Ricardo Carlini assume o Alterosa Urgente

julho 07, 2008

Em meio à crise de identidade e propostas de conteúdo, a TV Alterosa/SBT, estréia, nesta segunda-feira (07/07), às 13h25, o novo apresentador no Alterosa Urgente. O telejornal policial, sob o comando, do jornalista Ricardo Carlini promete trazer mais agilidade e prestação de serviço. Em entrevista ao Portal Uai, Carlini disse que vai imprimir mais velocidade ao noticiário - que é uma marca registrada desse tipo de atração.

“Vamos fazer um jornal bem frenético, com análise, comentário, interatividade, colunistas e muitas notícias exclusivas. Os telespectadores só vão piscar quando o programa acabar”, garante Carlini.

A expectativa do jornalista é consolidar a vice-liderança no horário - o que é uma tarefa bastante complicada, pois o Balanço Geral, da Record Minas, depois da dança de cadeiras de apresentador, no início deste ano, recuperou a vice-liderança do horário, desde maio, e vem dando trabalho para a concorrência.

Nascido em Itu, no interior paulista, Ricardo Carlini estudou jornalismo em Campinas e morou em BH, pela primeira vez, em 1990, quando trabalhou na TV Globo Minas. O jornalista é cidadão honorário de BH, cidade que adotou, em definitivo, desde 1999. Na Globo, Carlini trabalhou durante 10 anos em todos os jornais de exibição nacional, e no SBT/TV Alterosa, pertenceu ao primeiro time de repórteres do TJ Brasil, extinto telejornal ancorado por Boris Casoy, na década de 1990.

Em 2003, Carlini comandou na Record Minas, o telejornal Fala Minas, de segunda a sexta-feira, das 12h20 às 13h. Um dos seus últimos trabalhos televisos foi o programa Campo & Criação, na Rede Minas, de segunda à sexta-feira, às 7h50. O jornalista atua como empresário de comunicação há alguns anos com a empresa Carlini Assessoria e Comunicação Especializada, que além de produzir a atração que comandava, cuida de eventos de grande porte e cerimonial.



Dança das Cadeiras


Em fevereiro deste ano, Carlos Viana, antigo apresentador do Balanço Geral, deixou a TV Record Minaspara retornar à TV Alterosa, após não concordar com o novo formato do noticiário inspirado livremente no sensacionalismo empregado pelo jornalista Geraldo Luiz, no Balanço Geral de São Paulo. Nessa transição, Mauro Tramonte, que apresentava o policialesco Câmera Verdade, na TV Possos, no interior de Minas, foi escalado para comandar o Balaço Geral - MG e Viana foi para o recém-criado Alterosa Urgente.

Em menos de três meses, após um convite profissional e divergência de opinião editorial, Carlos Viana retorna para TV Record Minas no início deste mês, para em breve comandar um novo telejornal que está em fase de produção no mais absoluto sigilo. A emissora do Bispo, muita esperta, está usando esta dança das cadeiras para promover a nova atração em cartazes espalhos atrás de ônibus na Grande BH: "Aonde está o Viana?". A pergunta faz parte de uma estratégia promocional para promover o novo telejornal que deve estrear em agosto.

Em contrapartida, a semana passada foi uma semana de baixas na TV Alterosa. O cancelamento do programa Feminina, de uma hora para outra, sem aviso prévio ao público, por mais que o programa rendesse baixo faturamento e audiência, mostra falta de respeito com o público que acompanhava a atração.

Em tempo, Viana deixa o comando do Alterosa Urgente também sem esclarecer para o público da TV Alterosa. O jornalista esclareceu a sua saída em seu programa Plantão da Cidade, na Rádio Itatiaia; já o fim do Feminina foi anunciado pela jornalista Selma Sueli - produtora e debatedora do programa Rádio vivo, também da Rádio Itatiaia, com total exclusividade.


Guerra de audiência


O horário do almoço, para as TVs Locais, se transformou num verdadeiro horário nobre onde os apresentadores vão para o campo de batalha no palco eletrônico e cada ponto de audiência conquistado é comemorado e previamente arquitetado. Um jornalista que não quis se identificar com medo de represália, disse que na TV Alterosa a bruxa está solta.

"Desde a briga envolvendo os comentaristas do Alterosa Urgente (Serginho - comentarista do Cruzeiro, e Bolivar - comentarista do Atlético Mineiro, tiveram divergência de opinião e agressões físicas numa gravação de externa, que culminou na demissão dos dois ex-comentaristas da TV Alterosa. Atualmente, quem representa os dois maiores times mineiros no esportivo são Dudu Schechtel - diretor artístico da Rádio 98 FM e apresentador do programa de auditório Grafite; e o cantor Bauxita, vocalista da banda Código B), passando pela saída do André Vasconcelos (que está atualmente no comando do MG Record, na Record Minas, de segunda-feira aos sábados, às 18h30) do Jornal da Alterosa e a saída e volta da editora-chefe Helena Barone da licença de maternidade, toda produção está sendo muito cobrada. Gente boa de serviço está sendo assediada por outras emissoras e quando a chefia descobre começa a perseguir o profissional. Teve gente que foi remanejada para o interior sem motivo, só por guerra de ego", confessa.

Procurados para dar a sua versão sobre esta questão, a TV Alterosa disse não comentar assuntos internos a terceiros e que não há nada de errado ou nenhuma crise com o seu jornalismo ou outras áreas de produção. A emissora, afiliada do SBT, disse também que a emisora está muito satisfeita com o seu elenco e a audiência está aumentando a cada dia.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. Realmente essa briga entre as emissoras esta cada vez mais quente!
    espero que ao menos favoreça o público, com programas cada vez melhores !

    Bela blogagem

    ResponderExcluir
  2. Cara eu moro fora do Brasil, faz tanto tempo que isso tudo é grego pra mim, abraços e prabéns pq é bem informativo

    ResponderExcluir
  3. é essa briga é de gente grande, as a RECORD está crescendo a última pesquima comprovou isso e em torno de 2 anos se continuar nesse ritimo estara na liderança eae tchau Globo que últimamente esta um lixo, prefiro o Jornal da Record do q o jornal Nacional

    mas é isso o blog sta bel elaborado e tals
    t+
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Não tem tv alterosa aqui em belém, mas sei que essas disputas televisivas continuam..

    ResponderExcluir
  5. Em crise todos estam, mas fica trocrando a programação toda hora, chega a apresentar um certo descontrole.Não posso afirmar nda com precisão já que não me interesso muito dos problemas atrás das cortinas e sem falar que eu não moro em Minas.

    Bom, eu até pensei em marcar os textos, só que às vezes eu fico confusa sobre o que eles representamse é conto, crônica..., pode ser patético, mas é isso, então vou procutar informar do que se tratam.

    Parabéns pelo blog ;]

    ResponderExcluir
  6. Fiquei aqui durante meia hora lendo e relendo o texto e me perguntando:
    "Que diabos é TV Alterosa?"
    Juro que liguei a TV e passei canal por canal.
    Foi quando eu li que o blog era de minas...
    Bati a testa na tela do computador e pensei comigo mesmo: "Ai, que burro!"

    rsrsrsrs

    Quanto aos textos:

    Realmente está horrível esta guerra de audiência...
    muitas vezes a qualidade da programação cai devido a esta guerra

    gostei do seu blog

    ^^










    http://descriticas.blogspot.com
    (retribuindo a visita)
    :)

    ResponderExcluir
  7. Wander,

    A dança das cadeiras aqui em Minas tende a favorecer o público, que ganha com a briga das emissoras. "Tende"! Bem, sabemos que na hora H, quando a audiência despenca, voltam os velhos programas sensacionalistas. Infelizmente!

    A Record parece entrar de vez, no páreo pelo segundo lugar em Minas.

    E quanto a Alterosa, que zica! A emissora nem de longe lembra os bons tempos de concorrência com a Globo Minas.

    Abraços.

    OBS: o Café com Notícias está linkado no Sem Fronteiras
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Isso é rotineiro em emissoras essa , dança das cadeiras.
    mais uma vez parabéns pelo exelente blog.
    http://gruposaberviver.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. O cara parece msm ser competente so que nao vi nada sobre meu estado.

    ResponderExcluir
  10. Que Briga boa heim.... hehehe

    Grande abraço.

    Raphael de Andrade (GSV)
    http://www.gruposaberviver.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. no inicio do ano essa dança das cadeiras ocorreu por aqui pela Bahia...
    o apresentador Zé Eduardo (bocão) foi para a Record, e Casimiro saiu da Rede Bahia (globo) e foi para a Aratu (sbt) para suprir a ausência do Bocão. Q foi ser parceiro do seu ex-concorrente Varella.


    www.tirashd.blogspot.com
    www.1irmao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Quem pensa que briga de audiência e dança significativa das cadeiras só ocorre em São Paulo, engana-se redondamente

    ResponderExcluir