Café com Noticias
#Diversidade: Cortejo das Drags leva alegria, acolhimento e mensagens de inclusão à Santa Casa BH
junho 22, 2026Pacientes, acompanhantes e colaboradores da Santa Casa BH viveram uma manhã diferente nesta segunda-feira, dia 22 de junho. Como parte da programação do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a instituição promoveu o Cortejo das Drags, uma ação voltada à conscientização sobre respeito, diversidade e inclusão que percorreu diferentes setores do hospital.
A atividade contou com a participação das artistas Paola Venturini e Safira Gram, apresentadoras da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte e referências na cena cultural LGBTQIAPN+ da capital. Ao longo da manhã, elas circularam pelos corredores e unidades assistenciais da instituição levando mensagens de acolhimento, respeito às diferenças e valorização da diversidade.
Além de promover reflexões sobre inclusão e pertencimento, o cortejo proporcionou momentos de alegria e descontração para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Com simpatia, bom humor e interação espontânea, as artistas arrancaram sorrisos, distribuíram carinho e transformaram a rotina hospitalar em uma experiência mais leve e acolhedora.
A iniciativa também reforçou a importância da humanização no ambiente hospitalar, mostrando como a arte, a escuta e o diálogo podem contribuir para o bem-estar emocional de quem está em tratamento, acompanhando familiares ou atuando na assistência aos pacientes.
O Cortejo das Drags integra a campanha institucional “Liberdade em ser, orgulho em pertencer”, desenvolvida pela Santa Casa BH durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. A proposta busca fortalecer a mensagem de pertencimento, respeito e valorização da diversidade dentro da instituição, conectando diferentes ações de conscientização ao longo do mês.
A programação teve início no dia 15 de junho, com a participação da artista e comunicadora Kayete nos Ambulatórios Especializados e na Faculdade Santa Casa BH, promovendo momentos de interação e diálogo com colaboradores e público presente. As atividades seguem com mais uma edição do Diálogos da Quinta, que abordará temas relacionados à diversidade, representatividade e inclusão, além de apresentar dados do Censo da Diversidade da instituição e promover um painel de vivências com colaboradores LGBTQIAPN+.
Com a campanha “Liberdade para ser, orgulho em pertencer”, a Santa Casa BH reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade, da equidade e da inclusão, fortalecendo uma cultura organizacional baseada no respeito, na empatia e no acolhimento de todas as pessoas. Clique aqui para assistir ao vídeo!
Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Threads, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
Jornalista


