Luciano Huck causa polêmica em artigo

outubro 10, 2007

Cansei: palavra da língua portuguesa brasileira, verbo transitivo direto do modo indicativo e pretérito perfeito. De acordo com o dicionário Aurélio, significa causar cansaço, fadiga corporal, entendiar-se, desistir, aborrecer-se e importunar-se. Na vida real é um movimento apoaido por grande parte da classe média brasileira. Li o site do Movimento Cansei. É interessante, não tenho dúvida. Mas resolvi não desistir, não cançar. Lutemos, nem que seja em artigo, como o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, que teve o rolex roubado por dois motoqueiros, enquanto dirigia pelas ruas paulistas.

Huck causou polêmica ao escrever um artigo à Folha de São Paulo, publicado em 01/10, sobre a indignação de ter quase perdido a vida por causa de um relógio. A Folha recebeu inúmeras respostas de leitores: uns concordaram com o apresentador, outros criticaram, e até o "apedrejaram" - talvez por ignorância. Sinceramente, me causou incomôdo ao ver a respercussão de um artigo de resposta do rapper Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz, que diz um absurdo alguém andar com um relógio tão valioso no braço, enquanto quantas pessoas passam necessidade.

Luciano disse, em seu artigo, que o relógio foi um presente de sua mulher e, por isso, o objeto teria um valor emocional. Engraçado, se alguém possui condição financeira de usufruir de certas regalias dadas pelo dinheiro, não poderá fazê-lo? Huck tem todo o direito de se sentir agredido enquanto cidadão, ora. Afinal, sem querer fazer uma piadinha, mas faz já fazendo, "os ricos também choram", e também fazem parte da sociedade como eu e você.

Tudo bem, sabemos que quem ostenta luxo nas ruas corre risco de morrer, de ser sequestrado ou assaltado, na melhor das hipóteses. Melhor? Quem criou essa regra? A criminalidade, os bandidos? Por isso não devemos cansar. Deixemos de ser coniventes com a criminalidade. Ah, tá....Dimenstein escreveu em apoio ao apresentador, "pobres e ricos tem direitos iguais".

O artigo de Huck é um desabafo de um cidadão que, por um triz, quase não viu o filho crescer ou deixaria a jovem esposa viúva, por causa de um relógio. É revoltante mesmo! A indignação do apresentador não é de quem perdeu um relógio, é de um cidadão vítima da violência, do caos social. Prestemos atenção: a cobertura jornalística policial e a política estão cada vez mais covergentes: ambas falam de criminalidade, impunidade e de "ações" que afetam diretamente a sociedade. Por isso, falo, grito e repito: Não Canse. Lute!

E por falar em "cansar", a jornalista e ex-amante do Senador Renan Calheiros Mônica Veloso é a capa do mês da revista Playboy. Revoltante? Ou um reflexo de que a política brasileira não acaba só em pizza, mas em flashs? Concordo em gênero, número e grau com a jornalista Selma Sueli, da Rádio Itatiaia, produtora e debatedora do programa "Rádio Vivo", que o ensaio de Mônica Veloso é um despreso a carreira dela de jornalista e a banalização da carreira de comunicador.

Só por que ela posou nua e teve um relevante espaço na mídia, ela anuncia a possibilidade de virar apresentadora, como se fosse a coisa mais banal do mundo. Mônica desmereceu a sua carreira ao se envolver com um escândalo político tão horroroso e ainda: exagerou no photoshop e criou uma Veloso virtual, gostosa só nas páginas....rs....a quem goste e a fará sucesso de vendagem. E o cofrinho dela enche, enche....a quem goste!?!



Ontem e hoje de manhã, nunca vi tantas matérias falando da vendagem de revistas no Congresso e no Senado. Para quê tudo isso? Vamos parar de falar nessa canalhice toda e dar espaço para coisas mais interessantes na vida política brasileira, como a CPMF, que finalmente foi votada, ou ao PAC - que caiu no limbo político. O pior é que esse tipo de notícia rende no ibope e mostra o quanto precisamos nos concientizar de quem elegemos para nos representar em Brasília. Ano que vem teremos eleições municipais que são de suma importância para ordem social. Pesquisem os candidatos, conversem com amigos, leiam diversos jornais e votem. Vote por que o voto é forma mais democratica de mudar os rumos da nossa política brasileira.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários