#Hackathon: CBCA realiza sua 4ª edição em parceria com a Newton Paiva, em Belo Horizonte
outubro 23, 2024O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) avançou em mais uma edição de seu Hackathon, agora com o Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, após os sucessos das edições com o Instituto Mauá de Tecnologia e com a Rede Anima.
Com diversos critérios de avaliação definidos entre as partes, após desenvolvimento de edital, o Hackathon teve o seu início através de apresentação do desafio e das bases técnicas em evento online realizado em 09 de setembro, passando por plantões de dúvidas e apresentação dos projetos, com encerramento/premiação no dia 27 de setembro.
Esse encontro ocorreu no auditório da Newton Paiva, com a participação de 50 pessoas, incluindo coordenadores e professores. Um total de 40 estudantes se inscreveram para participar da ação, com 15 deles entregando seus projetos para avaliação.
O gerente de Estudos Econômicos na Subsecretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Belo Horizonte, Eduardo Barbosa, foi um dos jurados na avaliação dos trabalhos e ainda contribuiu com a organização do Hackathon.
As três equipes vencedoras, avaliadas pela Comissão Julgadora composta por membros do CBCA e da Newton Paiva, receberam coleção de manuais técnicos de construção em aço do CBCA, edições da Revista Arquitetura & Aço da entidade, inscrições nos cursos à distância disponibilizados pelo CBCA e ainda um kit mola, ferramenta de aprendizado prática e intuitiva para o desenvolvimento de estruturas.
A equipe que ficou em 1º lugar, formada pelos alunos Pedro Ferreira, Kelli Tavares, Débora Rezende e Mônica Schneider apresentaram um projeto denominado Estação Arcos, em que desenvolveram uma solução para a estação urbana MOVE em estrutura metálica.
“Inspirada nas curvas elegantes da Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer, a estação apresenta uma cobertura que remete a essas formas sinuosas, criando um ambiente fluido e harmonioso”, informava trecho da apresentação.
Todos os grupos foram formados por alunos matriculados regularmente no semestre letivo de 2024/2 dos cursos de engenharia civil e arquitetura & urbanismo da universidade, com no mínimo três e no máximo cinco estudantes.
Sobre as entregas, em um primeiro momento os alunos apresentaram a solução desenvolvida, destacando os principais pontos e a aplicação prática da proposta. No segundo, os grupos detalharam todos os aspectos técnicos e operacionais da solução apresentada.
A escolha do tema foi feita no sentido de atender aos mais altos padrões de conforto, acessibilidade e sustentabilidade, seguindo rigorosamente as normas brasileiras NBR 9050/2020, NBR 8800/2008, NBR 6118/2023 e NBR 6120/2019, com a estrutura modular composta por abrigos que oferecem proteção eficaz contra chuva, permitindo visibilidade clara da rua para segurança dos passageiros.
Os projetos estão disponíveis no site do CBCA.
Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Threads, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
Jornalista
0 comentários