#VivaAVia: Projeto de educação no trânsito busca conscientizar crianças em Contagem

maio 23, 2023


Desde o início de maio foi iniciado o “Viva a Via”, um projeto cultural de educação para o trânsito, pensado para futuros condutores, que contempla todo o mês com diversas atividades teatrais

O projeto foi concebido para atender a todas as faixas etárias, tendo como foco principal a educação e a conscientização de crianças em fase inicial de formação escolar. Todas as ações são gratuitas e com acessibilidade.

Segundo a OMS, o trânsito é o tipo de acidente que mais tira a vida de crianças até 14 anos no Brasil. E isso pode acontecer enquanto ela anda a pé, de bicicleta ou é passageira em veículos. 

Neste contexto, o “Viva a Via” surge como uma proposta de intervenção firmada na mobilização social da população. Desse modo, tem grande potencial para democratizar o acesso à cultura, sobretudo o do público infantil e o de pessoas de baixa renda. 

Em qualquer circunstância, a cultura tem um papel importante na formação de cidadãos mais responsáveis e zelosos. Marcus Honorato, idealizador do “Viva a Via” declara que o teatro sempre foi e sempre será um dos mais importantes mecanismos para criação de um futuro melhor. "O poder das apresentações teatrais voltadas para crianças é incrível. Elas compreendem melhor informações passadas de forma mais divertida", afirma.

A iniciativa tem a finalidade de difundir, por meio do teatro, a preservação da vida, senso de grupo, empatia, preocupação com bem-estar, meio ambiente e segurança de todos os envolvidos no trânsito no município de Contagem. O objetivo é atingir, pelo menos, 500 pessoas por ação, totalizando cerca de 14.000 impactados.

O “Viva a Via” é uma realização da MH Produções Culturais em parceria com a TransCon e a Prefeitura de Contagem, com patrocínio da Tambasa Atacadistas, e será desenvolvido em duas etapas. O projeto começa com blitz teatrais e educativas que acontecerão até 24 de maio em diversos pontos da cidade, visando a sensibilização e educação de motoristas e pedestres para redução de acidentes na malha viária.

Em seguida, será realizado um evento gratuito, em praça pública, com a duração de 7 dias, na semana do dia 25 ao dia 31 de maio. A ação contará com a participação de alunos da rede pública de ensino de Contagem. No sábado e no domingo (26 e 27 de maio), o evento também será aberto ao público em geral. 

A programação inclui apresentações teatrais, espaços interativos, transitolândia e oficinas de arte que estimulam a criatividade e a interdisciplinaridade permitindo o contato, a interação e a participação das crianças. 

O intuito é trabalhar questões como trânsito, segurança, cidadania, respeito, meio ambiente, coletividade e acessibilidade, fazendo com que os participantes absorvam de forma lúdica, os temas abordados.

A metodologia adotada pretende desenvolver nos participantes a expressão de suas emoções e o conhecimento de si mesmo e do mundo por meio do teatro infantil, a fim de capacitá-los para serem multiplicadores dos conceitos e experiências adquiridas, incentivando a disseminação do conteúdo abordado em suas famílias e na comunidade em que vivem.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários