Café Olímpico: Pequim 2008 - Jornalistas agredidos e violação ao direito da informação

agosto 06, 2008

O maior evento esportivo do ano dentro de um país que sofre a ditadura da informação. A Olímpíada de Pequim 2008, na China, que só começa oficialmente no dia 08 de agosto de 2008, às 08h (horário de Brasília), acontece dentro de uma nação que tem como base uma forte tradição cultural e religiosa. Apesar do Café com Notícias não ter ido para Pequim, o blog irá fazer uma cobertura especial sobre o evento esportivo: vamos analisar a cobertura feita pelos nossos colegas da imprensa, falar de bastidores e curiosidades do evento. A partir de hoje e até o final da competição vamos dedicar um post à Olímpíada, sempre priorizando a análise pelo lado da comunicação.



Só para recapitular, a China, país sede do evento, já sofre alguns protestos por parte de militantes, meses antes de começar a Olimpíada. Estes grupos querem denunciar os problemas de ambientais (e de poluição), à censura dos meios de comunicação e o problema político com o Tibete. A caminhada da tocha olímpica também serviu para muitos ativistas criarem campanhas de concientização que contribuíram para o debate nos meios de comunicação em todo o mundo. No Tibete, houve relatos nos grandes veículos de comunicação de movimentos separatistas que acusam os chineses de intensificar a repressão, vigiar opositores e desaparecer com cerca de mil pessoas. Prova de que a força é o principal cabresto do governo chinês.


E por falar em violência, nessa semana dois jornalistas japoneses foram agredidos por policiais chineses na cidade de Xinjiang que, por coincidência, é a mesma região onde aconteceu um atentado que matou 16 policiais, nesta última segunda-feira (04/08). Shinzou Kawakita, de 37 anos, fotógrafo do jornal Tokyo Shimbun, e Shinji Katsuta, também de 37 anos e repórter da TV Nippon, foram abordados pela polícia chinesa enquanto cobriam o atentado em Kashgar, em Xianjiang, na manhã de ontem. Os jornalistas foram levados pelos policiais para um hotel, de onde só saíram duas horas depois, feridos e com equipamentos quebrados.



Ainda, de acordo com os jornalistas japoneses, eles foram levados para uma sala onde foram mantidos com os rostos pressionados contra o chão e de ter levado socos no rosto e no estômago. O governo do Japão enviou diplomatas para cobrar uma posição e punição às autoridades da China e, até o fechamento desta edição, não houve uma resposta concreta. Manifestantes de Tóquio prometeram um protesto pelas ruas da capital japonesa, mesmo depois da China reafirmar que todos os jornalistas possuem permissão de viajar livremente pelo país para realizar a cobertura. Curiosamente, na semana passada, a ONG Anistia Internacional publicou um relatório afirmando que a situação dos direitos humanos piorou no país com a proximidade dos Jogos Olímpicos. Já o governo chinês rebateu a afirmação e disse que o problema melhorou muito em relação ao que existia. Será? Depois dessa violência a estes profissionais da imprensa fica difícil acreditar em declarações oficiais, hein. Mas o fato é que os veículos de comunicação de vários países já começam a debater a censura da informação na China - o que já é um bom avanço, pois até o início desse ano eram raros os veículos que tocavam no assunto olimpíadas (veja os detalhes no podcast abaixo).


O chefe do Departamento de Segurança Pública da Província de Xinjiang, Liu Yaohua, argumentou que os japoneses infringiram a lei chinesa ao entrar em uma área militar, entretanto não justificou o motivo do ataque violento, mas pediu desculpa em nome do governo chinês. A ONG Repórteres Sem Fronteira condenou as agressões, segundo a Folha Online. "Tememos que a intolerância com repórteres estrangeiros culmine em novos incidentes e o COI divida as responsabilidades, já que levou tanto tempo para pedir garantias à mídia". Além de agredir fisicamente os jornalistas, a polícia chinesa em Xinjiang prendeu um taxista e um vendedor de vegetais. Ainda houve mais 18 manifestantes estrangeiros detidos na região.


A situação de violência, que causou um incidente diplomático entre Japão e China, é um exemplo do que está acontecendo com vários jornalistas que foram cobrir o evento: uma rígida restrição ao trabalho da imprensa. De nada adiantou o governo chinês usar tapumes coloridos para esconder as mazelas de seu povo. População que, por sinal muito hospitaleira com os brasileiros, segundo alguns colegas de imprensa, e que não tem nada a ver com a censura imposta pelo governo. Aliás, até tem: será os chineses responsáveis pelo rumo que o país tomou? Vai saber....rs. "Há um certo comodismo entre a população que aparenta já se acostumar com o regime, cuja tradição e a seriedade se fazem presente o tempo todo", comenta o jornalista e comentárista esportivo da Rádio Itatiaia, Lélio Gustavo.


E por falar em rádio, a Rádio Itatiaia, representante da força do radiojornalismo mineiro, é a única emissora a cobrir as Olímpiadas de Pequim com equipe direto da China e com direito de transmissão de algumas disputas esportivas - sem contar o Sistema Globo de Rádio. Amanhã, a rádio de Minas inicia a sua transmissão a partir das 05h30, ao vivo, direto do estádio de Shenyang, com o jogo de futebol masculino Brasil X Bélgica, pelo grupo C, cuja partida começa às 06h, horário de Brasília. Hoje pela manhã tivemos a oportunidade de acompanhar as nossas meninas do futebol feminino, cujo jogo contra a Alemanha ficou empatada em zero a zero. Assim como os garotos da seleção foram prestigiá-las no jogo, elas também irão amanhã ao estádio de Shenyang para ajudar a torcer pela disputa do ouro olimpíco - que é um título inédito para a seleção masculina.



:: Ouça agora







:: Veja também:






Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

11 comentários

  1. Nossa, que coisa, não? As relações entre China e Japão já não são lá essas coisas, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. E o caso dos repórteres feridos pode piorar ainda mais as coisas.
    E quanto a Itatiaia cobrir os jogos da China, não é a toa que eu sonho em trabalhar por lá. Se Deus quiser, em pelo menos 4 anos, estarei trabalhando ao lado do meu ídolo, Willy Gonser!

    ResponderExcluir
  2. Ei, amigão! Que loucura, não? É, melhor a gente ficar de longe do que levar porrada como os pobres japoneses. Eu não queria cobrir essas Olimpíadas.
    Excelente reportagem, cheia de dados, adoro textos assim, parabéns!
    Olha só, tá rolando um concurso no blog Usuário Compulsivo e eu te indiquei. Dá uma olhadinha lá e vê se vc quer participar, tá bom?
    Beijão!!!
    Letícia.

    ResponderExcluir
  3. Wander,

    o que mais me impressionou na cara de pau chinesa, foi a informação de que os jornalistas japoneses seriam ressarcidos pelos danos no seu equipamento, quando retornassem à pisar em Pequim.

    abraço.

    ResponderExcluir
  4. as olimpíadas de Pequim são um desastre anunciado...
    seram olimpiadas polítisadas, censuradas...
    e poluidas...

    ResponderExcluir
  5. Sei lá, já não gostava muito da china e dos chineses... com essas notícias tô gostando menso ainda!

    Adoro olimíadas, mas esse ano ainda não me animei muito com elas... Não entrei no espírito!

    ResponderExcluir
  6. Um povo muito estranho!!!

    Mas cada um com sua cultura!!!


    _________________
    www.infoxcomp.com

    ResponderExcluir
  7. Não vejo a hora de ver a abertura das olimpiadas deste ano *-*

    ResponderExcluir
  8. Existe uma tentativa mais do que desastrada do governo chinês de esconder a coerção social passada pelo povo chinês. E você uma lebre muito importante: serão os chineses acomodados com esta situação? Eu digo que sim, e digo até mais, faz parte da cultura deles esta submissão.

    O problema é que toda esta submissão caiu e muito bem com a abertura ao capitalismo ocidental, o que não vejo como uma contradição é sim como algo bastante coerente.
    Afinal, será que parte desta coerção nós também não passamos diariamete? Sobre outra roupagem, é verdade, mas este é o estigma de quem opta por prestigiar o mercado em detrimento do indivíduo.

    E a pergunta final: porque nos assustamos tanto com a falta de liberdade chinesa?

    ResponderExcluir
  9. È vero Veroni,

    ando lendo essa maravilha q vc está construindo e, a cada dia, mais feliz, com a sua capacidade de leitura e observação sobre o mundo noticioso. Vejo que você se apaixonou pela notícia.

    Cara!!! Sensacional a sua observação de notícias. Fico impressionado, mesmo, com a disposição e com a sua capacidade de se articular sobre os noticiário, e com a sua própria leitura...enfim.Muito bom.

    Gostaria de propor uma discussão literária, se me permite, relacionada a este artigo.

    Vários jornais e emissoras de TV têm se referido às "Olimpíadas". Como vc mesmo se refere, neste artigo.

    Contudo, há uma outra observação sobre "Olimpíada", no singular. Como outros veículos têm preferido.

    Qual seria o certo?

    Da miha parte, modestamente, prefiro "Olimpíada", uma vez este termo se refere a um período de jogos, quando acontecem "jogos olímpicos".

    Acredito que pela diversidade das práticas esportivas que acontecem no período olímpico, na Olimpíada, afinal, as pessoas começaram a chamar de "olimpíadas".

    Porém, creio que, no termo original, grego, é no sigular. Há uma Olimpíada, um período, quando acontecem os jogos olímpicos.

    Enfim,claro que posso estar errado.

    Sucesso e grande abraço

    Carlos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Casalberto!

    Agradeço a sua vista ao Café, os elogios e a contribuição à informação que trouxe. Como veículo e tb por uma questão de linha editorial, o Café com Notícias adotou o termo "Olimpíadas", no plural mesmo, por entender que o evento possui várias competições e o sigular passa a idéia de um único esporte.

    Mas o debate é esse mesmo. E o Café está aberto a este tipo de discussão.

    Abraço meu amigo. Volte sempre!!!

    Wander Veroni
    Editor e jornalista responsável pelo Café com Notícias

    ResponderExcluir
  11. Wander, ótimas palavras. A liberade de expressão e os direitos humanos na China preocupam e podem manchar uma festa que promete ser inigualável.

    Pena que eu não consegui ouvir o podcast daqui de casa. Uma pena. Tentarei mais tarde.

    Ah! Agradeço o link. Nós estamos correndo para trazer melhor da cobertura, através de plantão, tv, rádio, notas etc.

    Abraço.
    ___________________________________
    http;//semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir