#Negritude: Por que o cabelo crespo incomoda tanto? Quando o racismo também está no padrão de beleza

abril 05, 2021


Cabelo ruim. Cabelo duro. Palha de aço. Bombril. Essas são algumas características pejorativas que o cabelo crespo, ondulado ou cacheado recebem na sociedade brasileira. Essas palavras que ferem – e que impõe um padrão de beleza não-preto como o único possível de ser aceito, são uma marca do racismo estrutural que ainda se faz presente. 

No último sábado (03/04), um episódio no Big Brother Brasil 21 trouxe esse debate à tona novamente nas rodas de conversas virtuais. Ao receber a fantasia de monstro de homens das cavernas, o cantor sertanejo Rodolfo comparou o cabelo desgrenhado da peruca do neandertal com o cabelo crespo (estilo black power) do professor de geografia, João Luiz. 

A cena incomodou os internautas e telespectadores do reality show, principalmente os que possuem cabelos afros. No final de março, a cantora Ludmilla, que se apresentou na casa mais vigiada do país, neste final de semana, pediu respeito “ao nosso cabelo”.
 
Anteriormente, a cantora de funk havia perdido um processo contra uma socialite paulistana que criticou o cabelo dela ao vivo na TV, durante a transmissão do Carnaval na RedeTV. Mesmo diante de leis que combatem o racismo e qualquer tipo de injúria racial, o Juiz entendeu que se tratava de uma opinião, e não de uma ofensa. Lamentável!

Quantas vezes na vida, qualquer pessoa negra já se deparou com esse tipo de preconceito? Mesmo com diversos avanços em relação à pauta racial, vez ou outra, ainda temos que lidar com falas racistas em relação ao cabelo crespo. É muito triste ver que a branquitude, de um modo geral, ainda coloca no colo do negro a função de ensinar quando um termo é ou não racista, ou quando uma “piada” não tem nada de brincadeira, e só reforça essa divisão racial do período de colonização, onde o negro escravizado era tratado como objeto, e não como pessoa.

Muitas empresas, em processo seletivo de recrutamento, independente da função do candidato, vê o cabelo do negro, quando não está alisado, como desleixo, bagunça ou falta de higiene, independente se você é homem ou mulher. 

Enquanto as mulheres são obrigadas – por uma convenção social, a alisar os cabelos, os homens são obrigados a raspar ou cortar de uma maneira bem curta. Um homem negro pintar o cabelo ou descolorir para ficar loiro então, nem pensar....é colocado na caixinha (marginalizada) do “loiro pivete”. Enquanto o homem branco que descolore o cabelo é “cult” ou “antenado”. 

Outro exemplo muito comum: um homem negro de chinelo (ou sandália) no shopping é visto como pessoa em situação de rua ou bandido, enquanto a pessoa branca de chinelo é “descolada”.

Você que está lendo esse texto já parou para pensar o motivo do cabelo crespo incomodar tanto? Ou por que os seguranças de um shopping sempre cismarem de seguir as pessoas negras nas lojas? A resposta, infelizmente, é uma só: racismo. Quando um padrão de beleza (caucasiano, liso, loiro/moreno e magro) é colocado como superior a qualquer outro. 

E quando reivindicamos um espaço para apontar uma fala racista, muitas vezes, há uma tentativa de nos silenciarmos com um #mimimi. Mas, eu não me calo. Muitos de nós não se calam. E mais do que falar, colocamos o nosso cabelo para jogo, e existimos. Em um ambiente repleto de pessoas brancas, a presença de um negro é um ato político de resistência.... de existência. Nós não somos invisíveis!

Como cuidar?

Essa é a dúvida de muitas pessoas que possuem um cabelo crespo, cacheado ou ondulado. Pessoas negras são diferentes, não só na tonalidade da pele retinta (do mais escuro ao mais claro), mas principalmente nos fios de cabelo. Não entender como cuidar do cabelo e deixar os fios mais macios e volumosos, também é um processo de silenciamento da beleza negra

Principalmente nos homens que, muitas vezes, ignoram qualquer possibilidade de corte que valorize o volume do seu cabelo. Para saber qual é o seu tipo de cabelo e entender como cuidar dele, clique aqui. Já neste link, você (homem negro) encontra uma galeria no Pinterest, com vários exemplos de cortes afros. No vídeo abaixo, o youtuber baiana Ismael Carvalho dá algumas dicas para os homens cuidarem dos seus cabelos:





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários