O mal estar na civilização

agosto 20, 2007

O texto é antigo, mas é mais atual do que imaginamos. Freud, no início do século passado redigiu O mal-estar na civilização, capítulo V, extraído do volume XXI da Edição Standard Brasileiradas Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, em 1969, sendo o original em 1915. Fico impressionado como as notícias que acompanhei, na manhã desta sexta-feira, realizam uma paráfrase com esse texto.

O mais interessante é que como o texto consegue se relacionar tão dinamicamente com os dias de hoje, relatando conflitos que vão desde os problemas de ordem social, como o calçamento das estradas para evitar acidentes, até o disparete de uma mãe que matou a filha espancada por que a menina a aborrecia.



Tal trecho do texto comprova tal paráfrase: "A existência da inclinação para a agressão, que podemos detectar em nós mesmos e supor com justiça que ela está presente nos outros, constitui o fator que perturba nossos relacionamentos com o nosso próximo e força a civilização a um tão elevado dispêndio [de energia]. Em conseqüência dessa mútua hostilidade primária dos seres humanos, a sociedade civilizada se vê permanente ameaçada de desintegração. O interesse pelo trabalho em comum não a manteria unida; as paixões instintivas são mais fortes que os interesses razoáveis. A civilização tem de utilizar esforços supremos a fim de estabelecer limites para os instintos agressivos do homem e manter suas manifestações sob o controle por formações psíquicas reativas". (fonte: Revista Espaço Acadêmico).


Começaremos a falar do lado mais pitoresco das tantas notícias que foram destaque nessa manhã. Em Sabará, os pombos deixaram de entreter os turistas nas praças e se tornaram possíveis causadoresde mal estar para os habitantes no município. Segundo moradores e freqüentadores da área central de Sabará, os Pombos invadiram os prédios, sujam os monumentos e são os principais causadores de doenças respiratórias e de transmissão de piolhos aos habitantes.



A Secretaria Municipal de Saúde, na reportagem de Wagner Vidal, da TV Record Minas, não quis gravar entrevista e muito menos deixar a emissora gravar os pombos que moram no telhado no Posto de Saúde. Essas aves são um problema sério à saúde. Especialistas afirmam que eles são transmissoresde doenças que atacam profundamente a o aparelho respiratório humano. É preciso uma ação e não uma omissão da Prefeitura sobre essa questão.



E por falar em omissão, a BR-381 foi palco de mais uma tragédia na madrugada de ontem. Um ônibus da Viação Nossa Senhora da Penha, que transportava 27 passageiros de Vitória (ES) para Belo Horizonte tombou no km 350 da rodovia, em São Gonçalo do Rio Abaixo, Região Central, matando nove pessoas e ferindo 20. O local do acidente é um dos mais perigosos e que acumula mais tragédias devido aos buracos e aos mil metros de descida.


Uma outra notícia chocante da cobertura policial diária: O caso ediondo e revoltante que aconteceu no pequeno município de São Sebastião do Anta, no Vale do Rio Doce, a 275 km de BH. A frieza e a naturalidade de Gilmara da Conceição de Souza Viana, de 22 anos, narra à polícia como matou a filha de 3 anos por que a criança fazia xixi e cocô nas fraldas e a irritava é impressionante. Parentes da "mãe criminosa" afirmam que ela toma remédio controlado e que Gilmara sofre de transtorno bipolar - doença psicológica que seria um dos motivos de tanta agressividade com a filha.


Até que ponto o brasileiro é honesto? O empresário Wander José Ribeiro, de 51 anos perdeu, na última segunda-feira, R$ 84 mil em dinheiro que transportava em uma caixa, na traseira de sua moto. A caixa se desprendeu do veículo e o empresário só deu falta do dinheiro ao chegar no banco. Agora, após a notícia no jornal Super Notícia, ele promete uma gratificação de até 10% do valor para quem devolver a caixa com o montante.Você devolveria? Mas o pior é o seguinte: é uma caixa de papelão comum que pode ser confundida com lixo e ser jogada fora por qualquer pessoa. Vamos esperar pra ver qual será o desfecho dessa história, afinal 48 funcionários - sem contar fornecedores, dependem que o comerciante encontre o dinheiro.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Acredito que a internet e seus novos formatos colaborativos, dentre deles, os blogs e toda a blogosfera, fazem com que hoje iniciemos a nossa profissao de uma maneira muito mais interetiva. Recebi seu blog no meu e-mail e o que quero desejar e boa sorte, tanto na profissao como aqui no bog. Formo agora no final do ano em Jornalismo e o meu projeto e exatamente sobre o jn colaborativo. Prometo qu irei entrar aqui, colocar minhas opinioes e ler o seu cafe com noticias....Boa Sorte a todos nos, nessa dura e apaixonante carreira que escolhemos...

    ResponderExcluir