Caso Isabella se assemelha a trama ficcional

abril 16, 2008

Na noite do dia 29/03, uma garotinha de apenas 5 anos de idade foi jogada da janela de um apartamento em São Paulo (SP). Poderia esse ser mais uma tragédia, dentre tantas outras, que a crônica policial cobre todos os dias, mas não é. Trata-se de um dos crimes mais instigantes do ano porque mexe com a opinião pública; é um homícidio contra uma criança e, o mais grave de tudo: pai e madrasta estarem supostamente envolvidos com o crime.


Mas porque a imprensa resolveu comprar essa história? O Caso Isabella parece até um seriado de suspense, ou melhor: um filme de terror. Todos nós sabemos o quanto as relações pessoais e familiares chamam a atenção das pessoas e, ainda por cima, a cada dia, nos noticiários, tem um capítulo novo e personagens que esclarecem ou dificultam ainda mais as investigações. Se a Isabella Nardoni e a família dela fossem pobres a imprensa estaria cobrindo o caso tanto empenho? Provavelmente, sim. O requinte de crueldade de quem cometeu esse crime é o que mais chama atenção. Talvez, se o criminoso ou a família fossem menos esclarecidos intelectualmente e de baixa condição financeira, o culpado já seria apontado. Mas o fato dos pais, que são os principais acusados, serem de classe média alta, e o pai um estudante direito, chama a atenção, e faz a opinião pública se perguntar o que levaria o criminoso a fazer tal ato?


Não existe crime perfeito, como diria a grande escritora policial Àgatha Christie. Outro detalhe que chama a atenção do público que acompanha o caso - e dos jornalistas que precisam estar nas ruas para pegar todos os detalhes de apuração ou fontes exclusivas; é o trabalho feito pela perícia técnica. Apesar de existir uma certa demora para que os laudos sejam apresentados, as declarações oficiais dos delegados que acompanham o caso ou dos investigadores, fazem com que a opinião pública vai juntando as partes do quebra-cabeça e, junto com a polícia, encontre o culpado - como se fosse uma novela que, no final do capítulo, o culpado é revelado e a justiça é feita.


Esse semana promete ser muito esclarecedora para se chegar ao final do Caso Isabella. De acordo com a Folha Online "a Polícia Civil de São Paulo decidiu indiciar o casal Alexandre Alves Nardoni, de 29 anos, e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, de 24 anos, sob a acusação de terem assassinado a menina Isabella Nardoni, de 5 anos. Após o indiciamento, a polícia pedirá à Justiça a decretação da prisão preventiva do casal. A decisão ocorreu depois que a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual confirmaram que Isabella foi jogada do sexto andar do Edifício London, na Vila Isolina Mazzei, zona norte da capital paulista, pelo próprio pai. Com base em dados preliminares elaborados por peritos do IC (Instituto de Criminalística) e de legistas do IML (Instituto Médico Legal), os delegados e investigadores do 9º DP (Carandiru) responsáveis pelo esclarecimento do assassinato da criança também têm outra convicção: Nardoni jogou a filha do seu apartamento após a madrasta da menina, Anna Jatobá, ter tentado asfixiá-la".


Como jornalista e público, cheguei até a torcer para que pai e madrasta estivessem falando a verdade e de não estarem ennvolvidos com o crime. Mas, desde o início do caso, todas as pistas apontam para o casal. Quero deixar bem claro que, assim como a maioria dos veículos de comunicação estão colocando, Alexandre Nardoni e Anna Jatobá são ACUSADOS. As investigações do caso ainda não foram encerrados e nem o casal ainda foi julgado. Apelando para o fator humano e o laço de amor que existe entre pais e filhos, prefiro acreditar que, caso pai e madrasta tiverem realmente cometido esse crime, que não foi nada proposital, mas sim um "acidente de percurso", onde o casal Nardoni resolveu usar o artíficio de um crime para acobertar um erro. Nas conversas que tenho com amigos e familiares sobre o caso, sempre trago à tona duas situações importantes que devem ser lembradas neste caso: como leigo, afirmo que Isabella teve "duas mortes" - a primeira, a garotinha ganhou uma "surra bem dada" levando o criminoso a acreditar que ela estaria morta. Já na segunda, o criminoso a jogou da janela para transparecer um suposto crime. Nada justifica o requinte de crueldade e, sinceramente, quanto mais aprofundo as pesquisas sobre esse caso e acompanho as declarações oficiais por meio dos òrgãos responsáveis, mais fico revoltado com o requinte de crueldade desse caso. A justiça tarda, mas não falha!



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Tantas reviravoltas neste caso e tantos erros da policia me fazem pensar sobre a versão de Marcelo Rezende...

    http://teiadepodcasts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estava comentando isso com alguns amigos ontem na faculdade. A imprensa faz isso, pq é da classe média entendeu. Agora ve se um coitado. Pobre acontece issi, a mídia nem liga. Não da ibope. É pobre e ter que se ferrar eles pensam. Agora não, é rico, tem dinheiro. Entendeu. Mais um conflito da classe média, ai a mídia aparece e faz tudo isso que eles estão fazendoo.

    ____________
    www.conquistadoresdm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É, realmente é um caso difícil e repugnante.
    Concordo com vc, apesar de todas as pistas apontarem para o casal, não acho correto o tratamento que está sendo dado a eles, principalmente pela população.
    o Direito afirma que há o princípio da não-culpabilidade, haja vista que qualquer um só poderá ser considerado culpado após sentença transitada em julgado (aquela à qual não cabe recorrer).

    Mas discordo em um ponto: acontecem coisas certamente mais graves que não têm tanta repercussão. Qualquier morro dominado pelo tráfico oferece um terrível espetáculo.

    abç

    ResponderExcluir
  4. nao li
    estou cançada do q a imprença esta fazendo do caso Isabela
    alguem pençou q existem pessoas q a amavam, q essa pessoas estao vivas, e que elas assistem tv
    por que almentar o calvario delas?
    so porque os espectadores estão cedentos por noticias sangrentas?

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Obrigado pela visita em outras andanças...
    O que impressiona é a superexposição total desse caso, babalização total da violência na midia, tiros e mortes em favelas do RJ e SP, classe média envolvida, ou até "ricos" venda de notícias na certa... Embora a obrigação seja informar, acaba por confundir...
    Abraços
    Everaldo Ygor
    http://outrasandancas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O que gera interesse por esse caso não é, ao contrário do que alguns dizem por ai, o fato de Isabella ser uma menina branca de classe média alta, mas sim todas as circunstâncias que envolvem o caso. Algumas pessoas tendem apenas a pegar um detalhe, "menina branca de classe média", e fazer disso a única explicação para a repercussão do caso, quando, ao meu ver, não é verdade. Um crime como esse geraria comoção e curiosidade em qualquer país do mundo, ocorresse em que classe social fosse.

    ResponderExcluir
  7. otima seleção de musica no player ai di lado! :D

    ResponderExcluir
  8. A manipulação das informações é tanta que já não sabemos mais o que é verdade e o que é mentira...

    abrass

    ResponderExcluir
  9. é triste o q aconteceu com essa criança, e a imprensa feiz muito suspense e deve ter lucrado bastante com um fato horrivel desses ;(

    ResponderExcluir
  10. Todo os lugares só se fala dela. Agora mesmo passou na tv que ela morreu de "axisficia" (eu juro que eu n sei como se escreve!).

    A impressa faz um sufoco no caso.

    Até parece ser um caso de novela!

    http://www.o-banheiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Esse caso é instigante, mas não podemos nos esquecer dos inúmeros problemas pelos quais passam o nosso paí.

    É que agora só se fala nisso...

    Obrigada pela visita!

    http://visaocontraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. bem legal, gostei!!

    essa cobertura que estao fazendo desse caso, horrivel!!

    principalmente o grande programa Superpo!! ridiculo!

    abraço

    ResponderExcluir
  13. O que eu não aguento mais é a mídia televisiva em cima desse caso. Não aguento mais nem ouvir falar, visto que milhares de pessoas morrem e a mídia se volta toda para um único caso. Lástima.


    Beijos
    www.lizziepohlmann.com

    ResponderExcluir
  14. muito legal o blog!!!se quiser entra no meu http://history-100.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. ACREDITO QUE A IMPRENSA ESTA INDO LONGE DEMAIS. N'AO CABE A SOCIEDADE EXERCER O PAPEL JURIDICO QUE A MIDIA SUSCITA NO MOMENTO. O CASAL, CULPADO OU NAO, DIANTE DA LEI SERAO JULGADOS POR QUEM DE COMPETENCIA, ESPERA-SE. A SOCIEDADE, A MIDIA NAO DEVERIA ESPECULAR, PORQUE O CASO NAO SE RESOLVE POR AI. VEMOS APRESENTADORES, JORNAIS, RADIOS E MEIOS IMPRESSOS ALAVANCANDO RECURSOS, INVESTINDO EM ESPECULACAO PARA FAZER AUDIENCIA. NO PAIS DE ALICE O CHAPELEIRO SE DIVERTE SOBRE OS CADAVERES QUE NASCEM NAS MANCHETES.

    ResponderExcluir