Record Minas mata Balanço Geral

março 10, 2008


Observação: este artigo foi escrito
em 10/03/2008.

Uma câmera que treme para cima e para baixo toda vez que o apresentador grita: "Balanço Geral: balança Minas Gerais!!!". Nesta segunda-feira (10/03), a TV Record Minas decidiu equivocadamente reestrear o Balanço Geral com um formato mais agressivo, sensacionalista, com pautas requentadas e matérias mal editadas, sob a apresentação de Mauro Tamonte.

Curiosamente, a Rede Record (matriz de São Paulo, chamada de rede) decidiu cancelar o antigo formato do noticiário, apresentado pelo jornalista Carlos Viana, alegando que o apresentador não se encaixava com os demais formatos empregados nas outras praças (estados). O Balanço Geral mineiro era um telejornal policial de qualidade, credibilidade e compromissado com a informação. Era um programa obrigatório para quem acompanha o noticiário policial e, sem falsa modéstia, o único noticiário regional a entrar em mais de 165 países por meio da TV Record Internacional.

Pode ser que na praça de São Paulo, por exemplo, esse formato mais grosseiro e que apela para as curiosidades dos animais da roça, seja atraente para esse público. Cada praça tem as suas particulariedades, o seus gostos e a suas demandas. E a TV Record Minas pecou em se subordinar a fazer isso...o fato é que o programa causa rejeição, não pelo novo apresentador, mas pela forma desrespeitosa que a direção mudou a proposta do programa.

Trazer para o dia de estréia a matéria do homem que vive na gruta - que já foi feita pela Domingo Espetacular, se não me engano; a de uma cachorra que consegue pescar no rio - que poderia ser contada em três minutos, no máximo, e ficou quase meia-hora e, ainda por cima, trazer um rapaz no estúdio para apresentá-lo ao público como o homem invertido (pauta já feita meses atrás na qual esse mesmo rapaz é mostrado pela ciência como um homem que possui os órgãos vitais do lado direito, no lado esquerdo, e vice-versa) como a novidade do ano, não dá! Isso é chamar o telespectador de idiota.

Cadê o jornalismo popular que foi tão anunciado pelo apresentador durante o programa? Despediçar o Gerson de Souza, um dos melhores repórteres de curiosidades da Rede, numa entrada ao vivo na rodoviária com um menino que faz truque de mágicas foi constragedor, para não dizer outra coisa. Mauro Tramonte, o novo apresentador do Balanço Geral, chegou a desafiar o público a ir embora de Belo Horizonte se as curiosidades mostradas no programa não fossem surpreendentes. Será que ele vai mesmo?

O antigo formato, na época do Viana, foi o mais jornalístico que o Balanço Geral já teve. O programa já foi apresentado por Ricardo Sapia, hoje apresentador do Minas Urgente, na TV Band Minas, e por Gilvan Costa - que faleceu num acidente de carro no ano passado. Era um noticiário policial, com prestação de serviço, entrevistas ao vivo com repórteres espalhados na cidade e o segundo lugar de audiência conquistado por uma equipe de produção competente que sempre estava atrás de notícias que realmente interessam à sociedade.

Foi uma boa época: querendo ou não, as outras emissoras, tanto de rádio ou de TV, se subordinaram a cobertura do Balanço Geral nas suas apurações diárias. A TV Record Minas entrou com tudo na briga de audiência na hora do almoço. Foi uma vitória que já entrou na história do telejornalismo mineiro.

Por não se sentir à vontade com essa nova proposta, Carlos Viana resolveu sair da emissora. O jornalista esclarece que não houve briga com a direção da TV e, muito menos, teve proposta incisivas da concorrência. Foi apenas uma nova direção na carreira e uma etapa encerrada de portas abertas. Em tempo, logo veremos o Viana novamente no vídeo. Ele foi para a TV Alterosa, apresentar um telejornal policial chamado de Alterosa Urgente.

Peço licença para emitir a minha opinião na primeira pessoa e fugir do cunho jornalístico neste post: resolvi falar apenas como o telespectador revoltado com as constantes mudanças equivocadas que vemos nas emissoras de TV, ultimamente. Fico triste pela direção da emissora cancelar um formato de sucesso e que conquistou a marca histórica de audiência e faturamento comercial. Me desaponta o retrocesso que a TV Record Minas resolveu utilizar nese novo modelo de programa. Como telespectador, a emissora perdeu a minha audiência nesse horário e acredito de muitas outras pessoas. Quando as emissoras de TV vão começar a respeitar o público?





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.



Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

11 comentários

  1. Olá. Não conheço o Balanço Geral de MG, mas o de SP tbm repete muitas coisas e ficas horas num assunto "sem expressão".
    Aqui já nem é mais popular, hoje por exemplo, ficou quase 30 min exibindo um cara cortando o cabelo das pessoas num centro popular..rss
    Até

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Conheço os dois, e realmente não só nesse programa, mas no geral, a falta de respeito como o telespectadores é geral...
    Boa matéria!
    Abraços
    Everaldo Ygor
    http://outrasandancas.blogspot.com/
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o programa mais vou dar uma olhado no youtube pra conferir, gostei do blog, bastante informação útil.

    ResponderExcluir
  4. Olha sou estudante de jornalista, e achei de muito mal gosto voce ter falado em outras pracas como Sao Paulo de certo.Se voce procurar vai ver que aqui foi um dos ulitmos lugares ate esse programa e que audiencia é muito pequena e perde todo dia para o bom SPTV da globo.Aqui quando ele estreou falaram que era jornal tipico de cidades pequenas e acho que tanto como MInas como Sao Paulo nao merecem um jornal desse tipo

    ResponderExcluir
  5. Por isso que eu prefiro ler a vr tv...rsss. Brincadeiras a parte, gostei bastante do seu blog!
    Muito bom o Carlos Viana ter saído da emissora, provou que tem dignidade e coerência, pois programa sensacionalista, ninguém merece!

    bjuxxx.

    ^^

    ResponderExcluir
  6. Caro Wander,

    qual será sua escolha para o Trabalho de Conclusão de Curso? Vai optar por algum produto multimídia, ou dissertar algum texto científico?

    Aguardo sua resposta...

    Abraço,

    Luiz Felipe Domingos Silva

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Wander, concordo TOTALMENTE com você: MATARAM, ASSASSINARAM E ESQUARTEJARAM o Balanço Geral!!!
    Cheguei a pensar que o competente CARLOS VIANA havia saído de férias, mas não, transformaram um programa jornalístico de qualidade, que me fazia desistir de assistir o GLOBO ESPORTE e o JORNAL HOJE, num monte de lixo de quinta categoria!!! Odiei o novo apresentador e as matérias absurdas! Que mau gosto da Record! Cometeram o mesmo erro que a Band alguns anos atrás, quando trocou o competente ROBERTO CABRINI pelo revoltado e grosseiro DATENA no comando do BRASIL URGENTE. Um desrespeito a nossa inteligencia e um DESSERVIÇO a informação do povo!!!
    VALEU PELA CORAGEM, E POR TER DITO TUDO O QUE A GENTE PENSOU !

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo post! o balanço geral era o melhor telejornal! o carlos viana é ótimo! foi uma babaquice mudar o formato! me senti um idiota na frente da tv!no mesmo dia enviei um e-mail pra recore, pois nao acreditava no que havia assistido. decepcionante, essa é a palavra que define o novo balanço geral...e olha, o novo apresentador pode ir embora pra terra dele...as curiosidades que ele mostra são ridículas!

    ResponderExcluir
  9. Que decepção! Quando imaginei que o jornal alterosa estava com a audiência comprometida, me vêem com essa reestreia ridícula do Balanço Geral. O pior: o desrespeito ao competente Carlos Viana. POde apostar, ele vai para a Alterosa.

    ResponderExcluir
  10. Por aqui não fica muito atrás o Balanço Geral apresentado pelo Alexandre Motta. Claro que de vez em qd têm matérias que considero de extrema importância , como o caso de trabalhadores rurais que estavam viciados em crack, e não só por apresentar isso, mas mostrou tb o trabalho de pessoas que ajudavam esses trabalhadores a sair do vício.
    Mas qd ele mostra por exemplo, uma família que cuida de um gambá como se fosse da família, ah, aí a coisa fica um cadinho pior, pq ele faz essa matéria durar uns 30 minutos, me poupe , né? Apresentar algo assim, tudo bem, mas permanecer mais de 4 minutos, peloamordeDeus, tem que se esforçar p/ não trocar de canal ou engolir as pilhas do controle.
    As pautas do programa tem que haver uma diversificação, isso concordo, mas acho que p/ cada assunto e claro, conforme sua importância, o tempo dispensado tem que ser maior ao de mais relevância.
    E confesso que adoro assistir a todos que passam diariamente aqui, desde que acordo, até o último que assisto com um prazer maior, pq assisto com o meu marido. Aqui vai o que assisto : Bom Dia Brasil,Jornal do Almoço,Jornal Hoje,Jornal da Record e Jornal da Globo. Claro que assisto às vezes o Balanço Geral e o Jornal da Band, mas não sempre e mesmo que vejo notícias se repetindo nos telejornais, gosto de assistir assim mesmo, detalhes que faltou em um, às vezes se vê no outro.
    Putz! Agora saindo p/ rezar um pai-nosso e uma ave- Maria,pq isso aqui nem parece um comentário e sim uma confissão! rsssss
    Beijinhos!!
    http://www.cgfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Bom dia!
    Quero , aqui mostrar a minha indignação a respeito da postura da Prefeitura Municipal de Contagem em relação aos professores que atuam na cidade. Os mesmos estão mobilizados em favor da campanha salarial e pela valorização profissional. Em respostas às reinvindicações o secretário de educação do município Senhor Lindomar Diamantino, disse que não há negociações, ignora as manifestações, corta os ponto dos trabalhadores e disse não concederá reajuste do salário pois a prefeitura encontra-se em dificuldades.
    Apesar da resposta recebida, existe um aumento do alto escalão do governo que chegou a 77% para a prefeita e vereadores. Sendo assim os secretários passam a receber R$12.000. Também os vereadores recebem uma verba extra de R$1.500 de auxílio terno e não são obrigados a frequentarem a Câmara usando o traje.Os professores estão recebendo como salário base 2 salários mínimos. Isso é vergonhoso para uma cidade que gasta uma fortuna em propagandas mentirosas para enganar a população. Querem ainda fechar várias unidades da FUNEC , para onde irão os jovens que cursam o 2º grau nestas unidades?
    Dia de 19 maio( terça-feira) as mães da FUNEC-Unidade Industrial farão uma manifestação na porta da escola às 7:00 horas da manhã. Gostaríamos do apoio de vocês nesta luta!
    Desde já agradecemos!

    ResponderExcluir