Brasil festeja fé e esperança em data comemorativa

outubro 12, 2007

Hoje, Dia das Crianças, o "Café" faz uma pausa nos editoriais e artigos sobre a cobertura das notícias nos veículos de comunicação e homenageia as crianças de todo Brasil - que são, com certeza, o nosso futuro e a esperança de um país melhor para as próximas gerações. Não podemos esquecer de falar que essa data é um dia de fé e religiosidade para a população católica: Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.


O 12 de outubro é uma mistura de fé e esperança. Abaixo, foram selecionados alguns textos que contam um pouco da história dessas duas festas do povo brasileiro. Leia com atenção e se desprenda de preconceitos, no caso da religiosidade. Se você não é católico, como uma boa fatia da população, aprenda um pouco mais sobre a fé - que é um estado espiritual que está acima de qualquer religião. Boa leitura!


* * *



Fonte: Wikipédia


Em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.


Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de Outubro. já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço e, animados pelo acontecido, lançaram novamente as redes com tanto êxito que que obtiveram copiosa pesca.


Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo se mostrou pequeno. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745. Diante do aumento no número de fiéis, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior - a atual Basílica Velha.


Em 6 de Novembro de 1888, a Princesa Isabel visitou pela segunda vez à basílica e ofertou à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.

No dia 8 de Setembro de 1904, a imagem foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois, a 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI.






O bispo da Igreja Universal, Sérgio von Helde, argumentou que era um erro do povo brasileiro depositar suas esperanças em santos, ídolos ou imagens pois, segundo a Bíblia, tais ídolos não têm poder algum. Para demonstrar sua tese, o bispo deu repetidos golpes com os pés na imagem, referindo-se a ela como "um bicho tão feio, tão horrível, tão desgraçado", como a indicar que aquilo seria nada mais do que um objeto inerte.


Apesar da transmissão ter se passado de madrugada, e na ocasião a emissora não apresentava uma audiência significativa naquele horário, entretanto, houve no mesmo dia uma comoção no país. A imprensa deu ampla cobertura a este acontecimento. Apresentando o fato como um ultraje deliberado à fé católica e à padroeira do Brasil, pois o bispo von Helde, chutou a santa em pleno dia de celebrações em sua homenagem. A cena foi tomada como ofensiva e acendeu a revolta dos católicos no Brasil, além de seguidores de outras religiões, contra o bispo von Helde, que depois de ser fortemente criticado pela sociedade brasileira, retirou-se para a África do Sul, trabalhando para a Igreja Universal naquele país.


A comoção do incidente encontrou apoio do poder público. Queixas na polícia e na justiça contra o bispo von Helde e contra a Igreja Universal foram movidas em vários foros, tanto por pessoas comuns quanto pelos próprios delegados e promotores de justiça, sob alegação de crimes como vilipêndio e desrespeito ao direito constitucional de liberdade de culto. Durante vários dias, as cenas dos chutes e os desdobramentos judiciais do caso ficaram nos noticiários.

Foram registrados vários ataques de fiéis católicos revoltados aos templos da Igreja Universal, armados com paus, pedras e até mesmo armas de fogos. Alguns clérigos católicos, no entanto, argumentam que, como a imagem não foi consagrada por um religioso competente, o que Von Helde chutou era, de fato, apenas uma estátua inerte. A Igreja Universal do Reino de Deus nunca se posicionou oficialmente sobre o assunto. Atribuiu as críticas que recebeu devido a forma como a mídia brasileira tratou o caso, segundo ela de forma sensacionalista.


O conto da santa


Houve especulações de que o ex-bispo da Igreja Universal, tinha se convertido ao catolicismo após um milagre atribuído à santa em sua vida. Pois ele teria sido acometido por um estranho mal, que atingiu justamente a perna que chutou a santa. No final ele teria se curado e atribuido a sua cura a aparição de Nossa Senhora. Uma respeitada revista católica, a Pergunte e Responderemos, editada pelo por dom Estêvão Bettencourt OSB, monge do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, divulgou a notícia. Porém pouco tempo depois ela foi desmentida.



* * *


Fonte: Site Terra


A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920. Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.

O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas. A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!


Dia das Crianças no Mundo


Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.


Dia Universal da Criança

A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

* * *

Gostou das informações? Aposto que muita coisa você descobriu agora, ou não? Não esqueça de postar um comentário, ok! A sabedoria popular fala que "conhecimento nunca ocupa espaço". Então, aproveite bem o feriadão!




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Gostei muito da matéria sobre o chute na santa. Acho que as pessoas devem respeitar a religião de cada um e buscar o respeito para si proprio sempre. Parabéns pelo seu blog está muito bacana.

    Jaqueline Araújo

    ResponderExcluir