#ENEM2021: Dicas para se concentrar melhor para a prova e deixar a ansiedade de lado

novembro 19, 2021


Cerca de 3,1 milhões de estudantes brasileiros prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano, nos dias 21 e 28 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), somente em Minas Gerais, mais de 300 mil estudantes estão inscritos para o ENEM deste ano, sendo cerca de 294.800 nos locais de prova e 6 mil na versão digital.

No primeiro dia, os candidatos fazem a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, a prova é de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

O ENEM tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. Além disso, a avaliação é uma porta de entrada para a tão sonhada vida acadêmica, uma vez que a nota é utilizada para a classificação em universidades públicas e particulares, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Thiago Zola, gerente de projetos estratégicos da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de soluções educacionais, elenca cinco dicas para que os candidatos possam se concentrar melhor e deixar a ansiedade de lado. Confira:

• Diminua o ritmo de estudos e de conteúdos pedagógicos à medida em que a prova se aproxima. Agora, a preocupação maior deve ser com a saúde física e mental. O mais indicado é praticar exercícios físicos e atividades prazerosas e até lúdicas. Mesmo durante os estudos, é importante fazer pausas laborais e evitar longas jornadas debruçados sobre os livros.

• Nos dias que antecedem as provas, dificilmente conteúdos serão absorvidos da forma adequada. Por isso, o mais adequado é conciliar descanso com revisões pontuais. É uma forma de aliviar a ansiedade e a tensão, sem deixar de estudar.

• Tenha confiança: o estudante se preparou ao longo de anos para a prova e a possibilidade de ter êxito é grande, conforme sua dedicação aos estudos. Mas o resultado não determina quem a pessoa é, tampouco seu futuro. Lembre-se que os últimos meses foram ainda mais desafiadores por conta do ensino remoto e todas as dificuldades que a pandemia trouxe.

• Durante a prova, exercícios de respiração contribuem muito para melhorar a concentração e não perder o foco. Como a pandemia ainda não acabou, é importante que o aluno esteja habituado a usar máscara, principalmente por longos períodos. Caso seja um incômodo, isso atrapalha também na concentração.

• Mantenha o foco na próxima prova e não fique pensando em um possível desempenho ruim naquele teste que já passou, afinal, isso não está mais sob seu controle. O que pode ser feito é revisar conteúdos e focar totalmente na segunda parte do exame.

#AprendaNoTikTok

O TikTok preparou um projeto especial para apoiar os candidatos. O aplicativo criou um hub de conteúdo diversificado, com informações básicas sobre a prova, vídeos com resumos das matérias e resoluções de questões, além de um índice com dicas práticas de estudo

A página reúne também a #TokDoEnem, com fatos curiosos, ciência do dia a dia, dicas de aprendizado de línguas, histórias engraçadas que aconteceram no Enem e até receitas de lanches para o dia da prova, o olhar das muitas comunidades de conteúdo do TikTok sobre o ENEM.

Com objetivo de estimular a criatividade e apoiar o crescimento de criadores na plataforma, desde o início do ano o TikTok vem promovendo iniciativas focadas em conteúdos educativos com as hashtags #AgoraVocêSabe e #AprendaNoTikTok

O Programa de Aceleração #AprendaNoTikTok, que iniciou sua primeira edição em setembro, é voltado especialmente para criadores de conteúdos educativos e ligados à educação escolar presentes na plataforma. Os usuários selecionados para participar se beneficiam com mentorias e workshops, além de apoio financeiro

"Um dos nossos objetivos tem sido trabalhar em iniciativas que apoiem os criadores de educação e estimulem a produção deste tipo de conteúdo na plataforma. Estar ao lado dos usuários, tanto estudantes quanto professores, na preparação para a principal prova de admissão à educação superior do país é parte dos nossos esforços para democratizar o aprendizado na comunidade digital", diz Ronaldo Marques, head de Parcerias de Conteúdo do TikTok Brasil.

Promoção

Para incentivar os candidatos do #ENEM2021, a Faculdade Pitágoras e a rede de fast-food Burger King se unem em uma ação inédita que oferece cupons exclusivos entre 13% e 25% de desconto no cardápio. Entre as ofertas estão 25% de desconto em 2 Sanduíches (Whopper, Chicken Duplo, Stacker Duplo Bacon, Rodeio Duplo ou Cheddar Duplo) + 2 Free Refil + Balde Batata + 2 Casquinhas com 25% de desconto, e 17% de desconto no Combo (Whopper, Chicken Duplo, Stacker Duplo Bacon, Rodeio Duplo ou Cheddar Duplo), composto por batata+ free refil e a 1 Casquinha sai por R$1,00.

Para garantir os cupons de descontos, os estudantes poderão se cadastrar na página da Faculdade Pitágoras; efetuar cadastro direto com um dos mais de seis mil promotores que estarão nos locais de prova; ou ainda, apresentar o caderno do ENEM em uma das lojas do Burger King participantes. Os descontos são exclusivos para os candidatos que irão prestar o ENEM, e têm validade em 88 cidades de 21 estados participantes da ação, podendo ser utilizados entre os dias 21/11/2021 até 05/12/2021.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários