Record News - falta ousadia para ser uma TV All News

outubro 01, 2007

A Record News estreou na última quinta-feira (27/09), às 20h, com um discurso acalourado e ressentido do Bispo e proprietário da Rede Record Edir Macedo que só ficou na proposta e no visual atraente da redação. A idéia de oferecer um canal de jornalismo 24h na TV Aberta é extremamente interessante e democratiza a informação. Uma salva de palmas para os idealizadores. Ponto. Mas a Record News ainda é fraca no jornalismo. É preciso de ousadia na sua cobertura diária.

Falta muita, mas muita OUSADIA na Record News. Quando falo em ousadia não é o simples fato de criar um canal de notícias na TV Aberta, não é só isso. A Record News DEVE, quando digo DEVE é a obrigação funcional de ir além e dar furo nas coberturas jornalísticas da TV Record Aberta. A impressão que dá é que a Record News é totalmente dependente da produção de matérias, reportagem e até dos repórteres da TV Record.


O "Hora News" programa de meia-hora que entra toda hora cheia na programação repete toda hora as mesmas matérias e o pior: 95% das matérias, para não dizer 100%, vem da TV Record Aberta. Como jornalista fico revoltado. Vejo mais de 100 profissionais espalhados na redação, que é o principal cenário da Record News não encarnarem o espírito do canal de notícias 24 horas de plantão.

A Record News não pode temer em ir na frente da TV Aberta. O canal foi criado justamente para isso, para ir além e não de ser repetidor da programação jornalística da TV Record Aberta. A proposta da emissora é muito boa: valorizar a produção de matérias das outras praças. Mas essa valorização precisa ser mais ousada. Li na internet que a grade e o formato da Record News ainda está em construção e que ainda será reformulada. Torço para essa reformulação e por mais ousadia.

Vejo uma Record News ainda tímida na sua cobertura é que os principais telejornais da TV Record Aberta não concorrem diretamente com ela. A minha sugestão é de quem está de fora e vê o projeto como telespectador: sugiro que os telejornais "Fala Brasil", "Jornal da Record" e "Domingo Espetacular" entrem na grade da Record News no mesmo horário que são exibidos na TV Record Aberta. Assim não terá mais esse problema de repetição de notícias e, dessa maneira, o telespectador da "matriz" poderá se sentir apresentado à cobertura da Record News.

Sinceramente, torço para que o projeto dê certo. E a indignação de telespectador não ficará apenas nesse blog. As TVs gostam de ver o retorno do telespctador. Isso é importante para se chegar até o sucesso e a liderança na audiência. Às vezes, o meu protesto se soma a tantos outros até que a direção do Record News fique sensibilizada e altere o que for necessário e possível para a Record News.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários