CQC retrata paradoxos nos repórteres

abril 30, 2008

Ao optarmos pelo curso de Jornalismo, na época do vestibular, a maioria dos calouros acredita que, ao sair da faculdade, estará apto a desempenhar a função de repórter com bastante desenvoltura e habilidade, independente se for mídia impressa ou eletrônica. Alguns conseguem essa façanha, outros não. Culpa da faculdade? Do aluno? Não. Infelizmente ou felizmente, ser repórter é uma prática. Se você, como jornalista, não exercita essa habilidade, provavelmente, terá dificuldade, caso ocupe esse cargo algum dia.


No meu caso, por exemplo, na época da graduação, nunca me interessei pela reportagem. Sempre gostei de produção, edição e assessoria de imprensa. Mas agora, que já tenho uma visão mais geral, percebo que é muito melhor para um produtor/editor ter experiência de repórter. É uma etapa importante que, se você tiver oportunidade de exercer, não deve menosprezar. Achava um saco e uma forma de exibicionismo. Ledo engano - babaquice da minha parte. Após ficar um breve período desempregado, descobri a reportagem quando resolvi fazer pós-graduação e ao aparecer trabalhos como jornalista free lancer nessa área, principalmente de web e impresso. Tive que perder o medo. Arrisquei. Entretanto, é preciso ter humildade para ouvir os conselhos dos mais experientes e observar muito o trabalho dos colegas e tirar o melhor de cada estilo ou possibilidade (criativa) de montar uma matéria.


Outro dia, uma amiga minha jornalista me mandou o link do video, postado no Youtube, do Repórter Inexperiente, do programa CQC, da TV Band, exibido todas as segundas-feiras, a partir das 22h. Confesso que até hoje não assiti a atração na TV, somente vi os videos postados na web. No sábado (03/05), tem reprise. Então, quero convidar os que não assistiram na segunda-feira, como eu, a dar uma passada lá na Band.


Mesmo pelo tom humorístico que o quadro possui, o Repórter Inexperiente é uma aula de reportagem em telejornalismo (para os jornalistas) de como não se portar diante de uma fonte ou entrevistado. A postura cênica de Danilo Gentili, ator que interpreta esse personagem, com toda a sua timidez e voz baixa, resgata, pelo menos para mim, toda a essência do jornalista iniciante que é jogado aos tubarões do mercado de trabalho.


Atire a primeira pedra o jornalista que nunca passou pelos embaraços do Repórter Inexperiente ao entrevsitar uma personalidade, político influente ou até memso uma fonte oficial (ou oficiosa) por puro nervosismo e falta de experiência com a profissão? Todo jornalista que se preze já passou por isso - é normal e faz parte do aprendizado. Só que ver o erros dos outros ou a falta de profissionalismo, reunidos dentro de um personagem incrivelmente tímido, fica engraçado - ainda mais quando essas características são ressaltadas pelo humor "stand up" do CQC. Lembrei da minha primeira matéria de TV e de Rádio que foram um fracasso, com a locução introvertida, com o off gigantesco, todo desengonçado na passagem e umas sonoras (fala do entrevistado) que se contra-diziam com os offs. Superei os defeitos somente quando aceitei os pontos que deveria melhorar. Observar é tudo! Se você não colocar a cara à tapa nunca vai aprender - faz parte da profissão.


Em contra-partida, há outro personagem que também é um show de humor e que também merece ser encarado como um aprendizado, só que para os repórteres mais experientes. Trata-se do Repórter Egocêntrico. Ele entrevista celebridades, políticos, artistas, enfim...e sempre quer sobressair alguma qualidade dele para o entrevistado. É cómico. Mas quando um jornalista vai para rua e vira repórter vê um tanto de colega fazer isso, ou pior: você se reconhecer no personagem e vestir a carapulsa - é terrível. Sem querer, quem nunca se pegou egocêntrico? Tem gente que faz por maldade porque gosta de "crescer" para cima dos outros, já uns fazem isso inconscientemente. O "semancol" tem que ficar ligado 24 horas...rs



Com esses dois paradoxos de profissional, tanto o inexperiente, quanto o egocêntrico, comecei a refletir sobre a minha postura profissional. Principalmente, quando nos deparamos com profissionais que tem anos de mercado ou ainda estão "verdes" no jornalismo. Às vezes, se você dá um toque num colega de profissão sobre um detalhe, sem que ele lhe pedir, pode soar egocêntrico. Todo cuidado é pouco nessa hora. Ou ainda, quando você vê um jornalista que admira, na rua ou numa coletiva, e de repente, congelar e dar uma travada, pura e simplesmente por se dar conta de que, naquele momento, ambos são jornalista e que conseguiu realizar o seu sonho. Daí, perto de quem já tem mais tempo no mercado, você ainda é inexperiente - querendo ou não. É preciso dosar ética, respeito e profissionalismo. Ser repórter é uma delícia, mas precisa de prática, vontade e humildade para aprender e se superar.



Veja também:





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

23 comentários

  1. eu assisto o CQC só por causa do reporte inexperiente,Danilo Gentili é o cara,mas Nunca tinha pensado nesse ponto de vista ae,achei muito interessamte,eu já pensei em fazer jornalismo,mas hoje estou na enfermagem, e esse paradoxo acontece com todas as profissões eu achopelo menos no começo.


    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nossa pensei que o perfil dos jornalistas era que nem dos publicitários que (como sempre brinco) vendem o corpo para vender seu produto.


    Bom sem comentário com o CQC, conheço o Gentili e o cara é simplesmente O MELHOR.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Wander! Eu entendo muito bem o que diz. Eu já passei por redação de impresso e online da faculdade, mas que me deu uma boa bagagem, pois o site era atualizado diariamente, assessoria de imprensa(meu trabalho atual) e trabalho com produção de eventos, às vezes. Como a assessoria que faço é de uma emissora, agora pretendo passar para a produção. Quero ver se é muito diferente da que faço. Isso tudo porque ainda sou estagiária...kkk
    Essa vida de repórter não é mole não. Hoje em dia nós temos que estar aptos a atuar em qualquer uma das funções. Porque sempre tem alguém mais preparado que você. Quanto ao programa, ainda não assisti. Tenho um amigo que sempre fala dele, mas nesse horário ainda não estou em casa.

    http://maynabuco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oiiii

    muito legal o seu texto... princioalmente pq me identifiquei com o inicio... quando vc disse q semper preferiu assessoria e produção. É exatamenet o meu caso... mas sempre trabalho como reporter tb... mil e uma utilidades, né? acredito q essa nossa profissão é a melhor! sou apaixonada por jornalismo e amo tudo q faço

    parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Isto ocorre em quaquer meio profissional, se não houver a prática não haverá desenvoltura

    estou pensando em mudar do curso de engenharia para jornalismo, ainda estou numa dúvida cruel...


    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Wander, eu não sou jornalista. Sou radialista.
    Mas vou ser sincero com você: Muita gente compara o CQC ao Pânico.
    Realmente vi alguma similaridade, mas sem dúvida o CQC tem algo diferente... Além do talento dos jornalistas (que devem ter feito um bom curso de "postura frente às câmeras), eles não descambam para o grotesco e o ridículo quando "vão a campo", e parecem ter o controle total da situação, mesmo quando encontram percalços, como nesta segunda, na reportagem sobre os funerais em Brasília.
    É um formato diferente. Sucesso na argentina, aqui engatinha em termos de audiência. Mas é um verdadeiro estímulo a quem quer ser repórter de fato. Prática e, sobretudo, muita pesquisa antes de abrir a boca - coisa que sabemos ser um pecado mortal para muitos jornalistas (que abrem a boca falando com seu coração do que com os fatos que vê).

    ResponderExcluir
  7. Faço Publicidade e Propaganda e já pensei exatamente assim quando queria fazer Jornalismo. Se tivesse seguido, com certeza não me sairia bem, pois não tenho desenvoltura para isso, cheguei a essa conclusão.

    ResponderExcluir
  8. oi wander, é pura verdade o que tu disses, tem muita gente por aí nos cursos de jornalismo que se forma sem saber atuar como reporter.
    eu msm sofri muito, por ter que atuar na assesoria, pra quem sempre torci o nariz.

    escrever é minha praia, mas agora vejo que não mais pelo jornalismo, achei outra praia, mas sempre fico feliz qnuando encontro gente competente a apaixonada como voce em nossa profissão.
    parabéns pelo blog
    =]

    ResponderExcluir
  9. Wander, muito boa essa sua análise.

    Eu gostei muito desse novo programa que é o CQC, acho que tem muito futuro pela a frente.
    Sou locutor, ainda no começo de carreira, não tenho pretensões de ser jornalista, mas muitas vezes temos que atuar como repórter, pelo menos agora no começo hehe...
    Admiro os repórteres, o pessoal dessa área passa por cada situação.. que não é brincadeira...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oiii sou do "Lapiseira&Papel" e vc passou lá e me falou da banda Cinco Rios, eu não conhecia masss me apaixonei qdo vi o vídeo.


    Já comentei aqui nesse post ;p

    bju até mais.

    ResponderExcluir
  11. É, é preciso aprender todo santo dia, inclusive porque nossa profissão é muito dinâmica, sempre tem algo a aprender, seja uma tecnologia nova, seja um linguajar novo. Não é fácil, não! Tão pensando o que??? hehehe

    Wander, adorei toda essa tua análise sobre o jornalismo. Vc deveria encaminhá-la para algum lugar (agora não me ocorre nenhum), onde estudantes ou aspirantes pudessem lê-la, pois está muito útil e retratando bem o que é o nosso dia-a-dia.

    Eu me lembrei da minha primeira vez em frente a uma câmera, pra gravar pra valer. Rapaz, o frio na espinha teve que ser engolido e foi como se eu incorporasse um personagem mesmo. Acho que é mais ou menos isso que acontece.

    Fazer entrevistas é a parte que eu mais curto. As pessoas se sentem importantes, valorizadas porque vc quer ouvi-las, então acaba ficando gostoso. Sempre há os caroços, mas neles a gente dá um samba-lelê, sempre que possível. hehehe E o Danilo é fenomenal sim.

    É isso aí, colega, tem que encarar, não tem jeito, né? Quem mandou escolher??? :D

    Beijão pra vc!

    Letícia.

    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sou muito fã de programas brasileiros não, mais já vii uns pedaços. Nada será como antes, amei a musicaa

    ResponderExcluir
  13. Isso acontece em todas as profissões ne...
    fazer o que ..
    agora os cqc é show uheue

    mano valeu pelo comentario no meu blog...
    e pelo elogio do portfolio...
    abraços e tudo de bom

    ResponderExcluir
  14. a experiência não é um dom... vai se adquirindo com o passar do tempo, com as pauladas q se leva... eu vejo no reporter inexperiente, todos nós no começo de nossas vidas profissionais.
    e um comentario sobre o Danilo:
    O cara é o melhor comediante do Brasil!

    ResponderExcluir
  15. Hehe, uma vez fui pegar algumas informações com o Governador daqui de PE (sou assessor de imprensa dele) e liguei para o prefeito de Recife. Fiz um montão de perguntas e o pobre não sabia o que responder =P

    Gafe.

    ___________________________________
    TemPraQuemQuer

    ResponderExcluir
  16. vlw por falar da banda 5 rios muito boa

    ResponderExcluir
  17. CQC é muito engraçado, e muito sem nocão..

    Nunca tinha visto nesta maneira..
    Parabéns pelo blog!

    Dá uma Passadinha lá no Expressões =D
    www.expressoesdocotidiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a reportagem...eu acho CQC um program muito bom e com futuro... Abraço e se puder de uma passada no meu blog...

    http://maisumadosedepalavrasporfavor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. curti seu blog cara muito bem organizado bom mesmo parabens

    ResponderExcluir
  20. Eu não tenho tempo para ver este programa só vi algumas partes mais parece ser legal..

    http://rangervermelho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu acredito que esse tipo de visão distorcida, acontece em qualquer meio profissional...

    Muito interessante!

    Vou começar o curso de jornalismo no próx. semestre, o seu texto foi útil.

    Bjokas!

    http://visaocontraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Assisti a 2 CQCs e neles só apareceu o repórter inexperiente. Eu me vejo totalmente ali. Sou tímido, quando não conheço a pessoa costumo falar baixo e "pra dentro". Gostei muito disso pois já estou entrando na universidade sabendo de uma falha minha e o que essa falha pode acarretar. Tenho que trabalhar, e muito nisso...

    ResponderExcluir