Reportagem especial - Toda sorte do mundo no Ano Novo
dezembro 31, 2007Para muitas pessoas, o último dia do ano é uma festa em que crendices, rituais de sorte e esperança se misturam
Wander Veroni
Jornalista

A comemoração ocidental teve origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.

Sorte

Um dos rituais mais populares nessa data é colocar sementes de romã na carteira, dentro de um papel, cada uma ofertada para cada um dos reis magos. Outro ritual bastante realizado é o de incluir lentilhas na ceia para atrair dinheiro e prosperidade. Há também a cultura trazida pelos portugueses de comer uvas, cuja quantidade deve ser correspondente ao seu número da sorte. Para garantir sucesso financeiro guarde as sementes na bolsa ou na carteira até o próximo ano.
Já pensou em ver como é festa de fim de ano em outros países em tempo real sem sair de casa? Internautas do mundo todo podem acompanhar a festa de réveillon, ao vivo, por webcams espalhadas por todo globo, nas princiapais cidades. Na Time Square, em Nova Yorque, por exemplo, há diversas opções, como o site Wired New York. Já a tradicional queima de fogos no Rio de Janeiro pode ser acessado no site Copacabana. Se estiver em dúvida sobre qual lugar acompanhar, acesse o Earthcam ou o Time and Date.
Réveillon



Operação Ano Novo


1 comentários
Excelente matéria sobre o ano novo...vc falou de td um pouco... parabéns, adorei!
ResponderExcluir