#CineBH: Antonio Pitanga revela que seu filme "Malês" deve virar minissérie na TV Globo
setembro 27, 2024Na manhã de sexta-feira (27/9), a programação da 18ª CineBH promoveu a roda de conversa “Atuando na direção”, com a presença de dois gigantes do cinema brasileiro: Antonio Pitanga e Dira Paes. O evento reuniu os artistas para discutir suas incursões na direção de filmes e a maneira como equilibram múltiplas facetas criativas.
Dira Paes, que estreou na direção em 2024 com o longa “Pasárgada”, e Antonio Pitanga, que retornou à função após quase 50 anos desde que dirigiu “Na Boca do Mundo” e chega em outubro com “Malês”, compartilharam suas experiências e reflexões sobre ofícios tão distintos quanto complementares.
O papo tratou de questões sobre os desafios de atuar e dirigir simultaneamente. Pitanga e Dira discutiram as escolhas que os levaram a dirigir seus respectivos projetos e as dificuldades encontradas ao transitar entre as funções. "Como é escrever um filme para dirigir a si mesmo?" foi uma das provocações feitas durante a conversa.
Antonio Pitanga aproveitou o momento para falar sobre o retorno à direção com “Malês” um projeto que levou 26 anos para ser concretizado. “Eu sou baiano. E a Bahia é o maior armazenamento de cultura e de história, não por acaso foi nossa primeira capital”, disse.
“Em ‘Malês’ eu quero tirar uma história da memória e trazê-la ao primeiro plano”. O filme, que vai estrear no Festival do Rio ainda em 2024, trata de uma revolta de 1835 de negros muçulmanos escravizados no Brasil.
Pitanga destacou a importância de revelar essa parte negligenciada da historiografia brasileira. “Não é simplesmente uma narrativa sobre negros, ela pertence a todos nós, e eu queria expor as vísceras dela e gritar e provocar. Para isso senti a necessidade de ir pra frente das câmeras, como ator, e para atrás das câmeras reger essa visão”.
Uma das grandes novidades da conversa foi o anúncio de que “Malês” deve ser exibido como uma minissérie em quatro episódios na TV Globo após a estreia nos cinemas, graças a uma parceria com a emissora. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo público presente, que aplaudiu a iniciativa de ampliar o alcance da obra.
Dira Paes, por sua vez, falou sobre os desafios de sua estreia na direção com “Pasárgada”, um projeto que traz questões sobre pertencimento e identidade. A atriz e agora diretora refletiu sobre a diferença entre atuar em produções dirigidas por outros cineastas e tomar as rédeas de um projeto pessoal.
“Há uma liberdade, mas também uma enorme responsabilidade. A gente se descobre em uma nova posição e aprende a partir de cada escolha. Eu queria participar de todo o processo, desde o roteiro até a montagem e finalização, e agora estou na fase de exibir o filme para o público, o que é desafiador”, contou.
Cinema
A CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 18ª edição entre os dias 24 e 29 de setembro de 2024. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.
A programação intensa e gratuita ocupa nove espaços da capital mineira com atrações para todas as idades. São mais de 100 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclass, ciclo de debates e painéis.
Realiza sessões cine-escola, Mostrinha, lançamento de livro, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual.
Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
Jornalista
0 comentários