Café Rapidinhas - De dança das cadeiras aos debates eleitorais

setembro 28, 2008

Café Quente: No último dia 14 de agosto, uma medida da Justiça Mineira, aliada claramente aos interesses do Governo de Minas Gerais, bloqueou o site do NOVO JORNAL que é conhecido nacionalmente por ser um dos poucos veículos mineiros que publica notícias contrárias ao governo Aécio Neves. Na época, exatamente no dia de cumprimento da suspensação do site do jornal, havia o seguinte texto na página principal: "Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Esta página foi suspensa por medida cautelar judicial e o conteúdo do site é objeto de apuração por indícios de prática de crimes. Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos". Será? Desde quando não fazer notícia chapa-branca virou crime? Jornalistas e blogueiros de várias partes do Brasil, como Luiz Nassif, enviaram manifestações contrárias a essa prática que teve o intuito de instaurar uma censura da informação. É claro que, num país que se diz democrático, onde a liberdade de expressão está garantida na Constituição, tanto governantes e governados precisam ter maturidade e boa educação para lidar com as críticas. Para quem não conhece a história de fato, clique aqui para saber os detalhes.



Café Frio: O jornalista Paulo Leite deixou a TV Betim de "calças curtas" nessa última quinta-feira (25/09). Paulo foi convidado com antecedência para mediar o debate dos candidatos a vice-prefeito de Betim, cidade localizada na Grande BH, e faltando poucas horas para início do debate, anunciou à direção da TV Betim, por telefone, que iria mediar o debate dos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, promovido pela TV Band Minas. Por conta da "dança de cadeiras" entre TVs, o debate da TV Betim foi cancelado e, até o fechamento desta edição, não se sabe se haverá outro. O Café com Notícias deixa o espaço aberto tanto para que Paulo Leite se manifeste sobre o ocorrido, quanto para a TV Betim. Para muitos colegas da imprensa, a troca pegou mal, muito mal. Já para alguns políticos, o cancelamento do debate foi um alívio.



Café Xpress: Enquanto isso, na TV Band Minas, na mesma quinta-feira (25/09), poucos colegas da imprensa repercutiram a "dança das cadeiras do mediador" e o debate dos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte continuou morno e com poucas propostas. O tom debate se deu ao ataque de Jô Moraes (PC do B) e Leornardo Quintão (PMDB) ao candidato da aliança entre Pimentel (PT) e Aécio (PSDB), Márcio Lacerda (PSB), que pediu várias vezes o direito de resposta e se mostrou um tanto nervoso quando foi questionado sobre uma dívida tributária de R$ 1,5 milhão com a prefeitura da capital mineira e sobre processos trabalhistas movidos por ex-funcionários contra a companhia. O eleitor belohorizontino ainda poderá acompanhar neste domingo (28/09), na Rede Record, e na quinta-feira (02/10), na Rede Globo, as últimas tentativas dos candidatos garimparem eleitores por conta da oratória. Atenção, eleitor: pesquise em sites de busca a história e vida pública dos seus candidatos, tanto para prefeito, quanto para vereador. Você pode mudar uma eleição com o seu voto, acredite!



Café Jornalítico I: E os nossos governantes resolveram pegar mesmo no pé da imprensa. Um projeto de lei proposto pelo Ministério da Justiça e assinado pelo presidente Lula, caso seja aprovado, irá ameaçar o direito dos jornalistas de proteger suas fontes e limitaria sua capacidade de divulgar informações obtidas por fontes que temem ser identificadas ou por meio de grampos telefônicos. De acordo com o Jornal Pequeno, o projeto traz a possibilidade de que meios de comunicação e jornalistas que divulgarem escutas telefônicas, legais ou ilegais e sob segredo de Justiça, sejam criminalmente punidos. O que os nossos "bons" políticos esquecem é que o jornalista precisa e deve resguardar as suas fontes para que elas não sofram restrições ou punições sociais por contribuir com informações úteis e que prestam serviço ou esclarece detalhes da vida pública. Não é à toa que existe a Lei da Imprensa....alôÔÔÔ!



Café Jornalístico II: O Centro de Jornalismo Digital em Guadalajara, promove entre 13 de outubro a 10 de novembro um workshop sobre jornalismo online para editores de todo mundo. Ao todo serão 25 editores que poderão participar de um workshop à distância sobre as novas práticas e plataformas online. O programa inclui discussões sobre as tendências no jornalismo online, os modelos de negócios digitais, e a integração entre as redações impressa e online. O workshop terá a duração de quatro semanas e terá ainda uma etapa presencial no mês de dezembro em Guadalajara, no México, para os participantes com melhor desempenho. As inscricões podem ser feitas online e se encerrarão em 6 de outubro de 2008. Para se inscrever, clique aqui.



Café na Blogsfera I: Você já conhece a Revista Feed-se? Não. Ontem à noite, recebi por e-mail a nova edição. Trata-se de uma revista voltada para blogueiros, com várias dicas e assuntos super bacanas. Essa edição, traz uma série de matérias que debatem a democrcida informação, com uma entrevista com os editores do blog Twitter Brasil, que teve o domínio retirado por algumas horas do ar, graças a uma confusão da justiça do Ceará. Para quem gosta do assunto blogsfera, vale a pena conferir! Para baixar, clique aqui.


Café na Blogsfera II: O Café com Notícias faz três convites importantes para você: o primeiro é para acessar (e participar) da comunidade do Café no diHITT e no Orkut; e por falar nisso, o segundo convite é para visitar o projeto Blogueiro Repórter, promovido pelo diHITT, no qual faço parte como colunista e, a partir de hoje, ajudo na coordenação junto com o Pablo Melo, idealizador dessa rede social, e a minha amiga, jornalista e blogueira Letícia Castro, que é a coordenadora-mor do Blogueiro Repórter. Lá você vai encontrar textos sobre vários assuntos, inclusive sobre blogsfera, comunicação e tecnologia, política, comportamento, entre outros. Não perca! E o terceiro e último convite, e não menos importante, é para todos os blogueiros participarem no dia 15 de outubro, do Blog Action Day, que esse ano promove um meme coletivo sobre a pobreza. Se você é blogueiro e acredita que por meio do seu blog você pode ajudar a construir um mundo melhor, participe.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

10 comentários

  1. Lourdes Aparecida Silva28 de set de 2008 10:57:00

    Nossa senhora....não acredito que o Paulo Leite fez isso com a TV Betim...meu Deus! Ele que é um jornalista tão sério...jesus toma conta.

    ResponderExcluir
  2. Maria Eduarda Oliveira28 de set de 2008 11:00:00

    O Paulo Leite ñ fez uma atitude legal de deixar o pessoal da TV Betim de "calças curtas".

    Adorei a sua seleção de informções sobre a imprensa e política. Não sabia que tinha acontecido isso com o NOVO JORNAL. Tô horrorizada.

    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Wander,

    Agradeço a visita, os elogios e o convite. Devidamente votado.

    Um abraço,

    Marcus, Criativo de Galochas

    PS: Aproveitando, vc topa trocar link entre os sites? Caso aceite, clique em "troca de links" no menu

    ResponderExcluir
  4. Wander, Wander... o desespero tá batendo mesmo meu caro!
    Uma péssima sensação de impotência se apodera de mim quando leio essas coisas sobre a censura à imprensa aqui no estado. É nojento tudo isso! Os irmãos Neves são complicados, putz!
    Sobre a capital, também rola um desespero: acho que vai rolar um segundo turno sim, mas poxa, entre Lacerda e Quintão? O que mais me preocupa no Quintão é o fato dele ser do PMDB.
    Mas é isso aí, Deus proverá!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. A única coisa que tenho a dizer sobre o episódio Paulo Leite é que tem coisas do além na história.

    Afinal, ninguém em condições normais marcaria dois compromissos para o mesmo dia, hora e em cidades diferentes. Tem algo errado, né?

    Gostaria muito de ouvir o que o Paulo Leite tem a dizer sobre o fato...afinal, pelo que ficou entendido a partir dos fatos apresentados até agora, ele faltou com respeito com a cidade de Betim, com a TV Betim e com os candidatos da cidade. Se tem uma justificativa pláusível...explique-me, please!

    Quanto à eleição em BH...voto na Jô Morais. É a única candidata que eu já vi (com os próprios olhos) atuando pela cidade.

    OBS: É bom lembrar que a questão partidária não vale mais nada em Minas, temos que escolher pela pessoa e não pelo partido.

    ResponderExcluir
  6. Wander, a atitude do jornalista Paulo Leite foi um tanto condenável. OK, foi uma grande oportunidade que surgiu. Mas as pessoas precisam honrar seus compromissos. Ainda mais os jornalistas. É claro que é preciso saber tudo sobre o acordo feito entre ele a a TV Betim, mas, se houve um acerto de palavra, esta deve valer mais do que papéis ou mesmo oportunidades repentinas. É uma questão que envolve um debate ético. Talvez tenha sido um fato inusitado e até cômico, mas a reflexão deve ser séria.

    Valeu, Wander, até mais!

    ResponderExcluir
  7. Ei amigo, tempão que não passava por aqui. Qtas novidades! Adorei ver o Novo Jornal no ar novamente. Hehehehe... Galera de fibra! Gostei das dicas e comentários, principalmente políticos.

    Poxa, espero que o povo acorde...rsrsrs

    beijão...

    ResponderExcluir
  8. Ah agora essa história da fonte tá me preocupando amigo... precisamos dar um jeito e divulgar mais isso... Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Os governatntes será que não estão tentando SE proteger ao aprovar o projeto de lei que ameaça abrir as fontes ???

    Gostei muito da revista feed-se ...

    ResponderExcluir
  10. É, não adianta, a gente sempre vai ser vítiima de caças às bruxas. Quarto poder, né? "Um jornalista incomoda muita gente..." Lembra da música do elefantinho?
    Cumpade, tem selinho pra vc. hehehe
    Beijocas!

    ResponderExcluir