Café Olímpico: Pequim 2008 - Abertura, exclusividade e liberdade de expressão

agosto 08, 2008

Cores, luzes e movimentos sincronizados. A abertura da 29ª edição Jogos Olímpicos de Pequim 2008 mostrou toda a beleza e disciplina do país que possui tradição cultural milenar. 


Ficou a cargo do cineasta chinês, Zhang Yimou, 56, o diretor da cerimônia de abertura do evento, que acontece nesta manhã, a partir das 09h08 (horário de Brasília), com transmissão pela TV Globo e TV Band, na TV Aberta. Já na China, a cerimônia de abertura começou às 20h08, no dia 08 de agosto de 2008, tudo porque o número 8 representa a prosperidade na cultura chinesa.




Famoso e premiado diretor da produção cinematográfica da China, Zhang Yimou ficou conhecido pelos seus trabalhos em O Clã das Adagas Voadoras (2004), Herói (2002), A Maldição da Flor Dourada (2006) e Nenhum a Menos (1999). A cerimônia de abertura é o evento no qual o país sede mostra a sua riqueza cultural para todo mundo e um momento de grande vitrine", explica o jornalista e comentarista esportivo Álvaro José, da TV Band, minutos antes de começar o evento. Numa mistura de luzes, cores, música e artistas perfeitamente sincronizados, a cerimônia de abertura mostrou uma China preparada e que conseguiu caprichar e superou as expectativas pela sensibilidade e maestria. Clique aqui para conferir as fotos do evento.




Exclusividade



A Rede Record avisou esta semana que não pretende vender e nem compartilhar os direitos de transmissão da Olimpíada de Londres 2012 com nenhuma emissora de TV Aberta brasileira. A emissora da Barra Funda, que pagou US$ 60 milhões pela exclusividade, pretende vender apenas, por meio de de licitação, os direitos de imagem da Olimpíada britânica para web (sites e portais) e canais de TV paga, como Spor TV Band Sport.

Gulosa, a cúpula da Record está impressionado com o bom desempenho da Globo, que chegou a marcar bons índices de audiência no horário matutino, acima dos dois dígitos, e quer repetir o feito na 30ª edição dos Jogos de Verão. O fato é inédito no atual cenário da TV Aberta: pela primeira vez, a TV Globo não terá exclusividade em um evento esportivo - que na Olimpíada de Pequim 2008 compartilhou os direitos com a TV Band.




Rádio Pirata




Protestar contra a liberdade de expressão na China. Foi com esse intuito que a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pirateou uma rádio FM chinesa, na manhã desta sexta-feira, para fazer uma campanha contra a ditadura da informação no país, horas antes do início oficial dos Jogos Olímpicos. 


Com freqüência controlada pelo governo, desde 1949, onde só existem rádios governamentais, a RSF comemorou o fato de ser a única emissora FM livre da China e a primeira rádio não estatal a funcionar no país desde a chegada do Partido Comunista ao poder. A manifestação pacífica teve o objetivo de alertar o mundo em francês, inglês e chinês o que acontece com os meios de comunicação na China, que sofrem censura, bem como o trabalho dos jornalistas e profissionais da comunicação, tanto os nacionais, quanto os estrangeiros. Também foi uma forma de protestar pelas agressões sofridas pelos jornalistas japoneses.




"Bem-vindo à rádio Sem Fronteiras de Pequim, uma emissora criada pela organização de defesa da imprensa Repórteres Sem Fronteiras para informar sobre a liberdade de expressão na China. (...) Apesar de tudo, há pessoas que podem dizer o que vocês querem ouvir, em pleno coração de Pequim, pacificamente, sem violência. Isto é uma maneira de dizer que a censura não funciona.Fomos proibidos de vir a Pequim, fomos expulsos da China, mas apesar de tudo, estamos aqui para nos fazer ouvir, pacificamente, sem violência", disse a RSF durante a transmissão.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Gostei desse blog, os textos são muito bem escritos, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ei Wander... como sempre seu texto bacanérrimo. Muito legal a abertura. Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu adoro o trabalho dos RSF, é tuuuuudo! E não tem jeito, a censura consegue ser burlada sim quando se quer. A liberdade é um sentimento plantado no coração dos homens e o impulso da sua expressão é tão involuntário quanto a batida do órgão cordial.
    Amigão, amei o texto. O Babel tb repercutiu a abertura e tem uma votaçãozinha lá. Diz o que vc achou, tá bom?
    Posta logo sobre o programa de rádio, fiquei arrasada de não ter ouvido!!! : (
    Beijão procê!
    Letícia, essa do nomezinho em chinês aí em cima hehehe).

    ResponderExcluir
  4. é uma boa notícia, essa da Record, já estava na hora de o bolo ser repartido (apesar de ela não querer repartir o bolo), mas esse dominio da Globo não caía bem.

    ResponderExcluir
  5. A abertura dos jogos foi sensacional. Impecável, como tudo que é feito por orientais. Disciplina e obediência.
    Mesmo que imposta.
    A iniciativa dos Repórteres sem fronteira foi excelente, pois toda forma de alertar ao mundo o que está ocorrendo de injusto é muito necessário.
    Esperamos que o evento possa tornar a China mais diplomática com tudo isso.
    Valeu,
    All3X

    ResponderExcluir