Fortes emoções na TV: telenovela, notícias ou premiação musical?

setembro 27, 2007

Desliga a TV e vai ler um livro. Você lembra dessa campanha que passou na MTV há um tempo atrás? Pois é, hoje não é um dia de desligar a TV, pelo contrário. A noite promente na televisão brasileira com três opções um tanto diversificadas. A primeira delas e, provavelmente a que terá mais audiência, é o penúltimo capítulo da telenovela "Paraíso Tropical", da TV Globo. A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares chega na reta final amanhã e trouxe como revelação popular a personagem Bebel, de Camila Pitanga, prostituta das orlas cariocas e uma das vilãs da história, que conseguiu se apaixonar pelo seu cliente fixo Olavo, vivido pelo ator Wagner Moura, outra revelação da novela.

"Paraíso Tropical" no início não agradou em cheio o público por que era uma história muito elitizada e cheio de vilões. O folhetim teve que se popularizar, investir em dramas mais familiares no Copamar e nas cenas de humor e na "catiguria" de Bebel. A história da gêmea boa e gêmea má até que prendeu o público, mas foi de longe o chamariz da novela. Muitos críticos de televisão apontam que o crescimento da audiência de "Paraíso" se deve a agilidade dos acontecimentos que iam surgindo ao longo da trama, lembrando muito o estilo das séries americanas - o que podemos notar uma certa inovação para o estilo de escrever telenovelas no Brasil.

"Paraíso" prendeu os telespectadores não por fazer a famosa "barriga" ou segurar o mesmo assunto das gêmeas do início ao fim - fez justamente o contrário: cada capítulo era uma nova trama que se despertava até que a morte misteriosa da gêmea má, a Thaís de Alessandra Negrini, parasse todo país e alterava a vida dos restante dos pernsonagens da história. Palmas, muitas palmas para Camila Pitanga que popularizou uma personagem um tanto complicada e humanizou a prostituta; palmas também para Alessandra Negrine que viveu as gêmeas e conseguiu dar o tom para cada uma delas sem ser piegas enem falso. Ela viveu Paula, a gêmea boa, e Thaís, a gêmea má, ao mesmo tempo e com a mesma desevoltura.

O segundo acontecimento da TV, hoje à noite é a estréia da "Record News", o primeiro canal de notícias na TV Aberta, transmitido em sinal VHF para todo Brasil. A data da estréia faz referência ao aniversário da emissoraque completa 54 anos hoje e também estreiou às 20h de 1957. A Rede Record deu um salto muito importante para o mercado brasileiro e mostra competitividade e qualidade no que se propõe a fazer: um canal com estilo all news. Vários profissionais foram contratados, além de uma nítida tentativa de valorização do que se é produzido nas outras praças da emissora. Hoje, às 20h, no canal 27 UHF, estréia o "Record News" com duas entrevistas exclusivas: uma com o presidente Lula e a outra com o presidente do senado Renan Calheiros.

Neste segmento de canal noticias o telespectador brasileiro poderá escolher três formatos distintos de notícias: a Globo News - que aposta no formato de programas noticiosos, documentários e notícias de última hora; a Band News - que aposta no formato exclusivo de notícias e reportagens de diversos assuntos; e a Record News - que trará a característica da cobertura policial da TV Record, além de apostar também no formato de programas noticiosos, documentários, notícias de última hora e valorização do material produzido nas outras praças. Para quem não conhece nenhum dos três, vale a pena conhecer e ver que existe diferenças no telejornalismo, e que quem ganha com essa diferença é o telespectador.


Já o último acontecimento é voltado mais para o lado do entretenimento: o VMB 2007, premiação de música e de videos clipes produzidos pelos artistas brasileiros. A premiação é sempre muito engraçada, divertida e vale a pena conferir para ver se o seu clipe ou artista favorito levará muitos troféus. Esse ano a premiação será apresentada pela apresentadora da Casa e ex-modelo Daniela Cicarelli. Então não desligue a TV! Veja, interaja e participe: você estará vivendo fortes emoções nesta noite de quinta-feira.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários