Garra, sonho, emoção e vitórias

março 03, 2008

Um sábio poeta disse uma vez que o homem não vive sem sonho. Sonhar faz bem a mente e ao coração porque coloca meta e objetivos a serem cumpridos na nossa caminhada rumo ao sucesso. E por falar em sonho, uma história veiculda nos noticiários, nessa última semana, me chamou atenção. Kissila Ferreira, 17 anos, é negra, moradora do Alto Vera Cruz, filha de pais separados e tem grandes dificuldades financeiras. Aluna da rede estadual de ensino, ela obteve aproveitamento de 90% no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado garantiu à jovem a conquista da bolsa integral do ProUni. Kissila será a 2ª aluna do Uni-BH a cursar Medicina com a bolsa do programa do Governo Federal.


A reportagem feita com muita sensibilidade pelo repórter e apresentador da Rádio Itatiaia Eduardo Costa, trouxe esperança, em meio a tantas notícias ruins do nosso dia-dia, e um exemplo de garra, sonho e muitas vitórias. Kissila não desistiu de lutar pelo sonho. Acreditou no seu talento e resolveu se dedicar aos estudos. Conseguiu não só uma excelente pontuação no vestibular, mas no Enem e vai estudar numa faculdade particular com bolsa, sem precisar de cotas. Apenas a inteligência dela a guiou rumo a vitória. Isso me deixa orgulhoso.

Às vezes, conversando com jovens que estão nessa fase do vestibular, independente da situação financeira, escuto coisas do tipo: "Não vou fazer faculdade particular porque é muito caro" ou, pior ainda: "se entrar numa escola particular vou sofrer preconceito porque pertenço a outra classe social". Já escutei de tudo. As pessoas são ignorantes. Não valorizam o seu próprio potencial. Não sonham, logo não cumprem metas. Preferem permanecer na ignorância. Não se esforçam. Ficam no didatismo das coisas mastigadas. Não lutam.


Esse tipo de pessoa mesquinha encontra na inveja uma muleta para se sustentar na vida. "Veja essa menina, pobre, negra...ela teve muita sorte de entrar numa faculdade particular de bolsa. Aposto que conhece alguém lá dentro ou é apadrinhada por algum político", dizem os pobres de espírito. Pobres mesmo. Infelizes. A Kissila que é rica. Não no sentido financeiro, mas por acreditar no seu sonho e lutar por ele. As pessoas que fazem esse tipo de afirmação preconceituosa e mesquinha esquecem de todo o esforço dessa menina, não só de estudar, mas de querer mudar e melhorar de vida. A história de Kissila também mexeu muito comigo. Fui bolsista no curso de Comunicação Social - Jornalismo. Não integral como ela, mas tive um desconto muito próximo desse valor. Hoje sou jornalista free lancer e recém-formado. Tenho uma noção boa de mercado, fiz estágios, tive excelentes professores, alguns colegas de sala e de profissão transformaram-se em amigos, também tive as minhas lutas, decepções e vitórias como qualquer outro universitário. Pior do que vencer o preconceito é vencer a inveja. Mas, consegui. E creio que a Kissila também conseguirá.


Enquanto muitas pessoas preferem não reconhecer o erro e de não ter humildade para querer aprender, continuam insistindo com a inveja. Culpam os outros e esquecem de olhar para si. Falam mal dos professores e até mesmo da instituição porque receberam uma crítica, ao invés de elogio. Não vêm que esse desafio é importante para o crescimento deles próprio. Gente desse nipe não cresce nem como ser humano, nem como profissional. Também fui e sou aluno do Uni-BH com muito orgulho. Hoje faço pós-graduação em Rádio e TV nessa mesma instituição e sou feliz e grato pelas várias realizações que consegui por estudar numa instituição que valoriza o fator humano e é respeitada no mercado. Desejo todo sucesso do mundo para a Kissila, porque garra, determinação e força de vontade ela já demonstrou mesmo antes de sentar nos bancos da faculdade.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Fiquei orgulhoso também é sempre bom ver alguém que vence na vida por esforço próprio e muita dedicação, estudar é um pouco diferente de inteligência, tem pessoas que tem mais facilidade para aprender as coisas tem outras que tem mais dificuldade, mas se tiver força de vontade, todos alcaçam seus objetivos.

    Http://badist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A verdade, Wander, é uma só:
    O sonho tem o mesmo para TODAS as pessoas deste mundo. Seja rica, pobre, branca, negra, azul, não importa.
    O sonho é na verdade uma realidade separada por uma estrada de pista tripa. Uma das pistas é a FÉ, acreditar que dá pra fazer esta viagem. A outra é a VONTADE. Querer pegar esta estrada, nem que seja à pé, para chegar ao destino. E a terceira é a GARRA. Não se deixar abater pelas condições adversas desta estrada.
    E quais são as condições adversas? Buracos (preconceitos), pedágios (desânimo), tráfego (um monte de gente dizendo que "não dá")...
    Quem faz uma viagem tranqüila, normalmente é o bom motorista (equilíbrio).
    O sonho nada mais é que uma realidade que está a uma estrada de distância da gente.

    Ah, legal saber que você é jornalista pós graduando em Rádio e TV. Eu sou formado em Rádio e TV. Adoro esta área. Hoje sou bancário. Mas nem por isso menos feliz com a estrada que percorri.

    ResponderExcluir
  3. A Kissila é um exemplo que deveria ser seguido pelos estudantes. E também demonstra que se o aluno tem um objetivo, se esforça e corre atrás, essa história de cotas é desnecessária.

    Vejo muitos professores indicando caminhos para alunos que, em boa parte, não querem saber de muita coisa além de diversão. Depois é mais fácil queixar-se do governo, da escola ruim, dos professores péssimos...

    Parabéns a Kissila e que seja um exemplo para muita gente!

    abs http://grooeland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O que seriamos sem sonhos?
    Pra onde iriam nossas metas? Objetivos?

    Sonhar faz bem!
    Ótimo post. Ótimo blog!

    =*

    ResponderExcluir
  5. claro que eu iria passar por aqui. afinal kem vive sem noticias? e noticias boas é aki msm!!
    tbm tah nos meus favoritos!

    abraço!
    ah..atualizo diariamente.

    ResponderExcluir
  6. Pow, eu sou louco pra fazer cinema na Una... só adiei pq ganhei bolsa no Promove em Publicidade... mas assim que terminar começo lá... sonhos devem ser realizados, mesmo que com muito suor e esforço!

    ResponderExcluir