Brasil festeja fé e esperança em data comemorativa
outubro 12, 2007Hoje, Dia das Crianças, o "Café" faz uma pausa nos editoriais e artigos sobre a cobertura das notícias nos veículos de comunicação e homenageia as crianças de todo Brasil - que são, com certeza, o nosso futuro e a esperança de um país melhor para as próximas gerações. Não podemos esquecer de falar que essa data é um dia de fé e religiosidade para a população católica: Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

* * *
Fonte: Wikipédia

Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de Outubro. já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço e, animados pelo acontecido, lançaram novamente as redes com tanto êxito que que obtiveram copiosa pesca.
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo se mostrou pequeno. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745. Diante do aumento no número de fiéis, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior - a atual Basílica Velha.

No dia 8 de Setembro de 1904, a imagem foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois, a 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI.

Apesar da transmissão ter se passado de madrugada, e na ocasião a emissora não apresentava uma audiência significativa naquele horário, entretanto, houve no mesmo dia uma comoção no país. A imprensa deu ampla cobertura a este acontecimento. Apresentando o fato como um ultraje deliberado à fé católica e à padroeira do Brasil, pois o bispo von Helde, chutou a santa em pleno dia de celebrações em sua homenagem. A cena foi tomada como ofensiva e acendeu a revolta dos católicos no Brasil, além de seguidores de outras religiões, contra o bispo von Helde, que depois de ser fortemente criticado pela sociedade brasileira, retirou-se para a África do Sul, trabalhando para a Igreja Universal naquele país.
A comoção do incidente encontrou apoio do poder público. Queixas na polícia e na justiça contra o bispo von Helde e contra a Igreja Universal foram movidas em vários foros, tanto por pessoas comuns quanto pelos próprios delegados e promotores de justiça, sob alegação de crimes como vilipêndio e desrespeito ao direito constitucional de liberdade de culto. Durante vários dias, as cenas dos chutes e os desdobramentos judiciais do caso ficaram nos noticiários.
Foram registrados vários ataques de fiéis católicos revoltados aos templos da Igreja Universal, armados com paus, pedras e até mesmo armas de fogos. Alguns clérigos católicos, no entanto, argumentam que, como a imagem não foi consagrada por um religioso competente, o que Von Helde chutou era, de fato, apenas uma estátua inerte. A Igreja Universal do Reino de Deus nunca se posicionou oficialmente sobre o assunto. Atribuiu as críticas que recebeu devido a forma como a mídia brasileira tratou o caso, segundo ela de forma sensacionalista.
O conto da santa
Houve especulações de que o ex-bispo da Igreja Universal, tinha se convertido ao catolicismo após um milagre atribuído à santa em sua vida. Pois ele teria sido acometido por um estranho mal, que atingiu justamente a perna que chutou a santa. No final ele teria se curado e atribuido a sua cura a aparição de Nossa Senhora. Uma respeitada revista católica, a Pergunte e Responderemos, editada pelo por dom Estêvão Bettencourt OSB, monge do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, divulgou a notícia. Porém pouco tempo depois ela foi desmentida.
* * *
Fonte: Site Terra

O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas. A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!
Dia das Crianças no Mundo
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.
Dia Universal da Criança
A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.
* * *
Gostou das informações? Aposto que muita coisa você descobriu agora, ou não? Não esqueça de postar um comentário, ok! A sabedoria popular fala que "conhecimento nunca ocupa espaço". Então, aproveite bem o feriadão!
Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.
Jornalista
1 comentários
Gostei muito da matéria sobre o chute na santa. Acho que as pessoas devem respeitar a religião de cada um e buscar o respeito para si proprio sempre. Parabéns pelo seu blog está muito bacana.
ResponderExcluirJaqueline Araújo