#Comédia: Porta dos Fundos comemora 10 anos e segue sendo referência de humor

maio 18, 2022


O Porta dos Fundos é um hub de entretenimento multiformato e multiplataforma que celebra 10 anos em 2022. O que nasceu como um canal de esquetes de humor no YouTube em 2012, fundado por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF, hoje é uma produtora consolidada que desenvolve conteúdos e formatos alinhados com os novos hábitos da audiência, e que conta com mais de 37 milhões de fãs e mais de 11 bilhões de visualizações nos seus multicanais.

A originalidade nos projetos rendeu-lhe elogios no New York Times; a nomeação de “Canal do YouTube mais influente do mundo” pela Zeft, em 2016; o Emmy Internacional de Comédia em 2019 pelo Especial de Natal, feito para a Netflix; o prêmio Caboré de Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo, em 2021, além de ter sido destaque em uma pesquisa do DataFolha/2021 como “a marca de conteúdo humorístico mais lembrada do país”, em 2022. 

Além do YouTube, o Porta dos Fundos produz conteúdo para marcas, séries de comédia originais, reality shows, filmes, podcasts, musicais, peças de teatro, telejornais, programas de entrevista e especiais para Netflix, Comedy Central, HBO, Paramount+, Pluto TV, Amazon Prime, TV Globo, Fox, Deezer, Amazon Music, entre outros, trabalhando com todos os tipos de formatos. Em 2017, a Paramount adquiriu a participação majoritária no Porta dos Fundos com o objetivo de aumentar a presença internacional da marca.

Atualmente, o Porta dos Fundos trabalha com quatro frentes: a marca e toda a sua rede de distribuição e ecossistema de canais; o Porta dos Outros, unidade que tem como objetivo desenvolver e produzir conteúdos originais para marcas se relacionarem com sua audiência; o Porta Studio, braço de produção de formatos longos para TV e streaming; e o Backdoor (Polônia e México), divisão internacional que tem feito o grupo conquistar o mundo. 

Pesquisa

Este ano o Porta dos Fundos completa 10 anos e, como parte das comemorações, o grupo encomendou uma pesquisa ao Instituto Datafolha sobre as referências de humor no Brasil, levantada no segundo semestre de 2021 para retratar as marcas mais lembradas no humor brasileiro. 

O estudo destacou, por menção espontânea dos entrevistados, que o Porta dos Fundos (11%) é a marca de conteúdo humorístico mais lembrada do país, enquanto Whindersson Nunes (12%) foi o influenciador de humor mais citado neste levantamento. 

Outros destaques desta pesquisa foram o Youtube (7%), como plataforma digital onde o brasileiro mais consome humor, e o Multishow (6%), TV onde o público mais assiste programas humorísticos no Brasil, entre canais abertos e fechados.

No total, foram 648 entrevistados que acessam conteúdos de humor e 1.098 menções a 262 referências de consumo de humor no país em 30 categorias como TVs, Redes Sociais, Serviços de Streaming, Programas e Podcasts. Na categoria “Esquetes”, o grupo também lidera, somando 71% das menções. Nenhuma referência é tão dominante no seu segmento quanto o Porta dos Fundos.

“É com um prazer imensurável que recebemos a notícia de que o Porta foi considerado a maior referência individual de humor no Brasil por menção espontânea pela pesquisa do Datafolha. O Porta dos Fundos trouxe ao mercado um novo formato de produzir e consumir conteúdo audiovisual. Resultados como esse mostram como estamos atingindo o nosso maior objetivo, estar presentes no dia a dia do nosso público. Gostaríamos de agradecer a todos que nos confiaram esse voto e dizer que temos muitas surpresas boas para 2022”, comenta Christian Rôças (Crocas), CEO do Porta dos Fundos.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários