Altos e baixos da profissão - confissão e fé

abril 21, 2008

Sou jornalista recém-formado. Praticamente, desde setembro de 2007, posso afirmar para todos que tenho registro profissional e portanto, posso exercer com plenitude o meu bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Na época que cursava a graduação, fiz estágios e posso dizer que acumulei grandes experiências que me marcarão para o resto da vida, principalmente pelo aprendizado, dos erros e dos acertos intuitivos e pelo fator emocional das pessoas que me ajudaram nesse início da minha caminhada.


Para todo estagiário, o ponto mais alto de reconhecimento da qualidade do trabalho é quando somos contratados pela empresa em questão, mesmo que esse salário não seja o dos melhores do mundo. É muito bom ouvir críticas para saber mudar, quando necessário. Melhor ainda é ouvir elogios de seus superiores que lhe considerarem não só como mais um estagiário que passou por esse ou aquele setor, mas conversar e lhe questionar uma posição de um profissional consolidado.


Eu acreditei que iria ser contratado. Havia a vaga em questão e o mais gratificante de tudo que era o seu chefe lhe indicar com todas as palavras para que você assuma tal posição por estar ciente de que você é o mais preparado para substituí-lo. Mais isso infelizmente não aconteceu. Não por mérito da ausência de qualidade ou da falta de profissionalismo. Foi pura e simplesmente por um outro fator que não cabe aqui julgar, mas sim respeitar.

Isso entristeceu-me muito. Cheguei a questionar-me enquanto profissional. Se havia escolhido a profissão certa que não valorizava a sua qualidade, mas sim outras questões de ordem pessoal. Hoje percebo que não foi somente isso ou aquilo. Foi uma questão de decisão - de encontros e despedidas. Agora não estou mais magoado ou chateado. Aceitei a decisão do destino. A profissão de jornalista é muito instável: uma hora você está por cima, outra está por baixo. Ouvi de outros amigos meus, também jornalistas recém-formados, que não foram contratados - talvez pelo mesmo motivo que eu, e são excelentes profissionais que lutam para retornar ao mercado de trabalho.


Depois de ficar um tempo desempregado, descobri o trabalho free lancer. E o mais interessante: me permiti arriscar a ser repórter e a colocar a minha voz e cara a tapa. Coisa que até então nunca tinha imaginado antes por ter experiências em assessoria de imprensa; produção e apuração em TV e Web. Criei o Café com Notícias que me trouxe outros trabalhos e me possibilitou conhecer lugares e pessoas interessantíssimas. Conheci jornalistas mais velhos no mercado e que também tem receio do futuro incerto das redações ou das empresas. Percebi que essa foi apenas uma das muitas experiências (boas ou ruins) que aparecerão na minha vida profissional.

Como trabalho muitas horas na rua, na frente do computador e no telefone, atualmente, vejo pouca televisão. Assisto apenas os noticiários nacionais e os locais - uma ou outra coisa de TV, é que me chama atenção. No último dia 14/04, na parte da manhã, fui entrevistar um médico especialista no ógão reprodutor feminino para um trabalho free lancer que está em andamento. Ao chegar no consultório, fiquei alguns minutos na recepção aguardando o Doutor. Para a minha surpresa, a televisão da recepção não estava na Globo, estava na Record. Passava o programa Hoje em Dia, num quadro de entrevistas que chama "Os donos do jogo", no qual os apresentadores do programa entrevistavam a jornalista Claudete Troiano. Não sou muito fã dela, mas admiro pelo pioneirismo que exerceu o jornalismo no início da carreira e pela forma sicenra como ela vinha respondendo as perguntas. Não pude ver a entrevista toda. Marquei na minha agenda o nome do programa, o dia, o nome do quadro e do entrevistado para assistir depois no Mundo Record - site no qual a Rede Record disponibliza os arquivos de vídeo dos programas. Um dia, quando tivesse tempo, iria assitir a entrevista completa.


Pois bem, aproveitei o feriado do 21/04, Dia de Tiradentes, para assistir o programa. Achei que foi uma lição de vida. Um aula para quem tá começando no mundo profissional como eu, para levar a carreira com disciplina, carinho e respeito com os nossos sentimentos. Para quem não se lembra, Claudete Troiano saiu da TV Record em 2006, onde apresentava o instinto programa Note e Anote, para ir para a TV Band, onde apresentou o Pra Valer até o início do segundo semestre do ano passado. A ida para a Band, na visão da Claudete, foi uma decisão ligada ao fator emocional porque foi nesta emissora que ela, praticamente, começou a sua carreira como apresentadora, na década de 1970, com programas infantis - nessa época ela tinha 13 anos.


Em 2006, a filha dela foi acusada injustamente por tráfico de drogas - o que arranhou, de certa forma, a imagem da apresentadora de programa feminino e da filha dela que era repórter do Pra Valer, na Band. Claudete foi demitida e hoje está fora do ar. Na entrevista, ela relatou que quer voltar a fazer TV não por que está passando por dificuldades financeiras ou por não ter como se manter daqui para frente. Não é isso: ela gosta de fazer TV. Quer trabalhar com que gosta e tem experiência. Fiquei pensando na minha carreira que só está começando e o quanto fiquei triste quando meu contrato acabou, tinha a vaga na empresa que trabalhava e não fui contratado.


Me comovi com os depoimentos dela. Creio que foram sinceros e o melhor: que deu uma oportunidade para que ela pudesse esclarecer uma série de polêmicas que envolveram a carreira dela durantes esses anos todos. Com a visita de Claudete ao Hoje em Dia, o programa ficou em primeiro lugar de audiência na grande São Paulo, por mais de meia hora seguida. Não adianta ter o contrato mais precavido do mundo, muito menos ter um bom relacionamento com os diretores ou chefes. Tem que ter qualidade, humildade e dignidade para seguir em frente e encontrar o tão sonhado lugar ao sol. Assim como a Claudete, ainda estou procurando o meu, com carteira assinada e tantos outros benefícios que a legislação trabalhista possa me dar por direito. O negócio é ter fé e caráter. Como diria Renato Russo, "quem acredita, sempre alcança".


Veja também:



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.


Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. Muito legal o seu blog.

    qualquer coisa...

    http://republicafederativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, eu vi essa reportagem do hoje em dia!

    Ah brigada pela visita!
    Bem, realmente pode ser estranho letras grandes e pequenas.
    mas isso foi minha parte criatica postando! hauah


    =**
    boa semana

    ResponderExcluir
  3. opa acabei achando seu blog la na comunidade blogger no orkut ,gostaria de pergunta aceita fazer parceria comigo ? digo troca de link de referencia, gosto de blog ao estilo do seu ,tem muita informação boa se quizer trocar links da um toque la no meu blog

    abraços

    www.foipararnanet.com

    ResponderExcluir
  4. Sortes para nós.

    Amantes da profissão...

    Marcelo MELO - futuro jornalista.

    ResponderExcluir
  5. hehe legal seu blog
    admiro mto sua profissao

    se quiser passe no meu

    blog: http://ehtudoloco.blogspot.com

    comu: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48465553

    ResponderExcluir
  6. É isso Wander,
    O cafezinho estava uma delícia. Ainda mais acompanhado pelo saboroso noticiário "Café com notícias". Li o post e falo que me sensibilizei bastante. Vi como as experiências pessoais de alguém que enfrentou dificuldades servem para o encorajamento de outras. Não por acaso, voc~ também vive a sua luta profissional.O que posso te dizer que é que me animei em continuar a minha luta por continuar buscando também um lugar ao sol, escrevendo meus contos, crônicas e outras literariiedades. O jornalista é também um escritor que quer viver do seu talento. Imagino que o "Café" vai propiciar boas histórias. De minha parte vou divulgá-lo. espero que outros também o façam. Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Temos que lutar e aprender sempre!
    Parabéns pelo blog!
    =D

    ResponderExcluir
  8. Wander com esse texto voce me animou bastante, estou no ultimo ano de jornalismo e estou com dificuldades para arranjar estagio.Por causa disso fiz meu blog para mostrar meu trabalho e quem sabe conquistar meu espaço, e luto ate o final pela nossa profissão.
    Sobre a Claudete esse problema com a filha dela foi usado pela Band para tirar ela do ar, uma jogada suja e achei muito bom a Record ter dado esse espaco para ela

    ResponderExcluir
  9. Pois é isso, mano blogueiro. E o espaço que agora se abre na rede - esta imensa blogsfera - tem as mesmas características. Uns e outros vão se tornar relevantes, outros serão simplesmente esquecidos. Terão vida curta.
    Vale competência, vale o dom, e vale o esforço.
    Paz e bom humor sempre. Boa sorte.
    Walmir
    http://walmir.carvalho.zip.net

    ResponderExcluir
  10. Mto bom seu blog... Abraços..


    http://tunel-do-carpo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Cara, excelente texto!
    Parabéns
    Sou um futuro jornalista

    HEHEHEHEHEHE

    daqui a um ano...

    abraços

    ResponderExcluir