Liberdade de imprensa. Isso existe?

junho 03, 2008

Os noticiários políticos em Belo Horizonte não falam de outra coisa se não a dobradinha local de PT e PSDB para assumirem a pefeitura da capital mineira. Apesar do PSDB não ter um respresentante do seu partido formalmente, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Márcio Lacerda (PSB) foi o candidato escolhido por Aécio para encabeçar essa dobradinha. Depois de mais de 15 anos no comando da Prefeitura de BH, o PT resolveu ceder ao acordo e não disputará as eleições com cabeça de chapa - apenas terá como vice-prefeito Roberto Carvalho (PT), ex-deputado estadual.


Alguns veículos de comunicação, questionam o porquê do PT Nacional não querer apoiar essa dobradinha com PSDB - pois isso, historicamente, não tem nada a ver. O espaço na imprensa para os interessados neste acordo é muito maior e, dessa maneira, faz com que a população apoie a iniciativa apenas por apoiar, sem um debate mais plural sobre o fato. Não há dúvidas. Não há questionamento na imprensa. Isso muito me preocupa. Ontem à noite, recebi um e-mail de uma amigo meu jornalalista que me indicou um documentário sobre a censura velada (e financeira) que o Governo de Minas Gerais impôs às redações. Pensei em citar o nome desse meu amigo jornalista com o intuito de dar crédito a ele pela sugestão de pauta, mas depois do que assisti, fiquei com medo de que ele, por estar no mercado, possar sofre alguma represalha.



Estamos num ano de eleições municipais, como todos sabem. O projeto do Governador Mineiro é assumir a Presidência da República, em 2010 - apesar dele desconversar sobre isso na maior parte das entrevistas. Com intuito de alertar não só os mineiros com relação a essa atitude política de represália aos comunicadores, resolvi convidar os leitores do Café com Notícias para assistir estes vídeos abaixo. É um alerta do que vamos enfrentar em 2010, caso esse "sistema de de notícias positivas" seja empregado em todas às redações do país. Onde estará a liberdade de imprensa? Acho que ela migrou para os blogs...hehehe...até quando? Não sei. Daqui à pouco, algum desembargador vai bloquear os blogs por dois ou mais dias no país e vetar o Google - por tabela, pois ambos podem transmitir aos usuários de internet que se prestarem à pesquisa, informações de cunho sincero, investigativo e opinativo. Sinceramente, não dúvido que isso possa acontecer num futuro não tão distante.



Está na hora da imprensa reinvidicar o poder que delegou aos donos dos veículos de comunicação e unirem-se para um projeto de autocrítica do fazer jornalístico. Imagine só se todos os veículos de Minas Gerais se unissem na calada da noite - que é o momento preferido que nossos políticos para aumentarem seus salários ou aprovarem leis que "ferram" conosco - para, simplesmente, dizerem um gigantesco NÃO à censura e desconsiderar o investimento publicitário da administração pública como forma de cerceamento a liberdade de imprensa. Só mesmo a união nos salvará.



Enquanto isso não acontece, convido-lhe para assistir dois documentários sobre o que foi narrado acima. Mesmo se você, leitor do nosso Café não for jornalista, assista porque é com o seu futuro que os políticos estão lidando diariamente. Passe esse documentário para frente, pesquise mais sobre o assunto e se permita discutir política, nem que seja numa mesa de buteco ou em uma reunião de família. Votar consciente é uma prestação de serviço social, afinal você não deixa qualquer um entrar na sua casa e fazer o que quiser, não é mesmo?




Veja também:













































Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

14 comentários

  1. Liberdade de que?????

    Se nem os pássaros têm plena liberdade pq a imprensa teria?

    Como jornalista é triste admitir isso, mas é a realidade. No Brasil, especialmente em Minas Gerais,as rádios, revistas, tvs e jornais impressos, dançam conforme a música, ou melhor, conforme o desejo dos políticos.

    Cansei de ver editor derrubar pauta pq o assunto não era do interesse, ou melhor, era contra Governo ou Prefeitura. É uma vergonha, mas quem não se submete a isso perde o emprego e é colocado na lista negra dos veículos.

    É uma corrida sobre ovos, amigos...se quebrar um fica fedendo pra sempre!

    As redações estão cheias de pássaros que durante a faculdade sonharam em dar altos voos, mas hoje se limitam a seguir as ordens dos diretores de redação, altamente coligados com entidades políticas.

    Mtos tentam mudar isso, mas está cada vez mais difícil. Espero que os meus netos vejam uma imprensa livre, pq eu já desisti e olha que só tenho um ano de formada.

    Abraço,

    Ka

    ResponderExcluir
  2. Como futura jornalista digo que utópicamente ela existe...
    Utópicamente.

    Passa na Maçã e dê uma mordidinha...

    Você não vai se arrepender...

    [b]http://macacomlimao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. bom nesse mundo em que vivemos, ou melhor em BH rsrs....politica eh uma coisa seria, nem me ouso a me meter, as vezes dou uma alfinetada....XD

    mas nada muito burocrático...




    http://sonacachaca.com

    ResponderExcluir
  4. Liberdade de imprensa, existe?

    Antes de ler o texto, só pelo título te dou minha opinião.

    Você tem liberdade, se tiver um projeto independente, que não precise de patrocinadores, bancando assim toda a tiragem desta (no caso de impresso), na rádio só se seus opositores não ti ouvirem, e por enqto nos blogs.

    Lendo o post
    Acredito mesmo que a imprensa tem que fazer algo a respeito, infelizmente o nosso povo não procura entender os debates e tudo que envolve este tipo de decisão e creio que tenha força para isso principalmente em se tratando de um ano eleitoral, e espero que isso não crie uma troca de interesses por parte das grandes mídias prejudicando assim seus jornalistas, enfim, os seus colaboradores.

    É uma classe que tem o dom da palavra, fazendo bom uso dela creio que a situção pode se reverter á favor.

    Não sou jornalista, pretendo me formar em ciencias contabeis para no futuro quem sabe, alcançar uma Controladoria, mas, acho que cidadania se coonstrói no interesse em politica, bom jornalismo e direitos do ciddadão, entre outros. Não podemos mais fechar os olhos para o que está diante de nós.

    Acho que estendi, um tiquinho, rsrsrsrs, mas, adoro seus textos pois, me fazem refletir e ter opinião sobre assuntos diversos.

    Parabens!

    PS: aiaiai, só de imaginar "Café com Notícias" extinto por censura, ui, não vai acontecer, não vai..rsrsrs.

    Passa lá quando puder...
    Coerência Contraditória
    ...em busca de respostas através do conhecimento...
    http://coerenciacontraditoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O tema central do seu post é a liberdade de imprensa... concordo com os seus questionamentos e compartilho a crença de que uma "liberdade" de imprensa encontrará lugar na blogosfera.
    Mas sabe o que me impressiona: PSDB e PT se aliando por um cargo político demonstram o que há muito tempo sabíamos.... Não existe mais nenhuma coerência ideológica na política, existe sim, a política do "farinha é pouca, meu pirão primeiro".

    ResponderExcluir
  6. hm, não sei porquê lembro de cidadão kane...

    ResponderExcluir
  7. Olá, pode me passar seu msn?
    Abraço.

    www.vasconautas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo, convido voc� a ir ao meu blog, na lista onde est�o os "blogs que andei metendo o bedelho e gostei", procure um chamado "Ah, se eu fosse marinheiro" (� o primeiro - ordem alfab�tica) e veja o que foi publicado pelo meu amigo William no dia 25 de maio.
    E leia o coment�rio que fiz ao post dele.
    Depois voc� me conta o que achou, ok?

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela indicação. Acabo de adicionar seu banner no Antologia Racional. Abração.

    www.antologiaracional.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Wander, vim retribuir a visita e de cara vi esse post sobre o Aécio. Bom, tb postei sobre este assunto. Espero que as coisas comecem a mudar. Adorei teu trabalho. Vamos manter contato, e claro, espero contar com sua presença em meu blog. Estou linkando você lá ok? Abs.

    ResponderExcluir
  11. Wander,

    Seu blog está fantástico.

    Vamos manter contato.

    Vou te adicionar em minha rede de favoritos.

    Passe no meu blog depois.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Certa vez eu assisti Além do cidadão Kane (se não viu, veja) e se eu já tinha este conceito formado, tenho ainda mais.
    Não existe liberdade de expressão, isso é uma utopia.
    A sua liberdade vai até onde o ego alheio não chega, ou seja, não vai muito longe.
    Enfim, a velha ditadura ainda existe só esta maquiada, e se passa por “mocinho” na historia toda,estes mocinhos são chamados de televisão, rádio,moda,política, leitura e propaganda...é preciso dormir com os olhos abertos...

    E agora José?

    Excelente blog, voltarei mais vezes com certeza.
    Um Abraço,Karina,

    ResponderExcluir
  13. O Aécio me dá medooooo!!!! Sempre tive um pé atrás enorme com ele... Desde 2003, qdo estive em Belô e ouvi uma conversa de uma pessoa muito articulada sobre o moço.
    De qualquer forma, amigão, nós somos a imprensa, nénão? Nem nos nossos blogs temos total parcialidade, pois não saímos publicando tudo o que vem à cabeça, fazemos, pelo menos, uma seleção e vários cortes, por questões gramaticais, etc. Isso, no mínimo. E sabemos tb que trabalhar para grandes veículos é "vender a alma" um pouco, como mencionei na entrevista do Babel.com, isso no mundo inteiro, não verdade? Agora, não permitir que nos calem (de novo!) está nas nossas mãos. Sempre sabemos como burlar aqui e ali pra mobilizar a opinião pública. E a gente é esperto e o que vc está fazendo faz todo mundo ficar mais esperto ainda. Vc me orgulha! ; )
    Fica cismado não, nós vamos tapear eles! rs
    Agora, o que a gente tem que fazer é se unir pra ajudar a defender a Amazônia porque os gringos tão vindo com tudo pra cima! (Desculpe, estou meio paranóica com o assunto que, aliás, é seríssimo!)
    Ah, passa lá no Babel.com que estamos em um fim de semana ecológico, com dicas caseiras de como economizar, reciclar, etc. etc.
    Tô meio agitada, deu pra perceber, né? É cafeína, A CAFEÍNA!!!

    Beijão procê!

    Letícia.

    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ah e fica uma dica de filme que cai como uma luva para o tema: O Quarto Poder, com o Dustin Hoffman.
    Eu, na verdade, acho que é o primeiro poder (não tô puxando a sardinha pro meu lado, não...), mãs, como dizem os gaúchos, nem todo mundo chegou a essa conclusão ainda. rs
    Outro beijo!

    ResponderExcluir