André Vasconcelos assume o MG Record

novembro 23, 2007

A guerra de audiência entre a TV Record Minas e a TV Alterosa está cada vez mais em evidência. Para as emissoras de TV local, a hora do almoço se tornou o verdadeiro horário nobre no qual todas as armas são válidas: desde câmeras escondidas nos hospitais públicos à flagrantes ousados da cobertura policial diária. A TV Record Minas está jogando duro: quer alcançar a vice-liderança absoluta na capital mineira, mas para isso precisa desbancar uma forte concorrente, a TV Alterosa - que possui mais de 80% de cobertura em todo o estado.

No início desse semestre, numa verdadeira tática de guerra, a emissora do bispo tentou comprar a TV Alterosa, não só por ela ser a repetidora do SBT em Minas Gerais, mas por causa da sua cobertura no interior. Foram meses de negociação. A proposta da Record foi boa...alguns dizem que foi até milionária. A idéia inicial, caso a compra tivesse realmente acontecido, era da TV Record Minas ocupar o sinal da TV Alterosa e assim a Record News passaria ocupar o sinal antigo da emissora. Houve boatos também que a Record News operaria em Belo Horizonte, por isso a demora da estréia do canal, da retirada do ar da Rede Mulher de última hora e da construção do news room da Record News de forma muito rápida. Mas tudo não passou de boatos...a compra da TV Alterosa não aconteceu e a TV Record Minas reforçou o jornalismo: colocou mais equipes na rua, mudou formatos dos telejornais e investiu em contratações.

E por falar em contratações, a TV Record Minas contratou semana passada o jornalista André Vasconcelos, ex-editor assistente e apresentador do Jornal da Alterosa. É de domínio público: muitos jornalistas de outras emissoras, principalmente da TV Alterosa, vem sendo assediados pela TV Record Minas. O que é uma boa por que isso movimenta o mercado de trabalho, mesmo que seja de modo vertical. Pois muito bem, a contratação de André Vasconcelos veio numa hora um tanto frágil do Jornal da Alterosa que perdeu recentemente a editora-chefe e apresentadora Helena Barone, que está de licença de maternidade e provavelmente só voltará a trabalhar daqui a 6 ou 8 meses. A jornalista Laura Lima foi escalada para substituir Helena durante a licença e fazia, até semana passada, dupla com André Vasconcelos.

A saída de André e Helena do comando do telejornal já deu reflexos na audiência, mesmo com todo carisma e empatia de Laura Lima. Com a saída de André, a TV Alterosa descobriu um outro detalhe: durante todo esse tempo não "formou" apresentadores homens - e tem um jornalismo comandado praticamente por mulheres. Eu, como jornalista e telespectador aposto em dois possíveis nomes da Casa para apresentador: Camilo Jr. ou Rafael Martins, mesmo sabendo que a reportagem irá perder ótimos profissionais. Outro jornalista que poderia ocupar a lacuna deixada por André Vasconcelos no Jornal da Alterosa, no meu humilde palpite, é o jornalista Jaques Leal, hoje repórter da TV Band Minas.

Na TV Record Minas, André Vasconcelos será editor-chefe e apresentador do telejornal MG Record, exibido de segunda à sexta-feira, das 19h40 às 20h10, antes do Jornal da Record. Mineiro de Belo Horizonte, Vasconcelos nasceu em 1971 e se formou em jornalismo no Uni-BH, em 1999. Em setembro de 2000, foi convidado pela TV Band Minas a integrar a equipe de jornalismo. Lá foi editor,apresentador e repórter de rede. O jornalista estava na TV Alterosa desde 2005 e em outubro deste ano foi eleito melhor apresentador de Minas Gerais no Prêmio PQN de Ouro. O MG Record, sob o comando de Vasconcelos, estreou no dia 19/11/2007, sem profundas modificações: o cenário, as vinhetas e o formato continuaram o mesmo. Como a ida dele para a emissora foi muito repentina, é capaz de vermos, um pouco mais pra frente, algumas mudanças mais significativas, como a estréia do novo news room da TV Record Minas, previsto para janeiro de 2008.

O MG Record antigamente se chamava Informe MG e já foi apresentado pelos jornalistas Alexânia Goulart, ex-diretora de jornalismo da emissora; André Werlang, atual chefe de redação da TV Record Minas; Almeida Neto, prestigiado lucutor mineiro conhecido por sua voz grave, que foi supostamente demitido por fazer locuções comerciais cuja propaganda passou no intervalo comercial do jornalístico. A ida de André Vasconcelos é mais uma estratégia da TV Record Minas de solidificar o jornalismo e, ao mesmo tempo, desestabilizar o Jornal da Alterosa para assim aumentar a audiência do Balanço Geral, telejornal carro-chefe da emissora, na hora do almoço.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. A saída do jornalista André Vasconcelos da TV Alterosa para a Rede Record Minas reflete o cenário atual dos profissionais de comunicação. Há um investimento maciço da Record em todos os segmentos televisivos. No telejornalismo isso não seria diferente. A contratação de jornalistas que transmitem credibilidade e empatia aos telespectadores faz com que as emissoras se aprimorem cada vez mais e, como consequência, veiculem matérias de maior qualidade.

    ResponderExcluir
  2. A Record escolheu bem, o André é um dos melhores apresentadores de Minas atualmente. Por falar nisso, vc sabe onde andam o Lair Rennó e o Múcio Teixeira, que foi da TV Minas?

    ResponderExcluir