Carlos Viana assume o Alterosa Urgente

abril 01, 2008

A parceria entre TV Alterosa (afiliada do SBT) e Rádio Itatiaia trouxe de volta à televisão o jornalista Carlos Viana, no comando do Alterosa Urgente. Trata-se de um noticiário voltado para as notícias da comunidade, prestação de serviço eênfase na cobertura policial. O telejornal é exibido em duas edições: a primeira parte vai das 12h às 12h15 - com o objetivo de manchetar o Alterosa Esporte e o Jornal da Alterosa, além de dar uma prévia do que será exibido na segunda parte, que entra às 13h25 e vai até às 14h, e é quando entra a maior parte das matérias e do conteúdo jornalístico.


Carlos Viana é um dos comunicadores mais respeitados do telejornalismo mineiro. O âncora começou como repórter da TV Globo, na Bahia; depois ganhou visibilidade ao ser repórter e apresentador do Jornal da Alterosa. Em seguida, foi para os Estados Unidos onde atuou em jornais voltados para a comunidade latina e imigrante. Ao voltar para o Brasil, foi contratado como repórter e apresentador do Plantão da Cidade, exibido das 16h às 17h, na Rádio Itatiaia.

Por quase um ano, ficou à frente do Balanço Geral, na TV Record Minas, onde reestruturou a linha editorial do programa, enfatizando o jornalismo e a cobertura policial. O Balanço Geral chegou a ocupar a vice-liderança no horário do almoço e era um programa obrigatório para quem queria ficar sabendo tudo o que acontece em Minas Gerais.


Graças a uma decisão equivocada da direção nacional da Rede Record de padronizar o programa, o Balanço Geral perdeu a qualidade editorial que tinha ao enfatizar matérias de curiosidade e as trilhas sonoras de suspense e até um tanto humorísticas. Por não se adequar a essa nova proposta, Viana resolveu sair da atração. Foi quando recebeu o convite da TV Alterosa, aliada a parceria de conteúdo jornalístico que a emissora de TV e Itatiaia já planejavam realizar.


O Alterosa Urgente possui na equipe de reportagens, uma das vozes mais conhecidas do jornalismo policial no rádio mineiro, Laudívio Carvalho, que apresenta o Itatiaia Patrulha, na Rádio Itatiaia, das 17h às 18h; além de Rafael Martins e Ethel Côrrea - dois excelentes repórteres mineiros.

O programa é ágil e consegue trazer a opinião embasada, sem inflamar a opinião pública com argumentos provindos do senso comum. Traz denúncias e debates interessantes de temas pertinentes ao dia-dia da cidade. Ainda, o programa "inaugurou" as entradas ao vivo nos noticiários - recurso que a TV Alterosa não tinha tanto o hábito de utilizar.


Com a estréia da nova atração, a audiência já começou a ser remexida, transformando a hora do almoço num verdadeiro horário nobre das TVs locais. A Record Minas, por exemplo, voltou a explorar o conteúdo jornalístico no Balanço Geral, mas não abandonou as trilhas (BGs) trashs. O MGTV, da TV Globo Minas, resolveu abusar mais nas notícias policiais, mas não mudou totalmente o seu formato que é um noticiário mais leve voltado para a prestação de serviço. Toda essa diversidade de formatos faz muito bem para o telejornalismo mineiro e, mais ainda para o público, que ganha em conteúdo e opção. Que vença o melhor na guerra pela audiência!!!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Fala meu nobre... tudo bom?

    Olha, né mentira não hein... rs Depois passa lá no blog e veja o que reservei pra ti...
    Cheguei agora da facul, com isso, volto aqui amanhã para ler sua matéria, ok... desculpa!

    Forte abraço,
    Henrique
    Vai Vendo...

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, Wander! O Carlos Viana é um dos melhores âncoras de MG.

    ResponderExcluir
  3. O "Alterosa Urgente" é a melhor alternativa desse horário mesmo...dá dó de ver como o Balanço Geral ficou depois da saída do Viana.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã do Viana...parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. A única coisa q não gostei foi o programa ser dividido em duas partes...mas depois q li o q vc escreveu faz sentido...viva a guerra pelo ibope!

    ResponderExcluir
  6. Adoro qdo vc escreve sobre TV, Wander! seu blog é mto bom...hehehe

    ResponderExcluir