Café com Notícias comemora 1 ANO no ar

agosto 20, 2008



Parece que foi outro dia. Como o tempo passa rápido, não. De um jeito bem mineiro, comendo pelas beiradas, o blog foi crescendo, crescendo, e hoje faz o seu primeiro aniversário

Para comemorar essa data querida, este jornalista preparou um post pra lá de especial. Então, vamos começar a festa? Acompanhe agora mesmo o nosso quarto videocast, em edição de aniversário e, em seguida, confira, no texto abaixo, um pouco da história do Café. Assista abaixo o vídeo comemorativo:



Em ritmo de festa, o Café com Notícias resolveu fazer uma coisa inédita. Mostrar os bastidores e a história de quem faz esse blog. Não é nada egocêntrico, mas até por uma questão de presentear os leitores mais curiosos, resolvi revelar a história do nascimento do blog e a sua rotina de produção. 

Nesse primeiro ano, muitas pessoas me perguntam como que faço para manter o blog e trabalhar ao mesmo tempo. A resposta foi dedicação. Assim como a centenas de milhares de outros blogueiros espalhados pelo mundo. Não faço nada de excepcional, apenas amo este projeto. Se você não acreditar no seu trabalho e não batalhar por ele, quem vai? Há 12 meses acredito e espero continuar acreditando.

Trato o Café com Notícias como se fosse um emprego normal. Tenho que dedicar um tempo diário para ele, em torno de quatro horas por dia para apurar informações, redigir, selecionar imagens, divulgar os posts, fora cuidar da parte administrativa e dos anunciantes. Claro que tem dia que não dá para fazer tudo isso e, ainda por cima, conciliar com o trabalho. 

Por isso, coloquei uma meta pessoal de pelo menos três post por semana, independente da data. Excepcionalmente, nesse período de Jogos Olímpicos de Pequim 2008, estou dedicando mais posts ao assunto por ser a possibilidade para muitos leitores poderem acompanhar de perto alguns lances de bastidores, curiosidades e até mesmo a relação entre mídia e evento.

História


Em agosto de 2007, eu tinha acabado de me formar em jornalismo. Trabalhava como estagiário em um órgão do governo, na parte de assessoria de imprensa, e não ia ser contratado. Isso era um fato. Muitos colegas meus de sala tinham passado os oito períodos da faculdade sem fazer estágio e isso me deixava mais angustiado. 

Ficava imaginando que se para quem faz estágio já é difícil conseguir emprego, imagina alguém que não tem prática nenhuma? Já havia feito estágio em outros veículos, como TV, web e até enviava artigos e crônicas para jornais impressos para pegar experiência. Outra coisa que me deixava aflito é ver alguns colegas formando e sendo contratados e eu não. Será que a culpa era minha? Tinha que fazer algo para mudar a minha história.

Um outro nicho que apareceu no blog foi falar sobre a mídia mineira, que até então não havia jornalista que publicava bastidores. As informações ficavam presas entre os jornalistas e não circulava. 

O Café com Notícias mostra a imprensa mineira para o Brasil e prova que aqui existe também guerra de audiência entre estrelas do jornalismo de Minas que, ora sim, ora não, fazem verdadeira dança das cadeiras, ou, por meio de seus diretores, se iludem com formatos de programas sem conteúdo, que só querem um bom número no ibope. 

Claro que audiência é fundamental, mas não podemos deixar de lado a qualidade. Um dos post de mais visibilidade do Café são os sobre a disputa pela vice-liderança entre Record Minas e TV Alterosa/SBT. O blog foi rotulado por alguns colegas de profissão de apoiar fulano ou denigrir sicrano. 

O Café com Notícias não fez nada disso: a crítica foi somente às atitudes equivocadas que estas emissoras fazem em nome da audiência. A crítica aqui não é chapa-branca ou tendenciosa  É um apelo aos comunicadores para mostrar que o público pensa e que não é tão passivo quanto se pensa. Afinal, jornalista também é público.


Iniciativa


O meu grande dilema profissional era experimentar mais o jornalismo. Arriscar mais possibilidades de atuação na área que escolhi como ofício. Naquele mesmo ano, chamei um grupo de cinco amigos para criarmos um site para cobrir os Jogos Pan Americanos Rio 2007

Destes, apenas um resolveu entrar no projeto comigo por ter noção da exposição que o novo veículo traria. Nessa época conhecia muito pouco de internet e resolvi fazer o projeto numa plataforma americana chamada Multiply

Apesar do relativo sucesso do projeto e por não ter sentido a mesma disposição que as pessoas tinham em querer montar um produto midiático, eu comecei a esbouçar algo que fosse feito por mim e que me desse mais liberdade de diagramação, publicidade e que os leitores pudessem comentar sem ser cadastrados.



Após fazer um breve pesquisa, encontrei o Blogger, do Google, que é uma empresa que me simpatizo muito pela sua filosofia de trabalho e por apostar em novidades, redes sociais e mídias convergentes. Entrei. Agora só faltava o nome. 

No meu antigo trabalho, na época de estagiário, trabalhava na parte da manhã e tomava café na frente do computador, todos os dias, para ler as principais notícias do dia, checar e-mails, atualizar o site, mandar releases, montar clipping e fazer contato/atendimento de vários veículos de comunicação. Até hoje faço isso. Creio que é um vício entre os jornalistas. Da situação, casei as duas palavras e cheguei ao nome: Café com Notícias.



Mas será que esse nome está disponível? Pensei. Um título tão bacana já deve ter registro. Joguei no Google e nada. Fui lá no domínio do blogspot e estava liberado. Pronto, já achei o nome. Agora só faltava definir a linha editorial do blog. Parace uma coisa simples, mas não é. 

Independente se você é ou não jornalista, definir a direção do produto é fundamental para atrair público, anunciantes, visibilidade, cliques e pautas. Que assunto vou tratar? Não posso simplesmente adaptar as notícias da internet, porque quem quer ler notícias vai nos grandes portais. Fazer só artigos opinativos ia ficar uma coisa chata e o blog ia ficar muito cabeça - nem eu ia aguentar.



Foi aí que eu lembrei do estilo revista eletrônica ou impressa. A partir de um fato, notícia ou acontecimento abrimos um leque para noticiar outros assuntos que não foram abordados nos outros veículos. Há, já ia esquecendo, no início a idéia era falar principalmente sobre crítica e análise da produção de rádio e TV. Com um tempo, tudo isso foi se adaptando e, hoje em dia, a comunicação e o jornalismo são as grandes vedetes do Café com Notícias.

De Minas para o mundo


E por falar nisso, o Café descobriu uma outra situação: os jornalistas, na sua grande maioria, não gostam de falar sobre a rotina de produção ou sobre os desafios diários. Tudo por causa do medo de represália ou por total falta de interesse. 

Há também, os mais mesquinhos, que acreditam na concorrência: se eu falar sobre meu trabalho estou dando mole para que outro pegue o meu lugar. Nada disso, meu amigo. A concorrência está nos veículos de comunicação, não nos jornalistas e/ou comunicadores. O mundo é feito de parcerias, de acordos, de banco de favores e de amizade. Uma boa rede social é capaz de abrir portas que você nem imagina. 

Se uma coisa que nesse 1 ANO de blogosfera que eu aprendi é que não existe competição, e sim parceiros. O que adianta está no lugar mais alto do pódio se estiver sozinho? Você, todos os dias, tem a opção de escrever a sua vitória sozinho ou em equipe. E o Café com Notícias gosta de gente e é livre. 

Está aberto a amizades e a parcerias, mas também está atento a convites maliciosos ou mesquinhos. A partir de agora, muitas novidades estão por vim no blog, mas não vamos contar tudo de vez....xxXXX...afinal, este é o mês de aniversário, uai! Vá na cozinha, pegue a sua xícara para brindarmos por este ano que foi SENSACIONAL.



PARABÉNS, CAFÉ COM NOTÍCIAS! PARABÉNS, LEITORES!




À você leitor, amigo e parceiro: muito obrigado.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

39 comentários

  1. Wander, parabéns pelo primeiro ano do Café com Notícias!! Grande abraço,

    Jefferson

    ResponderExcluir
  2. Muuuito bom....PARABÉNS!!!!

    Conheci a pouco tempo mas sempre q posso visito

    E a idéia de falar como q surgiu o Café com Notícias é excelente...eu sou tão curiosa...:-)

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu queria ter sido a primeira a comentar, mas as Olimpíadas não deixaram!!!
    Antes de mais nada... amigo, que sacanagem! Vc não sabe, mas a sua parceira aqui é fanática por xícaras!!!! Eu amei cada um dos modelinhos do videopost! Pô, e agora? Quero todas!!! rs
    Olha, o videopost ficou sensacional! Lindo, lindo, lindo! No final, qdo apareceu o teu nome como responsável, o Lu até começou a dizer: diretor de imagem, efeitos visuais, especiais, porque parecia que havia muuuuitas pessoas por trás do trabalho. Estamos muito orgulhosos, viu?
    E foi uma delícia ler sobre a sua trajetória. Realmente, o Café é uma alternativa de peso e que faz um trabalho que nenhum outro meio faz de maneira tão verdadeira e competente: trazer os bastidores dessa nossa profissão onde "cobra come cobra", não é? Mas nós dois, juntamente com os meninos do SFW e todos os demais parceiros estamos provando que a atividade não precisa ser tão ingrata assim e que há sim muita camaradagem no meio jornalístico.
    Amigo, sobre vc, não tenho o que dizer. O melhor é continuarmos nessa convivência (que em breve, deixará de ser virtual) e desfrutando dessa amizade tão maravilhosa com que Deus nos brindou. Vc é generoso, camarada, humilde, megahiperultracompetente e mais do que credenciado pra desenvolver esse trabalho tão maravilhoso. É uma honra fazer parte do teu rol de amigos e sou muito grata pelo teu carinho.
    13 mil? Imagina! O Café está conquistando o mundo e esses números vão se multiplicar ao infinito.
    Agora, dançando e rodando! Ritmo, é ritmo de festa!!! hehehe
    Beijo mais que carinhoso, PARABÉNS, e será o primeiro de todos os anos do resto da sua vida! E nós estaremos aqui, lado a lado, sempre onde houver um pc e dois corações que se querem bem com sinceridade.
    Com carinho,
    Letícia e Luciano.

    ResponderExcluir
  4. Ahh e a propósito... é VIDEOCAST, VIDEOCAST! hehehe
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Uauu...
    Parabéns!!!!!!
    Manter um blog da muito trabalho, imagina um blog top como seu... É um blog maravilhoso que conheci tem pouco tempo, mas amoo tomar café por aq!!!
    Que o café possa crescer mais e mais!!
    Beijoo dessa Marinheira aq!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu Blog...
    ele ta d+++

    Sucesso sempre =]

    Bjim Xuxuh

    ResponderExcluir
  7. Parabens irmão à você e o "cafe com noticias" abraços e sucesso.
    carlos pena

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Wander. Acredito que esse um ano de trabalho no blog tenha valido pra você como uma grande experiência profissional e pessoal. Afinal, o blog é, acima de tudo, nosso espaço para reflexão e debate de idéias.

    Vida longa ao Café com Notícias...

    ResponderExcluir
  9. è sempre um prazer ler aqui! Que venha outros tantos!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo primeiro aniversário!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo 1 ano !
    Adorei o blog,vou passar a visitá-lo mais vezes.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por tanto tempo de sucesso com o blog!
    Continue assim, e tudo de bom para você e para o blog !

    Beijão :)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo 1 ano de sucesso completado!!!
    Gostei de conhecer o ínicio desse blog. Realmente, para fazer um blog jornalistico no Blogspot é difícil pois quem quer notícia on line vê nos grandes portais, mas você conseguiu a admiração de todos.
    Parabéns pelo sucesso, continue assim sempre!!!
    xD
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Ô de casa, dá licença! É aqui que vão estourar um prosecco hoje???
    Cumpade, aniversário só é bom com presente. Vai buscar o teu no Babel.
    Ameeeeeei teus comments!!! Tô indo lá no diHITT votar no teu post e vou te passar pelo Orkut os meus, tá bom?
    Beijocas e parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo a niversário de 1 ano ... espero que muitos venham e que o caminho do blog seja de muito sucesso

    ResponderExcluir
  16. Eu, como todo sujeito enfiado no meio acadêmico, tinha uma implicância danada com blogue.. sinceramente, achava no geral uma porcaria só. Até que entrei em um blogue de um colega (convite dele) e de lá entrei em outro e animei a entrar na brincadeira, pois vi que tinha coisa que prestava para ser lida. Criei o saco de filó e logo logo dei de cara com o seu blogue que foi um dos primeiros que me impressionou pela qualidade do que estava escrito. Tornei-me leitor, coloquei em meus favoritos e fiz amizade como dono do blogue que apesar de estar aí em BH e a gente nunca ter se econtrado pessoalmente é um cara por quem tenho um grande carinho.
    Um grande abraço

    Marcelo

    ResponderExcluir
  17. Wander Veroni Show!

    Primeiramente parabéns pelo aniversário de um ano do Café com Notícias. Mesmo que de forma despretenciosa, você criou um veículo único de informação e opinião.

    Nós mineiros e parceiros tomamos café todo dia! Afinal, quem pode oferecer conteúdo de qualidade e bastidores da nossa impressa como você?

    Ah! Parabéns também pelos mais de 13 mil acessos. Saiba que foram mais de 13 mil cliques de carinho, respeito e busca por qualidade.

    Abraços e que novos anos venham repletos de conquistas.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiiii amigo!

    Parabéns pelo 1 ano do Café!!! A trajetória de vida desse blog é muito bonita, afinal você com todo talento jornalístico trouxe a nós internautas, informações e comentários pertinentes sobre o que acontece nesse mundo afora. Críticas sobre emissoras de TV são sempre complicadas, ainda mais se falarmos na disputa pela audiência. Se alguma delas sentiu-se incomodada, ótimo. Isso só prova que o Café atingiu seu objetivo de apresentar a notícia sem privilégios.

    Wander, fico imensamente feliz pelo sucesso que esse blog tem feito. O videocast está lindo!!! Que o Café comemore vários e vários aniversários, pois qualidade e competência são características primordiais presentes nesse blog.

    Bjos.
    Luciana Rabelo

    ResponderExcluir
  19. Oi, compadre, bom dia!
    Claro que pode trocar os selos sim, não tem problema, viu?
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Wander, parabéns pelo 1 ANO! O videocast ficou muito bem feito...toda vez q entro aqui fico impressionado com a qualidade do seu trablho. Grande abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Quem me dera saber fazer um videocast assim tão bonito, viu! Parabéns pelo primeiro aniversário...vc merece todo sucesso do mundo.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  22. Parabens pelo projeto, sem duvida alguma, já é minha leitura obrigatória do dia.

    Márcio Ribeiro
    http://comideiaseideais.blogspot.com/
    http://montanobode.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá!!!!Parabéns pelo aniversário do seu blog!Deve ser algo muito bom ver um blog que vc criou,se esforçou,ele começou pequeno e depois foi crescendo!Parabéns!Vc merecem.

    Passa lá:http://clicktudonet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo aniversário, que melhore cada vez mais o teu blog . :D

    ResponderExcluir
  25. Parabéns... soh quem um blog sabe realmente o quanto eh dificil fzr com que ele se sustente por 1 ano... tem que ter amor e mt dedicação mesmo!

    denovo, parabéns...vcs merecem!

    ResponderExcluir
  26. É isso aí...
    jornalismo de qualidade
    Parabens pelo um ano de vida!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Um ano...

    Albert Ainstein disse uma vez que: "Existem apenas duas maneiras de encarar a vida: uma é pensar que não existem milagres, e a outra e pensar que tudo é um milagre"

    Sei como é o árduo trabalho de ser blogueiro... Conciliar o trabalho com o blog...

    "O tempo é uma daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas espero que ninguém me peça pra explicar"

    Acredito que quando realmente queremos algo, conseguimos, lutar, é primordial.

    Penso que o coletivo é, por vezes, melhor que individual... mas tudo precisa do tempo... e o tempo perceptivo é relativo, e, com isso, ficamos meio perdido as vezes. O bom é que, quase sempre, conseguimos "voltar" a realidade cotidiana... ser feliz é o meu lema, e sou feliz escrevendo... Embora acredite que o maior mal do escritor é ninguém ler sua obra, pois, escrever é fácil... por isso alguem disse uma vez "Falem bem, falem mal, mas falem de mim" E assim continuamos seguindo em frente...

    Parabéns!

    Passa lá!

    http://www.visaocontraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. ESTE É O 1º ANO DO BLOG ... E SI É O 1º ... É MEDALHA DE OURO P/ O BLOG!!

    ***** PARABÉNS CAMPEÃO *****

    VOCE MERECE TODO SUCESSO DO MUNDO !

    FORTE ABRAÇO E QUE DEUS ILUMINE SEU TRABALHO HOJE E SEMPRE

    ANDRE ROCHA
    COMUNICOAVOCE.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo trabalho e sucesso com ele. Já estive aqui algumas vezes antes e gostei muito da abordagem do conteúdo e do trabalho desenvolvido.
    Como sou ainda inexperiente no mundo virtual, é bom visitar quam já possui certo reconhecimento e faz sua tarefa com louvor. Traz um pouco de ânimo e coragem para seguir em frente.
    valeu,
    All3X

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo primeiro aniversário! Tenho certeza q outros tantos virão! Sucesso hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  31. Caraca, esse videocast ficou show de bola! Não é à toa q vc está comemorando um ano de sucesso em BH e tb no Brasil todo. Olha, o seu trabalho é muito bem feito e merece todo esse carinho por parte do público. SUCESSO!

    ResponderExcluir
  32. É big, ébif, é hora, é hora...RA-TIM-BUM!!!

    Gente, 1 ANO de sucesso! Tem q ser só fets mesmo.

    Amo d+ esse blog...já me tornei fã de carteirinha.

    O videocast ficou lindo, Wander.

    ^.^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  33. Olá Wander, vc convidou e eu estou aqui para te prestigiar pelo aniversário de 1 ano do Café Com Notícias.

    O que me chamou a atenção nesse blog foi o conteudo dinamico e descontraido, fora que o fato de vc ser jornalista me despertou interesse, já que pretendo cursar jornalismo e tenho muita curiosidade em ler coisas de quem já é dessa área.

    Vc tem uma visão diferente.

    O blog nao nasceu de uma desavença amorosa, nem de um depressivo querendo vomitar sua revolta pelo mundo e fascinio pela morte, nem por um adolescente que ve um monte de tranqueira na net e taca lá pra ganhar comentários.

    E nem nasceu de um desejo fervoroso de acabar com o capitalismo, difundir as ideias de Che Guevara e acabar com a manipulaçao da mídia e todo aquele discurso batido de anti-sistema.

    Também nao surgiu para fazer declarações de amor a alguém, ou para dizer que "hoje nao estou bem" ou "hoje fiquei em casa, cortei a unha", etc.

    Não, o Café com Noticias nasceu com o proposito de entreter, porque ler noticias e incorporar cultura pode sim ser feito de maneira descontraída, e de maneira muito mais simples do que a gente imagina.

    E sem mais, desejo de coração que esse projeto continue por anos e anos, com a mesma qualidade e com o mesmo proposito com que foi criado. E se for para renovar, que seja para melhor.

    Parabéns, e um brinde com uma xícara de café.

    Abçs!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Pasrabens, este lugar é fabuloso, e aqui que agora venha no silêncio das madrugadas.Mil vezes parabéns, adoro vocês!
    marthacorreaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Wander,
    Parabéns pelo blog!
    Adoro passar por aqui e ler suas matérias. Sucesso, muito sucesso pra vc, é o que desejo, de coração! Bjos.

    ResponderExcluir
  36. Wander, passei aqui pq um passarinho me assobiou que tinha comemoração, rsrsrsrs.

    Olhe só amigo, essa semana está muito difícil, mas eu não podia deixar de vir aqui e dizer como foi bom conhecer o teu blog (Santa Letícia!), saber que passar aqui todo dia (quando eu não tenho que entregar a dissertação em 10 dias) é certeza de informação quentinha e cheia de humanidade. Eu detesto essa coisa que alguns colegas de trabalho de vocês tem de "informação nua e crua", eu quero informação com gente, com calor, com carne. E eu sempre encontrei aqui, desde o primeiro dia perdido há alguns meses.

    Claro que as canecas me atraíram, é tão bom tomar um café! Mas eu estou aqui por que eu sei que o café é bom mais do que pelo do pó, pela água água, ou bule, é por causa do barista, o mestre na preparação desta bebida.

    Então meu carinho pra dizer Parabéns guri!!! e vida longa!

    beijoca!

    ResponderExcluir
  37. ahá

    vc pensou que eu não viria prestigiar essa data tão importante do seu blog, né?
    Embora esteja atrasado - mas, segundo o livro de etiqueta da Gloria Kalill, chegar atrasado é chique -, estou aqui, parabenizando, caro amigo, pelo primeiro ano de vida desse blog que tem tudo para se tornar um enorme sucesso!

    Você sabe que, desde o primeiro dia que conheci o blog, coloquei-o nos meus favoritos e, mesmo correndo, dou uma passadinha aqui.

    Às vezes, o tempo não permite comentar nos seus posts, mas o leio mesmo assim.

    É um enorme prazer ser amigo de um blogueiro que tem tudo para se tornar um grande jornalista e um enorme blogueiro.

    Parabéns!
    Que esta data se repita por muitos e muitos anos.

    abçs, do seu amigo,
    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  38. Oi Wander..

    Primeiramente quero pedir mil desculpas. O Lucas me lembrou do aniversário de 1 ano do Café, mas a minha semana foi muito apertada. Infelizmente não pude aparecer no dia..

    Mesmo tarde, quero desejar vida longa ao Café, que é um blog que dispensa comentários. Um espetáculo!

    Nós nem nos conhecemos, mas tenho plena convicção de que você é merecedor de tudo de bom que a vida tem a nos oferecer. Foi muito bom conhecer a sua trajetória profissional. Espero que conquiste 10 vezes mais do que já conquistou até hoje.

    Grande abraço!

    Parabéns, Café com Notícias!!!

    ResponderExcluir
  39. Não é meu costume aparecer no espaço destinado aos leitores, mas não posso deixar de agradecer a cada um que escreveu um comentário e aos muitos leitores que passam diariamente pelo Café. Muito Obrigado pelas palavras de carinho e elogio a este projeto.

    Abraço,

    =]
    __________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir