#SocialMedia: Instagram e TikTok lideram a preferência do público em vídeos curtos verticais

dezembro 14, 2021


O Instagram e o TikTok se tornaram as redes sociais mais utilizadas entre o público. Isso se deve, principalmente, pelo aumento do interesse por vídeos curtos no formato vertical. Todos os dias, criadores de conteúdo de todo o mundo compartilham lifestyle, bastidores, esquetes de humor, coreografias, dublagens, desafios e as mais variadas dicas com os seus seguidores, criando uma comunidade de interesse que interage com esse conteúdo de forma orgânica e espontânea.

Mike Krieger e Kevin Systrom, fundadores do Instagram, pensaram originalmente em uma plataforma apenas de fotos e que valorizasse a estética das imagens. Porém, a rede social ganhou outra utilidade. Atualmente, ela integra usuários comuns, mídia, grandes marcas e comunidades em um só lugar sobre os mais diversos assuntos. 

Com isso, a imagem estática (fotos e ilustrações) está deixando de ser prioridade no Instagram para dar lugar aos vídeos curtos no formato vertical. Inclusive, recentemente, o TikTok vem se esforçando para também ocupar esse lugar e tem conseguido despertar o interesse do público por conteúdo mais dinâmico e interativo. Ambas permitem que o criador de conteúdo grave, edite e publique vídeos curtos verticais com as mais diferentes propostas.

Hoje em dia, tanto o Instagram, quanto o TikTok possuem músicos, atores, políticos, influenciadores, youtubes, blogueiros, etc., além de grandes marcas nacionais e internacionais. De olho nesse crescimento, todo mundo pode querer começar um perfil nestas redes sociais para tornar-se um influenciador. 

Kirill Pyzhov, co-fundador da Perfluence, plataforma que trabalha gerenciando anúncios para criadores de conteúdo digital, disse quais erros devem ser evitados no Instagram e TikTok. Abaixo, confira uma lista de dicas para você arrasar nestas plataformas:

Nicho

Antes de começar seu perfil no Instagram e no TikTok, você precisa ser claro sobre o que vai dizer aos seus seguidores e quais ideias quer divulgar, deixando bem claro o nicho que pretende atuar. Uma das maneiras menos triviais é sucumbir à onda de hype e seguir as tendências. Essa estratégia funciona especialmente bem no TikTok, já que vídeos como esses são muito populares entre os usuários de mídia social. 

Mas, lembre-se: você não irá longe com vídeos "quentes", já que nem todos os anunciantes concordarão com integrações comerciais com você. Portanto, logo no início da jornada, responda às seguintes perguntas: o que posso fazer? do que eu gosto? o que eu quero dizer aos seguidores? Qualquer um dos seus hobbies, negócios, habilidade pode ser transformado em um tópico altamente especializado? Torne-se um especialista em seu nicho e sua sorte estará em suas mãos.

Perfil

Ao criar um perfil, vale a pena começar com seu nome de usuário. Deve ser um nome fácil de ser lembrado e de escrever, isso ajuda muito nas pesquisas dentro da na rede social. Portanto, é melhor criar imediatamente um nome sem números longos e símbolos. Hoje, o melhor é usar nome e sobrenome. Outro ponto que deve ser levado em conta é o design dos posts (no caso do Instagram) e os elementos visuais utilizados nos vídeos do seu perfil. Isso é um dos elementos-chave para criar conexão com a audiência por meio da identidade visual.

A próxima etapa é a foto do perfil. Dependendo do tema do seu perfil e de seus objetivos, as abordagens para o design da foto também se diferem. Recomenda-se a utilização de logotipos para empresas e grandes projetos. Para influenciadores que desejam se tornar populares, um retrato ou uma imagem nítida é o ideal. Para os usuários mais ousados ​​do Instagram e do TikTok (ou de nichos ligados ao entretenimento), o uso de memes, personagens de histórias conhecidas ou imagens absurdas será relevante.

A última etapa é descrever o perfil. As mesmas regras funcionam aqui como com a foto de perfil: quanto mais objetivo, profissional e responsável você transmitir, mais competentes e lógicos seus pensamentos e ideias devem estar na descrição.

Planejamento

A regularidade da postagem de conteúdo em seu perfil é importante para ambas as redes sociais. Quanto mais você posta, mais ativamente os algoritmos de mídia social promovem seu perfil e publicações para outros usuários. Por isso, é muito importante criar um cronograma de ações, visando sempre ações estratégicas. Essa dica é especialmente relevante para o TikTok. Depois de se inscrever, a rede social promoverá ativamente seus primeiros dez vídeos. Portanto, agora é necessário entrar com um planejamento de conteúdo claramente definido e a capacidade de criar vídeos regularmente.

Veja também:

Colabs

O Instagram e o TikTok são populares com conteúdo em uma dupla ou grupo de influencers. Por isso, o ideal é mapear os perfis do mesmo nicho e pensar em conteúdo colaborativo, assim um perfil impulsiona o outro. Sugira ideias para cooperação mutuamente benéfica, crie novas histórias e você terá todas as chances de entrar na seção de recomendações. Não se empolgue exclusivamente com a história pessoal. Pelo contrário, faça colabs criativas com desafios e postagens que promovam a interação com a audiência.

Qualidade

O Instagram estabeleceu um alto padrão de qualidade de conteúdo para perfis pessoais e contas corporativas. É graças a isso que os aplicativos com filtros de fotos e ferramentas de retoque ganharam popularidade sem precedentes, e os usuários começaram a prestar cada vez mais atenção aos recursos técnicos da câmera de seus smartphones. 

O TikTok também não está ficando para trás nesse aspecto. De acordo com as estatísticas, os usuários ficam menos tempo em vídeos com pouca clareza e detalhes desde os primeiros segundos, em contraste com os vídeos de grande formato de alta qualidade com edição simplificada e efeitos especiais. Para saber mais sobre dicas de edição, clique aqui.

Hashtag

Lembra-se dos dias em que os usuários deixavam dezenas de hashtags diferentes sob suas fotos para que suas postagens pudessem ser vistas por pessoas de todo o mundo? Agora, o TikTok funciona com o mesmo princípio. Segundo as estatísticas, mais de 70% da promoção em uma rede social é jogada por hashtags. Combine-os corretamente nas postagens, siga as últimas tendências e a sorte estará em suas mãos!

Privacidade

Instagram e TikTok têm políticas rígidas de privacidade e proteção para a web. Qualquer violação das diretrizes da comunidade pode resultar em penalidades severas. Nesse sentido, fale com atenção sobre temas delicados e problemáticos, não use palavrões, não publique conteúdos e cenas de violência de outras pessoas. Clique aqui e confira as diretrizes da comunidade TikTok.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários