#DicaCultural: Feirinha Aproxima Delas revela o protagonismo feminino na culinária mineira

novembro 05, 2022

Taco de língua de boi com creme azedo e hortelã, criado pela chef Mel Andrade, do restaurante Dengo, localizado em Tiradentes (MG). Crédito: Divulgação. 

A tradicional Feirinha Aproxima voltou aos jardins internos da Casa Fiat de Cultura, neste sábado, 05 de novembro, de 10h às 17h. Chamada Feirinha Aproxima Delas, esta edição se dedicou a homenagear as mulheres à frente das cozinhas, com uma inédita curadoria assinada pela jornalista gastronômica @lorenamartins.

Lorena selecionou 13 iniciativas gastronômicas elaboradas por mulheres. Em um dia inteiro de programação para toda a família, o público pôde conferir ainda o trabalho de 40 expositores, em uma seleção de produtos mineiros, refeições, lanches e petiscos rica, diversa e deliciosa.

Foi a primeira vez que o idealizador do @projetoaproxima, Eduardo Maya, dividiu a curadoria do evento, e foi por uma causa importante: "Ao longo da minha carreira, sempre tive o propósito de valorizar a gastronomia feminina. Historicamente, são as mulheres que comandam as cozinhas nas casas mineiras, mas ainda são poucas as que chefiam um restaurante", afirma a curadora Lorena.
Para o Projeto Aproxima, ela convidou 10 profissionais com trajetórias consistentes e que vêm, há anos, contribuindo para o desenvolvimento, o reconhecimento e o fortalecimento da cultura alimentar de Minas Gerais, além de mais três mulheres, incluindo ela própria, para assinar tradicionais operações que participam da feirinha

Além de participações especiais como da cozinheira e jornalista gastronômica Clara Senra, que vai assinar sabores de pizza na barraca da Pitza 1780, as sócias Beatriz e Tati, do Classe A, e a própria Lorena Martins, que criou um sanduíche com a tradicional salsicha Wurscha.

Entre os pratos escolhidos, o público pôde conferir os bolinhos de feijoada e galinhada das chefs Maria Clara Magalhães e Carolina Fadel, da Matula Cozinha; o espaguete de palmito pupunha com vegetais confitados, da chef Val Coimbra; o tropeirinho da chef Márcia Nunes, do Dona Lucinha; o risoni ao creme de queijo minas com ragu, da chef Tainá Moura do AA Wine Experience; o taco de língua de boi, da chef Mel Andrade, do restaurante Dengo (Tiradentes); a costelinha de panela com molho de jabuticaba, da chef Natália Sette, da Cozinha da Vó Ana; e muito mais. 

As pessoas também puderam levar para casa produtos de todo o estado de Minas, entre cafés, queijos, quitandas entre outros, de produtores treinados e selecionados por parceiros e patrocinadores como o Sebrae, que participa com suas iniciativas Sebrae Delas — programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres; e o Origem Minas — que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento, a competitividade e diferenciação das micro e pequenas empresas do agronegócio e da gastronomia de Minas Gerais - além do Senar Minas - responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares. 

A tradicional barraquinha social da Aproxima, desta vez, apoiou a ONG Sementes de Amor ao Próximo, que vai divulgar sua atuação, sem nenhum custo. O evento ainda vai contar com Espaço Kids fechado e gratuito, barraquinha de vinhos do Empório do Vinho e oito cervejarias artesanais selecionadas. Em um espaço seguro, acessível e muito arborizado, a Aproxima Delas teve entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingresso.

Sororidade na cozinha

Lorena Martins é jornalista formada pela PUC Minas, trabalha atualmente no jornal e portal O Tempo e Rádio Super 91,7 FM como jornalista de cultura e gastronomia. Também atua como mediadora e jurada em diversos concursos gastronômicos, tendo assinado a curadoria gastronômica do Circuito Sapucaí e da Virada Cultural de BH 2022.

Lorena ainda está dirigindo um documentário, em fase de produção, sobre protagonismo feminino e relatos sobre assédio moral e/ou sexual e situações constrangedoras na cozinha, além de um podcast sobre cozinheiras e suas casas localizadas em Belo Horizonte, que endossam a equidade de gênero na gastronomia da cidade. 

CHEFS CONVIDADAS 

● AA Wine Experience - Tainá Moura
● Matula Cozinha - Maria Clara Magalhães e Carol Fadel
● La Palma - Naiara Faria
● Zuzunely - Bruna Haddad 
● Cozinha da Vó Anna - Natália Sette, Fernanda de Lazari Cardoso e Marcela de Lazari Cardoso
● Dona Lucinha - Marcinha Nunes
● Chef Val Coimbra - Valdelícia Coimbra 
● Dengo! (Tiradentes - MG) - Mel Andrade 
● Lina - Renata Queiroz
● Yanã - Carol Pacheco
● Pitza 1780  - convidada: Clara Senra
● Würscha  - convidada: Lorena Martins
● Classe A Pescados - Beatriz e Tati




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários