Injustiça e emoção de um pai revoltado

julho 08, 2008

Existe momentos, na vida de qualquer jornalista, em que uma sonora (depoimento gravado do entrevistado) vale mais do que uma matéria inteira. Não é algo sensacionalista, nem pejorativo, é um material com um forte conteúdo emocional, opinativo e que, geralmente, consegue realizar uma síntese de todo um acontecimento. Na noite desta segunda-feira (07/07), os principais telejornais do país abriram com uma sonora que, na minha humilde opinião, foi uma das mais emocionantes desse ano, pois ela tem um caráter de desabafo e de indignação tão grande que lembra, muitas vezes, um filme ou uma novela, por ela possuir um tom emotivo forte que prende o telespectador na frente da tela.


Na noite do último domingo (06/07), uma família foi alvejada por policiais cariocas que pensaram que o carro estava sob o comando de um grupo de marginais que havia feito ondas de assaltos na Tijuca, Zona Norte do Rio. Com os tiros, os policiais assassinaram o pequeno João Roberto, de três anos, que estava com a mãe e o irmão de nove meses - atingido por 16 tiros. João foi baleado na cabeça e na cintura e morreu na tarde da última segunda-feira (07/06).


Ainda, no final da tarde, a direção do hospital confirmou a morte cerebral do menino de três anos. A família do garoto assassinado deu autorização para que os órgãos dele fossem doados. De acordo com a equipe médica, a bala que matou João Roberto entrou pela nuca e se alojou na parte frontal da cabeça e que não foi possível identificar o calibre da arma que teria efetuado o disparo, pois o projétil se fragmentou durante a trajetória.


No calor de toda essa tragédia, após saber da morte do filho, o taxista Paulo Roberto Soares, pai do menino morto pelos policiais, deu a sonora mais impactante desse ano e que resume toda a indiganação perante o despreparo dos agentes do estado na abordagem com as pessoas de bem. "Eu sou taxista, saí no domingo para juntar um dinheiro para fazer a festa do meu filho. Eu nunca ia imaginar que eles iam executar minha família. Um carro preto passou pela minha mulher a 'mil' quilômetros por hora, ela encostou o carro como qualquer um faria para dar a vez à policia, (mas) eles não seguiram o carro, eles pararam, fecharam a minha mulher e metralharam o carro, com uma mulher e duas crianças”, desabafou na porta do hospital para a imprensa.


Abaixo, segue o link de duas abordagens da mesma matéria nas quais irei comentar . Com uma sonora bombástica como essa, o Jornal Nacional acertou em cheio ao abrir o telejornal com o depoimento do pai. O taxista consegue não apenas descarregar toda a sua frustração perante o crime que a família foi submetida, como também consegue fazer um panorama interessante sobre o fato. Imagem em TV é tudo: e uma sonora dessa consegue ser, muitas vezes, mais importante do que a matéria em si - mesmo que o uso da reportagem seja, posteriomente, fundamental para trazer mais novidades perante o caso.


Já o Jornal da Record, que não abriu o jornal com a sonora, conseguiu um outro trunfo, que merece toda consideração e aplauso: uma sonora exclusiva do pai, com muito mais emoção e mais detalhes do que as outras emissoras. Confesso que, como não moro no Rio, não sei ao certo, qual emissora conseguiu o primeiro depoimento, mas a TV Record tinha o desabafo na íntegra, sozinha e mérito total para o repórter que conseguiu essa sonora sem dividir microfone com ninguém. No caso da TV Globo, ela divide com o SBT e, sem querer ser maldoso, dá aimpressão que ela chegou bem depois, que pegou o desabafo do pai de repente. Na hora que o repórter percebeu o valor da entrevista do pai, o "bicho já tava pegando". A internet tem esse "sabor" de banco de dados porque você pode rever as duas versões muitas vezes e ir percebendo os detalhes de cada uma. Ambos os telejornais conseguiram render um bom material em cima do que tinham e, conseqüentemente, uma boa audiência. Mas, infelizmente, essaa tragédia é algo que irá ficar guardado em nossas lembranças como mais uma família destruída pela violência - e pelo estado, querendo ou não.



:: Veja também




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

16 comentários

  1. O prazer é meu em visitar um blogue de notícias originais e não um copiar-colar de outros sites.

    Eu sei que você nem ninguém deve trabalhar dentro das limitações de outras pessoas. A ferramenta de vídeos é interessante e muito, e em teu caso pode ser um dispositivo a mais para divulgar as matérias. Mas só queria alertar sobre essas pessoas, pois existem alguns blogues que desprezam totalmente essa questão. São feitos somente de vídeos, sem explicações e outras ferramentas e isso afasta o visitante. Ainda bem que não é o teu caso.

    É... você um jornalista vai ao meu blogue retribuir a visita e se depara com uma crítica à mídia. Essas coisas só acontecem comigo mesmo. Mas sim, como escritor, tenho que saber da repercussão das minhas letras e escrevi sabendo que as pessoas podem concordar ou discordar.

    Na verdade, minha referência ao fato de a mídia estar enchendo os noticiários com reportagens sobre aquecimento global foi mais uma forma de trazer o assunto para o debate, de iniciá-lo. Certamente que fazendo isso, já há um tom de crítica - e essa foi a intenção - porém o enfoque maior está em outra questão, a inércia dos cidadãos. De fato, quando bem feita, uma matéria é de grande utilidade, mas sabemos que tem muito sensacionalismo por aí também...

    Bem, obrigado pelos parabéns. E de maneira nenhuma alguém que faz um comentário sadio, coerente e defende suas idéias deve ser considerado chato ou coisa parecida. Eu mesmo gosto muito quando as pessoas vão ao meu blogue e falam o que elas acharam, seja bom ou ruim.

    Agora, indo à postagem de fato. Gostei muito da matéria. Confesso que quando vi a notícia no jornal, creio ter sido o Bom Dia Brasil, não entendi direito o que tinha se passado. Se o ataque ao carro tinha sido deliberadamente atacado ou se foi atingido por balas perdidas. Aqui estou sabendo o que se passou de fato, pois não pude acompanhar outros telejornais devido aos estudos que estão me deixando maluco por aqui. Esse é o papel da boa imprensa: informar.

    Eu prefiro nem comentar sobre tudo por trás dessa tragédia. Seria o mesmo que falar sobre o caso João Hélio e outros que infelizmente têm tudo para acontecer futuramente. Lamentável...

    Bem, espero não ter sido cansativo.
    Abraço, e esteja à vontade para passear sempre pelo Das Idéias.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vítima da violência morre, ou seria vítima da corrupção dos nossos políticos, da ineficácia dos nossos policiais, da desigualdade gritante que reina neste país. Pois se rouba é porque não tem o que comer, mas vale salientar que aí nasce o comodismo e a crueldade. Agora é esperar e ver quem vai ser o próximo e tenho certeza que os políticos não estão muito preocupados já que andam em carros blindados, para eles digo apenas este ano há eleições.

    Abraços
    aurasacrafames.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a violência tem sido uma constância, vivemos
    numa batalha diária pela sobrevivência, não soh fugindo de balas vindas de marginais, estamos no meio de fogo cruzado...
    A PM tah agindo como um comando de extermínio, sem critério de ação.

    Cartão vermelho para a Segurança Pública do Rio

    ~Positive vibration
    Ana Brunini

    ResponderExcluir
  4. outro casa isabela da vida! emisoras vão usar isso ate a exaustão!

    ResponderExcluir
  5. é umna pena isso ter aontecido,coitada dessa familia que agora deve estar sofrendo muito,a unica coisa que resta érezar por esses policiais safados e a familia do menino

    ResponderExcluir
  6. É resoulante isso!
    onde esse mundo vai parrar. Quantas pessoa ainda terão que morrer para isso acabar?
    Eu tbm tive um primo que foi assasinado.
    sei como essa famila esta sofrendo.

    ResponderExcluir
  7. adianta perguntar aonde o Rio vai parar? acho que não.

    Valeu pela visita ao arroto. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. É... sobre esse caso estou gostando da cobertura da (grande parte da) imprensa, por não estar sendo muito sensacionalista, pelo menos no que estou vendo...
    Agora, esse caso me faz lembrar o assassinato de Jean Charles de Menezes, pela polícia britanica. Primeiro pela morte de um inocente, depois pela confusão e despreparo das polícias...
    as coisas estão feias aqui no Rio, exército entregando pessoas a traficantes, policiais matando crianças...
    devia ter ficado quieto em Minas

    ResponderExcluir
  9. Excelente pauta, amigão! Não houve quem não se emocionou e não se indignou junto com o pai do pequeno Roberto. Vc viu a revolta do Evaristo no Jornal Hoje? Ele entrevistou um comandante da polícia e o cara começou a enrolar sobre o caso e ainda quis dizer que eles "dariam a vida" pela população e o Evaristo o cortou na hora, foi super seco, gostei de ver um pouco de pulso firme.
    Infelizmente, o tema da violência urbana é recorrente e não há a quem pedir auxílio quando os perpetradores são justamente os criminosos, não é? Cabe a nós da imprensa fazer alarde e não deixar que a coisa fique banal.
    Parabéns pela abordagem ao comparar a repercussão entre os canais, foi uma sacada muito esperta, viu?
    Eu não falo que vc é o meu orgulho? hehehe
    Beijão e fica bem!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo tema, falei do mesmo numa postagem feita a alguns minutos em meu blog, acho que é algo que tem que ser dito, mostrado pela mídia,inclusive bem mais do que o caso da pequena Isabella, pois aqui os "culpados", são os que deveriam defender as pessoas e não uma madrasta revoltada e ciumenta, algo que parece ser superfulo e sem muita importância, porém muitas crianças já morreram nas mãos de padrastos e madrastas por ciúmes.
    No caso do Joãozinho, foi o Estado, que mesmo indiretamente causou a morte do menino, assim como a tortura e morte de 3 garotos do morro da Providênvia ou do garoto que brigou com o filho de uma promotora.
    Acho que o Brasil, principalmente o Rio, onde de acordo com estatísticas e documentários da própria polícia, a polícia é uma das melhores do mundo.
    Espero que agora os comandantes da Pm,Polícia Civil e etc, aprendam a respeitar ais a vida humana e a escolher melhor quem estará ultilizando suas armas e viaturas.

    ResponderExcluir
  11. Desculpa ter dividido o comentario é que a minha indgnação me deixa um pouco nervoso, queria lembrar também que em vários programas, inclusive no Jornal Hoje de hoje,tenho visto vários jornalistas e apresentadores chorando enquanto falam, mostram as notícias sobre a morte do pequeno João Roberto.

    Abraço.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  12. O caso revela uma semelhança com o do João Hélio, até mesmo nos nomes das vítimas, com a diferença crucial que nesse mais recente o algoz foi a negligência e despreparo do Estado no seu dever de garantir a segurança e a justiça para os governados. Analisando o fato com maior profundidade, o que se revela é um problema estrutural gigantesco que assola a superestrutura do nosso país como um corpo debilitado. O despreparo de policiais; a falta de rigor na escolha dos soldados militares; é uma cadeia de mazelas que só seram corrigidas com o tempo apenas se houver a aclamação da sociedade civil, pois a justiça só entra em ação quando é provocada, e o consequente engajamento dos representantes do povo em prol de uma mudança radical.

    PS: Recentemente, ou nem tanto, você Wander deixou alguns comentários no meu blog. Não pude respondê-los instantâneamente devido uma total ausência de tempo. A relação feita por você entre jornalismo e Literatura me foi bem vista, principalmente em razão desse seu ponto de vista ter sido alumiado pelos meus registros. Obrigado por todos os elogios e espero sua passagem por lá para conferir os novos post's.

    Atée!

    ResponderExcluir
  13. Soube este fato através de amigos, e como não poderia escapar passei aqui para vê o comentário do Wander. É lamentável você vê o seu filho de 3 anos, que você estava criando com o maior sacrifício, estava vendo toda palavrinha nova que ele aprendia, acompanhando as suas dúvidas e vem uns policiais despreparados e metralham seu carro.

    ResponderExcluir
  14. SEU BLOG FOI INDICADO.

    Café com notícias ganha selo: Esse blog é MARA! Veja no: http://www.antologiaracional.com/

    ResponderExcluir
  15. Sabe o que me impressiona, às vezes, não é a desgraça cotidiana, mas como a desgraça rende. Penso que a maneira como a imprensa explora certos fatos focam muito mais um ganho de audiência (afinal, um pai chorando desesperado sempre é um bom chamariz) do que um trabalho de foco no problema e na solução desse. Semanalmente, morrem muitas pessoas em cidades como Rio, Sp e BH decorrentes de imperícia e despreparo policial. Caramba... isso já está embaixo de nosso nariz, mas somente alguns casos de apelo midiático são mais explorados. Não entendo por que isso...
    A verdade é que a polícia que hoje está na rua nos traz mais insegurança do que segurança.. e persiste a pergunta: por que ainda não se fez nada com relação a isso?

    ResponderExcluir
  16. Essa é a segunda vez que isito o seu blog e gosto cada vez mais da maneira como as notícias são expostas.Não sei onde chegaremos com tanto descaso e violência e também não sei onde a mídia pretende chegar super valorizando esses casos estúpidos!

    ResponderExcluir