A convergência da mídia eletrônica

abril 14, 2008

A mídia eletrônica é fascinante. A possibilidade de aliar imagem e/ou som num único aparelho permite que todas as pessoas possam ir além da capacidade de interpretar, ver e/ou ouvir algo que acontece ou já aconteceu, independente da cronicidade. Quando a internet surgiu, há mais de dez anos atrás, muitos comunicadores apocaliptícos ou pessoas leigas apontaram para o fim do jornal impresso, da TV e do rádio por causa da internet. A web foi colocada como a mídia que se pode acessar em tempo real - tudo e todos estão sempre ali, online.


O que não é verdade, ainda. Só o rádio tem a possibilidade de se auto-declarar como o veículo de comunicação em tempo real por poder dar a notícia no momento que o fato acontece, a qualquer momento dentro da programação. A TV exige imagem e mesmo se der uma nota simples ou coberta, ela trará esse recorte noticioso com mais detalhe no telejornal principal. A internet se tornou um infinito banco de dados e uma possibilidade de você, como público, poder acompanhar o desenrolar de um acontecimento minuto a minuto, mas não em tempo real, porque há inúmeras outras coisas acontecendo. Pense bem: no rádio, o noticiarista para a programação para dar um determinada notícia, pode chamar o repórter ao vivo, com o fato ainda acontecendo. Na internet, haverá apenas boletins que se somaram a inúmeros outros que, posteriomente, se tornaram uma matéria mais completa com texto, imagens e podcasts de áudio ou vídeo


Apesar de todo esse oba-oba, a internet não matou ninguém. Mudou-se a forma de fazer mídia eletrônica: a internet ganhou vida e linguagem própria e os veículos de comunicação tiveram que se adaptar a essa nova realiadade, a do clique. Até a medição de audiência sofreu alterações, antes TV e Rádio disputavam pela atenção dos consumidores e, é claro, em horários completamente distintos, pois é de domínio público que o horário nobre do rádio é na parte da manhã, e da televisão à noite.


Nessa perspectiva, qual é o horário nobre da internet? Com a popularização da banda larga na casa dos consumidores que podem e que querem ter tal dispositivo, acessar vídeos, baixar músicas, visitar blogs e ler notícias se tornaram a nova coqueluxe do momento. No trabalho ou em casa, você pode ver o capítulo da novela que você perdeu ontem à noite por ter chegado mais tarde do serviço ou ainda ver os gols do campeonato do fim de semana porque a namorada ficou te enchendo o saco, pedindo atenção e você acabou desligando a TV para dar mais carinho à amada.


Na internet você faz a sua programação. Não gostou disso, passa para o próximo. É tudo no clique. Nós jornalistas, também ganhamos muito com isso. Os principais noticiários já disponibilizam as suas matérias, tanto em podcast de áudio e vídeo, para ser acessados na hora que quisermos. Os jornais impressos já redigem conteúdo próprio para a internet e muitos tiveram que se adaptar para essa nova linguagem.

A palavra convergência virou sinônimo de mídia eletrônica. Na internet, rádio e TV se fundem ou até mesmo conseguem disputar a preferêcia do público na mesma máquina, porém em urls diferentes. As emissoras já perceberam a importância de disponibilizar o seu conteúdo no mundo online para não perder audiência, mas sim somar. Até mesmo as assessorias de comunicação, já perceberam a importância dos podcasts no site dos seus assessorados. O público e, até mesmo, os jornalistas preferem e gostam de acessar conteúdo diversificado. Além disso, não é so de fabricação de releases que um um assessor deve manter a comunicação de um dado local. Analisar as todas as possibilidades de comunicação, por mais que sejam específicas e segmentadas, às vezes, vale muito mais a pena porque irá se transmitir conteúdo para um público que está apto e quer a consumir essa informação com estilos diversificados que se complementam.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

11 comentários

  1. Cara nao vivo sem a internet, mas amo radio de verdade, e outra escutar maria rita é tudo! ótima escolha de musica pra colocar no blog!!!

    Abraço

    http://dihdusbeko.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Disseram também que ela iria afastar as pessoas, mas acho que acabou acontecendo o contrario.
    Muito bom o texto!
    E sim meu Pai ainda escuta o rádio todos o dia, quase o dia todo, quando não está trabalhando. E esse ainda é o melhor meio de saber das noticias locais em cidades pequenas, como a minha.


    http://ameninalady.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria, Wander.
    Mas não podemos nunca esquecer que, mesmo com o crescimento enorme da internet, grande parte da população brasileira ainda não tem acesso a computadores, e mesmo alguns que têm acesso, passam um tempo limitado em Lan houses ou tem internet discada em casa.
    A televisão ainda é o grande meio de mídia e talvez continue assim por mais uma geração.
    não que a internet vá substituir a tv, pois esta nao substituiu o rádio, mas com certeza o espaço da internet só tende a crescer

    ResponderExcluir
  4. É impressionante como se pode fazer de tudo na internet hoje em dia, não é tempo real mas é quase.... você pode acompanhar resultados esportivos com narrações digitadas quase em tempo real, além de ouvir o próprio rádio e ver alguns canais de TV do mundo todo, logo logo com a TV digital então vai ser uma festa.....

    http://netesporte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. tmb adoro net e radio...acompanho varios campeonatos do mundo pela net...muito legal...bela materia...flw...

    ResponderExcluir
  6. Muita gente anda falando que com os blogs não haverá mais manipulação da informação ou simplesmente não revelação dos fatos de interesse público. Mas olha lá o que aconteceu com o blog do Amorim......não sou muito fã dele mas o que fizeram lembra muito a censura da China e Cuba.

    abraço!

    www.locupletado.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Hiper bem escrito...
    Pra uma garota com o sonho do jornalismo chegando, seu blog é uma inspiração!
    Obrigada e párabens!

    ResponderExcluir
  8. Com certeza!!
    E essa convergência só tende a aumentar...

    No meu blog esqueci de dar os créditos pra Almir Sater e Renato Teixeira mesmo, bem lembrado!

    Você é um grande jornalista, dá pra perceber. Belo trabalho!

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Não me vejo sem internet hoje. Trabalho com ela o tempo todo. É uma fonte inesgotável de informação, a questão é saber selecioná-las e transformar em conhecimento.

    Parabéns pelo blog! Muito bom!!

    Patrycia
    acendedordelampadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo... A diversidade e importante. Em se tratando de preferencia, prefiro o genero literatrio ou musicais

    ResponderExcluir
  11. Acredito que o melhor da net seja a interatividade e, algo que não acontece em outras mídias, uma renovação constante de recursos tecnológicos. A possibilidade inesgotável de experimentações visuais e tudo acontecendo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir