#LOMBRADO: Filme iniciado por meio de financiamento coletivo tem exibição no Cine Santa Tereza, em BH

dezembro 08, 2022


Fazer cinema no Brasil de forma independente não é, nem nunca foi fácil! Pense só como seria filmar, produzir, editar e concluir um filme durante a pandemia da COVID-19 sem os recursos financeiros necessários? Muitos jovens artistas têm encontrado maneiras de burlar as dificuldades impostas. 

E foi assim que Ítalo Almeida concluiu seu primeiro trabalho no cinema nacional, o curta metragem "...LOMBRADO" que estreia neste sábado (10/12), às 16h30, em exibição única no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG). Os ingressos devem ser retirados, de forma gratuita, com uma hora de antecedência.

A ideia do filme surgiu a partir do ócio forçado causado pela pandemia e, principalmente, pelo confinamento que tivemos como consequência da mesma. Para além da própria situação, Ítalo pensava também em outros jovens artistas independentes que enfrentavam naquele momento as mesmas dificuldades que ele, “vivendo de auxílio emergencial e tentando se segurar na arte”, como ele mesmo diz. 

"Uma das coisas que mais gosto é que, como o projeto foi realizado durante a pandemia, faz um certo tempo que as pessoas já sabem que ele existe, mas não sabem exatamente do que se trata. Tem uma certa expectativa que cada um ali tem para com o projeto", afirma Ítalo. 

O projeto do curta foi contemplado para participar do Laboratório Cultural do BDMG e obteve recursos para o início das filmagens. “Utilizamos os recursos disponibilizados pelo BDMG e também recursos próprios até aqui, mas a execução, finalização e distribuição do filme ainda necessitavam de amparo financeiro”, conta o diretor. 

Para viabilizar a quantia necessária de R$ 11 mil para iniciar o projeto, foi lançada no fim de 2020 uma campanha de financiamento coletivo por meio da plataforma Evoé. O projeto, posteriormente, foi um dos aprovados em um dos editais de fomento mais importante da cidade, o BH Nas Telas, o que permitiu um completo financiamento do curta metragem. 

"Realizar o projeto na pandemia, que durou basicamente 2 anos, foi muito desafiador em vários níveis, desde dirigir um set pela primeira vez na vida e esse set ter a necessidade de ser saudável num ponto de vista sanitário, além de questões de produção, como dialogar com órgãos públicos que ainda estavam tentando achar dinâmicas corretas de se trabalhar no período", explica Ítalo. 

O filme precisou ser filmado em etapas pois, além da questão sanitária por conta do COVID-19, não havia recursos para os pagamentos dos profissionais. "Todos estavam trabalhando num tempo livre de suas rotinas. E fazer o calendário de várias pessoas diferentes, com rotinas diferentes, bater, foi muito complicado", conta o diretor. 

"Ainda assim o set era muito divertido, mesmo sendo um momento muito mórbido da história. Eu lembro que a gente ficava meio chocado com a progressão da COVID-19 mas ao mesmo tempo a gente se divertia em estar trabalhando com arte no meio dessa confusão toda, pois os profissionais que trabalhavam já no cinema tiveram seus projetos congelados e para todos os outros, era uma grande oportunidade participar do set de um filme, especialmente para o elenco, já que trabalhamos apenas com não-atores", complementa Ítalo.

Agora, depois de tantas etapas, o filme será lançado no dia 10 de dezembro, em uma premiére única, antes de rodar em festivais. O evento será uma sessão comentada com a exibição de mais três produções convidadas: Beto, de Thiago Morais (AM); Outra Partida, de Antônio Cortez e Danilo Teixeira (SP); e Comida de Quintal de Luísa Macedo (MG)

Todas as produções aconteceram durante a pandemia da COVID-19. Todos foram selecionados via um edital realizado pela própria equipe do "…LOMBRADO", como uma das contrapartidas da aprovação do projeto no BH Nas Telas.

As exibições acontecem no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG), com início às 16h30 e retirada de ingressos 1h antes da sessão. O evento conta ainda com a presença da cineasta mineira Juliana Antunes, realizadora do premiado Baronesa, lançado em 2017. Ela irá conduzir a sessão e também os comentários sobre os filmes. 

"Com certeza, o mais legal de tudo isso, é ver o quanto o projeto mudou a vida de quem trabalhou nele antes mesmo de ser lançado. Um exemplo disso é que um dos atores que trabalhava como entregador de delivery, após o filme, passou a trabalhar com produção audiovisual e eu, desde então, me dedico integralmente a essa arte também", finaliza Ítalo.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários