#CaféLiterário: Livro aborda as trocas entre mulheres de terreiros e universidades

março 18, 2024


O livro "Pedagogia do Ebó", lançado pela editora Appris, defende uma sala de aula acolhedora e plural. A autora é a doutora em antropologia social pela Universidade de Brasília (UnB) Beatriz Martins Moura, que, como indica o subtítulo da obra, busca "horizontes possíveis para a universidade a partir de mulheres de axé"

O livro nasceu através da troca de experiências da autora com Mãe Dora de Oyá e Makota Kidoiale nos terreiros e nas universidades onde atuaram como professoras, no projeto Encontro de Saberes. O lançamento será no dia 26 de março, às 19h30, com bate-papo da autora e Mãe Dora de Oyá, na Livraria da Vila, em Brasília-DF.

"A proposta do livro é apresentar uma nova maneira de construir conhecimento e de se relacionar nas salas de aula universitárias a partir do que chamo de Pedagogia do Ebó. O conceito fala sobre o modo que mulheres de axé estabelecem relações de ensinar e aprender e elaboram metodologias que se ancoram nos conhecimentos das comunidades tradicionais de terreiro, promovendo transformações na academia", diz Beatriz, que é coordenadora de Educação para a Igualdade do Ministério das Mulheres.

Para a autora, as discriminações contra as religiões de matriz africana são os principais desafios a serem enfrentados. "A reprodução de estereótipos e de preconceitos permanece. Há um lastro de perseguições às quais essas religiões estão submetidas desde o período escravocrata. A intolerância e o racismo impactam no modo como, muitas vezes, essas comunidades não são reconhecidas como produtoras de conhecimento", afirma Beatriz.

Ela explica que "Pedagogia do Ebó" traz uma proposta contra-homogeneizadora de educação, respeitando individualidades e necessidades de estudantes e docentes, com ênfase aos processos de troca e cuidado nas relações. 

"Esse movimento entre terreiro e universidade é o que chamamos no livro de 'quebrar muros', conceito que elaboro para explicar como a chegada das mestras pode romper invisibilidades sobre comunidades e saberes. Mãe Dora e Makota Kidoiale reposicionam imaginários sobre lugares que produzem conhecimento e corpos autorizados a ensinar. A chegada à academia é parte de suas trajetórias, e nesse espaço formal oferecem contribuições".

Para a autora, o livro é resultado de mudanças estruturantes nas universidades brasileiras, como as cotas raciais e o Encontro de Saberes. O projeto nasceu na Universidade de Brasília, em 2010, e foi institucionalizado por meio do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa- INCTI/CNPq. Hoje, o Encontro abrange 152 pesquisadores, 45 universidades nacionais, 15 internacionais e 21 entidades da sociedade civil, recebendo mestras e mestres tradicionais das populações negras e indígenas.

"É um movimento que fortalece a democratização do ensino superior, que começou com cotas e se aprofunda com a chegada das mestras e mestres dos saberes tradicionais. Muitas vezes essas/es mestras/es não passaram por espaços formais de ensino e contribuem com a formação do pensamento social brasileiro", completa.

Nascida no Pará, Beatriz Martins Moura cita também no livro a força da mãe e da avó como fontes de inspiração, ao lado das mestras dos saberes tradicionais. "Elas me ensinaram e seguem me ensinando sobre o que Conceição Evaristo chamou em sua obra de insubmissão. É uma realidade recorrente entre mulheres negras, que não se submetem a sistemas opressores e reinventam horizontes para si e para os seus", enfatiza a antropóloga.

Para ela, "Pedagogia do Ebó" aponta caminhos de desenvolvimento de um trabalho que centralize os conhecimentos das comunidades de forma não objetificada. "Estamos falando de pesquisadoras/es que agora pertencem às comunidades que estudam, ou, ainda que não pertençam, estabelecem relações que precisam ser reconstituídas de modo que as mestras e os mestres possam ser apresentadas/os como orientadoras/es dos trabalhos. Essa é a inspiração que entendo que o livro pode deixar para a Antropologia Brasileira", conclui Beatriz.

Sobre a autora

A antropóloga Beatriz Martins Moura é professora e coordenadora de Educação para a Igualdade do Ministério das Mulheres. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado na mesma instituição e graduação em Antropologia na Universidade Federal do Oeste do Pará. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Lélia Gonzalez e de melhor tese em Antropologia na 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, em 2022.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários