#Reconhecimento: Queijo Minas Artesanal ganha selo postal como forma de valorizar sua história e tradição

agosto 26, 2021


O Queijo Minas Artesanal foi uma das oito iguarias que ganharam destaque na coleção de selos especiais Queijos do Brasil, lançada pelos Correios em parceria com o Sebrae. A iniciativa é uma forma de valorizar os queijos produzidos artesanalmente e reconhecidos pela sua história e tradição.

"Uma homenagem merecida aos produtores mineiros que se dedicam em fazer um queijo que se destaca pelo sabor e qualidade, e que mesmo diante das dificuldades trabalham muito para consolidar a identidade do Queijo Minas Artesanal no mercado", justifica o analista da Unidade de Agronegócios do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro.

Além do Queijo Minas Artesanal, outros sete queijos tiveram suas imagens destacadas nos selos. São eles: Queijo do Marajó (PA), Queijo Manteiga (RN), Queijo Coalho (PE), Queijo Cabacinha do Araguaia (GO), Queijo Artesanal Paulista (SP), Queijo da Região do Diamante (SC) e Queijo Artesanal Serrano (RS).

Os selos Queijos do Brasil tem uma tiragem de 320 mil exemplares e podem ser adquiridos nas agências dos Correios. Para comprar a folha com 16 selos, clique aqui
Reconhecimento

Os queijos artesanais se tornaram símbolo da tradição e da cultura de Minas Gerais, que tiveram seu modo de produção reconhecidos como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha).

Hoje, a fabricação do queijo à base de leite cru é feita em oito regiões mineiras: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras de Ibitipoca, Serro e Triângulo. Há alguns anos, o Sebrae Minas tem trabalhado para garantir a qualidade, identidade e origem do Queijo Minas Artesanal. São projetos e ações que fortalecem as regiões produtoras, com a finalidade de alcançar maior competitividade para o segmento.

Dica culinária

Além de acompanhar a goiabada, o biscoito ou o pãozinho no lanche, o Queijo Minas Artesanal também pode servir de base para preparar diversos pratos da nossa culinária. Confira abaixo esta receita de dar água na boca e compartilhe com os seus amigos:

QUICHE DE BRÓCOLIS E QUEIJO MINAS

Ingredientes

Massa
350 g de farinha de trigo
200 g manteiga sem sal
1 ovo
Quanto baste de sal refinado
1 colher de chá de sal

Recheio
1 xícara de leite 
1 xícara de requeijão cremoso light
4 ovos
200 g de fatia de muçarela
200 g de queijo minas em pedaços
50 g de parmesão ralado
50 g de brócolis triturado
1 pitada de orégano
Salsa, manjericão e cebolinha a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo

Como fazer a massa?

Após peneirar a farinha de trigo e o sal, junte a manteiga e misture até formar uma massa homogênea numa bacia. Em seguida, junte o ovo já levemente batido. Se necessário, adicione mais farinha até a massa ficar macia e der para formar uma bola. Ao terminar, leve a massa à geladeira, por 30 minutos, para descansar.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno em temperatura média, cerca de 180ºC. Unte com manteiga e farinha uma forma redonda com 30 cm. Cubra o fundo com a massa, amassando-a com os dedos, preenchendo as laterais da forma. Agora chegou a hora de colocar o recheio.

Como fazer o recheio?

Coloque os ovos, o requeijão cremoso light, a salsa/cebolinha/manjericão e o leite numa tigela e bata com um batedor de arrame por cerca de 5 minutos. Tempere com sal. Adicione os brócolis triturado e os pedaços de queijo minas bem pequenos. Cubra todo o fundo da massa com o recheio e coloque as fatias de muçarela em cima. Em seguida, polvilhe com o parmesão ralado e orégano. Deixe no forno médio até o creme ficar dourado por cerca de 30 minutos.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários