Helena Barone deixa o Jornal da Alterosa

agosto 11, 2008

Após 12 anos à frente do Jornal da Alterosa - 1ª edição, exibido de segunda-feira à sábado, das 12h50 às 13h25, na TV Alterosa/SBT, a jornalista e editora-chefe do noticiário Helena Barone deixa o telejornal para se dedicar a outros projetos, principalmente à maternidade. Neste último sábado (09/08), Helena encerrou sua última aparição no telejornal, excepcionalmente no Jornal da Alterosa - 2ª edição, exibido no início da noite, pedindo para que os telespectadores da Alterosa avisem as pessoas que não puderam vê-la sobre o motivo da saída. "Quero pedir ao público da emissora, e que acompanha o Jornal desse horário, que avisem para as outras pessoas que me acompanharam durante estes 12 anos na hora do almoço o motivo da minha saída: quero me dedicar a novos projetos", diz a apresentadora emocionada no seu último editorial. Para ver a despedida de Helena, clique aqui.


Conhecida por ser uma excelente profissional na área do telejornalismo mineiro e por ter uma personalidade um tanto sistemática, de acordo com os colegas de emissora, Helena Barone deixa o comando do Jornal da Alterosa para apresentar e produzir o programa semanal Vrum, especializado em carros e no mundo automobilístico, e exibido em rede nacional pelo SBT nas manhãs de domingo - quem apresenta a atração é a jornalista Mônica Veloso - aquela senhora envolvida com o Senador Renan Calheiros, lembra? Há aproximadamente 10 meses atrás, Helena teve que deixar o noticiário devido a licença à maternidade da pequena Alice, sua primeira filha. Quando voltou ao comando do telejornal, encontrou um novo momento na disputa de audiência na hora do almoço: seu colega de bancada e editor assistente André Vasconcelos saiu da TV Alterosa para assumir a apresentação e ser o editor-chefe do MG Record, da TV Record Minas, exibido às 19h30. Além disso, o Balanço Geral, principal concorrente do telejornal, ameaçava a vice-liderança da Alterosa todos os dias - o que causou preocupação entre a direção responsável e comemorações exacerbadas pela emissora do Bispo.



Velho esquema novo



Com a saída de Helena Barone do comando do Jornal da Alterosa, quem assume o noticiário são os jornalistas Benny Cohen e Laura Lima. Benny foi o primeiro apresentador do telejornal e há muitos anos largou o comando do telejornal para se dedicar a atividade de diretor de jornalismo da TV Alterosa. Ele e Laura Lima foram os primeiros apresentadores do Jornal da Alterosa, no momento de reformulação do jornalismo da emissora. Agora a dupla se reencontra com a tarefa árdua de resgatar a vice-liderança de audiência. Érica Toledo, apresentadora do extinto programa Feminina, também da TV Alterosa, chegou a ser cogitada para dividir a bancada com Benny, mas por estar grávida resolveu não participar do projeto. Por ora, a jornalista e editora do Jornal da Alterosa Fernanda Moura assume a apresentação do noticiário até a estréia do novo formato no dia 18/08, às 12h30, por causa do horário eleitoral.


Novidades


A hora do almoço virou o verdadeiro horário nobre das TVs abertas locais aqui em Minas Gerais. Enquanto a TV Record Minas investe em estruturação pelo interior do estado para aumentar a cobertura e, conseqüentemente, a audiência, e está adiando a estréia do novo news room - espaço moderno no qual a redação serve de cenário para os telejornais; a TV Alterosa, que já está presente em mais de 800 municípios mineiros, quer renovar o telejornalismo e está dispota a entrar na briga com unhas e dentes.


Os principais produtos da casa Jornal da Alterosa, Alterosa Esporte e Alterosa Urgente estudam novos formatos e cenários que trarão um diferencial para o jornalismo do canal. Segundos fontes ligadas a emissora, a idéia é criar espaços mais atraentes que tragam dinamismo e identificação com o público. A reestréia destes programas, como novos cenários, ainda não foi divulgada à imprensa. Até o fechamento desta edição, o site da TV Alterosa se encontra fora do ar - o que pode ser um sinal de tentativa de manter o sigilo para o que está por vir de novidade nesta segunda-feira, dentro da primeira edição do Jornal da Alterosa.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. Que pena A Helena era boa apresentadora mas como teve que sair vamos aguardar os próximos ...!

    ResponderExcluir
  2. Olá amei seu blog,bem completinho
    aceita uma parceria?


    passa la no www.sondnews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não a conhecia. Mas espero que ela nõa seja que nem a maioria das "Maiornetes Globais".
    Seu blog é MUITO bom! Valeu a pena vir aqui!

    ResponderExcluir
  4. Vale destacar que o a Ana Cristina Pimenta também deixou o Jornal da Alterosa há alguns meses.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, uma pena a saída da Helena.
    Sempre a considerei como a "cara" do JA. É uma excelente jornalista, muito profissional e inteligente.
    Fará falta sim.
    Só achei estranho a volta do Benny, depois de tantos anos.

    Hoje, quem apresentou foi a Fernanda Moura, muito boa também, mas como disse, a Helena criou uma identidade com o jornal.

    Mas sucesso nessa nova fase dela!

    ResponderExcluir
  6. Não sei se o comentário foi na primeira...

    Uma pena a saída da Helena. É uma excelente jornalista e criou um vínculo muito forte com o jornal, uma identidade. Fará falta sim, mas sucesso nessa nova etapa.

    Achei estranho o Benny voltar após tantos anos. Acho que deveriam dar uma oportunidade ao Jacques Leal, que é super capaz e muito simpático e que está no Alterosa Urgente.

    Hoje quem apresentou o JA foi a Fernanda Moura,muito boa também, mas como disse, Helena é Helena.

    ResponderExcluir
  7. Wander,

    Show! Um café no ponto! Adorei esse post sobre os bastidores da imprensa mineira. E o que você disse sobre horário nobre das Gerais é a mais pura verdade. Basta vermos o preço do anúncio na televisão durante o almoço.

    Além disso, vejo com bons olhos essa briga, que tende a qualificar ainda mais o telejornalismo mineiro.

    Parabéns pela abordagem!
    ___________________________________
    http;//semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que legal, né compadre? Eu não conheço a Helena, mas cada vez mais mulheres se dedicam ao jornalismo automobilístico, isso agrega muito à categoria. rs E adoro saber dos bastidores da imprensa mineira, infelizmente não temos muita familiaridade com os profissionais na atividade daí, salvo os globais.
    Amigão, tô numa crise hiper produtiva, tem mais dois posts lá. hehehe Curtinhos, curtinhos.
    Beijos!!!
    Letícia.

    ResponderExcluir
  9. Wander,

    Ainda não tinha vindo aqui no seu blog. Lucas, do Sem fronteiras na web, fala muito bem do seu blog e só hoje, após sua mensagem é que me propus conhecer o café com notícias. Realmente vejo que não houve exageros nos comentários do Lucas. Você escreve muito bem!! e traz informações que eu, sinceramente, não vejo em outros locais.
    Parábens!!
    Abraços
    Kátia

    ResponderExcluir
  10. O almoço ficará mais agradável!

    Laura e Benny formam um casal e tanto...bem melhor que a insuportável Helena Barone, que além de não ser carismática ainda destrata quem trabalha com ela. Enfim, mudança produtiva!

    ResponderExcluir
  11. Fala Wander , Blz? Valeu pela minha 1º postagem no meu blog ! srsr
    http://www.comunicoavoce.blogspot.com/
    E Incrivel os bastidores da televisão brasileira né ? é um entra e sai constante nas telinhas que não tá fácil !! Quando já estamos acostumando c/ aquela carinha ... ela desaparece , e sem aviso prévio (exceto no caso da Helena)!!!
    Um exemplo foi o Carlos Viana que não tive noticia do pq do pouco tempo na Alterosa!
    O trem tá feio !rrs
    Forte abraço
    Andre

    ResponderExcluir
  12. Uma repórter e tanto. Poucas que vi com uso profissional acima de tudo e pouco sensacionalismo. Notícia dada sem apelar pela imparcialidade. Hoje sei pouco sobre o telejornal. Me noticio pelas folhas dos periódicos. Parabéns a Helena Baroni.

    ResponderExcluir