#Videocast: Debate da Band Minas nas Eleições 2008 em BH

agosto 02, 2008



Faltou um colorido a mais para o debate. Não que seja vermelha, azul ou amarela, mas a cor é um elemento chave para dar a vida as discussões em torno dos problemas da cidade. 

Mas a questão do debate político em torno de quem irá assumir a Prefeitura de Belo Horizonte (MG) parece morna e sem sal. De um lado o embólio da aliança do PT e PSDB em torno de Márcio Lacerdo (PSB)

Do outro a candidata Jô Moraes do (PC do B) que lidera as pesquisas e, por ter uma história política de mais visibilidade e projeção na capital mineira, está em primeiro lugar nas pesquisas. 

O Café com Notícias está ligado no debate político em torno da eleição municipal e cobriu os bastidores do primeiro debate de TV realizado pela Band Minas. Acompanhe agora o nosso terceiro videocast. Assista:

 

Entrevista

O desafio de publicar notícias em primeira mão sobre a cobertura e bastidores das eleições municipais mineiras e com um foco especial para Belo Horizonte. Esta é uma tarefa que ficou a cargo dos jornalistas Bertha Maakaroun, Baptista Almeida e Patrícia Aranha, responsáveis pelo Blog das Eleições, projeto criado pelo Portal Uai e em parceria com o jornal Estado de Minas

Em entrevista exclusiva, no intervalo da cobertura do debate político promovido pela Band Minas, a jornalista Bertha Maakaroun conversou comigo. Confira:


1) Bertha, como surgir a idéia do Blog das Eleições?


O projeto partiu da direção do jornal que queria dar uma cobertura diferenciada para as eleições municipais. Baptista, Patrícia e eu cobrimos política há bastante tempo. Tem algumas notícias de bastidores que ficam na redação e, com o blog, temos a liberdade de repercutir.


2) Como está sendo para você a atividade de ser blogueira? Os grandes jornais, na sua opinião, estão apostando mais em blogs?


Creio que o blog é uma nova possibilidade de mídia que os grandes veículos ainda estão descobrindo e tem certo receio de investir. O Portal Uai resolveu investir nisso e estamos felizes por estar à frente de algo pioneiro. Quando falo pioneiro não estou desmerecendo os outros blogs que estão cobrindo política, não é isso. Falo do fato de um grande veículo apostar nessa mídia. A experiência é fantástica e árdua. Estou aprendendo muito com o projeto, mesmo que ele tenha um prazo final para acabar, já que ele vai durar até o final das eleições.


3) Você pretende montar um blog só seu ou sobre política ou qualquer outro assunto?


Não sei, para ser sincera. A vida de jornalista é muito complicada. Fora isso dou aula na PUC-Minas e estou acabando meu doutorado em Ciências Políticas. A vida está muito corrida. Quem sabe não vem algum projeto interessante mais para frente.


4) Bertha, quanto tempo você está no jornalismo? Qual é a diferença que você vê na época que você começou para época que estamos hoje?


Tenho 20 anos de jornalismo, 15 deles no Estados de Minas cobrindo política que é a minha paixão. Sempre trabalhei com política e não me imagino fazendo outra coisa. Dou aula de Edição Jornalística na PUC atualmente, mas nunca deixei a cobertura política. A diferença maior que acredito é a internet. O jornalismo está mais empreendedor. Assessoria de imprensa e comunicação coorporativa estão em franca expansão. A dica que dou ao jovem jornalista é fazer o que gosta, procurar se especializar, fazer bons contatos porque o sucesso será conseqüência.




Veja também:









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

13 comentários

  1. Boa iniciativa essa!
    Na minha cidade por exemplo acontece muita politicagem...gostei da sua idéia acho que irei fazer algo parecido...

    ResponderExcluir
  2. Olá colega de trabalho. O seu blog é totalmente inteligente. Amei tudo por aqui. Inclusive a entrevista com a jornalista Bertha. Bom sabem que em Minas, o jornalismo é assim interativo.
    um abração,

    Fernanda
    http://fernanda.arteblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. boa! acompanhar o movimento politico e as campanhas e candidatos, nao deveria ser algo apenas de jornalistas mas sim de todos os cidadãos!

    mas me diz, pt e psdb juntos?????a mineirada ta ficando louca!! e pc do b na frente??????nossa, quanta diferença pro sul conservador!


    apareça:

    http://blogdocleidemar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Round Onde... FIGHT


    E é sempre assim, muita briga e pouca ação! (ações que beneficiem a população)

    ResponderExcluir
  5. Eles todos parecem estar falando dessa coisa de construir um metrô descente [o que é ótima idéia], apenas para atrair candidatos ñ estou vendo firmeza parece que querem fazer propagandas com os conceitos mais aprovados pela população e dando impressão que suas propostas na verdade ñ tem uma base intelectual sólida.


    Mas nem me aventuro a falar, sou leigo de política. apenas analiso as pessoas com que aprendi na rua.

    ResponderExcluir
  6. Amigo,

    BH terá prefeito para os próximos anos? Se depender da maioria da população, acho que não, viu! Tá todo mundo sem saber em quem votar por causa da "boa" qualidade dos candidatos. Nunca vi algo tão insano como a parceria PT-PSDB. Jogaram as ideologias no lixo para lançar um candidato sem sal,açucar,pimenta, um verdadeiro isopor.

    Temos a Jô Moraes, que parece ser uma boa opção pelo passado político dela. O problema é o partido dela...PC do B. Acredito que se ela for eleita não terá apoio para se manter e BH que perderá!

    O que fazer então? Votar nulo, branco, num votar e justificar? Eis a dúvida...vou esperar o último minuto para decidir o que fazer...infelizmente!

    ResponderExcluir
  7. Wander show, você bem que poderia mudar de sobrenome.

    Bem, o videcast está melhorando, tanto na locução, quanto na questão do áudio. As informações trazidas por ele são relevantes e apresentadas de forma ágil e dinâmica.

    Quanto a entrevista, parabéns! É complicado conseguir com que jornalistas em cobertura cedam um tempo para falar um pouco do seu trabalho.

    Ah! Quanto ao debate, creio ter visto melhores antes. Este foi de baixo nível.

    Abraços.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. eita, mais um videocast legal!


    abçs, amigo!


    bom domingo!

    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Poo, gostei dissoo..achei super válido, parabéns

    ResponderExcluir
  10. De fato, o blog tomou atualmente uma dimensao bastante diferenciada do que ja foi um dia.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de lhe dar os parabens, wander! achei fantastico o seu blog e muitas coisas q vi por aqui vou adaptar para o meu blog, novamente, parabens!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  12. Wander,

    Sei que é uma postura pouco cívica, mas acho poucas coisas tão desinteressantes quanto Stock Car, Campeonato da série C e eleições... cara, essas coisas me dão um sono. Até me esforço para gostar, mas é barra. Minha antipatia aumenta quando eu demoro 30 minutos para fazer meu filho dormir e um desgraçado passa com o carro de som tocando seu gingle detestável... Gosto quando passa o período eleitoral... ah... isso eu gosto.

    ResponderExcluir
  13. Ei, amigão! Mais uma vez, ameeei o videocast! Continue nessa linha, está sendo um sucesso! Além do mais,é uma bela ferramenta ilustrativa do post, um meio que deve ser usado mais amplamente, com certeza.
    É muito importante conhecer os bastidores da cobertura da imprensa. Como sempre te digo, é uma oportunidade viva de o estudante ou iniciante no jornalismo vislumbrar o cotidiano da profissão, como as coisas realmente acontecem. É um trabalho generoso como poucas vezes vemos na nossa profissão tão competitiva.
    Era para eu ter vindo comentar ontem, me desculpe, compadre. O fim de semana foi movimentado. Aliás, o Batman é óóóóótimo!!! Vc tinha razão!
    Beijão!
    Letícia.

    ResponderExcluir