Série Queridos Amigos dá espaço as relações humanas na TV

março 29, 2008


A amizade e as relações humanas nunca tiveram tão em evidência na programação da TV aberta neste início de ano. 2008 mal começou e os telespectadores foram convidados a apreciar duas produções distintas, não só de conteúdo e de formato editorial, mas que valorizam essas questões. A oitava edição do Big Brother Brasil (BBB 8) e a minissérie Queridos Amigos conquistaram o Brasil: a primeira, pela ausência de carisma da maior parte dos participantes - que resolveram entrar na competição armados e preocupados mais com o parecer, do que o ser; e a segunda, pela qualidade do texto e dos atores envolvidos numa produção simples, mas muito, muito bem feita, como há muito tempo não se via na televisão.

O BBB 8 começou morno. Se não fosse o excesso de sinceridade combinado com um tanto de ergocentrismo do Dr. Marcelo, o reality show teria morrido na praia. Os participantes ficaram tão travados e preocupados com a a opinião pública que houve uma antipátia generalizada por boa parte dos brothers. Um salve de honra ao mérito deve ser dado à gaúcha Nathália - que foi a que menos teve medo de se mostrar e se permitiu aos erros humanos, como o Marcelo. Para mim, seriam esses dois os finalistas pelo fator autenticidade, carisma e persoanlidade.


O músico de Campinas Rafinha - que levou a bolada dos R$ 1 milhão, e que estava entre os três finalistas, também foi um dos poucos que se permitiram errar e a aceitar que o Big Brother é um jogo da convivência. Rafinha, se pararmos para analisar, até que merece a bolada: ele viveu um intenso teste de fidelidade - pior do que o João Kléber fazia antigamente na Rede TV!. As meninas da Casa agarravam o menino e relavam nele o tempo todo. Mas o rapaz foi forte. Apesar de ter encarnado o personagem do adolescente que "sofre" com o calor dos seus hormônios, Rafinha teve a sua história dentro do programa. Se permitiu ser protagonista da sua vida.

Já a modelo cajuína Gyselle, que venceu no segundo lugar, entrou muda e saiu calada. O Brasil se encantou pela representante nordestina, prova disso foi o número expressivo de votos que a deixou todo esse tempo na competição. Mas, infelizmente Gyselle deve o seu sucesso à Marcelo, seu grande antagonista. Além de ser muitas vezes sem-educação e grossa com outros participantes, Gyselle se isolou. Quis fazer papel de vítima. Para mim, não colou. Foi uma estratégia de jogo, de sobrevivência. Aliás, porque jogar no Big Brother é feio? Os participantes não estão num jogo? Não que eu seja maniqueísta e deseja ver mocinhos e bandidos. Não é isso. Jogar faz parte da vida. No caso, é a essênia da atração. Jogar com as emoções e ter como aliada as relações humanas.

E por falar em relações humanas e emoções, Queridos Amigos foi uma das melhores minisséries que a TV Globo já colocou no ar. Simples e direta, ela bateu num ponto forte: as relações humanas. Muitos roteiristas tem dificuldade de passar as emoções para o papel e se miram em colocar as fórmulas de sucesso que estamos cansados de ver: o núcleo da periferia que alavanca a trama, seja no humor ou no drama; o sexo; a violência e as tão corriqueiras cenas de ação cheias de efeito especial.

Claro que escrever ação é complicado. Mas, escrever emoção é muito mais. E escrever sobre a amizade e a lealdade, que são sentimentos tão intensos, é algo que merece ser aplaudido. Lembro de uma fala que os mais velhos usam que ilustra muito bem essa história: "é precisa saber fazer o arroz com feijão de cada dia, que é o básico, para querer inovar". Como inovar se você não domina a essência? Não que o arroz e feijão sejam essência. Não é isso. É que fazer o simples é, antes de tudo, algo grandioso. Quem não se identica com os amigos? Quem não tem amigos? Quem não sofre ou sorriu com e por eles?

Me senti parte da Família do Léo e companhia. Vivi os conflitos. Entrei no texto. Me apaixonei com cada fala, cada representação. Os amigos brigam, choram e riem. Quem nunca teve melhores amigos? Não entendi a vinheta de abertura, confesso. Achei estranha. Faltou um algo mais, um atrativo que remetesse a idéia de amizade. Fique com remorso por não ligar para amigos distantes. De prestigiá-los mais vezes. De combinar uma reunião para jogar conversa fora. Ainda bem que existe Orkut e outras tantas ferramentas eletrônicas que nos deixam, de uma forma ou outra, próximos. Mesmo que seja uma distância física, mas não espiritual. Vi que a vida é muito efêmera - se não a vivermos, ela evapora. A minissérie falou disso tudo, do resgate da boa e velha amizade.



Como canta Milton Nascimento,
"sei que nada será como antes (...)".




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Esse foi o BBB que eu mais detestei, no primeiro dia já naum gostei, e a vontade de ver caminhos do coração tava bem maior
    intoom
    Queridos amigos queria ter visto mas infelizmente naum pude
    gostei do seu blog
    sorte

    ResponderExcluir
  2. E isso se baseia no fato de que gente gosta de ver... gente! E com este distanciamento contemporâneo entre as pessoas, a demanda por relações interpessoais a partir da mídia aumentou, tornando o negócio lucrativo.

    Parabéns, mesmo! Blog bom demais.

    Até mais!


    Paulistão - G4

    http://pordentrodomundodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muita gente não gosta do BBB,"é muito fútil"; "são todos iguais"...
    Mas eu gosto, sabe essa coisa de relação humana é muito interessante, e principalmente qd envolve dinheiro...Gosto muito de ver o BBB e não me envergonho de dizer...
    A minissérie me chamou bastante a atenção mas não pude ver, sei do que se trata e dps vou pegar p ver.
    Gostei muito da postagem.
    Qt ao filme Dançando No Escuro ele é triste pois é um dos dramas mais pesados que já vi, muito sofrido mas muito bom...

    ResponderExcluir
  4. Fala meu nobre... tudo bom?
    Este foi o único BBB que não assiste alguns capítulos... Não sei pq, mas não topei com a mecânica desta vez e, a cada BBB mais premiações, mais e mais e mais dinheiro... saudade do tempo do BamBam e daquela Boneca dele... rs
    Minha mãe assistiu Queridos Amigos e perguntei a ela o que achou... ela disse que foi algo simples, com ótimos atores e principalmente, comprometimento com a causa... ela gostou do mix desta minissérie.
    A muito tempo não assisto TV aberta... nem mesmo meu saudoso e querido RJTV vejo mais, isso é consequência da tv por assinatura, tv esta que esta no plenário - salvo engano - para votação do lance de obrigar uma certa cota de programas abertos, um lance desse, não sei bem... Fato é que tenho mais opções e pago por elas, pois o conteúdo é melhor!

    Ah! Saiu a IV Lista de Recomendados... depois passa por lá...

    Forte abraço e maravilhoso domingo...
    Henrique
    Vai Vendo...

    ResponderExcluir
  5. até que eu gostei desse BBB. Realmente acho que existe uma curiosidade irressistível em saber da vida alheia em toda humanidade.

    ResponderExcluir
  6. Espetacular o tema aboradado e o modo em que vc o desmembrou, está de parabens tanto vc como o blog como todoo!

    parabens mesmo, vc merece!

    se puder comenta no meu...
    http://pierrodanoite.blogspot.com/

    Obg!

    ResponderExcluir
  7. Wander,deixa eu te confessar uma coisa.
    Não assisti a nenhum dos dois programas apresentados neste post.

    Primeiramente, o BBB não me agrada desde a primeira versão. Acho um programa sem sentido e muito idiota (se me permite o adjetivo). Ver a vida dos outros, como eles se relacionam? Não, muito obrigado, prefiro ver isso na vida real. Me relacionar, sair de cabeça baixa e levantá-la logo em seguida. Quebrar a cara e no final ver que não estava de todo errado...

    E por final o "Queridos Amigos". Não tenho o que falar sobre o programa, pois não sei nem do que se trata. Há muito tempo deixei de acompanhar as "novelas" da globo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. odeio a globo
    soh aliena pessoas...
    nao que as otras emissoras tbm nao façam
    mas ela eh a maioria, jah vi mtos casos que parecem querer fazer uma lavagem cerebral... como por exemplo quando eles insistem em um assunto, é pq elis querem mudar a ideia das pessoas, tbm jah vi em mtas series americanas pessoas fumando maconha, maes de familia fumando, os mocinhos da serie fumando ou otros tipos de drogas, mas a maconha eh a q mais aparece, nao duvido nada que daqui ha um tempo os estados unidos legalizem a maconha... minha opniao :D

    c kiser pasa nu meu
    http://ehtudoloco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Bom, sobre o BBB8 não tenho muito a falar, mas devo concordar em número gênero e grau com o que vc escreve sobre a Minissérie Queridos Amigos, realmente uma produção que embora simples, fascinou o público, quebrando com aa produções típicas do nosso tempo, marcada pelo individualismo...gostei bastante do blog...abraço

    ResponderExcluir
  10. nao gstei d queridos amigos sei lah axei eskisita, mas parec ser boa....apesar da melancolia, aki gostei dos posts anteriores...

    aki comentar depois la no meu vlw...

    t espero...
    fuii

    ResponderExcluir
  11. Eu não vou falar de BBB porque detesto chutar cachorro morto. Programa ruim não vejo, então não tenho o que dizer de algo que não vi.
    Agora... Queridos Amigos... Bem, não importa quanto custar. Saiu em DVD eu compro.
    Foi uma minissérie lindíssima. Eu temia que ela fosse panfletária, já que iria estar localizada em 1989, ano da primeira eleição para Presidente depois da abertura política. Mas não.
    Ela falou de pessoas. Amigos, mas cada um com sua história, com seu drama.
    O protagonista não perdeu espaço, mas cedeu seu espaço para os QUERIDOS AMIGOS poderem contar sua história.
    E cada um teve a sua história pra contar. Rica, dramática, bonita, intensa.
    Foi maravilhosa a minissérie justamente por isso. Não importa se foi em 1989 ou 1999. Ela contou de pessoas. Pessoas que, por acaso, eram amigos. E mostrou que onde há amigos, ninguém nunca está sozinho.
    Por isso, talvez, a minissérie tenha sido tão bela. Porque foi simples... A amizade é algo simples. Mas a gente se preocupa com coisas são complexas que quando nos deparamos com algo simples, esse algo simples nos toca lá no fundo.

    ResponderExcluir
  12. é impressionante como o Big Brother Brasil, é assistido pelos Brasileiros, e qui sá! na globo internacional!

    Abç.

    http://blogataverna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Esse BBB não foi legal, apesar que eu só assisti umas 3 ou 4 vezes. Mesmo não assistindo o programa, você fica sabendo de algumas coisas, pois aonde quer que você vá, tem sempre alguém comentando. Um saco!

    Em relação ao Queridos Amigos, eu até fui avisado de que seria uma boa assisti-lo, mas fiquei com preguiça. Quando sair em dvd eu compro, vamos ver se é isso tudo mesmo.rs

    Obrigado pela visita no Zecanet
    www.zecanet.blogspot.com
    volte sempre,abraço.

    Estou aceitando parcerias, se você ficar interessado, da um alô pra mim.

    ResponderExcluir
  14. Fala nobre... passando pra deixar um abraço e o desejo de uma ótima semana...
    Henrique
    Vai Vendo...

    ResponderExcluir