestas eleições de 2º Turno em BH. Ou seja, se somarmos todas essas desistências (brancos, nulos e ausentes), quase 30% do eleitorado preferiram não escolher nenhum dos dois candidatos - o que mostra uma rejeição muito grande as duas candidaturas.


Em clima de festa, os padrinhos de Lacerda, o governador Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimente (PT), atual prefeito de Belo Horizonte, se dirigiram ao Comitê de Campanha para comemorar a união dos dois maiores partidos do Brasil que resultou na vitória política na terceira maior capital do Brasil. Especialistas mais otimistas já dizem que a vitória de Lacerda indica, de forma propositiva, uma vitória de Aécio - que se consolida como líder político rumo à presidência em 2010. No 2º Turno, Lacerda mudou o tom da disputa: investiu no corpo-a-corpo e em militância, além de conquistar apoio de importantes entidades de classe por toda cidade, como a dos estudantes universitários e dos artistas.


Clipping


Uma das tarefas mais básicas da assessoria de imprensa foi a grande vilã de Leonardo Quintão (PMDB) nas urnas. Graças a uma desatenção no trabalho de clipping, Lacerda utilizou algumas declarações de Quintão contra ele mesmo para demonstrar contradição e "desmontar o personagem" que ele criou em torno de sua candidatura. O episódio do "chute na bunda" e a explicação dele posterior "de brincar de política", foram um dos motivos que resultaram na queda do índice de intenção de votos. Para quem não sabe, o clipping na assessoria de imprensa é um trabalho fundamental para se ter noção do quanto o assessorado aparece na mídia, além de fazer um relatório das declarações, seja em TV, Rádio, Web e Impresso, que o assessorado fez, para evitar contradição de visões. Um bom trabalho de clipping também consciste, no caso de política, de ficar atento a toda movimentação do adversário e selecionar argumentos, informações ou declarações que possam comprometer o outro ou enaltecer o assessorado. Outra função do clipping é o poder de analisar a construção da imagem do assessorado na mídia e, a partir disso, ver os pontos que precisam ou devem ser mudados. Na assessoria de Quintão faltou esse tipo de "maldade".


Declaração


Em forma de desabafo, o jornalista e repórter da Rádio Itatiaia Eduardo Costa mostrou a sua indignação com a coordenação de campanha de Márcio Lacerda (PSB), atual prefeito eleito de BH, que utilizou trechos da entrevista que ele fez com o político Newton Cardoso como munição eleitoreira. Mais uma vez o excelente trabalho de clipping, feito pela assessoria de Lacerda, conseguiu um argumento para "bater" no adversário. Newton que tem a figura pública "queimadíssima" aqui em Minas, na entrevista à Eduardo Costa, declarou apoio à Quintão, por serem do mesmo partido. A assessoria de Lacerda usou trechos da entrevista na propaganda da TV. Logo depois, a assessoria de Quintão, afirmou que Newton apoaiava outro candidato dentro das prévias do partido. A população ficou dividida. Não contente com toda situação, Quintão é fotografdo ao lado de Newton, em um evento do PMDB e a foto, que saiu na Veja, novamente é usada como municação de campanha. Não há explicação ou nota oficial que dê conta. Ainda tem assessor que não acredita na importância do trabalho de clipping, hein!


Conciliação


Derrotado nas urnas, Leonardo Quintão (PMDB) colocou o cargo de deputado federal à disposição do novo prefeito Márcio Lacerda (PSB) para colaborar na nova administração e disse que não vai fazer oposição. Será? Em clima de desolação, alguns militantes de Quintão tentaram animar o candidato com gritos de guerra e apoio. Mesmo assim, pelo tom que houve na campanha, no mínimo que se esperava, agora com o resultado, era uma postura mais firme dele e uma real oposição, após tanto surra eleitoral.


Internet


Por mais que alguns jornalistas mineiros ainda "torçam o nariz" em torno do debate político proferido na internet, essa mídia foi um dos palcos de debate mais interessantes dessa última eleição em BH. Claro, por ser um espaço em constante mutação (e evolução), ainda necessita de mais responsailidade na produção de conteúdo, mas nem por isso é interessante desmerecer o trabalho de informação conquistado neste espaço. Querendo ou não, a classe média da capital mineira viu na internet um espaço onde o debate e a troca de opinião foi realmente formadora de opinião. Devido a legislação vigente, Rádio e TV ficaram de "mãos atatadas" e não puderam opinar da forma que os comunicadores almejavam. Mesmo assim, alguns veículos, por mais que neguem, foi nítido o apoio a candidatura vitoriosa. É triste ver que comunicadores mais experientes ainda não acreditam no poder da internet nessa eleição e desmereça o trabalho de quem atua nessa mídia. Vamos acordar: a convergência midiática está na internet!


Café nas Eleições 2008


O Café com Notícias encerra a sua série de reportagem sobre a cobertura das eleições em Belo Horizonte. Para mim, como jornalista, foi uma experiência muita rica onde dividi com você algumas análises e experiência da vida jornalística da cobertura política. Aprendi, errei, falei e ouvi. Algumas vezes, tomei partido. Outras procurei ser imparcial. O blog é um aprendizado constante!

Agradeço em especial ao ilustrador Daniel Paiva que, de uma forma muito generosa, contribuí com charges para o blog. Também quero agradecer aos leitores do Café, mesmo aqueles que não são de BH, e que se propuseram discutir política e trocar experiências sobre o que aconteciam nas suas cidades. A eleição desse ano mostrou-me o quanto a comunicação e a política caminham juntos na construção da campanha eleitoral e a importância da internet como formadora de opinião e de debate.

Também gostaria de parabenizar a vitória de Márcio Larceda (PSB) e desejar que o novo prefeito faça uma boa administração e que realmente cumpra as suas promessas de campanha. Ao mesmo tempo, o blog deseja também aos vereadores eleitos um bom mandato e que a Casa Legislativa seja um espaço mais ativo de discuissão dos problemas da cidade. O Café está de olho! Volta e meia vamos trazer à tona o movimento político da cidade: seja com cobranças, denuncias e/ou elogios, quando for necessário. O compromisso aqui é com a informação, a opinião e com jornalismo.



:: Veja também






Essa Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

16 comentários

  1. Wander, a cobertura do café com Notícias foi excepcional. Eu ficava horas aqui com meus colegas de redação discutindo: quem será que vc tava apoiando?

    Tinha hora que achava que era o Quintão, outras o Lacerda. Mesmo com uma boa dose de opinião, o Café consegue uma coisa mágica de informar de um jeito muito diferente e imparcial.

    É um blog muito agradável de ler. Mérito seu pela qualidade dos textos e por deixá-lo tão bonito. Sem brincadeira, tô viciada nesse Café. Não sou muito de comentar, mas leio sempre o seu blog, viu.


    Beijão e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. É,compadre, foi uma aberraçao essa aliança PT-PSDB, né? Mas o que valeu mesmo foi a cobertura que o Café fez nessas eleiçoes, de primeira realmente, destacando a cobertura nas diferentes mídias, analisando o trabalho de cobertura da imprensa, ou seja, trabalho completo. Vc, como sempre, de parabéns, viu?
    Muitas beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Otima cobertura sobre a eleicao, visto que hoje o povo nao leva muito em conta os debates e as noticias.
    Ainda existe pessoas com etica para escolherem seus respectivos governantes.

    um abraco !

    http://minhascriticas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Wander, tô passando por aqui pra te falar que indiquei esse blog para o recebimento de um selo...passa lá no meu blog Ana Lucia Nicolau pra pegar
    tchau!

    ResponderExcluir
  5. Exímio jornalista! Mesmo eu que nem se quer conheço BH me interessei em ler a matéria!
    Mas confesso que graças a Deus acabaram as eleições, já não aguentava mais ouvir falar!

    ResponderExcluir
  6. boa reportagem...

    queria q Gabeira ganhasse... =/

    www.trocistas.com

    ResponderExcluir
  7. Não acreditei que o candidato laranja ganhou. Na verdade também não torcia para o Quintão. Espero que a cidade tenha feito uma decisão. Excelente cobertura do Café, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Venho pra lhe dizer que indiquei este blog ao selo Melhores 2008. Quando poder, vá em meu blog e pegue o selo, é merecido!

    www.comideiaseideais.blogspot.com

    O SELO ENCONTRA-SE NA POSTAGEM DE 25 DE OUTUBRO.

    PS: Vi no blog da Dra. Ana Lucia, a qual me presenteou com esse selo, que você já ganhou o selo, mas pra mim indicação é por merecimento, então que você seja indicado duas vezes!

    www.comideiaseideais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Wander, vim devolver a visita, obrigada, estava lendo seu blog, tive que ir buscar meu queixo no chão, seu blog é otimo, vc é jornalista, quando crescer quero ser igual a vc rs... tudo de bom mesmo, vou vim visitar mais vezes e apreciar seu blog. bj

    http://messnatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, cobertura perfeita do Café Com Noticias!

    Adorei as caricaturas do seu amigo Daniel Paiva.

    Elas nos fazem rir, nessas épocas do sangue ferver mesmo.

    hehe ...

    Ainda bem q ñ teve 2º turno aqui na minha cidade!

    Grátis mesmo nesse paiz é só propaganda eleitoral mesmo!

    KKKKKKKKKKK

    Seu blog é uma maravilha ...

    Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Wander...

    estou te indicando para receber mais um selo do facetasdemim!
    Desta vez é o selo melhores de 2008!!! Parabéns, e espero q vc continue com esse maravilhoso trabalho jornalístico.

    um grande abraço
    ellen regina
    www.facetasdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Passa la no meu blog que eu te indiquei para o prêmio "Dardos".

    Abraços!!!


    http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Noossa, qnto orgulho desse meu amigo blogueiro e jornalista!!! Parabéns pela cobertura, parabéns pela belissima matéria!!!


    *desculpa o sumiço, viu?! Mas to num corre danadoo...
    Depois vc passa lá no meu porto, tem presente pra vc!!

    Beijoos e bom dia!!

    ResponderExcluir
  14. Morro de tristeza.
    Em tempo, parabéns pela ótima cobertura das eleições.

    Abrazo!

    http://gambetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela cobertura, Wander.

    Tenho a opinião, mesmo de longe, de que Lacerda venceu não apenas por conta da super-aliança. Quintão parece ter se perdido.

    Aécio não sai tão fortalecido da eleição. Serra cumpriu melhor o papel de cabo eleitoral, ainda que de maneira contraditória. No entanto, mais não há nada contraditório que um conluio entre PT e PSDB.

    Até mais!

    ResponderExcluir