Cavalo de Tróia do BBB faz vítimas na net

fevereiro 22, 2008

Existem mais de 27 mil tipos de vírus que causam estragos no computador



Reportagem especial


Todo cuidado é pouco ao clicar em links na internet. Por ser uma mídia muita recente - desde 1995, no Brasil; não só os leigos, mas até mesmo os profissionais que lidam com informática estão em constante aprendizado na arte de lidar com esses recursos e garantir segurança para o seu computador nos vários cliques dados no dia-dia.Vira-e-mexe aparece um novo vírus circulando na rede e deixando muitos usuários com dor de cabeça.


Com essa onda Big Brother, em que todo mundo é incentivado a dar uma espiadinha na casa mais olhada do Brasil, um e-mail falso da atração tem infectado o computador de muitos usuários desavisados. A mensagem anuncia um vídeo no YouTube com um suposto soterramento de Juliana Góes, 22, jornalista, que participa da atual edição do programa. O link indicado, na verdade, leva ao download de um vírus cavalo de tróia, também conhecido como "trojan". O texto da mensagem é o seguinte: "Nesta manhã um deslizamento soterrou uma das participantes do BBB8. Felizmente ela não morreu mas saiu com graves cortes no rosto e os dois braços fraturados". Abaixo de uma foto da modelo, há o link malicioso: "Vejam como aconteceu tudo no YouTube Online".


O técnico de informática Hugo Bastista, ressalta que o internauta é pego por esses vírus não só pela ingenuidade, mas pela vontade de bisbilhotar ou tirar vantagem de alguma coisa. "Não são só notícias envolvendo celebridades ou personalidades que tiraram fotos de nú artístico. Muitos cavalos de tróia vem em pseudo-promoções em que o internauta irá ganhar um super prêmio, geralmente uma quantia em dinheiro, ou ainda prometer que o usuário irá se deparar com algo inédito", revela.


Segurança


De acordo com Batista, Cavalos de Tróia são vírus que dependem de uma ação do usuário para se instalar no computador. "A maior parte desses vírus chegam na caixa de entrada de e-mails dos internautas disfarçados de algo interessante ou curioso, como fotos, vídeos ou links exclusivo. Após conseguirem se hospedar no computador da vítima, os trojans permite que criminosos tenham acesso à informações pessoais dos usuários, como números de contas bancárias e senhas", explica.


Em nota divulgada à imprensa, a Panda afirma que o trojan em questão é o Nabload.DAI, que já circula na internet há algum tempo, mas a mensagem foi detectada nesta sexta-feira (15/02). De acordo com a empresa de segurança Panda Security, a mensagem tem como remetente o e-mail "noticiarapida@uol.com.br" e o assunto "Menina do BBB8 sofre cortes no rosto".



Como se defender?


Existem algumas "regras de ouro" para não ficar à mercê de crackers inescrupulosospublicadas no site Numa Boa. Na verdade, são procedimentos preventivos básicos, fáceis de serem seguidos. Basta que você NUNCA se esqueça das regras:

-> Quando for instalar qualquer programa no seu micro, escolha SEMPRE um diretório diferente do default. Por exemplo, se for instalar o Windows, escolha um diretório DIFERENTE de C:\windows\. A maioria dos trojans (e dos vírus também) é "hard coded" quanto aos diretórios alvo. O diretório mais visado costuma ser o \windows\system\.

-> Não instale programas que não sejam de origem absolutamente confiável. Cuidado com os programinhas dos amigos e, por incrível que pareça, hoje em dia até com programas freeware baixados de sites aparentemente sérios.

-> Não rode executáveis que você recebeu por e-mail sem a sua autorização.

-> Use programas de detecção de trojans (não são os programs anti-vírus) periodicamente e deixe-os ativos toda vez que for instalar um novo programa. Geralmente estes mesmos programas removem os trojans. Lembre-se: os programas anti-vírus eventualmente detectam algum trojan porém foram feitos para detectar vírus (e trojans NÃO são vírus).

-> Mantenha os programas de detecção ativos e monitorando as portas enquanto estiver conectado à Internet.

-> Informe o maior número de pessoas possível se você sofrer uma invasão.
-> TROQUE SUAS SENHAS assim que for invadido ou suspeitar de uma invasão.

-> DESABILITE A OPÇÃO "SALVAR SENHA" onde for possível. Não se esqueça do Acesso à Rede Dial-up.



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Saudações, meu colega Veroni...

    Infelizmente, o risco de se contrair um vírus virtual é uma realidade no mundo cibernético, que traz conseqüências em âmbito "real".

    A Internet é uma das melhores ferramentas midiáticas do mundo contemporâneo; e seu potencial pode servir tanto à propósitos éticos, quanto ao vandalismo.

    É preciso ter cuidado, e estar muito atento aos perigos que se corre na rede.

    Parabéns pela iniciativa em alertar os internautas.

    Atenciosamente,
    seu colega,

    Luiz Felipe

    ResponderExcluir