Carlos Viana assume o Alterosa Urgente
abril 01, 2008![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU7xMTQpsQXls6zkYK83ZbsiMnOealmsm3QSamdSCQlZexQWk9gSA2tqMtPsk4YvBBTHhkoBoc66enydgv8QHM0sd55unJofig9yrFJE4I88yj7Em6bioebfRZ1aFymZZsQeCt1DQs28e2/s200/Carlos+Viana.jpg)
Carlos Viana é um dos comunicadores mais respeitados do telejornalismo mineiro. O âncora começou como repórter da TV Globo, na Bahia; depois ganhou visibilidade ao ser repórter e apresentador do Jornal da Alterosa. Em seguida, foi para os Estados Unidos onde atuou em jornais voltados para a comunidade latina e imigrante. Ao voltar para o Brasil, foi contratado como repórter e apresentador do Plantão da Cidade, exibido das 16h às 17h, na Rádio Itatiaia.
Por quase um ano, ficou à frente do Balanço Geral, na TV Record Minas, onde reestruturou a linha editorial do programa, enfatizando o jornalismo e a cobertura policial. O Balanço Geral chegou a ocupar a vice-liderança no horário do almoço e era um programa obrigatório para quem queria ficar sabendo tudo o que acontece em Minas Gerais.
Graças a uma decisão equivocada da direção nacional da Rede Record de padronizar o programa, o Balanço Geral perdeu a qualidade editorial que tinha ao enfatizar matérias de curiosidade e as trilhas sonoras de suspense e até um tanto humorísticas. Por não se adequar a essa nova proposta, Viana resolveu sair da atração. Foi quando recebeu o convite da TV Alterosa, aliada a parceria de conteúdo jornalístico que a emissora de TV e Itatiaia já planejavam realizar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrcJT_EQjxBufuao3ErNtkXg5yPMVLI7V5BR3y5bEnBZXBhI5ePNRxOssZ9peAGPUCZ7jVrrE-Wk0H5b6Du4hmJ7wyr0hyphenhyphenbv1EA5_oITxBZnv8Ykn9ZRNVYp-_2X3H5E5a2AiMfmy8vGTa/s200/ALTEROSA+URGENTE.jpg)
O programa é ágil e consegue trazer a opinião embasada, sem inflamar a opinião pública com argumentos provindos do senso comum. Traz denúncias e debates interessantes de temas pertinentes ao dia-dia da cidade. Ainda, o programa "inaugurou" as entradas ao vivo nos noticiários - recurso que a TV Alterosa não tinha tanto o hábito de utilizar.
Com a estréia da nova atração, a audiência já começou a ser remexida, transformando a hora do almoço num verdadeiro horário nobre das TVs locais. A Record Minas, por exemplo, voltou a explorar o conteúdo jornalístico no Balanço Geral, mas não abandonou as trilhas (BGs) trashs. O MGTV, da TV Globo Minas, resolveu abusar mais nas notícias policiais, mas não mudou totalmente o seu formato que é um noticiário mais leve voltado para a prestação de serviço. Toda essa diversidade de formatos faz muito bem para o telejornalismo mineiro e, mais ainda para o público, que ganha em conteúdo e opção. Que vença o melhor na guerra pela audiência!!!
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.
Jornalista
6 comentários
Fala meu nobre... tudo bom?
ResponderExcluirOlha, né mentira não hein... rs Depois passa lá no blog e veja o que reservei pra ti...
Cheguei agora da facul, com isso, volto aqui amanhã para ler sua matéria, ok... desculpa!
Forte abraço,
Henrique
Vai Vendo...
Excelente post, Wander! O Carlos Viana é um dos melhores âncoras de MG.
ResponderExcluirO "Alterosa Urgente" é a melhor alternativa desse horário mesmo...dá dó de ver como o Balanço Geral ficou depois da saída do Viana.
ResponderExcluirSou fã do Viana...parabéns pelo post!
ResponderExcluirA única coisa q não gostei foi o programa ser dividido em duas partes...mas depois q li o q vc escreveu faz sentido...viva a guerra pelo ibope!
ResponderExcluirAdoro qdo vc escreve sobre TV, Wander! seu blog é mto bom...hehehe
ResponderExcluirNão é permitido fazer novos comentários.