Café nas Eleições 2008 - Debate eleitoral continua morno, mas já é possível analisar melhor os candidatos

setembro 29, 2008

*Foto retirada do site do Jornal Hoje em Dia.



Um espaço para os candidatos exporem as suas idéias e o público poder avaliar quem poderá ocupar a prefeitura de Belo Horizonte. Foi com esse objetivo, que a TV Record Minas, na noite deste domingo (28/09), realizou o terceiro debate feito por uma emissora de televisão na capital mineira. Anteriormente, os dois outros confrontos foram promovidos pela TV Band Minas. O jornalista André Vasconcelos, apresentador e editor-responsável do MG Record, da Record Minas, mediou o debate. O único candidato, para variar, que não apareceu foi André Alves (PT do B), que não comparece em nenhum evento público. Os candidatos Jorge Periquito (PRTB) e Pepê (PCO) não foram convidados por não pontuarem nas pesquisas de forma significativa. O Café com Notícias analisou o debate da Record e quer contribuir para que o eleitor belohorizontino faça uma boa escolha, acompanhe os detalhes desse combate que está na reta final:


Candidatura fantasma


O eleitor de BH não é bobo. Pode até estar confuso com algumas coisas, mas já notou uma atitude muita estranha. O candidato André Alves (PT do B) não participa de nenhum debate, seja nos meios de comunicação, ou em escolas, sindicatos ou universidades. Se ele não quer aparecer, porque se candidatar à prefeitura da terceira maior capital do Brasil e ainda ter a coragem de pedir voto na televisão? Assim não pode, assim não dá, como dizia o outro. O pior disso é queimar o filme do partido e do candidato, pois mostra descompromisso com a causa.


Mídia training


Também conhecido como media training, trata-se de uma técnica usada pelos assessores de imprensa que ajuda o assessorado (empresários, políticos, artistas e personalidades) a conseguir dar boas declarações (sonoras) e estar preparado para falar em público e, principalmente com a imprensa. O assessorado não só consegue dar boas sonoras (geralmente, em 20 segundos - tempo usado normalmente pela TV e Rádio para as matérias), como também consegue desenvolver racíocínio lógico cronometrado e de acordo com o tempo dado por um determinado repórter ou programa. Nessde debate, o que chamou a atenção foi a capacidade de mídia training do candidato Gustavo Valadares (DEM). Muito focado nas suas propostas, ele conseguia desenvolver todas as suas idéias em 30 segundos e 1 minuto e meio - que foram os tempos abertos para todos os candidatos dentro do debate. Outro que surpreendeu com a desenvoltura em frente as câmeras foi Leonardo Quintão (PMDB), que adotou uma postura mais intimista, jovial e emotiva com o eleitor. Já Márcio Lacerda (PSB), candidato da aliança entre PT e PSDB, não mostrou tanta firmeza: a assessoria dele precisa investir mais neste aspecto.


Briga entre militantes


Os militantes de Jô Moraes e Márcio Lacerda (PSB) brigaram verbalmente na porta da Record Minas. Os militantes de Jô chamaram Lacerda de "laranja" (cor da campanha dele, inclusive). "Eu tô com Jô e tô contente. Sou do PT candidatura coerente". Já os militantes de Lacerda diziam: "O povo vota certo, é Marcio e Roberto (vice de Lacerda)". A Polícia Militar acompanhou a manifestação dos correligionários dos dois candidatos que permaneceram durante todo o debate trocando farpas. Ainda, a emissora disponibilizou um telão para que as pessoas que estavam na rua pudessem acompanhar o debate.


Com quem será?


Jô Moraes (PC do B) e Leonardo Quintão (PMDB) estão convictos com o segundo turno em BH, só não sabem qual dos dois vão disputá-lo com Lacerda (PSB). "Se as pesquisas estiverem certa, um dos dois estarão no segundo round. Mas, imagine só: já pensou Leonardo e Jô se confrontando no segundo turno e Lacerda não pontuar? (Risos). As pesquisas podem mostrar uma realidade e as urnas outras. Só a população que pode decidir isso. O povo de Belo Horizonte já começou a questionar essa aliança entre PT e PSDB", disse um importante jornalista e articulista mineiro em off, que pediu para não se identificar. "Do jeito que estamos, o jornalista que saí por aí falando a verdade, pode perder o emprego ou ter o site tirado do ar...(risos). Você viu o que aconteceu com o NOVO JORNAL?", reiterou. Xxxxx...o Café sabe disso. E está esperto. Mas o compromisso aqui é com a informação. O bom jornalismo fala que é preciso ouvir os dois lados. Pois, bem: como o outro lado só dá entrevista previamente agendada mediante avaliação da assessoria de imprensa, pelo menos foi isso que me alegaram, o blog deixa bem claro: o espaço está aberto, viu!


O ataque


Ele era o principal alvo dos concorrentes e, por muitas vezes pareceu intimidado. Mas nem por isso deixou de responder algumas questões e, em outras, saiu pela tangente. Márcio Lacerda (PSB) e os padrinhos políticos dele, Pimentel (PT) e Aécio (PSDB), também foram alfinetados. Quintão (PMDB) adotou o tom da "indireta", por contar, de uma forma meio que atrevassada, com o apoio do governador. Já Jô Moraes (PC do B), Sérgio Miranda (PDT), Vanessa Portugal (PSTU) foram mais incivos e questionaram o sistema público de saúde - a situação precária do mal atendimento e longas esperas nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento). Além disso, o metrô de BH, que tem mais de 20 anos de atraso, foi outro ponto chave do debate. Enquanto Lacerda defende uma parceria público-privada (PP) para resolver o problema do metrô, os outros candidatos defendem (e provaram) que o Governo Federal tem o dinheiro do recurso, mas não há inicitiva política para trazer essa verba para cá. Por muitos momentos, Jô tentou polarizar a disputa com Lacerda, e foi a que mais atacou e, ao mesmo tempo, conseguiu mostrar as suas propostas.


Oposição


Em um Estado democrático, ter oposição, quando bem fundamentada, é importante para que a população (e os próprios políticos) enxerguem o contraponto na governança. Nessas eleições, apesar do tom mais radical, Vanessa Portugal (PSTU) chama atenção por trazer à tona um tanto de questões sobre a política da prefeitura de BH, que só visa o empresariado e, em muitas atitudes, não tem dado muito espaço para a população opinar sobre as suas ações. Como cidadão, Vanessa até teria meu voto, se não fosse por um motivo: ela esquece que na sociedade há empresários e trabalhadores. "Não dá para agradar dois senhores", diz Vanessa. Mas governar é criar uma situação que seja confortável tanto para trabalhadores, quanto para empresários, pois um precisa do outro. É precisa fazer concessões e ter bom senso. Porém, sabe-se que a discussão em cima disso é enorme, e em alguns aspectos envolve até uma nova visão política e legislativa para o Brasil. Mesmo que Vanessa não ganhe, ela fez uma contribuição enorme para a cidade em trazer para o debate muitos problemas que os outros candidatos não querem falar por terem outros compromissos. Dos candidatos, ela, Sérgio Miranda (PDT) e Jô Moraes (PC do B), são os que possuem mais consciência política e têm propostas mais engajadas com o social. Talvez, Jô, por ter uma trajetória política de mais visibilidade e por fazer essas concessões importantes, esteja entre os três primeiros para o pálio.


Não cobriu


O Blog das Eleições, do Portal Uai, não falou nada sobre o debate da Record Minas, nem da Band Minas, semana passada. Soou estranho ignorar esses acontecimentos. Enquanto isso, o Jornal O Tempo criou um hotsite apostando na cobertura eleitoral. Já o Jornal Hoje em Dia, que há pouco tempo, reformulou o seu site - e ainda não acordou sobre as inúmeras possibilidades de jornalismo online -, optou por fazer matérias, reportagens e editoriais sobre as eleições municipais de 2008. A Rádio Itatiaia, que é a maior força do radiojornalismo mineiro, tem dedicado um espaço significativo dentro do seu noticiário de maior audiência, o Jornal da Itatiaia - 1ª edição, exibido das 06h30 às 09h, para falar da cobertura eleitoral. Além disso, o quadro final do jornal, o Conversa de Redação, no qual debatem os jornalistas Eduardo Costa, Carlos Viana, Aparecida de Oliveira, Aparecida Ferreira e Solange Bastos tem abordado o assunto de forma crítica e bastante inteligente.


A análise e o voto


Até as eleições de 05 de outubro, o Café com Notícias vai dar mais espaço à cobertura eleitoral, como já tem feito. O objetivo aqui é contribuir para a formação política do eleitor e ajudá-lo neste importante momento da vida pública da capital mineira. Os próximos posts, ainda nessa semana, irão focar as eleições 2008: vamos analisar o conteúdo de comunicação da propaganda eleitoral de cada candidato (na TV e rádio), e ainda mostrar os bastidores do debate de quinta-feira, da TV Globo Minas. Também vamos repercutir a apuração dos votos e todos os detalhes do provável segundo turno. Se você não é de Belo Horizonte, continue nos prestigiando, pois o blog trará uma cobertura mostrando o quanto a comunicação interfere na política, vale a pena conferir! Calma, calma: se você não gosta de política ainda teremos posts sobre outros assuntos, fique ligado!




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

18 comentários

  1. fico tão satisfeito por essa palhaçada...oops, esse horario politico, debate e afins não ter aqui em Brasilia neste ano, pq eu acho isso um saco, ver qm vai "governar" o Brasil, faça me rir ¬¬

    té +

    Juka

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo comentário que você deixou no meu Blog.
    Só posso parabenizá-lo pelo seu, por ter conseguido aliar notícias importantes a um clima agradável.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. exelente post,
    todos os eleitores deviam levar as eleições mais a sério!

    ResponderExcluir
  4. é triste saber que dificilmente algo sera mudado após as eleições..

    Mas vamos votar, contrariar esse sistema pra não virar tema na próxima novela...

    Passa lá

    http://minhainspiracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sou eleitor de são paulo.

    Mas acredito que o debate é o ambiente perfeito para o eleitorado conhecer melhor os candidatos, é um espaço aberto de discução onde poderá perceber claramente o que o candidato quer para melhoria da cidade!

    Porem aqui em são paulo pelo menos o que me deixa triste e intrigado é ver como os candidatos preferem atacar uns aos outros do que expor seu plano de trabalho, isso confundo o eleitorado e deixa mais duvidas na cabeça dos mesmo!


    http://gregoryzairuz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O debate é muito importante na escolha dos candidatos...
    Pena que poucos assistem

    quando puder gostaria muito que visitasse
    www.prolixo.com

    Ps.:Te linkei lá no meu blog

    ResponderExcluir
  7. Eu não vejo a hora disso acabar,todo ano de eleição é sempre a mesma coisa e nada muda.

    ResponderExcluir
  8. Sendo paulistano, posso comentar apenas da minha realidade. E em se tratando dos debates realizados pela BAND e Record ficou claro que o media training atua de modo cada vez mais perverso.

    Longe de ser um debate, uma exposição de idéias, os debates televisivos são gélidas encenações de candidados que se escondem por números suspeitos e retórica impecável. Gente como o Maluf, por exemplo, de tanto forçar a barra acabou se tornando folclórico. Hoje ninguém o leva a sério, mas 6% da população de SP ainda vota neste pilantra.

    Em contrapartida, temos a Soninha Francine, que como Vereadora já mostrou ter coragem, criatividade e pulso firme frente à sujeira do poder. Como candidata à prefeitura, embora transpareça em alguns momentos uma certa ingenuidade, foi competente em ambos os debates, apresentou idéias, entrou no cerne de questões importantes e não se esquivou das perguntas. Um alento, considerando a debilidade generalizada dos candidatos destas eleições.

    ResponderExcluir
  9. Vlw, cara. Vc me deixou 'por dentro' do assunto.

    ResponderExcluir
  10. Espero que os eleitores fiquem atentos e votem com consciência.
    Tentar escolher o menos pior para depois não ficar reclamando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Wander, em Vitória o PT já está em ritmo de eleições ganhas, com seu candidato (João Coser) com 69% das intenções de votos.
    E por aui é o candidato do PCO (nem sei o nome), que não participa de nada, não divulga sua agenda e nem aparece na campanha na TV (afinal, em seu curto tempo, apenas se mostram textos que são narrados e um fundo opaco).
    Esperamos o resultado das demais cidades...

    ResponderExcluir
  12. Acho fantástica a cobertura que a imprensa dá às eleições, mas, sinceramente, a uma semana do pleito.. estou de saco cheio de eleição (e olha que meu saco é de filó). Mas o que a gente vê é a repetição do padrão pelo Brasil.

    Bom, se bem que tem os horários políticos que são divertidos e repetem o mesmo padrão também...

    Você me conhece...

    Huuumm...
    Se bem que não dá para sentir saudade disso...
    Abs

    ResponderExcluir
  13. Bela análise.

    Se o Pimentécio levar essa será o fim da picada!

    Abrazo!

    http://gambetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Wander, querido,

    depois eu vou passar aqui com calma pra ler tudinho (muito me interessa), mas agora, só te dar um toque: passa lá no Dos Crimes pegar presentinho pra ti.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Wander,

    sua cobertura está show de bola!! Você está de parabéns!

    Esses dias estava vendo o percentual de indecisos de BH e me assustei com o número.. altíssimo. Espero que o pessoal tenha refletido e analisado bem para tomar a melhor decisão no domingo!

    Imagina a Jô ir pro segundo turno com o Quintão?!? [2] Ia ser massa.. Melhor seria se a Jô e o Sérgio Miranda disputassem o segundo turno. Acredito que os dois são os que possuem as melhores propostas.. enfim.. acompanho as eleições de BH, daqui de Pedro Leopoldo onde tudo é mais emocionante.. ano passado teve até tiroteio. Bang-bang onde ainda há resquícios do coronelismo da República Velha.. tudo a ver, né?!? PENA..

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente ficamos a mercer desses horários eleitoraiiss... se ajudadesse em algo seria perfeito, mas sabemos que não tem jeito!!

    Beeijoos, Sumido!!!

    ResponderExcluir
  17. Wander,

    espetacular esse teu link entre comunicação e eleições, eu acho que já te disse isso, mas eu acho importantíssimo entendermos que estratégias estão sendo utilizadas e como as propostas se favorecem delas ou não.

    Amanhã vou acompanhar o debate aqui de Porto Alegre (pela RBS, sucursal da Globo) com outros olhos e pode ter certeza que a culpa é tua!

    beijo!

    ResponderExcluir
  18. O debate da Record foi bom, guardadas as devidas proporções. Na questão de estrutura e produção, achei ótimo: blocos bem divididos e o André se saiu muito bem na mediação do debate.
    Agora, quanto aos candidatos, mais um fiasco: achei todos eles fracos, sem emoção e sem vontade. Eu enxergo os debates paulistas sendo melhores que os de BH, até por conta dos candidatos que se engalfinham mais e debatem mais mesmo!
    Aqui, um maraaaaaasmo total...
    Mas, ok minhas visões de alguns candidatos.
    Sérgio Miranda como sempre impecável, mostrando ser de fato um político experiente e preparado. Terá meu voto!
    Jô: não é sem motivo que está em 3° lugar nas pesquisas. Acho que ela devia ter ido pro tudo ou nada: usar artilharia pesada contra Lacerda. Mas é aquela história: a Jô errou muito nesta eleição, desde a formação da chapa, programa eleitoral passando pela assessoria de imprensa dela, que é horrorosa. Acho complicado ela ir pro 2° turno, se este acontecer.
    Caso aconteça, Leonardo Quintão me disse em off na entrevista que fiz com ele pra webrádio do Uni-BH, que a Jô o apoiará. E o contrário tmb: caso ela consiga ir pro 2° turno, ele a apoiará.
    E é isso aí: tomara que o Lacerda perca!

    ResponderExcluir