Café Rapidinhas: Jornalismo, TV, senado e mineiridade

fevereiro 21, 2008


Café Quente: Todo cuidado é pouco quando o jornalismo é usado para julgar ou defender uma opinião editorial favor ou contra à opinião pública. O jornalista Renato Augusto me enviou várias sugestões de pautas para serem abordadas aqui no Café com Notícias. Dentre uma delas, uma "puxa a orelha" dos jornalistas que adoram tomar partido das coisas, sem apurar e ir na onda do denuncismo, como o qua aconteceu na Escola Base, nos anos 1990.

Dois casais, um americano e um brasileiro, integrantes da comunidade de nudistas Colina do Sol, foram presos, em dezembro 2007, no Rio Grande do Sul sob suspeita de pedofilia. O Ministério Público os acusa de "atentado violento ao pudor, corrupção de menores, formação de quadrilha e produção e divulgação de imagens de sexo com crianças e adolescentes". Os denunciados se dizem inocentes. Não houve julgamento.Os investigadores colecionaram indícios de que jovens sofreram abusos. Um deles, de 16 anos, dissera ter sido obrigado a assistir a um sexagenário se masturbando. Depois, assegurou à Corregedoria da Polícia Civil que mentira ao ser agredido por policiais. Por isso é tão complicado julgar. Jornalista não é magistrado.

Café Xpress: O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), criou hoje (21/02) oficialmente a CPI mista, formada por deputados e senadores, dos Cartões Corporativos. Em sessão esvaziada do Congresso Nacional, o senador fez a leitura do requerimento de criação da CPI. Para que seja instalada de fato, porém, os líderes partidários terão que indicar os integrantes da comissão. O fim do sigilo nas informações referentes aos cartões corporativos se tornou uma bandeira da oposição desde a divulgação de irregularidades no uso desse mecanismo de gastos. DEM, PSDB e PPS defendem que o STF modifique a atual legislação para garantir o amplo acesso da população aos gastos do governo --especialmente os da Presidência da República.

Café Destaque: Gente nossa na telinha. O ator mineiro Odilon Esteves, 29, interprete da travesti Cintia, na minissérie Queridos Amigos, na Globo, foi uma surpresa misturada com orgulho. A personagem convive com o editor homossexual Benny (Guilherme Weber). Para quem não o conhece, Odilon faz parte da Cia Teatral Luna Lunera, em Belo Horizonte, bastante consagrada no meio teatral. Além disso, o ator interpretou o personagem Frei Ivo, no filme "Batismo de Sangue", de Helvécio Ratton, e protagonizou o curta-metragem "O Homem da Cabeça de Papelão", de Carlos Canela, ambos diretores de Belo Horizonte. Parabéns ao teatro mineiro por ter revelado esse "nosso" ator. Sucesso, Odilon!

Café Requentado: O senador Barack Obama disputa com a senadora Hillary Clinton a indicação democrata para concorrer a Presidência dos Estados Unidos. Tudo bem que é a primeira vez que vemos uma eleição nos Estados Unidos com candidatos tão diversificados - um negro e uma mulher; mas não precisa exagerar. A Folha "forçou a amizade" ao dar destaque às eleições americanas. E o pior: plagiou o jornal norte-americano "New York Times" com a mesma chamada na 1ª página.

Café Frio: O "Big Brother Brasil" virou arma para a Globo alavancar a audiência da transmissão dos jogos do Campeonato Paulista à noite na televisão. Na noite desta quarta-feira (20/02), durante o jogo Palmeiras x Rio Claro, o apresentador Cléber Machado entrou ao vivo na casa do reality show para conversar com os jogadores. Nas últimas semanas, o futebol da Globo vem perdendo audiência para "Caminhos do Coração", a novela com mutantes da TV Record.

Café em Família: O Café com Notícias recebeu uma homenagem da desenhista de moda e futura artista plástica Fernanda Veroni (minha irmã). Trata-se de um desenho feito pela minha querida irmã que já está dando alguns passos rumo ao seu objetivo profissional. Sucesso para você, minha linda! Adorei o desenho!!!



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários